1 de julho de 2026

Poços de Caldas: o prefeito que cortava árvores

É o desrespeito total às tradições, uma insensibilidade ampla em relação ao pequeno comércio e uma destruição implacável de árvores.

Nos anos 20, Poços de Caldas teve um prefeito cujo nome perdeu-se no tempo. Era Benedito alguma coisa. Foi autor da destruição de todas as árvores que enfeitavam a avenida principal da cidade.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Até então, a cidade teve nomes ilustres. O primeiro prefeito foi David Ottoni, descendente de Teófilo Ottoni, líder da Revolução de 1842 em Minas Gerais. Passou por lá também Francisco Escobar, a quem Rui Barbosa chamava de “cabeça de Salomão, por saber tudo o que eu sei e o que eu não sei”. Além do conhecimento jurídico admirável e do conhecimento de latim, era um pianista formidável e um urbanista de primeira. Construiu um Parque Botânico para desenvolver mudas que seriam colocadas nas casas da cidade.

Nos anos 30 teve Assis Figueiredo, que posteriormente foi o ponto de contato do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) com a missão Rockefeller, que trouxe Hollywood para o Rio de Janeiro, incluindo até Orson Welles, e levou a música brasileira para os Estados Unidos.

No meu período de Poços conheci os prefeitos Martinho de Freitas Mourão, um pediatra benemérito, o engenheiro David Ottoni e Haroldo Genoffre Junqueira, que montou um Plano Diretor para a cidade. Nos anos 80, José Aurélio pensou nos problemas das encostas da cidade, preparando projetos para impedir a repetição de tragédias, como a que ocorreu em Petrópolis. Depois, o plano foi abandonado.

Agora, tem-se um prefeito profundamente arrogante e ignorante, sem nenhuma raiz com a cidade. Quando lancei a biografia de Walther Moreira Salles em Poços, no evento da palestra o sujeito levanta a mão, apresenta-se como Sérgio Azevedo, Prefeito da cidade e diz que, sob sua administração, Poços recuperará o brilho perdido.

Bastava bater os olhos para enxergar um arrogante despreparado.

O que se vê é o desrespeito total às tradições da cidade, uma insensibilidade ampla em relação ao pequeno comércio e, agora, uma destruição implacável de árvores.

Receba os artigos de Luís Nassif pelo WhatsApp

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados