PUC/SP: um novo tempo, por Rafael Valim

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

PUC/SP: um novo tempo

por Rafael Valim

Ainda aturdidos com a consumação de mais sórdido golpe de Estado no Brasil e estupefatos com as diárias cenas de horror que o Governador do Estado de São Paulo nos proporciona, eis que, finalmente, somos surpreendidos com uma excelente notícia: a nomeação da eminente Professora Maria Amália Pie Abib Andery para o cargo de Reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, em consonância com a vontade majoritária da comunidade acadêmica.

Além de ser uma reputadíssima acadêmica, a nova Reitora da PUC/SP é uma mulher corajosa e de posições claras em favor da democracia e dos direitos fundamentais. Ou seja: a pessoa certa neste momento sombrio de ruptura institucional, escalada autoritária e desmonte do Estado Social de Direito.

No Brasil atual, desgraçadamente, não há um embate entre direita e esquerda. Sequer alcançamos esta dualidade. Antes, teremos de superar a barbárie. A PUC/SP, ironicamente, converte-se, uma vez mais, em um dos últimos bastiões da resistência democrática e terá, invariavelmente, de combinar a busca por excelência acadêmica com uma verdadeira campanha civilizatória dentro e fora de seus muros.

Há, pois, com a nova Reitora, uma reconciliação da PUC/SP com seu passado glorioso de luta em favor das liberdades e da solidariedade. O território generoso de Dom Paulo Evaristo Arns, Nadir Gouvêa Kfouri, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Celso Furtado, Geraldo Ataliba, Celso Antônio Bandeira de Mello, Ladislau Dowbor, Pedro Serrano, Silvio Luís Ferreira da Rocha, Antonio Corrêa de Lacerda, Reginaldo Nasser, entre tantos outros luminares de nossa cultura.

A PUC/SP está condenada à liberdade. É o seu destino, por mais que alguns tentem nos convencer do contrário.

Não se cala a consciência de um povo. Viva a PUC/SP!

Rafael Valim – Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da PUC/SP.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E Mauricio Tratenberg, Paulo

    E Mauricio Tratenberg, Paulo Rezende, querido Valim foram muitos e a defeza da DEMOCRACIA só faz ampliar os bons.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador