Presidente Costa e Silva não pode mais ser o nome da Ponte Rio-Niterói, pede o MPF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – No ano em que o golpe militar completa 50 anos, a história do regime militar brasileiro ainda não está só nos livros. Aos poucos, o reconhecimento do erro toma forma e ação pelas políticas públicas. Um caso concreto é a Comissão de Anistia, que vem concedendo o direito aos que sofreram com o afastamento do país, perseguição e torturas. Outro, é a busca por se tirar homenagens de nomes de escolas e pontes a ex-ditadores.

Nesta segunda-feira (10), o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública para retirar o nome “Presidente Costa e Silva” da popularizada ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro. Os procuradores Antonio do Passo Cabral, Sergio Suiama, Tatiana Pollo Flores e Eduardo Ribeiro El Hage são do Grupo de Trabalho Justiça de Transição.

Segundo eles, a homenagem ao general Arthur da Costa e Silva, que foi presidente entre 1967 e 1968 e responsável pelo fortalecimento da ditadura militar no Brasil, viola o direito à memória. Para o MPF, é importante escancarar a realidade do período ditatorial e corrigir a nomeação de um logradouro público tão relevante a um dos maiores violadores de direitos do povo brasileiro.

O termo “correção” vem sendo bastante utilizado também pela Comissão de Anistia. Foram precisos 50 anos para que as esferas públicas reconhecessem aquele período como um “erro”, já que o Brasil ainda carrega logradouros, placas, ruas, escolas e pontes em memória e símbolos de homenagem aos agressores.

O ano de 2014 também foi enfatizado como motivo de urgência pelos procuradores que ajuizaram a ação. Além do quinquagésimo aniversário do golpe, a ponte Rio-Niterói também completa 40 anos, o que gerará repercussão na sociedade e mídia.

Costa e Silva endureceu a ditadura militar. Em 13 de dezembro de 1969, foi ele quem editou o Ato Inconstitucional nº 5 (AI-5), que ampliou os poderes presidenciais, suspendeu a garantia do habeas corpus e fechou o Congresso Nacional, e outras violações. No seu governo, órgãos de informações foram aparelhados e a implantação da tortura como prática governamental.

Objetivando marcar o patrimônio histórico-público cultural brasileiro sem falsas homenagens, não se pretende apagar as lembranças de um período de violência, mas fomentar com elas a proteção aos direitos humanos.

Com informações do MPF.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

84 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Auschwitz-Birkenau

    Acho que uma placa dizendo que esse general foi o responsável pelo assassinato de centenas de pessoas, “…endureceu a ditadura militar. Em 13 de dezembro de 1969, foi ele quem editou o Ato Inconstitucional nº 5 (AI-5), que ampliou os poderes presidenciais, suspendeu a garantia do habeas corpus e fechou o Congresso Nacional, e outras violações. No seu governo, órgãos de informações foram aparelhados e a implantação da tortura como prática governamental.”  seja mais útil que renomear a ponte Rio-Niterói.

    É o mesmo caso de Minhocão. Ninguém o chama de “Elevado Costa e Silva”. Mas quem sabe o nome “oficial” sabe que o construtor foi o Maluf, um dos apoiadores da ditadura e um dos responsáveis pelo caos no trânsito de hoje de S. Paulo.

    Não sei se é uma boa apagar a história.

     

  2. Reescrever a Historia NÃO É

    Reescrever a Historia NÃO É FUNCÃO do Ministerio Publico, ganham altos vencimentos para um trabalho bem mais

    atual  para a população que paga impostos, por exemplo fiscalizar as licitações e as terceirizações.

    O Presidente Costa e Silva foi Presidente legal do Pais, reconhecido por TODOS os paises com os quais o Brasil tem relações diplomaticas, pela ONU e todos os seus organismos e sua Leis e Decretos estão em pleno vigor no Brasil de hoje.

    Getulio Vargas foi DITADOR, fechou o Congresso, nomeou todos os Governadores e Prefeitos do Brasil, sem eleições,

    porque então não trocar o nome da Avenida Presidente Vargas no Rio?

      1. Foi tão eleito quanto Fidel

        Foi tão eleito quanto Fidel Castro, Raul Castro e Getulio Vargas em 1930 e 1937 ou Stalin em seus 29 anos de governo da URSS.

        1. Preferências de ditaduras

          Continua com a conversinha de que “o meu ditador vale, o seu não”…

          Fala de Fidel, mas esquece do ditador marionete que foi retirado por ele (Batista).

          Fala de Vargas, mas esquece da roubalheira eleitoral… e outras cositas más.

          A diferença entre estes ditadores é o foco no seu povo e país…

          Ou apenas para seus chefes e comparsas.

          Simples assim.

          1. o amigo tá esquecendo que se

            o amigo tá esquecendo que se não fosse o ai-5, o brasil teria tido outra batelada de ditadores, do tipo comunas.. e o brasil hoje seria um caos, com certeza…por isso sugiro manter o nome da ponte e que as emissoras passem a usar o nome oficial, por exemplo..”a reporter fulana de tal fala ao vivo da ponte presidente costa e silva..”…

            saudações caninas… valew! hehe

    1. Cinispocrisia

      Brincadeira dizer que qualquer presidente da ditadura militar foi “legal” (aparentemente o foi para o comentarista).

      E na comparação com o outro (que nem tem comparação em resultados para o país e o povo brasileiro) finge que ele também não era reconhecido pelos outros países, etc. e tal.

      Há certos comentários tão carregados de hipocrisia e cinismo que não resistem a um peteleco de pulga.

       

      1. Claro que foi legal, todas as

        Claro que foi legal, todas as leis por ele promulgadas estão em pleno vigor, a Lei de Alienação Fiduciaria que permite a venda de veiculos a prazo tem a assinatura de Costa e Silva assim como milhares de outras e seu mais importante Ministro, Delfim Neto, é prestigiadissimo pelo PT.

         

        1. … and beyond

          Além do cinismo e da hipocrisia, a estultice: “legal” para ele é quem “promulga leis”, seja dentro ou fora da lei.

          Dê um golpe, rasgue a constituição, faça outra e pronto! Tudo “legal”.

          Monsieur Louis Antoine de Gammá e Silva provavelmente deu-lhe a tal “legalidade”, via AI-5…

          Como é fácil deslumbrar pessoas com esta brilhância de pensamento!

        2. Pois é !

          Não é que o motta saiu da moita hoje. E para que ? Para dizer que o Getúlio foi um Ditador e o Costa e Silva, não. Que ele foi eleito (?) e sua eleição foi reconhecida pelo mundo todo. Qdo se imagina que já se viu tudo, vem esse cara ……Será que ele não era um secretário qualquer dessas otoridades? Dá para desconfiar, já que conhece tanto as leis da época. Seria um historiador ? Não, um profissional destes, jamais tomaria tanto partido. E ainda põe o Delfim Neto no meio! E aqueles que fizeram acordo político justamente com quem os perseguia na ditadura. Nada a comentar? Sei que não é o assunto do Post, assim como o economista.

    2. A bem da verdade

      Getúlio foi chefe de governo provisório de novembro de 1930 a mesdos de 1934;

      Presidente eleito por assembléia comstituinte de meados de 34 até 1937;

      Ditador de 37 até ser deposto por golpe militar em outubro de 1945 e, finalmente,

      Presidente eleito por voto direto de 1951 até o suicídio em agosto de 1954.

       

      Costa e Silva foi só o marechal que ‘ emparedou¨ o Castelo com o apoio da linha dura e quando entrevou-se a ditadura estava pior do que quando ele assumiu.

        1.   Se for nessa linha, EXIJO

            Se for nessa linha, EXIJO que todos esses logradouros passem a se chamar Mussum.

            Elevado Mussum, Praça Mussum, Avenida Mussum, Ponte Mussum. Aposto que nem Lula ou FHC (pra quem gosta) conseguem tamanho apoio.

  3. Vade Retro!

    Não há na Alemanha unificada nem na Áustria, sua terra natal, nenhuma viela, praça, beco, passagem com o nome de Adolf Hitler. Foram todas apagadas. O Regime Militar que tinha muito em comum com o nazismo, precisa ser escorraçado da memória brasileira no quesito homenagens. Medicilândia, placas de inauguração de estações do metrô de SP com o nome de Figueiredo e outras porcarias, precisam ser apagadas. Isso é relevante sim. Quem apela para a irrelevância quer manter o nome dos canalhas. Os assassinos e usurpadores devem ser tratados exatamente assim, assassinos e usurpadores.

    1. Esta falando da Alemanha

      Esta falando da Alemanha dominada por forças de ocupação há 60 anos.

      É deste país que vc está falando?

       

      Sim forças de ocupação. Desde o fim da guerra, nunca foram embora.

       

      teria vc outro exemplo?

    2. O regime militar é igual ao

      O regime militar é igual ao nazismo? Faça-me o favor, Hitler declarou guerra ao mundo e provocou a destruição da Aleamanha, os regime militar fez quase tudo que funciona no Brasil de hoje, pouco ou nada se fez depois, criaram a EMBRAPA, a  EMBRAER, a exploração maritima do petroleo, o Pro Alccol, as refinarias da Petrobras, os aeroportos internacionais, as grandes rodovias do Pais, os metros de São Paulo e Rio, o FGTS, o FINAME, o Banco Central.

      Achar que o Exervito deve ser cobrado exclusivamente pela repressão sem dar crédito aos ativos que criaram não tem o menor sentido historico.

      Na pesquisa bianual da Fundação Getulio Vargas sobre as instituições brasileiras, que ninguem nunca contestou, as

      FORÇAS AMRADAS BRASILEIRAS são a instituição MAIS BEM AVALIADA DO PAIS, isto na pesquisa de 2012, a mais mal avialiado é a Democracia representada pelo Congresso e pelos Partidos e então?

    3. E quem é que vai fazer isso,

      E quem é que vai fazer isso, o PT?

      Em São Paulo, já estamos na terceira administração petista (Erundina, Marta e Haddad) e nenhum deles teve sequer a coragem de nomear uma avenida ou viaduto com nome de Presidente Vargas.

      Pior, batizaram uma avenida com o nome de “jornalista Roberto Marinho”…

  4. Querem apagar a história. Uma

    Querem apagar a história. Uma obra destas tem méritos. 

    Não é fácil realizar coisas neste país.

     

    Para finalizar, o assunto deve ser tratado exclusivamente pela população do Estado do Rio de Janeiro.

    Vamos combinar que os Paulistas não deem opinião sobre o nome das coisas do Rio. E os cariocas não darão opinião sobre o nome das coisas de Sp. Assim vc pode chamar um monte de coisa de Quércia, Fleury, Maluf ou seja o que for. Cada um no seu quadrado.

    O mesmo é válido para  o resto do Brasil.

    Se vc não for Fluminense, arranje outro assunto.

    Se fosse o MP estadual… mas não, vem de Brasília.

    Manda o Procurador se preocupar com o preço da Gasolina do DF pq é o mesmo preço, literalmente, em todos os postos que são do mesmo dono.

      1. Aaa agora eu entendi.
        É que

        Aaa agora eu entendi.

        É que os Procuradores devem estar muito atarefados… sem dúvida este assunto é importantíssimo. Por isso é que veio só agora. Muito trabalho na Procuradoria.

        Para tudo e vamos discutir o nome da ponte agora.

        Acho que o assunto deve ser levado ao Congresso.

        Nem câmara nem senado. sessão unicameral devido a importância do debate.

        1. Que bom que agora

          Que bom que agora percebestes.

          Concordo contigo, totalmente desnecessário gastarmos tempo com esta discussão: Muda-se o nome da ponte e fim de papo.

  5. disputa: FHC & Alckmin x Lucas, 20 anos.

    Queria fazer um comentário, mas não sabia em que bloco enfiar. Talvez seja inadequado aqui, mas devemos nos lembrar que os maiores assassinos vivos do Regime militar votaram em FHC, Serra e Alckmin para presidente, o que é sintomático. E que Tancredo foi um apoiador disfarçado da Ditadura. Era o candidato in pectore de Figueiredo, que só não o apoiou publicamente porque seu inimigo político, José Sarney, estava na chapa. O ódio contra Sarney foi por ele ter abandonado a presidência do partido da Ditadura (PDS) e se passado de mala e cuia para o PMDB. Mas eu queria contar outra coisa, sobre o Facebook e como a popularidade dos indivíduos está sendo medida pelo número de “curtidas” de suas páginas. Certa mãe de classe média está inconformada com seu filho. O menino terminou um curso técnico, arranjou emprego de R$ 2 mil e não quer nem pensar em faculdade, para desespero da genitora. O garoto tem um bom gosto musical e grava músicas na internet, tocando violão e cantando sucessos da MPB. Com orgulho disfarçado, ela conta que o filho alcançou 240.000 curtidas no Facebook. Comparou com dois políticos famosos, ambos do PSDB: FHC, 160 mil, e Geraldo Alckmin, 163 mil. Esses políticos, eleitos com milhões de votos em primeiro turno, pareciam os reis da cocada preta. Mas na verdade, mesmo seus eleitores mais fanáticos devotam-lhe um desprezo olímpico. Registre-se..

    1. Assino embaixo, como se

      Assino embaixo, como se Getúlio Vargas fosse um grande democrata. Dá vontade de pagar a esses caras para ficar calados.

    2. Grandes Gavetas de Grandis Negócios

      Claro que está acontecendo muita coisa errada em nosso País, Leônidas, principalmente em São Paulo, mas o MP se “esquece” disso n´alguma gaveta.

       

    3. VERDADE !  Revisionismo

      VERDADE !  Revisionismo ridículo do MP .

      Enquanto isso , jamais ouvi falar que o MP abriu qualquer procedimento para investigar os motivos que levam o metrô paulista a apresentar tantas falhas em sua operação , rotineiramente. Não seria isso um indício de que as vidas de milhões de usuários do sistema podem estar em risco ?

      Mas vai lá , muda o nome da Ponte pra MARIGHELLA ou LAMARCA , se isso vai ajudar o Brasil .

      Falta de vergonha na cara .

  6. NUNCA CONCORDEI

    Desde quando fui ficando adulto, nunca entendí (hoje entendo = bajulação e interesses pessoais) o porque dos nomes dados a ruas, estradas, pontes, estádios, praças, edificios públicos e outras milhares de situações.

    As pessoas que foram homenageadas tendo seus nomes dados a logradouros publicos, na sua imensa maioria, já não estão entre nós e, com raríssimas exceções, nenhum ser vivo sabe ou conheceu esses “homenageados”, porque nada representam para a geração atual. Conheço o caso de uma escola publica, numa cidade do interior de SP, que foi nomeada com o nome da mãe de uma pessoa que influenciou a Camara Municipal para tal. Esta homenageada, nunca foi professora e nunca fez nada de bom para a cidade e comunidade…era uma ilustre desconhecida da maioria, 99% da população da cidade…a escola foi nomeada como “Professora” fulana de tal.

    Ninguem sabe onde fica o estádio Mario Filho, nem a ponte Costa e Silva, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, a ponte Roberto Marinho. Todos conhecem o Maracanã, a Ponte Rio Niterói, O Morumbi, a Ponte Estaiada, e por aí vai.

    Acho que a cidade de Rio Claro SP, tem a direção certa, todas as ruas são numeradas e tem um sistema de identificação que facilita muito a vida de visitantes. Barretos SP, me parece que é assim tambem.

     

     

     

  7. Estas idéias é por falta de
    Estas idéias é por falta de trabalho?Ministério Público Federal (MPF), VAMOS TRABALHAR.Tanta coisa pra se preocupar no presente, vocês querem ficar no PASSADO?Procurem fatos concretos no presente.Enquanto isto o POVO SOFRE sem educação, saúde, água, saneamento.Sem falar que a ponte é chamada de RIO-NITERÓI pelo povo. Só estes burocratas inúteis, sustentados pelo roubo e impostos, é que procuram chamar pelo nome oficial, ignorando os hábitos populares do POVO. VAMOS TRABALHAR !!!

  8. A História Deve Ser Preservada

    Mas não ao custo de se homenagear governantes assassinos.

    Por isso sugiro que os diretorios e instituições do DEM e do PSDB sejam (re)batizados com os nomes desses grandes ícones da direita canalha.

    Ex: Mude o nome de Instituto Teotônio Vilela para Instituto Garrastazu Médici ou  iFHC para iGeisel. 

    1. Getulio mandou a mulher de

      Getulio mandou a mulher de Luis Carlos Prestes para a Alemanha sabendo que ela seria executada, como foi e como fica?

      A esquerda incensa Getulio e?

      1. Pois é, outro dia lembrei desse fato aqui no blog.

        Acrescentei ainda que após a morte de Olga, Prestes subiu no mesmo palanque de Getúlio, pedindo votos para o gaúcho.

        Disse que, se fosse minha mulher, teria dado um tiro em Getúlio.

        Sabe o que um militonto respondeu?

        “Por isso Prestes é Prestes, e vc é um zé ninguém”.

        Pelo visto, mais um que entregaria de bom grado a mulher ao companheiro Stalin…

      2. Um dos mais manjados estigmas usados pelos anti-Vargas

        Embora lamente pela “extradição”, as verdades que ofuscam para “colar a figura de Olga” em Vargas é:

        1) Quem decidiu pela extradição foi o STF.

        2) Olga era alemã, foi repatriada e não extraditada.

        3) Era considerada espiã russa (comunista) no Brasil e na Alemanha.

        4) Foi presa aqui por comunismo (“Intentona”, etc.). “Nada a ver” com anti-semitismo.

        5) Os que usam seu nome contra Vargas são na maioria anti-comunistas e teriam feito o mesmo, com “gosto!”…

        6) O argumento (correto e ignorado pelo STF) de que estava grávida de um brasileiro, no máximo poderia prolongar sua estadia aqui por cerca de mais um ano.

        7) A extradição se deu em 1936, portanto cerca de 3 anos antes da guerra e dos campos de extermínio. Boa parte dos próprios judeus alemães ainda permaneciam na Alemanha sem supor que poderiam ser exterminados (guerra).

        8) Ela só foi morta 6 anos depois,em 1942, em meio a guerra, num campo alemão de “eutanásia” (CO).

        9) Sua prisão deu-se em um campo na Alemanha, voltado para mulheres, onde os judeus eram minoria (cerca de 20%). Ravensbruck (o campo) por ex. fornecia mão de obra feminina para a Siemens, que ainda tem lá sua sede. 

        10) Quando alguém fala que “Olga foi enviada para a morte por Getulio”, é geralmente um partícipe ou penduricalho da oligarquia anti-Getulio, que foi ferida de morte por ele em 1930, perdendo privilégios centenários e que até hoje lutam (recuperaram “algo” com FHC) para não os perder novamente ou definitivamente.

        AA sabe disso tudo, pois já foi replicado pessoalmente várias vezes com estas infos (e nunca replicou).

        Porque, sabemos, seu compromisso não é com a verdade ou a razão.

        Quanto mais com construção de conhecimento.,,

         

        1. Cara, vc fala tantas

          Cara, vc fala tantas inverdades que nem me darei ao trabalho de responder…

          Por exemplo, quando fala dos campos de extermínio. Estive em Berlim, em um local chamado “Topografia do Terror”, em que a história do nazismo é contada desde o princípio. Ali, é dito que apenas em 1935 (muito antes da guerra, portanto), Hitler já havia mandado cerca de 35.000 pessoas para campos de prisioneiros. E quando Olga foi enviada à Alemanha, muitos judeus já haviam sim fugido de lá para a França, Holanda e outros países, pois os Nazis gradativamente foram tornando impossível a sobrevivência deles, expropriando bens e proibindo a prática de comércio, por exemplo.

          Enfim, seu nick (Goebbels) não nega a origem: uma mentira contada mil vezes se torna verdade.

          Respeito Vargas como estadista e principalmente por ter enxotado a oligarquia paulista do poder em 1930. Mas isso não me faz cego para as barbaridades que ele cometeu. Filinto Muller manda lembranças.  

        2. No Estado Novo não havia um

          No Estado Novo não havia um Supremo Tribunal Federal independente. Getulio nomeou 21 Ministros do Supremo, foi o Presidente que mais nomeou Ministros do STF, o Supremo fazia o que Getulio mandava, deixe de ser ridiculo.

  9. Realmente é um escracho um

    Realmente é um escracho um general ditador que editou o AI 5, ser homenageado.
    Proponho a substituição do nome Costa e Silva, para o nome do estudante assassinado pela polícia da ditadura em março de 1968… Ponte EDSON LUÍS DE LIMA SOUTO.

    É uma forma de homenagear este jovem que tombou lutando pela democracia, mas também uma homenagem e uma reverência a todos aqueles jovens, uma geração que acreditou no sonho da liberdade e que lutou por uma causa justa e imprescindível para o Brasil.

  10. Realmente é um escracho um

    Realmente é um escracho um general ditador que editou o AI 5, ser homenageado.
    Proponho a substituição do nome Costa e Silva, para o nome do estudante assassinado pela polícia da ditadura em março de 1968… Ponte EDSON LUÍS DE LIMA SOUTO.

    É uma forma de homenagear este jovem que tombou lutando pela democracia, mas também uma homenagem e uma reverência a todos aqueles jovens, uma geração que acreditou no sonho da liberdade e que lutou por uma causa justa e imprescindível para o Brasil.

    1. O General Costa e Silva não

      O General Costa e Silva não foi homenageado a partir do nada. Foi ele quem tomou a decisão de fazer a ponte.

      A ponte foi construida no seu Governo, por decisão dele. Querem dar o nome a quem nada tem a ver com a ponte?

      Não teria nenhum sentido, o nome tem que estar ligado à construção da obra.

  11. Okay galera, vcs

    Okay galera, vcs venceram

     

    Vamos batizar a ponte então de Ponte da Xuxa. Depois podemos até pintar de rosa.

    Pronto. Podemos mudar de assunto agora?

    1. O Que Tá Pegando?

      Claro que podemos mudar de assunto, a novela ontem foi um espetáculo e anteontem o Coringão finalmente conseguiu empatar um jogo, mas cá entre nós… O que tanto lhe incomoda nesse assunto?

        1. Assimilou a marca “revisionismo”

          Acredite que tem gente que trabalha dia e noite para achar a palavra mágicA que deprecie (ou enalteça) algo.

          Conheci um executivo (lobista) que comemorou a adoção pelo congresso e emprensa da palavra “defensivo-agrícola” ao invés de agro-tóxico ou inseticida/herbicida. Ganhava uma nota só pra isso (e foi premiado).

          Vc comprou a palavra “revisionismo”, que traz o lado da “vingança”, da “amargura”, do “não esquecimento”, etc.

          Mas esquece do lado exemplar, cultural, do “nunca mais”, do s”e eu fizer vou me dar mal”.

          Em outros lugares, até presidentes foram condenados e presos. Isto cria uma cultura (que deve prevalecer, evidentemente) que inibe por mera referência histórica, que o caminho não deve ser “por aí”.

          Aqui nesta terra, este exemplo não existe, e estamos expostos à repetição, porque “quem faz continua na boa”.

          Chama-se impunidade.

          Que continua atraindo aventureiros para a repetição.

          Até aprenderem que “nem pensar”.

          “Dá merda”.

          E aí, vai revisar o seu “revisionismo”

           

          (que não deve ser confundido com vingança, troco, vendetta, etc e tem sua “prioridade natural”, mas não esquecida).

           

  12. Já passou da hora de se fazer

    Já passou da hora de se fazer um levantamento e fazer uma faxina geral: tirar todos esses nomes de nossos predios, escolas, pontes, monumentos, rodovias, etc. etc. Já que eles nada têm a declarar sobre as mentiras deslavadas e sustentadas por tantos anos que a sociedade civil faça a sua parte. Sem revanchismo, sem violencia, etc.

  13. Ninguem deu delegação ao

    Ninguem deu delegação ao Procurador para mudar nomes de vias publicas, porque ele acha que todos o brasileiros pensam como ele? E como ficam os direitos de quem pensa o contrario?

  14. SÓ OS MILITARES?

    Nenhum regime se sustenta sem o apoio da imprensa. Os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas, os Frias, os Chateaubriands, deram apoio decisivo a todos os ditadores. Portanto, os nomes desses barões da mídia têm que ser riscados de logradouros, prédios e monumentos públicos, bem como o nome de todos os políticos e de seus familiares que apoiaram os ditadores.

    Duvido que os procuradores da república vão mexer neste verpeiro. Estão mexendo com o militares ditadores, porque eles estão mortos.

     

    1. Tem toda razão.

      Eles morrem de medo da imprensa, tanto é que não entram com nenhuma ação contra os barões da mídia (como por exemplo o mensalão pago há anos pelo Governo de SP à Abril, na forma de milhares de assinaturas da Veja e Nova Escola.)

      Outra coisa: é fato que os militares golpistas utilizaram-se das polícias para a repressão. Mas os chefes da polícia haviam sido afastados, e em seus lugares foram colocados oficiais das FFAA de confiança do regime, que comandavam de direito e de fato as polícias e a repressão.

      No caso do MP, os milicos não precisaram nem intervir. Se havia policiais que prendiam, obedencendo ordens de seus comandantes militares, havia promotores de justiça e procuradores da república que processavam os presos políticos.

      Abaixo, texto de Saulo Ramos a respeito da atuação do MP nos anos de chumbo:

       

      http://www.conjur.com.br/2005-jan-19/abrirem_arquivos_maior_surpesa_mp

       

      Os arquivos da ditadura guardam segredos incômodos para o MP

      Por José Saulo Pereira Ramos

       

      Neste abre ou não abre os arquivos do governo militar, as entrevistas dos governantes atuais advertindo que os perseguidos, isto é, as vítimas, serão mais comprometidas do que os perseguidores, esquerdistas dedos-duros, a decisão de um tribunal convocando reunião de ministros e comandantes militares para indicarem onde estão os corpos de guerrilheiros assassinados pelo batalhão Heróis do Jenipapo, pessoas pedindo transparência, militares achando que começou o revanchismo, a Lei da Anistia foi para os dois lados, gente pedindo paz, deixa disso, já passou, somos irmãos -em toda essa fervura ninguém toca, ninguém fala, ninguém diz nem uma palavra sobre o que de mais terrível tivemos naqueles anos de chumbo, segundo a definição de um historiador: o Ministério Público.

      Quietinho, hoje mais ou menos herói nacional, sem jenipapo, com reais serviços prestados à sociedade e à lei, o Ministério Público não deve desejar que remexam no passado, porque, mais que os militares, seus membros, em grande parte, foram na época inquisidores fanáticos, arbitrários, subservientes, submissos à ditadura, terríveis.

      Os militares abriam o IPM (Inquérito Policial Militar) e faziam barbaridades sustentadas pelo respaldo jurídico do respectivo Ministério Público. Depois, as peças do IPM eram remetidas à Justiça Comum (quando acabaram as auditorias de guerra) e caíam na mão do Ministério Público estadual, devidamente orientado e instruído pelo militar da área. Denúncias por ter assistido a filme da Checoslováquia, por ter lido um livro de conotações esquerdistas, por ser amigo de um primo de um sujeito que era parente de um comunista.

      Criaram a doutrina do medo, que até hoje existe de certa forma: ameaçavam os juízes com cassação sem aposentadoria. Atualmente não existe mais a cassação, mas os juízes, por tradição, conservaram o medo. Sobretudo os federais. Sempre ressalvadas as honrosas exceções.

      No caso do assassinato de Vladimir Herzog, nas masmorras do Doi-Codi, o Ministério Público sustentou a tese do suicídio com o maior cinismo. E fez mais: quando foi datilografada a sentença na ação proposta pela viúva, sra. Clarice Herzog, o Ministério Publico requereu mandado de segurança contra o juiz para impedi-lo de ler a sentença no dia marcado. No Tribunal Federal de Recursos, um ministro deu a liminar e me contou, depois, “ou a liminar ou a cassação”. A liminar foi mantida até a aposentadoria do juiz, um mês depois. O procurador da República envolvido ficou uma fera, porque o juiz substituto prolatou a sentença em favor de dona Clarice. Não teve medo nenhum.

      No caso da Panair, o Ministério Público executou a intervenção decretada pelos militares e acabou com a companhia. Praticou todas as ilegalidades possíveis. Quando era muito acintoso o ato contrário à lei vigente, providenciava para que fosse feita outra e os militares baixavam decreto-lei atendendo ao pedido do fiscal da ordem jurídica.

      Quando a Panair, em processo de falência, demonstrou que seus ativos eram maiores que o passivo, requereu concordata suspensiva para evitar a dilapidação de seu patrimônio entregue ao Ministério Público. A pedido da nobre instituição, o governo baixou o decreto-lei nº 669, de 3 de julho de 1969, dispondo que “não podem impetrar concordata as empresas que, pelos seus atos constitutivos, tenham por objeto, exclusivamente ou não, a exploração de serviços aéreos de qualquer natureza ou infra-estrutura aeronáutica”. Na medida exata.

      Felizmente a nova geração do Ministério Público, tanto do federal, como dos estaduais, melhorou muito, aprendeu um pouco de democracia, acabou entendendo o que é Estado de Direito, tem se conduzido com austeridade no combate ao crime. Mas ainda cai em tentação política quando abusa de suas competências em ações civis públicas, e alguns — poucos, é verdade — servem a interesses que nada têm que ver com a defesa da lei. O arquivamento dos casos de abusos de policiais militares, noticiado pela Folha, faz, de certa forma, lembrar os velhos tempos. Pode ser que sim, pode ser que não.

      Mas, se abrirem os arquivos da ditadura, a surpresa maior, para os historiadores e famílias das vítimas, será a atuação dos procuradores da República e dos promotores públicos.

      Os militares, sobretudo os antigos e velhos, são aquilo que nós conhecemos. Gostavam de golpe legal, chamavam juristas para fundamentar seus atos de arbítrio, acreditavam piamente estar defendendo a pátria contra os comunistas e subversivos, que era ético matar a liberdade em nome da segurança contra a ameaça soviética, tinham a cabeça feita pelos Estados Unidos e queriam que tudo fosse praticado dentro da lei, inclusive a tortura e as mortes, embora não tivéssemos lei que as autorizasse.

      O Ministério Público interpretava a lei de acordo com esse desejo, para que a consciência da ditadura dormisse em paz. Se abrirem os arquivos, todos vão ter surpresas, menos nós, os velhos advogados.

       

  15.  
    Injustiça.
     Evidente que

     

    Injustiça.

     Evidente que estamos falando de ditadura,Esta sim absolutamente condenável.

      Porém, Costa e Silva foi um brasileiro de alto gabarito e ( devido as circunstâncias) o melhor dos presidentes miltares.

         Nunca ele imaginou que a ditadura duraria o tempo que durou.Ele não queria isso.

                  Se vivo continuasse, tentaria IMPEDIR COM TODAS suas forças.

                NUNCA FOI DITADOR .

    1.   Você o está confundindo com

        Você o está confundindo com o golpista ‘soft’ Castello Branco, devidamente assassinado pela linha dura da “ditabranda”. Costa e Silva foi o gorilão do AI-5.

  16. SERÁ QUE ESTES METIDOS A

    SERÁ QUE ESTES METIDOS A COMENTARISTAS NAO TEM MAIS O QUE FAZER DO QUE RECLAMAR DO MP QUE ESTÁ FAZENDO UMA COISA COM A QUAL EU CONCORDO ???!!!!! . . . . . ora ora . . . .

  17. Caiu a mascara…

    Um simples pedido de mudança do nome de uma ponte deixou as viúvas do General ditador assassino, ouriçadas. Gente… está chegando o carnaval, põe a mascara de novo.

  18. Há um caso que considero pior

    Há um caso que considero pior ainda: uma cidade no Espírito Santo se chama Presidente Kennedy, em homenagem ao presidente americano. Mas Kennedy foi quem tramou e deu o golpe no Brasil, gerando a ditadura de 1964. Acho que o nome dessa cidade deveria ser mudado imediatamente. Ela se chamaria Batalha, mas resolveram homenagear o golpista.

    1. Fantastico, Kennedy morreu em

      Fantastico, Kennedy morreu em 1963 e do Alem comandou o golpe no Brasil em 1964, um espetaculo, qual será que foi o Centro Espirita que encaminhou as instruções?

        1. Ô Aline ! Mas o Joaquim

          Ô Aline ! Mas o Joaquim Barbosa tb não ressuscitou o  Presidente do PTB p/ receber dinheiro do Mensalão. Detalhes, tão pequenos de nós dois….. Atualmente ninguem liga p/ isso, só o AA.  hahahahahah E vamos rir minha gente, preparar o nosso fígado, pois daqui prá frente a coisa vai ficar danada.

        2. Provavelmente tiveram bem

          Provavelmente tiveram bem antes, tiveram a ideia, os homens, os planos, as armas, as munições, os mapas e o combustivel, não precisaram de nada dos americanos, aliás o Brasil desde a Batalha de Guararapes há 400 anos nunca precisou de estrangeiros para lutar em suas guerras, revoluções, golpes e revoltas.

  19. Porque Não os criadores

    Sou contra a retirada de nome de qualquer general antes que se tire o nome do seu incentivador e que lhes garantiu o enconder dos crimes que talvez eles mesmos não soubessem a tempo e reagissem: Roberto Marinho.

  20. Se é pelo revisionismo vamos

    Se é pelo revisionismo vamos rever tudo:

    Acabar com nomes de ruas e avenidas de presidentes americanos (COM MUITO PRAZER).

    Mudar nomes de qualquer coisa que tenha relação com um presidente brasileiro (só para sermos isentos)

    Mudar ruas e avenidas com nomes de países ou capitais Latino americanos: venezuela, uruguai, paraguai. vamos colocar só nomes de 1º mundo: China, Inglaterra (arrr) França, Itália Alemanha, e dar uma chance para Afganistão (Cabul).

    Eh!! O MP está sem ter o que fazer!!!

      

     

    1. Que tal o Conselho Nacional

      Que tal o Conselho Nacional do Ministerio Publico abrir uma investigação sobre a falta de serviço desse Procurador?

      Ele deve estar sem o que fazer e os demais sobrecarregados de processos;.

      Esse assunto é NOTORIAMENTE atribuição do Poder Legislativo, não está entre as atribuições do MP.

    2.   Brincadeiras à parte, até

        Brincadeiras à parte, até hoje não entendo o porquê da profusão de Praças, Ruas e Avenidas “Presidente Kennedy” espalhadas pelo Brasil afora.

        Morto por morto, poderíamos chamá-las de (p. ex.) praça Bin Laden. Este fez muito menos mal ao Brasil que o primeiro defunto, noves fora seus atos de terrorismo.

    3. Os nomes de Presidentes

      Os nomes de Presidentes americanos em ruas brasileiras não são muitos e foram dados por uma razão, os EUA por muito tempo foram um Pais aliado do Brasil, parceiro e irmão. então os nomes foram uma homenagem um Pais amigo, isso é tão  anormal assim? Em São Paulo temos a Praça San Martin, homenagem ao libertador da Argentina, no Rio temos a Av.Tainha Elizabeth, homenagem a Rainha da Belgica durante a Primeira Guerra e que visou o Rio em 1922, em São Paulo existe a Praça Roosevelt e no Amazonas o Rio Roosevelt, este em homenagem ao Presidente Theodor Roosevelt, que descobriu o rio em uma longa viagem no Amazonas, gestos de paises civilizados, os bugres não fazem isso.

      1. De vez em quando aparece um

        De vez em quando aparece um bem humorado  para me fazer rir – graças a Deus . O que eu gostei mesmo, foi do seu nome ALVARO NOITES. Parabéns e obrigado pelas gargalhadas que irão me fazer dormir melhor. kkkkkkkrsrsrsrshahhah. Uma boa noite para vc.

  21. Parabéns ao procurador! 
    No

    Parabéns ao procurador! 

    No Amazonas tem um município chamado Presidente Figueiredo. Figueiredo foi aquele que pediu para ser esquecido e que gostava mais de cheiro de cavalo do que do de gente.

    Existe uma cidade também que homenageia o Curió, aquele que participou da chacina do Araguaia.

    Dependesse de mim, os nomes já teriam sido trocados.

     

     

  22.  
    Aqui pra gente, e, que

     

    Aqui pra gente, e, que ninguém nos ouça: se é pra botar a história em pratos mais limpos, se faz necessário dar à Cezar o que de Cezar e a Deus o que de Deus.

    Todos estamos crescidinhos. Portanto, cansados de saber que os grandes e verdadeiros atores responsável pelo golpe de 64, e de duas décadas de ditadura. Período ótimo, para os da bufunfa e apaniguados. Não obstante, uma desgraça para o Brasil e para maior parte dos brasileiros.

    Revisar homenagens indevidas, tudo bem. Não cabe mais é persistir disfarsando, ocultando os empresários. Quando se sabe que a Fiesp foi um coito importante, dentre outros, que, em conluio com os mentores norte-americanos, foram de fato, os donos, produtores, autores e atores principais do golpe para implantar a ditadura. Coisa que cinicamente chamavam de revolução redentora.

    Coube a grande imprensa desempenhar, como sempre o faz, seu papel subalterno, empregando seus sabujos perdigueros, fieis tocadores de trompetas.´Quando não, envolvidos diretamente com a mão na merda.

    Aos militares, cabras enfurnados em seus bivaques e caserna, como funcionários públicos adestrados para obedecer aos chefes.  A voz de comando no sistema auditivo do militar funciona como comando de reflexo condicionado.

    Atender à vuvuzela da direita cristã-empresarial-carola, regada a dolar-norte-americano. Ou seja, aos reclamos montados pelos trapaceiros especialistas em armar factóides.

    Portanto, aos fardados foi oferecido como contrapartida, o ridículo desfilar de tanques, brincar de revolução e de governar o País. Por fim, poder colocar o próprio nome em logradouros e até de Cidades, imaginando assim, serem lembrados. Coitados, nem em nome de lixão, ao cabo, restarão.

    Orlando 

  23. presidente-costa-e-silva-nao-pode-mais-ser-o-nome-da-ponte-

    ´É… Aproveita e “batiza” a ponte de CUMPANHÊRU CHE GUEVARA…Safados, que pensam que são os únicos donos da verdade. RIDÍCULOS, Esperem para ver…

    1. Tens Razão.EL

      Também considero um abuso Elza, esses “donos da verdade” pretenderem retirar o nome do saudoso presidente Costa e Silva.

      Basta colocar uma plaquinha adicional dizendo QUEM ele foi e o QUE ele FÊZ.

  24. Por essa lógica, todos os

    Por essa lógica, todos os milhares de logradouros com nome de Getúlio Vargas teriam que mudar de nome. Pois é, Gegê deu dois golpes, matou, torturou, censurou,…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador