Agricultura é o único setor com redução do emprego, por Luis Nassif

Mais uma vez, observa-se redução em Agricultura, Pecuária e Produção Florestal (-318 mil), apesar do boom das commodities.

Agência Brasil

No período setembro-novembro de 2022 houve uma melhora no mercado de trabalho em relação ao mesmo período do ano passado. A População Economicamente Ativa cresceu 0,8%, mas a Força de Trabalho aumentou 1%. Mais que isso, a Força de Trabalho ocupada cresceu 4,8 milhões, 5% a mais do que no período anterior, enquanto a Força de Trabalho desocupada diminuiu 3,7 milhões, ou 29,5% a menos. Mas, por outro lado, houve aumento de 466 mil na população Fora da Força de Trabalho.

Também houve uma queda na taxa combinada de desocupação e de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas – o chamado “bico”, mas, ainda assim, respondeu por 13,4% da Força de Trabalho

No aumento do emprego, a maior contribuição foi da Administração Pública, com 1,4 milhão a mais; seguido por Comércio e Reparação de Veículos (1,1 milhão) e Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Profissionais e Administrativas (716 mil).

Mais uma vez, observa-se redução em Agricultura, Pecuária e Produção Florestal (-318 mil), apesar do boom das commodities.

Houve uma melhora na massa de rendimentos, mas ainda assim muito abaixo de 2020.

Em relação aos rendimentos no trabalho principal, as melhores remunerações ainda são na área pública e em informações, comunicação e atividades financeiras. Agricultura só ganha de Alojamento e Administração e Serviços Domésticos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador