O Xadrez da substituição de Teori

Peça 1 – o neo-garantismo do Supremo

Durante toda a AP 470 e a Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal abdicou de sua função de última trincheira contra o arbítrio e de defensor da Constituição – até o limite do endosso a um golpe parlamentar.

Quando os abusos da Lava Jato excederam, ensaiou-se um grupo garantista dentro do Supremo, preparado para atuar quando o caso chegasse lá. Era composto de Ricardo Lewandowski, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello e Teori Zavascki.

Teori era o ponto central, justamente pela ascendência sobre procuradores e delegados da Lava Jato e pelo respeito que angariou dos colegas pelo modo como conduziu a relatoria.

No entanto, não era o juiz inflexível. Aguardou oito meses para autorizar o processo contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha. Mas se justificava devido ao enorme atrito que provocaria entre dois poderes da República e à necessidade do pleno do Supremo se manifestar de forma unânime.

O grupo se desfez com os ataques sofridos da besta – o sentimento de linchamento estimulado pela mídia e ecoado pelas redes sociais. Aliás, para quem está de fora é difícil entender o tamanho e a forma das pressões que recaem sobre os Ministros do STF.

Agora, com a delação da Odebrecht chegando no Supremo, poderia ser o momento de civilizar a Lava Jato, contando com a adesão de Ministros alinhados com o PSDB e Michel Temer – como Gilmar Mendes. A libertação de Eduardo Cunha seria o movimento óbvio, livrando a turma de Temer da ameaça final.

A morte de Teori embola o meio de campo.

Peça 2 – a isonomia nos abusos

Conspiram contra essa possibilidade dois fatores:

1.     A besta continua solta, exigindo que o trabalho seja completo.

2.     A cobrança de isonomia nos abusos, depois da blindagem oferecida ao PSDB.

Por exemplo, a manutenção da prisão de Eduardo Cunha é abusiva, por mais detestável e suspeito que seja o personagem. Mas quem ousaria, no Supremo, conceder o HC? O uso da prisão preventiva prolongada é peça central para derrubar o ânimo do preso e forçá-lo à delação. Mas quem ousaria confrontar a besta, o Ministro das “ousadias” e “modernidades” (como Barroso se auto-define na Folha, no necrológio sobre Teori) ou o “prudente” e tradicional Teori?

O artigo de Barroso ( https://goo.gl/mSUIhY) é sintomático: mostra um Supremo órfão e perdido sem a referência Teori. Mas, depois de derrubar uma presidente eleita, a volta do garantismo seria a confirmação final da grande conspiração que resultou no golpe parlamentar. Especialmente após o desaparecimento de Teori.

Enfim, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Aliás, é curioso o desconhecimento das engrenagens do Supremo e da Justiça por parte dos analistas políticos. É o caso de Rubens Figueiredo em artigo publicado no Estadão com título taxativo: “Teorias conspiratórias são ofensa ao bom senso” (https://goo.gl/Awg5Tf). Conspiração não é apenas supor que Teori possa ter sido assassinado, mas imaginar que sua morte mudará alguma coisa na Lava Jato.

Desconsidera os seguintes pontos:

1.     A influência do relator sobre o processo. Em um processo complexo como a Lava Jato, com mais de uma centena de envolvidos, o relator define o tom, o ritmo, seleciona quem será fuzilado primeiro, e quem ficará para as calendas.

2.     O fator tempo. O relator tem o controle do tempo do processo, assim como o PGR tem o controle do tempo da denúncia. O fator tempo é tão crucial que o “mensalão” do PT acabou com a cúpula do partido e o do PSDB sequer arranhou o partido, mesmo que no final, daqui a algumas décadas, inclua outros tucanos na história.

3.     Adiar os processos contra políticos significa mantê-los no poder, com seus mandatos e cargos no Executivo. Se atrasar dois anos, significa preservar seus cargos por todo o governo Temer. Mais: tirando-os do olho do furacão do momento atual, significará mais espaço para arreglos futuros.

Toda a estratégia da blindagem, portanto, consiste em empurrar os casos blindados com a barriga, esticar pelo maior prazo possível a denúncia, esperando que a besta reflua e abra espaço ou para o garantismo ou para o compadrio.

Peça 3 – os dois pontos centrais do golpe

Para entender o jogo e avaliar o futuro do governo Temer, é necessário separar os pontos centrais em torno dos quais flutua o imponderável.

Há dois pontos centrais no jogo.

A ideologia que junta os personagens

O novo regime tem uma coordenação difusa na ideologia de mercado e da globalização, uma espécie de neoliberalismo retardatário, que está sendo superado nos principais centros de estudo, a começar do Fundo Monetário Internacional (FMI).  

Em Davos, a diretora-geral do FMI Christine Lagarde rebateu a fala do Ministro da Fazenda brasileiro Henrique Meirelles, e realçou a importância  do combate à desigualdade, não apenas como questão moral, mas como essencial para a consolidação do capitalismo (https://goo.gl/4o7w9L).. Ontem mesmo, o informe do FMI mostrava que a economia brasileira não conseguia desencalhar devido aos altos níveis de desemprego e de inadimplência.

A ideia de um equilíbrio natural dos mercados e do fim da ação de Estado não resistiu a quatro eventos:

1.     A crise de 2008, desmontando a ideia do equilíbrio.

2.     O trabalho de Ben Bernanke no FED (o Banco Central norte-americano) impedindo a repetição da crise de 1929 com doses maciças de injeção de dólares que, ao contrário do que supunha a vã teoria, não provocaram choques inflacionários.

3.     A análise dos efeitos das políticas fiscais restritivas nas economias europeias.

4.     A política social casada com adesão ao mercado, implementada no governo Lula, que ampliou consideravelmente o mercado de consumo interno – em que pese o erro de não ter trabalhado uma política cambial competitiva. Durante alguns anos, o Brasil tornou-se a principal aposta global e o modelo Lula um paradigma para a socialdemocracia europeia.

Em países maduros, há as autoridades referenciais, os funcionários públicos fundamentais, entendendo a dinâmica do crescimento de forma sistêmica, sem se enquadrar em rótulos ou modismos.

No caso brasileiro, além da superficialidade histórica das elites, houve dois erros graves: no período Lula-Dilma, a definição dos campeões nacionais, concentrando nas empreiteiras praticamente todos os setores dinâmicos da economia, das obras rodoviárias às usinas hidrelétricas, do setor naval ao nuclear. No período pós-impeachment, a destruição implacável das mesmas empreiteiras, jogando fora todo o acervo de conhecimento e mercados acumulados, pelo fato de serem vistas como extensão do poder político do lulismo.

É evidente que para esses arautos da pureza irrefreável do mercado, mesmo entregando toda a encomenda acertada, o governo Michel Temer é uma parada indigesta.

O papel da besta

Conclua-se, portanto, que o mercadismo, a globalização e o desmonte do Estado são o centro: o fator Temer, o acidente de percurso. E junte-se o segundo ponto, o fato de que a besta está solta e tomou as rédeas da mídia.

Hoje em dia, defender o governo Temer significaria queimar-se junto ao público leitor. Mas, ao mesmo tempo, a crise da mídia a torna refém da publicidade oficial. Trata-se de uma ginástica ingente, entre fazer o jogo do governo e não perder a credibilidade junto aos leitores.

Essa ginástica tem impedido a cartelização completa da notícia e tem obrigado os jornais a malabarismos para enfrentar esse duplo desafio.

Caso 1 – o Estadão e Serra

O repórter do Estadão consegue amplo material de delações envolvendo o chanceler José Serra. O jornal se recusa a publicar. Dois dias depois, a reportagem sai na Folha. No dia em que sai a matéria, o Jornal Nacional deixa o caso passar em branco. Na frente da telinha, a besta começa a rugir. Dias depois, sai um balanço da Lava Jato incluindo a história de Serra.

Caso 2 – as delações de Padilha

Com Eliseu Padilha, o jogo é mais dialético.

Uma das grandes âncoras do Estado nacional são funcionários públicos de carreira, que servem ao Estado independentemente do governo de plantão

No governo Temer, o personagem mais suspeito, de longe, é o Ministro-Chefe da Casa Civil Eliseu Padilha. Coube a ele, logo na chegada, promover um expurgo de funcionários em cargos de confiança e passar a filtrar todas as nomeações dali por diante para atender às demandas de seus aliados.

A parceria se dá em duas frentes. A primeira, reduzindo as menções críticas a ele. Os fatos mais relevantes, no entanto, acabam vazando pontualmente – em geral através da Folha, conforme mostra reportagem sobre processo aberto contra Padilha por pagamentos recebidos de uma Universidade privada para quem ele fez lobby em Brasilia ( https://goo.gl/NSCSVx).

Segundo a reportagem, apesar das evidências de que ele fez lobby para a Universidade, sua consultoria emitiu notas fiscais sequenciais para o recebimento, e não houve nenhuma comprovação de serviços prestados, a Procuradoria Geral da República opinou pelo arquivamento da ação penal junto ao STF. Era Rodrigo Janot versão 2014.

A segunda, montando os ataques que interessam diretamente a Padilha.

Ele tem infiltrado parceiros em toda a administração direta. Nas empresas públicas, seu poder é menor. Com Pedro Parente, depois da Lava Jato, a Petrobras tornou-se território blindado. E há anos o Banco do Brasil logrou montar uma estrutura profissional impedindo interferências políticas maiores.

Padilha tem recorrido à parceria com a Folha para delações contra funcionários tidos como “petistas” visando pressionar presidentes de empresas a aceitar suas indicações.

No Painel da Folha (https://goo.gl/CL8xmH), “fontes do palácio” se valem do jornal para intimidar a presidência do Banco do Brasil.

No dia 10 de janeiro passado, com o título “Servidores da era PT se mantêm em cargos estratégicos do governo Temer” (https://goo.gl/7WyTT5) a reportagem delata diversos funcionários de carreira remanejados para outros cargos, sem avaliar sobre sua maior ou menor competência técnica. Inclusive o respeitabilissimo ex-presidente do Sebrae, Luiz Barreto, que fez uma gestão elogiada no órgão, taxado de “petista” pela repórter e “denunciado” por assumir a presidência da Caixa Crescer – uma instituição de microcrédito que tem 51% do capital em mãos de fundos privados e os outros 49% da CEF.

Em relação à Temer, fica claro que sua manutenção na presidência não é questão fechada pelo pool da mídia. E a besta, já saciada do sangue vermelho, está faminta por sangue azul.

Peça 4 – o pós Teori

A morte de Teori reduz o ímpeto dos que planejavam enquadrar a Lava Jato, açula a besta, inibe a mídia e lança um conjunto de indagações no ar.

O Regimento Interno do Supremo (https://goo.gl/6F5TQe) diz que, em caso de morte do relator de um processo, ele será retomado pelo sucessor nomeado. 

Art 38 – o relator é substituído (…)

IV – em caso de aposentadoria, renúncia ou morte:

a) pelo Ministro nomeado para a sua vaga; RISTF: art. 4º, § 4º (na Turma) – § 2º do art. 68 (redistribuição em HC).

b) pelo Ministro que tiver proferido o primeiro voto vencedor, acompanhando o do Relator, para lavrar ou assinar os acórdãos dos julgamentos anteriores à abertura da vaga; RISTF: art. 135, caput e § 4º (ordem de votação e voto vencedor).

Qual a razão desse quiproquó de não aceitar o novo Ministro nomeado como sucessor de Teori na Lava Jato? Obviamente porque há fundadas suspeitas sobre o discernimento e as intenções de Temer, ele próprio alvo de delações. Em país sério, suspeição dessa natureza impediria qualquer presidente de continuar no cargo.

Conforme analisado no último Xadrez, a possibilidade maior seria algum acerto com a presidente do Supremo, Ministra Carmen Lúcia. Mas sua tentativa de avocar os processos ruiu com a própria resistência interna de seus colegas.

E agora?

A possibilidade maior é a de substituir internamente o relator Teori. Mais independente dos Ministros, Marco Aurélio de Mello pediu para afastar de si o cálice da relatoria: disse que a substituição deveria ser sorteada entre os quatro ministros remanescentes da 2a Turma – à qual está sujeita a Lava Jato.

São quatro ministros. Um deles, Gilmar Mendes, faz visitas pessoais a Temer, aceita carona para Portugal e se diz amigo de trinta anos. O segundo Ministro é Dias Toffoli, que acompanha Gilmar em todos seus atos. O terceiro é Celso de Mello, adoentado, lento nas decisões e marcado por uma radicalização ampla, quando os réus eram do PT. O quarto é Ricardo Lewandowski, alvo preferencial da mídia e dos grupos de ultradireita e um garantista independentemente do partido do réu.

De qualquer forma, agora o trabalho é apenas de formalizar e validar os acordos já fechados. A partir da formalização, a represa se escancara e passa a verter água por todos os pontos. E aí o papel do relator será crucial.

A saída final será a tentativa de descriminalizar o caixa 2, ferozmente perseguida por José Serra e outros futuros réus da Lava Jato e razão principal do PGR Rodrigo Janot não ter aceito a delação do presidente da OAS – que pretendia apresentar provas de propinas nos governos de Geraldo Alckmin e José Serra.

Toda a estratégia de nomeação do próximo Ministro do STF se concentrará aí: indicar alguém que defenda a tese do caixa 2.

 

 

 

 

Luis Nassif

79 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif não quero ser chato…

    Nassif não quero ser chato… Mas não é este tipo de artigo que você tem de por para assinantes… Assinantes poderia ser um impressão mensal… Direto para casa… POderia tentar disponibilizar uma revista mensal como o carta capital… Enviada por correios mesmo….

    1. Veja Fernando o que são

      Veja Fernando o que são pontos de vista, eu acho que assim está ótimo, sou assinante pelo sentido da colaboração, para que o blog continue a existir e  nos alimentar, não quero nenhuma exclusividade ou vantagem. Enfim, é um ponto de vista. Abraço.

       

    2. $$$

      Vc tem ideia do custo de uma edição impressa? Quem assina, assina porque, diante da conjuntura adversa para os alternativos, quer dar uma contribuição para que eles não parem, para que continuem prestando o serviço de informar e analisar os fatos não só para os assinantes, mas para a sociedade.     

    3. Na verdade sim, né! rsrs Se

      Na verdade sim, né! rsrs Se você quer ganhar dinheiro, é este tipo de matéria interessante que você tem que por para assinantes, quem te falou na mensagem anterior foi um leitor curioso por estes xadrez… rsrs Mas justamente por eles serem de curiosidade de muita gente, eles te trariam dinheiro… Mas… Com tanta carência de informação de qualidade…. A maioria icaria na Veja! rsrs

    1. Voce esta vendo que tenho

      Voce esta vendo que tenho razao.Ate comentarista voce se tornou.Mais calmo,sem agressividade,sem o recurso deploravel da pornofonia.O emperucado exotico nada tem a ver com Barak Obama Mamao.Mandou os jornalistas a PQP,ao que parece,colocou tu para trabalhar.

  2. Foto ilustrativa do “depois do golpe, o caos”

    Está foto diz tudo do “após golpe o caos” e do desastre que nos trouxe.

    A globo já liberou e o temer que é acuasado já pode apontar o juiz de sua preferência . (Depois do golpe o caos”.)

    Não precisamos nos preocupar, qualquer escolha será a ideal para “depois do golpe o caos”.

    Não adianta o temer querer o ideal para ele, o gilmar já foi apontado pelo fhc. Impossível outro igual. Nada se compararia com ele. Isto é o rsultado do “Depois do golpe o caos”.

  3. A Lava-Jato acabou.

    Não creio que a “besta” queira sangue azul. Era só sangue do PT que a classe média, Moro e Curitiba queriam. E conseguiram.  E os empreiteiros foram de lambuja: mas isto fazia parte do desmote das empreiteiras e da petrobrás, acordado com os EUA e as sete irmãs do petróleo. Petróleo agora entregue aos gringos.

    O povão está anestesiado, se informa pelo Face, Zap, Globo, SBT e Record e por isso nunca entendeu a Lava-Jato direito. Pra ter uma ideia da desinformação popular, tem muita gente pensando que Lula é suspeito da morte de Teori. Eles nem sabem que Lula está na 1a instância.

    A morte de Teori, PelAmordeDeus, não foi acidental, todos sabemos. A CIA (e o “saudoso” DOI-CODI) está cansada de acidentar pessoas desse jeito, é tão comum…

    Esta morte serviu para:

    1. Frear a Lava Jato (missão cumprida)

    2. Mandar um recado aos mais afaoitos (justiceiros ou independentes) que ninguém mexe com os políticos do golpe (PMDB, PSDB e Centrão).” Tenham medo, pois nós não somos de falação, somos gente que faz” (missão cumprida também)

    Tem esse negócio de besta não Nassif, a classe média está mais que satisfeita com o Dirceu e o Palocci na cadeia e o Lula nas mãos do Moro, praticamente inelegível com 500 processos nas costas. O ódio de classe média está saciado. Quem vota em Dória não tá nem aí se Serra, Temer e Aécio são da máfia.

    A Lava-Jato acabou e lavou a alma da classe média. Já estamos num neofacismo neoliberal e antipatriótico (por mais contraditório que isso seja). E a classe média está mansinha mansinha, mesmo com a crise batendo a sua porta.

    E o povão, ah, esse continua sofrendo calado, anestesiado pra política.

    Tá tudo dominado.

    1. Exatamente. A classe média é

      Exatamente. A classe média é amoral.

      “Tem esse negócio de besta não Nassif, a classe média está mais que satisfeita com o Dirceu e o Palocci na cadeia e o Lula nas mãos do Moro, praticamente inelegível com 500 processos nas costas. O ódio de classe média está saciado. Quem vota em Dória não tá nem aí se Serra, Temer e Aécio são da máfia.

      A Lava-Jato acabou e lavou a alma da classe média. Já estamos num neofacismo neoliberal e antipatriótico (por mais contraditório que isso seja). E a classe média está mansinha mansinha, mesmo com a crise batendo a sua porta.

      E o povão, ah, esse continua sofrendo calado, anestesiado pra política.”

       

      Merece no minimo 25 estrelas. 

       

  4. O Xadrez da substituição de Teori

    não é por a Lava Jato ser uma farsa que tudo aquilo por ela trazido à luz não seja real!

    o problema com a Lava Jato é sua seletividade, seu autoritarismo e sua irresponsabilidade quanto ao impacto na economia brasileira.

    a Lava Jato é  o resultado inevitável do Lulismo não ter feito a auditoria na privataria tucana e na dívida interna, e de ter abafado a Satiagraha.

    a Lava Jato é mais uma vez a Direita se apropriando de uma tarefa que deveria ser do Lulismo e de seus associados, mas que este, por pusilânime, nunca quis assumir.

    o Brasil jamais será uma Nação sem um inclemente acerto de contas com tudo aquilo que desastrosamente a Lava Jato traz à luz. e mais, com tudo aquilo que através e por causa da Lava Jato ainda permanece nas sombras.

    se o golpe pôs abaixo todas as máscaras, a queda do avião com Teori derruba todas as peças do xadrez do golpe.

    o Lulismo era um fracasso anunciado, mesmo que não num curto prazo. o Plano Dilma/Levy foi o último erro fatal que gerou o terreno fértil para o impeachment.

    do mesmo modo, agora de nada valerá suplicar pela ajuda ao amigo lá de cima, ou lamentar uma era de Aquarius ao inverso. ou se perder numa defesa passional de “amigos”, como se existissem “amigos” na política ou na guerra.

    não haverá retorno. 2018 será para sempre um ano longe demais. não restará pedra sobre pedra. a crise continua maior do que tudo e do que todos. foi assim que continuamos sendo derrotados.

    tudo e todos insistem em pavimentar o fácil acesso ao poder de um reacionário, populista e nacionalista de Direita, ao estilo Trump no EUA.

    “Que Deus tenha misericórdia desta nação”.

    .

    1. KKKKKKKKKKK… Nao cola

      “a Lava Jato é  o resultado inevitável do Lulismo não ter feito a auditoria na privataria tucana e na dívida interna, e de ter abafado a Satiagraha”:

      Somente um tira federal falaria isso, so que essa desculpa do seu (deles) comportamento ja nao esta colando ha anos, ok?

      O abafamento da Satiagraha foi um complot gigantesco entre judiciario, senado, e camara, e que inclusive envolvia putaiada federal -essa eh a razao que Protogenes terminou exilado (GRACAS A DEUS) em pais nordico:  por cumplicidade da putaiada da PF contra a Satiagraha ate mesmo anos depois.  (esse complot deu mais de 500 comentarios, alias, aqui no blog)

      Eles NAO VAO empurrar isso goela abaixo dos brasileiros.  Isso…  nao.

      Nao depois que ficaram calados todos esses anos a respeito de Lacerda exilado imediatamente e Protogenes exilado 5 anos depois (foi no ano passado).

      1. O Xadrez da substituição de Teori

        ->KKKKKKKKKKK… Nao cola

        Lula, Satiagraha e a Real Politik 
        16/09/08 08:00 

        Atenção, um novo capítulo se abre para o caso Satiagraha.

        O governo Lula acertou um acordo com a Editora Abril – e, por extensão, com Daniel Dantas – para anular a Operação Satiagraha. O acordo foi montado da seguinte maneira:

        1. É impossível interferir nos trabalhos em andamento do Ministério Público Federal e do juiz De Sanctis. A ofensiva de Gilmar Mendes foi um tiro no pé.

        2. A estratégia acertada consistirá em tentar anular o inquérito de Protógenes, no âmbito da Polícia Federal. A versão preparada é que o inquérito continha irregularidades que precisariam ser sanadas. E a Polícia Federal colocou seus homens de ouro para “salvar” o inquérito. O trabalho dos “homens de ouro, na verdade, será o de garantir a anulação do inquérito.

        3. Ao mesmo tempo, o governo aproveitará o factóide dos 52 funcionários da ABIN que participaram da operação – uma ação de colaboração já prevista pelo Sistema Brasileiro de Inteligência – para consumar a degola de Paulo Lacerda. A matéria do Estadão de domingo, o da “demissão em off” estava correta. Sabe-se, internamente no governo, que a operação foi normal. Assim como se tem plena convicção de que o tal “grampo” entre Gilmar Mendes e Demóstenes Torres foi uma armação. Mas Lula se curvou à real politik.

        4. De sua parte, jornais e jornalistas mais envolvidos com o jogo estão reforçando essa versão do “inquérito ilegal” e do messianismo do delegado Protógenes. A armação, agora, terá o reforço da concordância tácita do Palácio.

        5. O pacto foi referendado pela Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. O Ministro Tarso Genro foi o que se mostrou mais constrangido com a operação, mas acabou se curvando à força dos fatos. Com essa operação, Lula e Dilma passam a ser aceitos no grande salão nobre, pavimentando a candidatura da Ministra para as próximas eleições.

        6. O seu principal adversário, José Serra, já é outro aliado que entrou à reboque da Editora Abril. Está pagando um preço caro, com a descaracterização do seu discurso político.

        7. A bola, agora, está com o Ministério Público e o Juiz De Sanctis, que terão que trabalhar com essa nova peça do jogo: a intenção de se anular o inquérito.

        Não sei por que, mas o evento da Abril me lembrou aquela cena épica de Francis Ford Copolla, o fecho do filme. Enquanto todos estão na grande ópera, os inimigos são fuzilados na calada da noite.

        Na grande festa foram selados os destinos do delegado Protógenes e Paulo Lacerda, dois funcionários públicos cumpridores da lei. Anotem os nomes deles e os repassem para seus filhos e netos: foram dois brasileiros dignos, sacrificados por um jogo sujo.

        É o fim da grande batalha pela instituição da legalidade no país? Longe disso. É apenas um novo capítulo. Tanto assim, que integrantes próximos ao jogo estão completamente incomodados, assim como vários colegas jornalistas, que entenderam que esse jogo de cena foi longe demais e está comprometendo a imagem da categoria como um todo.

        Com tanta testemunha, tanto conflito de consciência, julgam ser possível varrer o elefante para debaixo do tapete? É muita falta de fé no estágio atual de desenvolvimento do país.

        De uma fonte palaciana

        De uma conversa ocorrida há pouco (13:35):

        “Do ponto de vista dos fatos, esse acordo não existe, Muito menos com a Veja. O presidente sequer se dispõe a dar entrevistas à Veja. No momento, admito que todo mundo possa ter dúvidas, inclusive internamente. Mas ao final do inquérito se mostrará se houve ou não houve acordo. E garanto que não houve. O tempo mostrará que, obedecendo às regras do Estado de Direito, se produzirá um inquérito consistente, porque virou uma questão de honra para a Polícia Federal. O governo não tem interesse em encobrir nada. Só quer que se aplique a lei. E, para isso, o inquérito tem que ser conduzido tecnicamente. Admito que há dúvidas que só podem ser desfeitas com fatos. E o fato será o final do inquérito. Não haverá como convencer ninguém antes disso”.

        em 16/09/2008, de uma fonte palaciana:

        “Do ponto de vista dos fatos, esse acordo não existe, Muito menos com a Veja. O presidente sequer se dispõe a dar entrevistas à Veja. No momento, admito que todo mundo possa ter dúvidas, inclusive internamente. Mas ao final do inquérito se mostrará se houve ou não houve acordo. E garanto que não houve. O tempo mostrará que, obedecendo às regras do Estado de Direito, se produzirá um inquérito consistente, porque virou uma questão de honra para a Polícia Federal. O governo não tem interesse em encobrir nada. Só quer que se aplique a lei. E, para isso, o inquérito tem que ser conduzido tecnicamente. Admito que há dúvidas que só podem ser desfeitas com fatos. E o fato será o final do inquérito. Não haverá como convencer ninguém antes disso”.

        em 17/09/2008:

        “Dilma explica 

        A Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff entra em contato. Explica que não tem por hábito responder a insinuações ou acusações. Mas, por respeito ao Blog, esclarece que não existe possibilidade de acordo para abafar a Satiagraha. Segundo ela, é mais fácil nascer dente em galinha do que um acordo, ainda mais como o que foi narrado.Sobre o tema, mais não foi dito. Inclusive porque, hoje em dia, os telefones têm ouvidos.”

        vídeo: guerra de famiglias

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=caWZF00no50%5D

        .

         

        .

        1. Grato, Arkx, o “real politik”

          Grato, Arkx, o “real politik” foi um post e tanto!  Mas dizer que a PF nao estava envolvida ou que teria direito de apontar dedo pra Lula ainda nao cola.

        2. Não acredito num acordo tal

          Não acredito num acordo tal qual descrito, ainda mais com a Dilma, que é caxias até demais. Mas que o Dantas era uma pedra no sapato do PT isso é fato. O partido não resistiu à tentação e recorreu ao valerioduto donde jorrava a grana do banqueiro brilhante segundo FHC, para resolver seus problemas de caixa e de seus aliados (o que complicou de vez).

          Foi o preço a se pagar para fazer uma campanha de gente grande. Lula e Dirceu resolveram deixar de ser um eterno Psol para ser uma realidade enquanto partido para governar. Desde então tudo que vem ocorrendo é a direita “mostrando” que deveriam ficar no seu lugar. E o PT tentando contemporizar tendo o trunfo da popularidade do Lula. Foi até onde deu.

           

  5. Dizem…

    Que a ministra se recusou a estar no meio da grande fotografia que ilustra este texto. Ela não quiz a companhia, mas o stf permitiu que  governasse 200.000.000 de pessoas, às quais está impedido dizer: me tira dessa. Eala saiu e deixou o país entre eles.

  6. O que venho sustentando se

    O que venho sustentando se evidencia a cada Xadrez que o editor manda ao ar.Impossivel se fazer um comentario,de forma isolada,de cada Capitulo da serie que se designou em fazer.A cada novo Capitulo da serie Xadrez que vem a  publico ,os comentarios tornaram-se repetitivos,senao chatos.Se a memoria nao me falha,estamos adentrando no trigessimo Capitulo dessa bela serie.Eles sao,de certa forma,encadeados,o de hoje se interliga com o anterior,e surpreendentemente com esse extraordinario e imprevisivel ponto fora da curva,a morte do Ministro Teori Zavaski.Se ja era um rolo,passou-se para rolo e meio.Por obvio,Nassif obrigatoriamente,teve que redesenhar o mapa do Xadrez,mas nao de abandonar as premissas,fatos,conjunturas,e todo encadeamento dos Capitulos anteriores.O livro que por certo resultara de tudo isso,definitivamente,nao tem como se prever comecar,imagine terminar.Comentarios nao saberia dizer se e o caso,talvez palpites caisse melhor.Otavio Aguiar de Medeiros,sinistro Chefe do SNI do Governo de algum General de plantao,em tempos idos e vividos,costumva blasfemar em situacoes como esta,dizia o magano,principalmente quando abusava nas doses do puro malte escoces:”Ta tudo truvo que ta danado”.E o caso.

      1. Nesse caso você nao tem outro
        Nesse caso você nao tem outro lugar para fugir,senão o Brasil.Aqui é o único lugar do mundo “QUE É DANDO QUE SE RECEBE”Dias negros e sombrios o esperam,principalmente agora com esse tal de dando.O emperucado exótico tem pavor a esse tipo de gente.

    1. O Xadrez da substituição de Teori

      bom dia, Juninho! tem nada “turvo”, não, menino! é que a luz cega aqueles que não querem ver. então, vejamos:

      1. os golpistas se borraram com a queda do avião. não sabem o que aconteceu. mas rapidamente se recompõe, para dominar o vácuo aberto com a perda de seu relator de timing perfeito;

      2. onde está o ”grande líder”? sempre que a chapa esquenta, ele se entoca. provavelmente abraçado exortando: ”chore, chore, chore…”;

      3. Trump vem aí: um “salvador da pátria” reacionário, carismático, populista e nacionalista de Direita. mais uma vez a Ex-querda pavimentando o acesso ao poder da Direita;

      4. o inimigo não são os golpistas. o inimigo somos nós! aqueles que a luz cega…

      .

      1. Companheiro
        Companheiro Arkxzinho,concordo com tudo que você disse,absolutamente tudo,vámos combinar.Faltou um pequeno detalhe,que por um lapso lhe fugiu.Você se esqueceu dos russos,pior,de combinar com eles.Outra coisa,eu lhe disse que esse negócio de chora,Dilma,chora,iria lhe acompanhar pelos restos dos seus dias.

        1. Outra coisa Akrszinho,sua
          Outra coisa Akrszinho,sua resposta nao guarda nenhuma relação com o meu comentário.Até que tu nao é mau aluno,o problema é que você escreve pelos cotovelos.

          1. Arkx, não joga pérolas aos porcos

            Moda de viola não dá luz a cegos pois eles estão mais perdidos do que cego em tiroteio

  7. “Em relação à Temer, fica
    “Em relação à Temer, fica claro que sua manutenção na presidência não é questão fechada pelo pool da mídia. E a besta, já saciada do sangue vermelho, está faminta por sangue azul.”

    Não vejo a besta nem saciada de sangue vermelho e tão pouco faminta por sangue azul. Ainda vejo as pessoas que lutaram pelo impeachment a reboque da cobertura da imprensa.

  8. “é curioso o desconhecimento

    “é curioso o desconhecimento das engrenagens do Supremo e da Justiça por parte dos analistas políticos. É o caso de Rubens Figueiredo em artigo publicado no Estadão com título taxativo: ‘Teorias conspiratórias são ofensa ao bom senso'”.

    Nassif, o papel da empresa Estadão e de seus articulistas é legimitar o golpe que eles ajudaram a construir. Eles sabem muito bem o que estão fazendo.

    O que eles estão fazendo? 

    Legitimando o novo poder (oligargaca, plutocrata, eletista; em suma, antidemocrático – principalmente num país com uma imensa massa de pobres…).

    Tumultuar agora o processo não interessa a mídia e ao mercado. Levantar suspeitas da morte de Teori é o mesmo que acusar o principais delatados. A cúpula do governo Temer e as principais lideranças do PSDB. A quem interessa isso???

    Daí a razão do título taxativo: “Teorias conspiratórias são ofensa ao bom senso”.

  9. Aproveitando o gancho. Esse

    Aproveitando o gancho. Esse negócio de assinante é muito confuso. Fiz minha assinatura para pagamento mensal mas logo depois perdi meu cartão e o cartão foi cancelado. É óbvio não foi mais possível pagar as parcelas.

    ja tentei de tudo para acertar o pagamento e não consegui. É um tal de pedir senha – que senha? – é um tal de informar que não é possível, etc etc.

    voces têm que usar um programa pratico como, por exemplo, das cias. Aéreas ou de qualquer loja virtual. Você entra informa que quer pagar ‘à vista’ ou parcelado, informa o cartão, informa seus dados e pronto. Vamos desburocratizar?

    acredito que muitos não têm conseguido ser assinante.

     

    1. Tive o mesmo

      Tive o mesmo problema. 

      Concordo com a “desburocratização”. Tem apenas duas formas de pagar via Uol ou uma empresa americana(?) acredito que administradora de pagamentos.

      A primeira (Uol) tenho que fazer um cadastro para ela me cobrar. Já vi uma série de reclamações no site Reclame Aqui. Prefiro declinar. Também não contribuo em outros espaços de mídia na internet porque tem apenas essa opção.

      A segunda opção, pede uma senha para mim fazer o segundo pagamento e não apresenta a possibilidade: esqueci a senha. Obs.: fiz questão de pagar uma parcela de cada vez porque esse foi o terceiro mês consecutivo que tenho que entrar em contato com a administrador do cartão para estornar cobranças indevidas. 

      No fim, tive que desistir de contribuir. Concordo com o pagamento à vista, direto. Ou até um boleto eu prefiro, poderia ser emitido, por exemplo, para assinaturas de seis ou doze.

  10. Duas observações

    Há uma disputa de poder entre dois grupos. Os políticos no poder (do PMDB, PSDB, DEM, e cia)  e o mercado financeiro, versus o aparelho judiciário do Estado (MPF, PF, Juízes).

    Há, porém, um Poder maior. Moderador. A Globo. Em última análise é ela quem decide a pauta e portanto a condução política.

    Aproveito para fazer uma observação. A Lava Jato representa o poder do aparelho judiciário estatal. E o papel dela no golpe não foi combater a corrupção, mas a soberania popular. Ela é mantida viva pelo poder moderador da Globo enquanto a democracia não estiver definitivamente morta, ou as forças populares e progressistas ainda tiverem chances de ganhar uma eleição majoritária.

    Porém, mantê-la viva é alimentar um poder que não interessa ao mercado (financeiro e internacional), ou seja, um Estado forte. Mas, ao mesmo tempo, eles não podem se dar ao luxo de acabar com a arma capaz de acabar com a soberania popular. Assim, mantêm a “Lava Jato” viva. 

    Outra questão que me incomoda muito. A relação causal entre “políticos corruptos” e a “Lava Jato”.

    Os “políticos” não deram o golpe para acabar com a “Lava Jato”, foi ela quem os obrigou a dar o golpe para eles não serem presos. É essa a relação causal. Tanto é verdade que ela não acabou (embora quem tem poder sempre almeja mais) e os “políticos corruptos” não só continuaram no Poder, como ganharam mais poder.

    Para que?

    Para fazer o que sempre se fez durante os quinhentos anos de história, com raras e honorosas exceções, que é vender a preço de banana as riquezas do Brasil e explorar seu povo com trabalho barato e aviltante.

  11. Caro Nassif, excelente

    Caro Nassif, excelente análise, principalmente no que se refere à parte econômica. Isso daí precisaria de um artigo bastante didático e que circule bastante entre o “povão” (na medida em que isso for possível), explicando como esse neoliberalismo à brasileira já é completamente anacrônico e que vai nos levar apenas à ruína.

    As pessoas, no geral, não tem muita noção disso e acham que é uma dicotomia “capitalismo vs. socialismo”, e considerando o refluxo do final da guerra fria (“capitalismo venceu”, a ideia de que a União Soviética foi uma experiência socialista ruim, o que é verdade até certo ponto, etc), isso joga a discussão para um campo em que o neoliberalismo acaba vencendo, pois é a identificação única, no Brasil, com o capitalismo para essas pessoas. Vejo isso sendo muito pouco discutido.

    Outra questão importante: a da besta. Qual besta? Pode apertar aí que esse tigre vira apenas um gatinho. Não tem besta. Essa opinião pública não existe, ou se existe, é altamente manipulável, despolitizada e desorganizada. Se deixá-los a si próprios, não juntam 20 pessoas em frente aos prédios onde moram. Eles só estão se impondo por causa da covardia da esquerda. E quando digo “esquerda”, não falo só dos líderes (apesar de eles terem um papel importante nesse cenário), mas das pessoas comuns de um modo geral que se identificam, em maior ou menor grau, com o pensamento de esquerda.

    A besta é apenas uma ilusão da grande mídia. Pare de ver a Globo e de ler os grandes jornalões brasileiros e você vê que não tem nada. Isso aí é tão verdadeiro quanto uma telenovela. Acredito que a manipulação da mídia faça vítimas também dentre a esquerda, começando a crer numa realidade que não existe. No fundo, quem mais percebe isso é a própria direita, que sabe não possuir força coletiva alguma, tampouco grau necessário de consciência política. Ela morre de medo de uma reação. A direita sabe que está sentada sobre um vulcão e a esquerda nem ao menos se dá conta disso.

     

     

  12. É fantástico!

    Não faço ideia se os coxinhas entendem a que serviram. Golpe é golpe e essa gente vai deixar todos no buraco: os conscientes como os estudantes, trabalhadores, professores, operários, sem-terra e sem-teto, expropriados, comerciantes, funcionários em geral e, também, essa massa de manobra que foi para a Paulista fantasiada de papagaio de patrão.

     

  13. Eu agora quero mais que esse

    Eu agora quero mais que esse país de merda pegue fogo.

    Tanto faz se for o ministro a,b ou c como relator. Não vai mudar nada.

    Já estou torcendo para que esses golpistas quebre o país, e deixe todos no mesmo buraco. Coxinhas e petralha. Ladrão e honesto. Direita e esquerda. Militares e cívies.

    Torcendo para os golpistas entregaram a Base de Alcântara ao Americanos, e eles criarem um território americano dentro do Brasil.

    Quero ver esses gal. de merda sendo proibidos de entrarem em instalações estrangeiras dentro do território nacional.

    O acordo que seria fechado com FHC seria nessas bases. Um território indenpendente americano dentro do território nacional.Esse fato foi comentado por um gal à epoca

    Esses milicos de merda merecem serem esculachados e tripudiados denntro de sua casa

    Por mim agora tanto faz, quero que essa merda pegue fogo, mesmo eu sendo uma das vítima.

    É o preço que temos que pagar.

     

    1. Tudo conforme o planejado.,…

      Pois é… Não tiro a sua razão e pessimismo. Infelizmente, o desmonte do BR foi contratado e está sendo entregue conforme o combinado, apesar do atraso e contratempos contabilizados como normais quando se perpetrua um golpe de Estado. Não se deve mesmo esperar nada das ditas “autoridades” públicas nesse momento.. Todos eles vão cumprir a sua vergonha até o fim, pode ter certeza. Aliás, esse processo de anestesiar a nação para a sua própria desgraça foi preparado anos a fio e na cara da freguesia. Quem não viu ou percebeu esse preparo era cego ou já estava entregue ao diabo, porque quando político se torna burocrata é o fim e o desastre iminente para os seus representados. Ponto.

       Por todos os lados o que se vê tem o valor de um xeque-mate óbvio, não é assim? No meu sentr, nada, absolutamente nada, vai mudar o caráter do golpe porque as forças recrutadas no país para esse mister se comprometeram até os dentes com o desfecho que estamos assistindo e a resistência contrária, até agora, não foi eficaz em nenhuma frente para mudar essde rumo.. A recompensa dessa gente recrutada está assegurada, disso tenho a  convição sem necessidade de apresentar provas..rs. Só  o povo brasileiro que terá o status de refugiado dentro do seu próprio país.A coisa por aqui vai ficar muito pior do que se espera porque será o caos total em matéria bruta. Pior do que nós está a India com a tal da desmonetização aplicada pelos mesmos golpistas que, aqui, decidiram tomar o país de assalto, valendo-se para isso do “eleito” ente público yankee com vistas a uma dominação política, economica e social em nível mundial. É a sede do dinheiro e do lucro que vai destruir as nações e perpetrar o caos para desembocar numa governança mundial comandada pelos mesmos autores da tragédia. Sobre isso, dê uma olhada nesse link[ você já sabe, clique com o botão do lado direito na opção “traduzir esta página”]: http://www.globalresearch.ca/demonetization-the-sinister-agenda-behind-washingtons-war-on-cash/5570305

    2. O que eu posso concluir é que

      O que eu posso concluir é que vocês brasileiros nasceram para serem escravos… Não conheço outro povo que ficaria tão quieto diante de tamanho ataque contra o país. A famosa “Jornada de Junho”? Incitada pela CIA. As manifestações verde-amarelas? Incitadas e guiadas pela TV Globo. País de povo escravo não têm futuro.

  14. “Aliás, é curioso o

    “Aliás, é curioso o desconhecimento das engrenagens do Supremo e da Justiça por parte dos analistas políticos. É o caso de Rubens Figueiredo em artigo publicado no Estadão com título taxativo: “Teorias conspiratórias são ofensa ao bom senso” (https://goo.gl/Awg5Tf). Conspiração não é apenas supor que Teori possa ter sido assassinado, mas imaginar que sua morte mudará alguma coisa na Lava Jato.”

    A imposição de sigilo nas investigações sobre a trágica morte de Teori é muito estranha. O país todo quer acompanhar tudo a cada segundo. A própria besta bobeou e incutiu no povo esse desejo. O sigilo deve ser retirado com urgência. É um direito do povo acompanhar um acontecimento de tal importância. Indiretamente, estão fazendo o povo de bobo.

    1. Meu prezado “GR”, não entendi

      Meu prezado “GR”, não entendi ainda bem a tal pós verdade mas me parece que o povo brasileiro é vítima dela. Não é bobo não mas devido a política que nos governa desde a idade média, com um pequeno intervalo de 12 anos, já devidamente superado, é ignorante e movido por emoções. Quer sim acompanhar a todo instante o desenrolar da tragédia, mas é para saber se algum passageiro ou piloto do avião comia alguma passageira, e nesse caso se era a mãe, a filha ou as duas, e quem era o comedor, no caso de se confirmar. Esse é o real desejo incutido pela besta. A ligação do empresário com o juiz, se tiver algo a mais que um simples viajar junto, é de somenos, não desperta qualquer emoção, a besta já se encarregou disso também, até o momento o sigilo continua firme.

  15. Supremo tem mais uma chance antes da desmoralização total !

    O momento é crucial!

    Não dá pra “negociar” a ação da justiça de acordo com as conveniências e os poderes dos Réus.

  16. Uma sugestão simples para acabar com a crise é a presidenta…

    Uma sugestão simples para acabar com a crise é a presidenta do supremo reunir todos os ministros da corte e declarar que impeachment sem crime de responsabilidade é inconstitucional. Assim, os réus Temer e toda a sua camarilha são afastados do governo e voltamos a ter normalidade democrática com a volta da presidenta legítima Dilma Vana rousseff.

    Simples assim!

    1. seria ótimo

      mas se já formalizou-se a punição, trnsitou em julgado, ferrou. A lei não retroagiria. Principalmente quando se trata de defender uma vítima – o país que votou nela – pobre, sem instrução e antes de tudo sabidamente inocente das acusações.

       

    2. E trocam-se as cebolas……

      Muito equilibrada sua sugestão. Tira-se uma camarilha pra colocar a outra. De toda forma esse tipo de opinião é comum nesse site. Em tempo: votei no lula em todas e na dilma na última. 

      1. Você poderia citar alguns crimes cometidos pela Dilma e sua

        Você poderia citar alguns crimes cometidos pela Dilma e quem compõe a camarilha dela…

      2. Ué ???

        Ué ??? … agora todos nós sabemos que a camarilha que sempre destruiu o brasil em nome dos interesses da elite é a do PMDB, independente do partido vencedor… esse sim é o grande mal a ser expurgado… mas enfim… deixa eles se lambuzarem em praça pública … estão enforcando a si mesmos pois uma hora ninguém vai aguentar mais, seja de qual partido for; infelizmente essa hora ainda não chegou.

        1. O povo Brasileiro aguenta

          O povo Brasileiro aguenta TUDO !!!

          Os militares passaram 20 anos dando um passeio no povo.

          O povo foi esboçar uam reação extremamente tímida 13 anos depois.

          Levou 20 anos para pedir diretas. As diretas não passaram e o povo ao invés de quebrar tudo, Aceitou !!!

          Zé Povinho  de Merda o Brasileiro. O que está acontecendo é POUCO diante do que o Brasileiro merece, PRINCIPALMENTE a classe média.

          1. Ih, que tal ir ouvir o seu

            Ih, que tal ir ouvir o seu Lenine pra lá e deixa de destilar seu mongrel complex?

      3. Continuemos achando que a solução é a trocar as moscas

        Concordo com você não sobre os supostos crimes praticados pela Dilma e sua camarilha mas que a troca de Timoneiros não é a slução. O problema e a bosta capitalista. Com essa bosta que aí está, até Jesus Cristo se sairia mal na Presidência.

      4. É sempre assim,  coxinha é

        É sempre assim,  coxinha é dissimulado, nunca assume o seu lado, procura sempre justificar o seu comentário. “Tira-se uma camarilha pra colocar a outra”

        Depois para aliviar a barra diz que votou no Lula/Dilma.

        Essa camarilha não qual se refere, o zé mané, teve 54 milhões de voto. Inclusive o seu, que nesse caso tenho minhas dúvidas.

    1. Dependendo da tua idade ainda

      Dependendo da tua idade ainda dá para meter o pé.

      Se for cascudo, paciência, só nos resta resignação, um levante popular ou suicídio.

      Como sou frouxo, estou me resignando.

      1. A vida pede coragem (ainda que estejamos de lingua de fora)

        Cês me matam de rir. Vai, gente, lembre-se de que se não ha bem que nunca dure, não ha mal que nunca acabe…. Aplique na peruca e força no grampo. Vamos esclarecer todos que pudermos. Da um trabalho do diabo, mas quando germina uma sementinha é bom demais.

  17. Levandovsky é gatantista de

    Levandovsky é gatantista de que ?  ..se do que tá aí ?  ..faz favor !!! ..tem mais é que mudar  ..problema é que os outros  ..ahh, deixa pra lá

    Em tempo, hoje acordo com noticia gritada na CBN  ..Juízes querem salário de 39 mil pra compensar  ..blá blá blá

    Então, numa economia INDEXADA como a nossa  ..uma em que ninguém abre mão de nada ..nem patrões, nem empregados, nem fincionário do Estado  ..como falar em controlar a inflação e virar a página desse nosso país que nunca decola

  18. A saida? So com uma nova geração.

    “os quatro ministros remanescentes da 2a Turma – à qual está sujeita a Lava Jato.

    São quatro ministros. Um deles, Gilmar Mendes, faz visitas pessoais a Temer, aceita carona para Portugal e se diz amigo de trinta anos. O segundo Ministro é Dias Toffoli, que acompanha Gilmar em todos seus atos. O terceiro é Celso de Mello, adoentado, lento nas decisões e marcado por uma radicalização ampla, quando os réus eram do PT. O quarto é Ricardo Lewandowski, alvo preferencial da mídia e dos grupos de ultradireita e um garantista independentemente do partido do réu”

    Não vejo como esses ministros poderão garantir a legislação nessa situação e, também, pelo que são e os valores que acreditam. Os interesses são enormes. Em Minas Gerais, pessoas envolvidas no mensalão do PSDB e outras maracutais foram assassinadas e até aqui não houve nenhuma investigação séria a respeito.

    Vejo tudo isso e me preocupo com o abismo moral e ético em que o Brasil esta a caminho à jato. Vamos precisar de varias décadas para refazer o Pais enquanto Republica de Direito e tendo na direção uma elite responsavel e digna.

  19. Porque os investigadores querem agir nas sombras?

    Esse sigilo das investigações revela que há algo de podre que não pode ser revelado para a nação.

    O Sérgio Moro não vai defender a publicidade das investigações, ou ele virou um sombreiro dada a sua proximidade com o México?

  20. Não se pode nunca deixar de

    Não se pode nunca deixar de lado e esquecer, que a lavajato (como prefere moro) – ou como outros a denominam de “farsa jato” – é uma operação cheia, repleta, eivada de ilegalidades processuais, penais e constitucionais, desde a prisão de suspeitos e colheita (de grande maioria) das delações até a prolação das sentenças finais.

    Vale apena recordar:

    http://www.conjur.com.br/2016-mar-25/limite-penal-delacao-premiada-faca-queijo-dinheiro-maos

     

  21. A besta tem medo da população

    Nassf, 

    O governo federal com seu status quo após o impeachment ilegal, é que está vinculado à besta, esses não temem a Lava Jato, vide a foto da reunião íntima que tiveram nas premiações da revista istoé. A besta é responsável pela segregação social secular desse País, não da importancia ao encolhimento do estado nacional, até porque, apenas o povo e alguns ricos emergentes sem estirpe vão arcar com os custos desse degredo econômico brasileiro atual.

    A única forma de dissipar esse mal-estar nacional é a união das classes sociais através do diálogo intermediado pelos sindicatos, associações e igrejas locais, visto que os movimentos sociais recentes e as grandes personalidades públicas já não dão mais conta do intento devido, respectivamento, ao aparelhamento polícial por alguns governos e a antiutopia das redes sociais abarrotada de pós-verdade.

    É notório o medo que essa elite dominate tem da população brasileira, vide a foto do interino abaixado dentro do carro saindo às escondidas de sua casa no alto da Lapa SP, a qual havia uma manifestação de no maxímo 30 participantes. E mais recentemente, a ‘trégua ao Lula’ na entrevista do DPF Grilllo à veja, atitude clara do comando da Lava Jato de não querer comprometer-se com a estabilidade social. Além dos agentes públicos, a mídia começa a recuar de sua propagação ao ódio de classes generalizado, haja vista, a folha/uol rechaçando sua própria parcialidade política partidária.

    A emersão da democracia no Brasil viŕá em detrimento de uma mínima conciliação social, esta só se conceberá através da mediação de entidades não-políticas, custe o tempo que custar, por isso não adianta contar com um pacto FHC/Lula, nem com o sinsericídio de Cunha e muito menos com ressurreição do famigerado Teori, pois os cidadãos estão divididos pelas cores antiazul e antivermelho. 

     

     

     

  22. Nassif,
    Excelente análise,

    Nassif,

    Excelente análise, como sempre. Porém vou deixar uma crítica ao campo progressista, e fazer também uma autocrítica.  Não tenho informações e conhecimento como vcs jornalistas e muitos colaboradores e comentaristas desse portal, aquelas que tenho, vêm de vcs inclusive. Entretanto até onde percebo estamos cometendo um erro estratégico no tratamento dessa operação Lava Jato. Em seu blog principalmente, temos farto material que comprova o caráter político e principalmente antinacionalista dessa operação, bem como a postura partidária dos integrantes da força tarefa que a conduz. Contudo tanto blogueiros como grande parte dos militantes e simpatizantes progressistas parecemos acreditar que possa surgir algo de positivo dessa farsa, algo que fuja do controle de Moro, Janot e seus procuradores, e que o STF, completamente acovardado (e não é pra menos) conseguirá conferir alguma isenção a todo esse processo. Não sei se estamos sendo infantis, ou a incapacidade de esboçar alguma reação frente a essa realidade está nos levando a legitimar esse verdadeiro circo que sabemos pretendia derrubar Dilma de imediato, e agora destruir o PT e Lula por completo, além é claro, e principalmente, alijar nossas empresas de competir internacionalmente, enfraquecer o papel da petrobrás, e finalmente entregar nosso petróleo. O erro para mim consiste em repercutir a grande mídia a cada nova “delação bombástica” que surge. Estamos caindo na armadilha montada por essa força tarefa que responde claramente aos EUA  e está sintonizada com a velha mídia. Eles têm o TIMING de tudo, eles conseguem exibir um cheque nominal a Temer, provas de propina a Serra, e muitos outros absurdos e desaparecem com essas evidências sem nenhuma explicação. Isso pq a mídia pauta o que vai adiante e o que vai para a gaveta. Quando a lava jato começa a revelar seu caráter partidário, e cair em descrédito, eles vazam algo contra seus protegidos para recuperar a opinião pública, e é nesse momento que falhamos, ao repercutir e acreditar que alguém do “time’ deles será atingido. Ledo engano, logo em seguida, vem um ataque pesado contra Lula, Dilma, PT;  os que não são do “time”. Precisamos ser eficientes em mandar o recado de que somos RADICALMENTE contra a Lava jato, por tudo que ela realmente representa e pretende em relação ao Brasil, por seu caráter entreguista e seu viés antinacional; e dizer ao mesmo tempo que queremos combater a corrupção preservando direitos e a democracia. Temos que desfazer esse complexo de que somos o país da corrupção e parar com esse autoflagelo, tirar essa culpa do imaginário de nosso povo e mostrar que outros povos são bem mais corruptos do que nós e lidam bem com isso, quando lhes convém. Você Nassif, coloca bem o entrave para a reação que proponho, a BESTA, é exatamente esse o obstáculo, quem vai falar contra a lava jato? ela sintetiza o pensamento simplista, imediatista, a solução rápida, “final”, típicas do FASCISMO. Porém o desafio é esse, enfrentar a BESTA, como se enfrenta o fascismo, é tarefa difícil principalmente p/ vcs jornalistas, que tem o compromisso maior com a informação e não com a militância. Mas faz-se necessário esse trabalho de propaganda, de contra informação, que por um grande erro de Lula e Dilma foi deixado de lado em seus governos.

    Obrigado.

    att

    Aílton Magalhães de Paula

  23. Xadrez do substituto? Aposto

    Xadrez do substituto? Aposto no cavalo.

    O Gilmar se for contrariado, dá um coice na rainha. Esta por sua vez, tem medo dele. De qualquer forma os peões, nós, só ficamos assistindo o arranjo entre eles. O rei ganhou sobrevida e quem manda de fato no tabuleiro está mudando de idéia e agora cogita preservá-lo.

     Esse xadrez aí é do tipo roleta de cassino e do STF, é viciado. Para a esquerda tanto faz como tanto fez. Celso de Melo, Gilmar, Moro, Moraes, Gandra ou a própria Carmen Lúcia (Lewadovski é carta fora do baralho), qualquer um desses só vai diferir se vai doer um pouco mais ou um pouco menos.

    A esquerda está fora do jogo, seja xadrez, futebol, poquer ou porrinha. Então só resta a ela reestruturar-se para poder levantar e chutar a mesa. Ou seja o jogo está longe de ter a nobreza do xadrez o que está rolando é vale tudo 

    1. A esquerda é fraca e

      A esquerda é fraca e insignificante. Todas as facções direitistas individualmente são mais fortes que a esquerda. 

      E o povo é fraco e submisso. Se tivessemo um POVO de verdade, já tinhamos chutado essa galera para fora !!! Ou então eles já tinham tido que matar dezenas de milhares para se defenderem.

  24. Xadrez demolidor, além de esclarecedor.

    Prezados leitores,

    Conforme já afirmei noutros comentários, as crônicas da série devem ser reunidas em livros. Já apontei qual das crônicas deve encerrar o primeiro volume. Se Luís Nassif dá atenção aos comentários que posto aqui, já deve estar organizando esse Vol. 1.

    Esta e outras recentes crônicas da série devem integrar o Vol.2. E pelo andar da carruagem, caso não seja fechado um acordão e o caixão da Fraude a Jato e outras manobras midiático-policiais-judiciais-político-militares, muitas outras crônicas desta série ainda serão escritas.

    Luís Nassif demonstra com a série “O Xadrez…” sua extraordinária memória e capacidade de análise. Como todo bom jornalista, todas as crônicas e análises opinativas são embasadas e ancoradas em fatos. Luís Nassif mostra que qualquer Jornalista digno de assim ser chamado JAMAIS deve se render apenas ao opinativo e à expressão de visões e ideologias político-econômico-partidárias, ou seja, um Jornalista SEMPRE deve se embasar nos fatos e sua correta narração, que se chama REPORTAGEM.

    Nesta crônica Nassif deslinda os meandros do STF, da besta (o fantasma nazifacista insuflado pelo PIG/PPV e que com ele se confunde, tal qual a trindade com um deus uno), das quadrilhas políticas envolvidas no golpe de Estado, do rentismo nacional e internacional que dá as coordenadas da trama golpista, sugerindo – mas não citando explicitamente – o alto comando internacional do golpe, que sabemos ficar nos EUA.

    A única ressalva/observação que tenho a fazer sobre esta crônica é relativa ao item 2, da Peça 2, em que está escrito:

    “Aliás, é curioso o desconhecimento das engrenagens do Supremo e da Justiça por parte dos analistas políticos. É o caso de Rubens Figueiredo em artigo publicado no Estadão com título taxativo: “Teorias conspiratórias são ofensa ao bom senso” (https://goo.gl/Awg5Tf). Conspiração não é apenas supor que Teori possa ter sido assassinado, mas imaginar que sua morte mudará alguma coisa na Lava Jato.”

    Da forma como foi apresentado o texto, a impressão que fica é de que a última frase (Conspiração não é apenas supor que Teori possa ter sido assassinado, mas imaginar que sua morte mudará alguma coisa na Lava Jato.) é uma observação do próprio Nassif. Mas analisando a lógica do discurso percebe-se que tal expressão é a conclusão a que chega Rubens Figueiredo, a cujo artigo, intitulado “Teorias conspiratórias são ofensa ao bom senso” , o parágrafo faz referência, apontando inclusive o link por meio do qual pode ser acessado e lido.

  25. O PODER DA BESTA
     
    Previa-se

    O PODER DA BESTA

     

    Previa-se para fevereiro a homologação das informações prestadas. O que poderíamos esperar? Um arreglo com o TSE para o não julgamento das contas de campanha Dilma-Temer, por certo. A continuidade no Congressos da votação da aposentadoria e a mitigação da crise financeira dos estados. Uma pequena melhora do quadro geral da economia, potencializado pela propaganda midiática. O circo de sangue da “guerra civil controlada” das organizações criminosas dentro das prisões, para deleite da mídia-em-busca-da-notícia e desvio de foco da Besta. O preparo antecipado da campanha de 2018, já empurrada para o centro da discussão com o prematuro lançamento da candidatura Lula em abril. Problema: Sergio Moro/Janot pressionados pela prisão de Lula. Uma solução a curto-médio-prazo: deslocamento da reivindicação desse ato para a mídia ultra-direitista, aqueles aloprados invasores de Congressos que clamam em desespero pela intervenção militar, uma garantia da desmoralização da causa. No âmbito do STF, condenações a conta-gotas de políticos começando-se, claro, pelos membros do PT entremeados por pequenos peixes do PMDB, quiçá PSDB (tesoureiros de campanha, vereadores de pequenas cidades, doleiros, colaboradores de estatais, etc). No geral, a Besta sedenta de sangue assim iria ser alimentada. E assim, seríamos todos arrastados até final de 2017.

    Mas quis a má sorte, o mau tempo, a imperícia (ou o desespero de quem não tem sangue frio), o fado, enfim, que o avião do nobre ministro Teori caísse e desse fim ao que havia sido planejado. O destino, então, dobra a aposta e as cartas são novamente distribuídas.

    Estupefação e pânico geral. A mídia alta e as subterrâneas da net tem um final de semana de esplendor, batendo todos os recordes de likes, unlikes, retwitagens. Satélites congestionadas. Fibras óticas enrubescidas.  

    O glabro e valente Sérgio Moro se apressa a declarar que a Lava Jato não termina, mas se candidata (ou é lançado) à vacância no STF. Ponha-se no seu lugar: livrar-se da batata quente prisão de Lula e ser alçado ao céu STFano é um ótimo negócio. Outros mais se candidatam à vaga aberta de santo, ainda ao lado do cadáver insepulto. Temer, que pode ser tudo exceto ingênuo, também fatura em cima e se esquiva de indicar seu próprio juiz. Enquanto isto, a recém gerada bata quente é passada (e descartada) de mão em mão. A mídia ainda tenta, no desespero, recolocar outra pauta em discussão: reaquece a pauta guerra civil e, pasmem, em vão tenta reacender o debate de Donald Trump (mas o que a Madona estava fazendo com aquele capuz de gato?). Em vão, a Besta quer mesmo saber agora quem assassinou Teori. 2ª feira a o gravador do King Air é encontrado e a fita rapidamente lida. Em tempo recorde, a versão extra-oficial dá conta na 3ª feira pela manhã que o piloto declarou unicamente o óbvio: chovia durante o vôo. Logo após, completo, o avião faz uma volta de 180 graus, estola e cai. Assim. Sem mais nem menos. Como quem muda um canal que não nos agrada. A Besta não se conforma. Mas engole. O próximo passo é a indicação do sucessor. Isso deve ser efetivado no máximo até final desta semana. Meu palpite: o decano (que parece um tanto enfermo) e o Gilmar. Creio que esta cartada se resolve deste jeito. Uma rodada curta com muito barulho por nada. Mas com um lucro enorme para quem viu a sua estratégia construída a duras penas, literalmente, ir água abaixo com o Rei dos Ares.

    O saldo da história: um Sergio Moro/Janot assustados com margem de manobra evidentemente diminuídas. Uma operação abafa-jato ganhando um enorme fôlego. Uma mídia em busca de uma nova puta-notícia para vender, pronta para repercutir com toda potência que é capaz.

    Então, se nenhum outro Rei dos Ares nos pregar nenhuma peça a mais, se nenhum aloprado tentar (e eventualmente conseguir) causar alguma injúria em um dos agentes construtores da Lava Jato (MP, PGR, STF), ou se nenhuma conta corrente da cúpula do PT/PMDB for encontrada (em paraíso fiscal), a previsão para domar a Besta até o final do ano deve ser a cobertura potencializada, ao máximo, pela mídia: a) continuidade guerra civil controlada; b) a melhora da bolsa, a diminuição da inflação e algum (por deus, pelo menos algum!) crescimento da economia; c) as prisões dos peixinhos (e talvez de algum peixão) que o processo abafa-jato no STF, inexoravelmente vai ter que produzir.

    E la nave vá, até chegamos o final de 2017. Outra rodada deve terminar. E as cartas novamente serão embaralhadas. E a depender de como a corrida eleitoral vai (que, é claro, vai depender em muito do quadro econômico a nós submetidos), a batalha final começará a ser travada.

    Os Moros e Janots farão sua entrada triunfante em cena, e a alta mídia, mais uma vez, deverá ser chamada para prestar seus serviços na reativação da Besta. O ato final deste drama será então encenado.

    Uma lástima.

  26. Darcy Ribeiro: “Não é crise, é projeto”…

    Nassif, quem lê seu texto, pelo menos essa é minha impressão, tem a ideia de que:

    – teori era vítima das pressões;

    – o stf é refém da farsa-jato…

    Eu respeito sua tradição ao consenso, e sua inclinação otimista e razoável, não querendo atear fogo…

    Mas tudo tem limites…

    Não há crianças no stf…o próprio processo de indicação e escolha, desnudado no caso do juiz que mata no peito (e fux-se o fato) já nos indica que tipo de pressões incidem naquela casa…

    A conformação do sistema carcerário brasileiro é outra…ou você acredita que só pobre e preto deve ir para cadeia…

    Então meu caro, de uma vez por todas, o stf, a farsa-jato, enfim o sistema normativo funciona para que as coisas sejam do jeito que estão…

    O assombro, nossa tragédia (mas ao mesmo tempo, nossa redenção) é que agora todo mundo pode ter acesso a pelo menos uma parte do que acontece…

    teori foi só um mataborrão perfeito para tirar o excesso da sujeira e do abuso…

    Meuzeus, por que você acha que gilmar (dantas) mendes faz o que faz e ninguém dá um pio?

    Um exemplo menor do que acontece no judiciário foi noticiado no seu blog, no caso do filho do dono da franquia da g(r)obo na Paraíba, que atropelou um agente de trânsito em fuga de uma operação de fiscalização (lei seca)…

    20 horas o decreto de prisão.

    03 horas da manhã, o decreto de liberdade…

    Então, meu amigo, esse não é um sistema de oportunity?

  27. O único que tem peito para
    O único que tem peito para encarar os abusos da lava jato é o Gilmar Mendes. Acontece que ele seria seletivo livraria os amigos e condenaria os que julga i, o PT. Então tem que ser o Lewandowski ele é mais equilibrado.

  28. O poder* e queda da Babilônia e a nova Babilônia transmitente

    A filha da Babilônia (Brasil) – Jeremias 51.

    “(8) Repentinamente, caiu a Babilônia e ficou arruinada, lamentai por ela, tomai bálsamo para a sua ferida; porventura, sarará.

    (17) Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu; pois suas imagens são mentira, e não há fôlego. (18) Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer.

    (30) Os valentes da Babilônia  cessaram de pelejar, permanecem nas fortalezas, desfaleceu-lhes a força, tornaram-se como mulheres, estão em chamas as suas moradas, quebrados os seus ferrolhos.

    (31) Sai um correio ao encontro de outro correio, um mensageiro ao encontro de outro mensageiro, para anunciar ao rei da Babilônia que a sua cidade foi tomada de todos os lados, (32) que os vaus estão ocupados, e as defesas queimadas, e os homens de guerra amedrontados.

    (33) Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: A filha da Babilônia é como uma eira quando é aplanada e pisada; ainda um pouco, e o tempo da ceifa lhe virá.”

    ****

    * Interpretação para o poder da imagem (17-18): O dinheiro.

     

  29. Alexandre de Moraes no STF, que tal?

    Provavelmente vai topar a história do Caixa 2, sai do Ministério da Justiça enquanto ainda conseguem evitar uma desmoralização completa e limpa o caminho do Alckmin pra escolher seu sucessor.

  30. Ahh, essa justiça
    Se eu não tivesse visto a pressão vinda do judiciário quando o Valdir Maranhão quase melou a conspiração do golpe na câmara, eu acreditaria que a justiça é isenta. As pressões são outras. O golpe estava escrito e o “poder” judiciário (aparelhado) é mais um jagunço yankee, apenas. Vamos falar da destruição da indústria naval, indústria de base, indústria petrolífera, indústria da construção civil, etc. que é o preço a ser pago para evitar uma intervenção militar americana por aqui. É o que vai acontecer certamente se um eventual governo Lula tentar retomar Alcântara. “Tenho vontade de recomendar aos jovens: saiam desse país”.

  31. Ah tá.

    Se eu não tivesse visto a pressão vinda do judiciário quando o Valdir Maranhão quase melou a conspiração do golpe na câmara, eu acreditaria que a justiça é isenta. As pressões são outras. O golpe estava escrito e o “poder” judiciário (aparelhado) é mais um jagunço yankee, apenas. Vamos falar da destruição da indústria naval, indústria de base, indústria petrolífera, indústria da construção civil, etc. que é o preço a ser pago para evitar uma intervenção militar americana por aqui. É o que vai acontecer certamente se um eventual governo Lula tentar retomar Alcântara ou o pré-sal. “Tenho vontade de recomendar aos jovens: saiam desse país”.

  32. Caro Nassif, numa boa, sem

    Caro Nassif, numa boa, sem alarmismo. Nós estamos sendo ratos de laboratório de direcionamento de comportamento social e ingerência política por meio de métodos não-convencionais. Se podem desligar e ligar o “janelas” remotamente, porque não o fariam com um avião todo conectado made in USA? Motivação? apenas confundir, atrasar, isso não é pouco, se possível interferir.

  33. E no final, se o todo golpe

    E no final, se o todo golpe der certo (e tudo para nós der errado), não vai sobrar nada para a Globo, vai virar tudo Fox. E sobrevirá o “fim da história”, da história tão bela e singular do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador