Os foguetes políticos que faltam ser disparados

A caixa de Pandora da Lava Jato ainda não jogou todos seus dados no ar. Nos próximos dias, haverá o ápice dos movimentos iniciados nos últimos meses.

O primeiro, o caso Eduardo Cunha.

Cunha está no seu limite, cercado por todos os lados, sem espaço para manobra no STF (Supremo Tribunal Federal), acuado na Comissão de Ética da Câmara, sendo submetido a uma pressão sem paralelo, diuturna, na qual não pode cometer nenhum erro.

O fato capaz de desmontá-lo emocionalmente provavelmente será  a detenção ou convocação coercitiva de sua esposa, deixando-a a mercê dos trogloditas de Curitiba.

Nos últimos dias, além disso, robusteceram-se os rumores sobre a ação da Procuradoria Geral da República em cima dos parlamentares investigados.

A análise dos ventos e dos astros revela uma boa probabilidade de ambas as operações serem disparadas nos próximos dias.

Se essas duas ofensivas forem deflagradas, haverá dias de tensão absoluta.

Provavelmente Cunha pretenderá levar junto com ele Renan Calheiros, Michel Temer e Romero Jucá, sem contar parceiros de outros partidos. Mas provavelmente o Congresso será libertado do grupo inacreditável de parlamentares financiados por Cunha.

***

Paralelamente, ganhará nova intensidade a ofensiva sobre Lula.

Desde o início, o objetivo final da Lava Jato é condenar Lula ou, no mínimo, inabilitá-lo para eleições futuras.

Passado o impacto da truculência da Lava Jato da última sexta-feira, provavelmente persistirá a ofensiva.

*** 

 E aí o jogo de xadrez ficará complexo.

A estratégia da Lava Jato será submeter Lula a julgamentos, inabilitando-o para as próximas eleições. Será possível meramente com uma sentença do juiz Sérgio Moro confirmado pelo Tribunal Federal de Curitiba. Com as afinidades políticas entre ambos, o impossível seria a não confirmação da sentença.

Deste vez, não haverá a grande contribuição do procurador Carlos Fernando e do juiz Sérgio Moro, deslegitimando qualquer medida com sua truculência barra-pesada.

***

Sendo julgado, há a probabilidade de Lula ser absolvido. Mas a probabilidade maior é de ser condenado e a condenação ser confirmado pela segunda instância, inabilitando-o para as próximas eleições.

Se conseguirem anular Lula, a oposição não leva. Haverá abalos sísmicos na política brasileira, manifestações de rua, mas o fato consumado baixará a fervura política e obrigará todas as partes a um pacto de governabilidade, uma trégua até 2018.

Sem o risco de Lula em 2018, a tendência será uma dose de bom senso amparando o governo Dilma Rousseff, do mesmo modo que aconteceu com Itamar Franco no impeachment de Fernando Collor.

***

Depois, provavelmente as eleições mais selvagens da história moderna brasileira, desde as eleições heróicas de 1974.

Seja qual for o resultado, a imprudência de dar toda corda para a Lava Jato cobrará uma conta futura enorme do país. Levará anos até que um novo arco político ganhe consistência para unir o país em torno de um projeto factível.

***

Sobre o Supremo Tribunal Federal:

Há uma diferença fantástica entre o tamanho real das pessoas ilustres e o da sombra que projetam.

Há Ministros conhecidos como o passaporte para uma nova renascença, os iluministas capazes de conduzir o país com suas luzes, que não resistem a um track de rede social. Só conseguem se locomover em temas de unanimidade.

E outros que, sem a solenidade dos muito ilustres, honram e dignificam seu trabalho casando conhecimento e bom senso com a coragem.

Salve Ministro Marco Aurélio de Mello.

229 comentários

  1. A probabilidade de Lula ser

    A probabilidade de Lula ser absolvido será pífia, ínfima.

    Já está definida a nova estratégia da República do Paraná de tentar condenar Lula por qualquer motivo e atropelando a Constituição, Lula tem que ser condenado, senão, a Lava Jato falhou miserávelmente com a Globo e o estrangeiro.

    Se isso ocorrer, o Governo Dilma pode chegar até 2018, mas chegará em frangalhos.

    A saída para preservar Lula seria a Dilma o nomear para algum cargo de primeiro escalão, escapando assim das garras provincianas de Sérgio Moro e procuradores fanfarrões.

  2. Enquanto isso, segue a

    Enquanto isso, segue a blindagem a Aécio.

    Ele sairá mesmo impune de toda esta trama?

    Se ele for preservado pelo irmão Janot, o que o populacho deveria fazer?

    E a Globo, qual será seu destino?

  3. Quadro complexo, Nassif.
    Com a ressalva de que a “conta” não é futura.
    Já foi apresentada e não tem “troco”. Caríssima. Perdas pesadas e irreparáveis. E continua…
    Restou nada ao povo trabalhador. Minto, restou terra arrasada, desesperança, perdas que nunca pensamos ver refletidas nos olhos de nossos filhos ao perceberem o aperto nas contas, a busca por trabalho desde a “dispensa” do pai. Seus cenhos franzidos, a preocupação com o amanhã… Jovens estudantes pensando em “dar um tempo nos estudos e arrumar um trampo qualquer”. Aposentados como eu tendo que raspar a poupança para ajudar os filhos. Já penso em arranjar eu “um trampo” para reforço… Faz sentido isso, mesmo com a crise internacional?
    Estrago fenomenal. Esta é a conta já apresentada.
    Mas ainda tem mais. Estamos na chuva Nassif. Rasgos profundos. Se cicatrizar, estaremos no lucro…
    Mas podemos sempre agradecer aos artífices e operadores dessa imundície; belo trabalho de combate à corrupção.
    Louve-se MAM por ter feito o que devia. A que ponto chegamos …
    Se houver eleições livres e democráticas em 2016 e 2018, ainda temos chance de recuperação no próximo decênio. Se vencer Aecio ou qualquer parelho, nem em 30…

    Lamento. Desculpe o tom, mas depois do que aconteceu na sexta e de sabermos que foi um balão de ensaio para calibrar as ações futuras. Que não vai haver reconhecimento dos agentes de que houve arbitrariedade, desmando, pisoteamento do estado de direito, só resta dar Boa Noite.

    O post vai render uma boa discussão. Excelente.

  4. Nem sei mais o que pensar

    Nem sei mais o que pensar sobre o futuro…….  Respeito o Nassif, mas acho completamente impossível prevermos o que acontecerá se Lula for preso depois de um julgamento insosso, sem provas robustas, algo como a tal “Teoria do Domínio do Fato” – Moro declarando: “condeno porque “tudo indica” que Lula sabia e comandava as fraudes na Petrobras…..” –  O país se incendiará, é o que acredito……   E a fratura social, aumentada em paroxismos infinitos, explodirá de vez! De um lado, os antipetistas mais radicais comemorando e vociferando seu ódio contra Lula, e declarando que “a justiça foi feita….” – do outro lado, os que enxergam com clareza o golpe, indignados, revoltados, indo às ruas em manifestações incontroláveis…… – e no meio de tudo, uma maioria atônita, com opiniões próprias ou confusas, mas sem querer se meter na confusão…..  Que Deus nos proteja desse caos absoluto! Mas Moro, Globo e os que estão unidos desde o princípio nessa operação tenebrosa, não vão desistir, nem podem, já foram longe demais….  O que podem fazer? Absolver Lula e transformá-lo em herói, dar a ele um atestado absoluto de idoneidade, confessar que não acharam nele crime algum…? É entregar a ele o diploma de presidente em 2018!  Até por esse motivo, eles agora têm que ir até o fim.  A nação pagará o preço!

     

    • Vc tem razão, Eduardo Ramos

      Lula vai ser condenado de qualquer jeito. Não há alternativa possível. Temos que lutar, que protestar, mas, nessas alturas, eles não podem mais recuar. Vão ter de pagar pra ver. 

  5. PF,MP e Moro são parciais.

    Hoje mesmo os vazadores da lava jato acusaram Paulo Okamoto de lavagem de dinheiro,os próximos passos desses investigadores será incrimina-lo para deslegitimar todo o trabalho do Instituto e por conseguinte,Lula.

  6. Reafirmo

    Dilma e Lula (se ele não for candidato) elegem o sucessor.

    O mais, é ladroagem da máfia financeira.

    Porém, a partir de 2019 as mafiosas famílias midiáticas vão ter que rebolar.

    E zé finim zé finório.

     

  7. Como observador de fora eu

    Como observador de fora eu vejo que a sua rede Globo extra-oficialmente tomou o controle do país por meio do Moro, a tentativa de prender Lula (com o apoio das partes do judicíario que deveriam por lei impedir) com os soldados pesadamente armados para mim foi um exemplo claro de que o governo “oficial” de Dilma não manda mais no país. Vocês têm para todos os efeitos uma “ditadura da mídia” em efeito, combinada com uma “ditadura da justiça” que é morte certa para qualquer democracia. E como se isso não fosse o suficiente os seus juízes decidiram que podem abertamente decidir o que vale e o que não vale à revelia da sua constituição (vide o Moro quebrando as regras e não acontecendo nada para ele) e isso também é fatal para qualquer democracia (insegurança jurídica e sensação de que não existem mais leis).

    • De braços dado com a redentora Lava Jato

      A prisão de Lula, opa, a condução coercitiva de Lula, com todo aquele aparato de soldados e fuzis, não remeteu muito de nos aos tempos da ditadura? Do Dops… A Rede Globo parece que semioticamente piscou e voltou aos tempos que andava de braços dados com generais.

  8. E o Aécio ?Tem que atingir

    E o Aécio ?

    Tem que atingir de morte o coração dos coxinhas.

    Se o Aécio for denunciado o país voltar a ter paz.

    Baixa a bola dos coxinhas, dos jornalistas pigais, e o mais importante, baixa a bola da Globo.

    Em relação ao Lula, está rolando um boato que a ordem agora e torna-lo inelegível por 10 anos, já que prender ficou difícil.

    Seria uma espécie de prêmio de consolo aos bravos da lava jato.

    Agora, não sei se irão conseguir baseados em ilações.

    Se conseguirem, sem problemas !

    O Lula sai abraçado com o  Haddad percorendo o país, para lançar o poste versão 2.0 turbo.

     

    • Por isso falo há meses que

      Por isso falo há meses que Janot é o homem da crise política !!! Se ele não fosse golpista, já teria denunciado Aécio e o país estaria pacificado…

  9. Nomeie Lula ministro Dilma

    Assim ele sai das garras do Moro e vai pro STF.

    Dane se  o que o povo pensa, o povo te odeia.

    Dane se a imprensa.

    Dane se todos.

     

    Não é hora de deixarmos a ousadia no monopólio dos canalhas simples assim.

  10.   Nassif, seus artigos

      Nassif, seus artigos ultimamente estão o suprassumo da análise.

      Só me permito discordar do seguinte: “Sem o risco de Lula em 2018, a tendência será uma dose de bom senso amparando o governo Dilma Rousseff, do mesmo modo que aconteceu com Itamar Franco no impeachment de Fernando Collor.”

      Aqui acho que entra um wishful thinking dos bravos. Na hipótese de derrubada de Lula, vejo é o grupo pirata partindo para o ataque com a faca nos dentes.

  11. Pensaram que era moleza mas foi doce ilusão

    Alguns petistas da mídia, acompanhados por Lula e correligionários, colocam demasiada fé “nas ruas”.

    Não haverá o que pensam, ou o que ardentemente desejam. Talvez alguns grupelhos de manifestantes aqui e acolá, dissolvidos que serão pela estratégia que já está montada pela polícia nas maiores capitais.

    Irão vociferar as costumeiras palavras de ordem “povo unido jamais será vencido”, “Lula lá”, “madeira petista verga mas não quebra”, e outras tolices afins. Todos vestidinhos de vermelho com suas camisetinhas com estrela branca e bonés, pura baboseira. Dispersam logo que percebem que não haverá show de forró depois do comício, nem espetinho de churrasco gratuito.

    Esse fiasco, o “das ruas”, é justamente o que falta para sepultar o PT como ideia no país. Desmoralizados diante da realidade, os líderes encardidos da legenda vão se abrir para aceitar qualquer coisa que permita a permanência no poder.

    Lula, o pai dos pobres, vai ver o que acontece quando não se tem mais a oferecer a não ser promessas, e promessas que envolvam sacrifício, o que é pior. Vão lhe dar as costas sem vacilar. E ele que não se atreva a tentar recuperá-los pelo brio, pois correrá perigo de ter de encarar a fúria da multidão.

    Massa ignorante é perigosa. “Se me serves, te glorifico, senão, te ignoro, mas se me ofendes, te agrido”.

    Falar mal das elites também não vai colar. Quem jogou o país nesta situação foi a política da petista que ganhou a eleição, e seus asseclas. Não foram as elites.

    Criticar a mídia também não cola. São agora os fiscais, patrulheiros que vigiam o castigo dos corruptos.

    Já escrevi aqui a mais ou menos um ano: o PT vai pedir a cabeça de Dilma. Não há outra saída.

    Lula, me faz lembrar aqueles filmes de pirata onde os bucaneiros tem de caminhar manietados pela prancha, ou então eram enterrados na areia da praia, só com a cabeça de fora.

    E a maré está subindo…

    Onde estão os camaradas cubanos? Ah, sim. Engraxando as botas dos norte americanos.

    E os soviéticos? Esses nem sabem que a gente existe.

    E os amigos venezuelanos? Lutando para não morrerem de fome.

    E os parceiros chineses? Fazendo negócios e tentando sobreviver ao seu sistema de governo.

    Mas e os bolivianos? Articulando para chutar o comunistinha de paletó esquisito do poder.

    E os amigos que temos na África? Preferem acreditar no “bispo” Macedo.

    E los hermanos argentinos? Conseguiram despachar a populista, estão reconstruíndo, consertando o estrago.

    E os chilenos? Fizeram ótimo acordo comercial das nações do Pacífico.

    E os metalúrgicos? Desempregados.

    E o MST? Quem sobreviveu está pedindo esmolas.

    Mas e a CUT, o Paulinho da Força, o Vicentinho? Viraram a casaca.

    E os Suplicy? Uma já foi e o outro pôs as barbas de molho.

    E o Hélio Bicudo? Mudou de lado, agora é coxinha.

    Putz meu, não tem mais ninguém atrás de nós? Tem sim, o japonês da Federal.

    Pô, mas só o japonês? Não… o Moro também.

  12. Descupe, Luis Nassif, mas

    Descupe, Luis Nassif, mas você está simulando com as brancas ou com as pretas?

    O quê que o Eduardo Cunha pode na próxima jogada errar ou não errar?

    É ele que vai dar um balão no alerta vermelho da Interpol?

  13.  
    Muito já se falou nessa

     

    Muito já se falou nessa alternativa, mas, com o cenário atual, é chegado a hora de tirar o Lula das mãos do Moro, indicando o ex-presidente para um ministério.

     

  14. precisamos saber, Nassif

    o que de fato aconteceu no aeroporto e travou a já sabida condução do Lula para Curitiba por ordem do Sergio Moro.

    Há, nas redes, algumas versões, sempre com a intervenção das Forças Armadas, particularmente a Aeronáutica.

    romério

     

    • Eu li esse relato.E de se

      Eu li esse relato.E de se pensar o seguinte só o professor luizinho gritando,que nem louco não seria suficiente para,abortar tal operação com toda a midía dando suporte.Segundo a expressão do Ministro Marco Aurelio:”praça de guerra” referia-se apenas os pro e os contra Lula?Uma coisa eu vi pela TV tinha muito mais pró do que contras.E as Imagens de aviões se preparando para decolar bem sugestivas….

      Agora o que realmente aconteceu só saberemos daqui 30 anos…

  15. O país perdeu o judiciário,
    O país perdeu o judiciário, esse foi sequestrado muito antes que o Lula. Aquilo que foi feito para garantir a paz social não existe mais, muito provavelmente uma outra constituição já está sendo seguida, para nós não virá na forma de AI (ato institucional…) qualquer coisa, virá na forma de acoelhamento do STF.
    Tudo será devidamente reinterpretado -o nosso decano é exímio nisso-, mudança de tempo/mudança de tese, não fazem isso amargurados, são o que sempre foram apenas o Gilmar Mendes não se negou a mostrar a verdadeira face. A renúncia seria um gesto de grandeza, mas como esperar grandesa dessa gente?

  16. O país perdeu o judiciário,
    O país perdeu o judiciário, esse foi sequestrado muito antes que o Lula. Aquilo que foi feito para garantir a paz social não existe mais, muito provavelmente uma outra constituição já está sendo seguida, para nós não virá na forma de AI (ato institucional…) qualquer coisa, virá na forma de acoelhamento do STF.
    Tudo será devidamente reinterpretado -o nosso decano é exímio nisso-, mudança de tempo/mudança de tese, não fazem isso amargurados, são o que sempre foram apenas o Gilmar Mendes não se negou a mostrar a verdadeira face. A renúncia seria um gesto de grandeza, mas como esperar grandesa dessa gente?

  17. A simplicidade da análise de Nassif

    esqueceu de incorporar o peso que tem Lula na vida política do país.  Lula é um lider referenciado por milhões. O fato de que 37% consideram que ele foi o melhor presidente do Brasil, já basta para demonstrar isto.  Mais de um terço dos eleitores brasileiros, mesmo sob o bombardeio diário da imprensa e da oposição, não conseguiram mudar esta opinião. Lula é detentor de um capital político jamais visto em nossa história. Mesmo preso, Lula será capaz de influenciar de forma definitiva as próximas eleições.  Mesmo que ele seja impedido de se dirigir ao povo, ninguém poderá impedir que sua imagem e sua voz, já gravada seja reutilizada na campanha.  O seu último discurso, por sinal um dos melhores que ele já fez,  será uma pedra de toque, capaz de sensibilizar a todos.  

    Seria importante que o PT e Lula, sabendo da estratégia da Corja golpista, gravassem de uma forma antecipada diversos pronunciamentos a serem usados em 2018.  

    Mesmo que cassem o PT, ninguém poderá impedir que este capital, com a concordância de Lula, seja utilizado por outro candidato de outro partido.  

    Quem viver verá que a Internete tudo mudou.  Acabou-se o papel de dono da informação até agora jogado pela imprensa escrita, falada e televisionada. E é isto que nos manterá como protagonistas principais por muito tempo.

  18. Como leitor assíduo do blog,

    Como leitor assíduo do blog, eu só tenho uma ressalva: a fervura não irá baixar com a eventual condenação de Lula em processo por Sérgio Moro e confirmada pelo TRF da 4o Região em Porto Alegre. Infelizmente, a panela de pressão irá explodir em uma crise sem precedentes com muito sangue nas ruas e de desfecho impossível de prever.

    Até agora, as “provas” apresentadas, falando como profissional de direito, são de uma pobreza que faria envergonhar qualquer estagiário de direito. Elas são colocadas em 3 níveis na Lava Jato com um 4 a ser apresentado futuramente na Zelotes:

    1. O “triplex” do guaruja. Essa é a mais vergonhosa de todas. Como já foi dito aqui e em outros lugares, uma construtora faz reformas no imóvel querendo vender para uma pessoa que seria de certa maneira um garoto-propaganda de seu empreendimento. Lula, antes de ter sua imagem desgastada pela mídia seria o vizinho ideal de 8 em 10 brasileiros. Quem não gostaria de te-lo em seu condomínio em 2010, 2011? Nada comprova que esse imóvel seja do Lula, ne com uma reza dá para provar alguma coisa.

    2. O “Sítio”. Pedalinhos, Iates de 4 mil reais. Precisa falar mais alguma coisa? Precisa, nem em 1000 anos se comprovará que esse Sítio e de Lula.

    3. As palestras. Como demonstrar que houve lavagem, quando mais de 60 por cento das palestras vem de empresas como Microsoft, Nestlé, Globo (!), Tetra Pak e sem ligação com a lava jato? E mesmo as empresas citadas na Lava Jatos quando há declaraçao a receita federal e provas robustas da prestação do serviço?

    4. A inacreditável tese da “compra da mp automotiva”, aquela mesma que foi aprovada por UNANIMIDADE no congresso.

     

    Os partidários do ex-presidente e as pessoas com um mínimo de noção cívica NÃO vão aceitar um julgamento com provas tão frágeis e uma inabilitaçao que lhe tirará o direito de eleger alguém. O couro vai comer e vai comer forte se isso ocorrer.

     

     

    • “Domínio do fato”…

      Verdade… O “domínio do fato” não vai colar desta vez, já que a popularidade do Zé Dirceu era apenas 1% da popularidade do Lula…

    • Uma pergunta:

      Quem vai pra rua fazer o sangue correr? O cidadão comum? Por que? Por que amam o Lula a ponto de ir pra guerra?

       

      Ou será a militância? Ela está preparada? Então existe mesmo o eixo paramilitar Havana-Caracas-Brasíla?

       

      Em sendo assim, vão dar conta do recado? As FFAA vão reagir. Vão pro confronto mesmo?

       

      Apenas fiquei curioso.

       

  19. O que já se sabe

    A reportagem da Folha chegou ao prédio do Lula às 5p5 da sexta-feira. É de se imaginar que às 6p0 todos os ministros do STF já estavam de pé e ao telefone. Às 7h Lula já estava sendo levado para Congonhas para ser embarcado para Curitiba. Quem deu a ordem para não deixar o avião decolar? Quem determinou que Lula não embarcasse, desautorizando Moro? Alguém tinha que ir pessoalmente a Congonhas para soltar Lula e o escolhido foi o ministro Marco Aurélio (já iria mesmo a São Paulo, tinha entrevista à noite). Meio que de passagem, o ministro disse à CBN que esteve perto da sala do depoimento ali pelas 10h, que não viu Lula, mas que usou o banheiro. Portanto, o ministro saiu de Brasília perto das 8h, quando a prisão de Lula já era assunto nacional. O relatório do delegado da PF divulgado ontem diz que deputados do PT esmurravam a porta durante o interrogatório. O ministro Marco Aurélio viu isso? Como ele chegou a Congonhas, voo de carreira? Quando ele saiu de lá, antes ou depois de Lula entrar no carro e ir para Diretório do PT? Lá pelas 11h a Globo News informava que o depoimento havia acabado e que Lula iria de avião para Guarulhos para evitar tumulto. Repetiram isso algumas vezes. Ou seja, quase meio dia e o Juiz Moro e a Globo ainda tentavam colocar Lula no avião.

    • Também tenho essa impressão,

      Também tenho essa impressão, a mordida de uma piranha mais graúda na 6a é que deu uma sacudida maior.

    • Concordo.
      Tanto que quando

      Concordo.

      Tanto que quando saiu em algum ‘blog sujo’ (não lembro qual) que o plano B do PT seria Jaques Wagner, na mesma semana a mídia tentou a todo custo inclu-i-lo na lava ja.

  20. Não acredito.

    Não espero nada de razoável, nem justo, nem de algum valor deste judiciáírio midiático que está se apresentando sob auspícios da  vazajato. Pode ser o sonhado pacto de FHC dos últimos dias (Apocalípse). Ou como imaginava meu amigo I.Kopá, húngaro, que queria jogar uma bomba atômica aqui para dar oportunidade a nova civilização.

     

     

     

     

     

  21. nassif sempre vendo tudo com

    nassif sempre vendo tudo com lentes róseas: se Lula for preso ou impedido, aí é que a pressão para o impeachment de Dilma vai subir mais ainda

     

    a globo é a mãe do golpe

  22. Exercito
    Li no 247 e valor, que o comandante do Exército está acompanhando de perto a crise “politica e judiciária”. Bem segundo ícones dos Golpistas, a Justiça está sendo feita. Mas pelas palavras do comandante, o Exercito também esta de olho nos abusos escancarados do Juiz Nazista.

  23. Acho que há uma parte falha

    Acho que há uma parte falha nessa análise. Com a tirado dos direitos políticos de Lula – que equivale a uma prisão virtual – a fervura nas ruas será imprevisível. Não creio que ela pode abaixar, ainda mais considerando que os outros atores políticos são medíocres e estão no topo da hierarquia ( Dilma, Temer, Cunha e Renan). O país pode cair no caminho de uma venezuela e o Lulismo virar nosso peronismo. MAs entendendo a análise do Nassif – e como o médico que tenta ver uma possbilidade de melhora mesmo quando o paciente já está em coma. 

  24. Salvar Cunha para salvar Lula e o Brasil?

    Se esse cenário que Nassif idealizou se realizar o Brasil se tornará uma irrelevante Somália, como anotou um comentarista aqui do blog há alguns dias. E também não creio nesse clima de pacificação em torno de Dilma. Mas concordo com os alvos Cunha e Lula.

    É preciso destruir a Lava Jato antes que ela destrua o Brasil.

    O que está em jogo não é apenas o legado social de Lula, uma vez que ele vem sendo atacado desde 2005. O alvo maior da Lava Jato é o Estado de Direito representado pela Constituição Federal.

    Lula, que foi deputado constituinte e um de seus artificies, é o símbolo maior da Constituição considerada aviltante pelo movimento fascista que prega abertamente o Golpe. A Carta Magna preconiza a redução das desigualdades sociais e os valores da solidariedade, da liberdade de expressão e do trabalho. Valores esses completamente opostos aos da ditadura que se aproxima.

    O dilema é que destruir a Lava Jato significa salvar Cunha junto com Lula.

  25. Entre o golpe puro ou só golpe mesmo.reso

    Começa-se desenhar um movimento para inabilitar Lula através de uma ação por improbidade administrativa. 

    Abre-se mão momentaneamente de camburão, algemas e do “Japonês”, mas se cassa os direitos políticos de Lula utilizando-se a Lei da Ficha Limpa.

    Julgamento burocrático em apenas duas instâncias, como já era antes, sem interferências das novas decisões do STF. Tudo segundo as r graus e sem pirotecnia, tem menos possibilidade de botar povo na rua. 

    Mas, dai para frente tudo tem de ocorrer muito rapidamente e não para 2018. Isso porquê em um segundo momento Lula reagirá e no STF tem grandes chances de recuperar os direitos políticos. Tudo deverá ocorrer até outubro deste ano.

    Cunha fora da presidência da Câmara sairá da linha secessória. Eleição de um “ético” para presidir à Câmara. TSE cassa a chapa Dilma-Temer. O “ėtico” assume por 90 dias e são convocadas eleições coincidentes para todos os cargos, de vereador a presidente em outubro.

    Agora veremos se querem pacificar o país com um “golpe puro” ou se é só golpe mesmo.

    No golpe puro, Aécio também será inabilitado. Motivo justos não faltam. Falta é tempo. 

    Ou seja, ninguém levou vantagem. Lula fora, Dilma fora, Temer fora e Aécio fora. Ódios arrefecidos.

    No golpe puro o “presidente tampão” não poderá se reeleger. O TSE terá de inovar e o STF concordar. Nada difícil, há muito a letra da Constituição diz o que o momento quer que ela diga.

    Sem a possibilidade de reeleição, os planos de Alckimin são mais fáceis de serem acomodados. 

    Caberá a Marina e Serra decidirem se querem um mandato de 2 anos ou um de 8 anos. Se bem que quem acredita que, uma vez eleitos, respeitaram às decisões acredita em qualquer coisa. 

    No golpe mesmo há duas variáveis para se conflagra o país.

    O TSE cassa Dilma e Temer e empossa Aécio, o segundo colocado das eleições de 2014. Imediatamente o país entra em convulsão. Aécio tem um passado que o inviabiliza. Aeroportos nas terras de parentes, lista de Furnas. A Lava Jato apenas mudaria de alvo.

    O TSE cassa Dilma e Temer e mas não empossa Aécio. Convocadas novas eleições sem Lula, mas com Aécio o PSDB racha. O que estamos assistindo em São Paulo é café pequeno. Inviabilizados PT e PSDB, Marina se elege. Com direito à reeleição e sem partido para dar apoio, começa a ser derrubada no dia seguinte da eleição, não aguardam nem a posse.

    Há uma terceira possibilidade de altos custos e risco. Janot abre a caixa de ferramentas e dispara denúncias seletivas inviabilizando figurinhas carimbadas do Congresso, Renan, Jucá, por exemplo. O TSE os torna réus. No início de 2017 cassam Dilma e Temer, o Congresso elege um dos seus para o presidente tampão.

    Lula estará nas ruas buscando seus direitos políticos, a economia destroçada em 2016.  Risco, no Congresso são “300 picaretas com anel de doutor”, um deles será o presidente.

    Por fim, o povo aprende que a democracia é o,pior regime de governo, tirando todos os outros. 

    Tivessem deixado Dilma governar, Lula não se candidataria em 2018 porque nada teria a ganhar é muito a perder. O PT teria cumprido seu ciclo natural e o povo decidiria quem seria o novo presidente.

    E a Lava Jato?

    Teria cumprido sua missão saneadora.

    Mas Janot foi segurar aquela cartolina – “Aécio, você é a esperança do Brasil”, deu no que deu: do golpe sujo ao golpe mesmo.

    • Creio que o indício mais

      Creio que o indício mais convincente de que o golpe está próximo é a cassação de Cunha. Não porque precisem de uma figura limpinha para ocupar a presidência por 90 dias, mas porque já viram do que o homem é capaz. Não querem correr o risco.

      Quem será o presidente da Câmara? Bem provável que seja um bem disposto ao sacrifício – fazer a limpa ao longo dos 90 dias, a pretexto de reestruturação, redução de custos e geração de receita, para que o tucano que lhe tomar a cadeira não fique com a pecha de entreguista.

  26. Os resultados positivos para

    Os resultados positivos para o Brasil serão insignificantes. A operação, seus condutores, seus possíveis propósitos velados, o ataque aos interesses nacionais, suas consequências econômicas e sociais já foram muito analisados, inclusive aqui, e acho que pouca gente tem ilusão de que vai sair um Brasil melhor dela. O que vai sobrar serão muitos políticos com esqueletos no armário que se submeterão ao poder de quem tem conhecimento, provas sobre eles e o poder de massacrá-los pela mídia. Para se livrar de um cunha e seu grupo não seria necessário nada disso, bastaria que a justiça funcionasse de maneira correta em seu cotidiano.

  27. O Brasil começa a ser passado a limpo…

    …e nada será como antes.

     

    Acima de pessoas e legendas. Muitos repetem a cantilena de “por que o PT e os outros não?”

     

    Não é bem assim e de qualquer forma, tava na hora de pegar pesado com quem brinca com o dinheiro e os destinos do país.

     

    No futuro, cada vez menos toleraremos esse tipo de atitude. E isso é muito.

     

    De fato, a caixa foi aberta e nunca mais se fechará, pois ao atingir o “andar de cima”, ninguém estará a salvo. Muitos ainda se acham inatingíveis, mas o tempo mostrará que isso é e será coisa do passado.

     

    • Realmente, logo se Ve que a

      Realmente, logo se Ve que a justiça é “para todos”, eu como corintiano pergunrto: quem vai punir os ladrões de merenda?

      • Socialismo

        Elite essa do mesmo socialismo que o PT. Mostre-me a diferênça real entre PT, PMDB e PSDB? Optativamente socialistas, incitando a discordia entre a própria esquerda. Pura disputa pelo poder, gatos do mesmo saco. FHC referiu-se à Dilma como “companheira de armas”. A lava-jato vai seguramente atingir Aécio, FHC, Serra e outros. Não é o PT passado a limpo, é o Brasil. Claro que primeiro se abate o chefe da quadrilha, depois os auxiliares e imediatos…

    • Nem A nem B

      Realmente, se instalou no país a mentalidade do “ou vc está deste lado ou do outro”, e isso beneficia apenas quem tem algo a esconder. Todo radicalismo é míope e, como disse o Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra”.

      Não sou petista nem tucano, sou apenas um trabalhador que tenta viver honestamente e quer, sim, ver na cadeia tanto os ladrões de merenda quanto aqueles que se apropriam do cargo público para se apropriar também do dinheiro público.

      Se o benefício indevido veio a partir de superfaturamento, desvio ou do dono da empreiteira que ganhou uma licitação fraudulenta, o crime está consumado.

      Enquanto isso acontece, há crianças que não tem merenda (às vezes, nem escola), nem vacina, nem atendimento médico, nem futuro…

      Não tenho dúvidas que encontrarei todos esses no inferno, mas enquanto estiver vivo ainda tenho esperança de vê-los na cadeia.

      José Roberto

  28. Esqueci de colocar no meu

    Esqueci de colocar no meu comentário uma pergunta: como está o ambiente nos quarteis desde sexta feira, alguém sabe? Eu não consigo crer que os militares estão “de  boa” constatando que a operação atingiu o setor de segurança nacional e ainda prendeu um almirante que desenvolveu a tecnologia nuclear. As consequências econômicas da operação afetarão orçamentos de todos, inclusive das forças armadas.

  29. Com capitães-do-mato do naipe. ..
    De Agripino Maia, Gilmar Mendes, Serra, FHC, Aecio, Caiado, Paulinho, Cunha, Temer, Renan, Borhausen, Alckmin…….
    Os integrantes da SENZALA podem entrar no inferno de Dante deixando todas suas esperanças. …do lado de fora. ….
    O pior é que vai acontecer o mesmo que ocorreu com Roma….depois dos bárbaros….Terra arrasada !
    ,

  30. Se os advogados de Lula

    Se os advogados de Lula gravaram todo o depoimento juntamente com os policiiais federais;

    Se a partir de hoje a degravação estará sendo compilada;

    Se daqui a pouco o depoimento estará sendo ‘vazado’ para a mídia amiga;

    Porque então os advogados não liberam geral o depoimento de Lula para toda a mídia progressista?

    Daí a defesa do ex-presidente estaria em nossas mãos e prontos pra bater de frente com tudo o que fosse manipulado.

    Ou no depoimento há algo de relevante que nós não poderíamos saber?

  31. Não consigo conceber o Lula sendo preso com base em provas…

    Não consigo conceber o Lula sendo preso com base em provas e argumentos tão frágeis. O resultado disso tudo será colocar fogo no país. Os Ministros do Supremo devem intervir antes que seja tarde. Se continuar esse jogo sujo da mídia e do poder judiciário, pessoas vão se matar nas ruas e o país nunca mais voltará a ser pacífico. Isso tudo não vai acabar bem, dificilmente os golpistas herdarão um país administrável.

    • O que o Nassif disse e eu
      O que o Nassif disse e eu concordo é que é provável sim uma condenação. Esse é um jogo de cartas marcadas, dados viciados, em que não importam as provas de fato.

    • Falta atitude coerente

      Condenam a condução corcitiva do Sr, Lula para depor na polícia, esquecem que na mesma operação, além deste, foram levadas mais 10 pessoas que, perante à lei são iguais, entre eles O POBRE CASEIRO DO SÍTO EM ATIBAIA , objeta da investigação. Na operação Lava Jato a Polícia Federal já conduzio aproximadamente 187 pessoas coercitivamente, mas até o momento não vi manifestação de repúdio contra a codução destes. Ora, o Sr. Lula que se apresenta como defensor dos pobres, até o presente, não manisfestou solidariedade com o CASEIRO!, tão pouco os defensores de Lula o fiseram.

      Os PTISTAS anunciam, inclusive o ex- presidente Lula, resistência da militância do PT. Se o Lula é ,de fato,  inocente a investigação não iria certificar sua inocência? Porque temer, se nenhum crime foi cometido por este?

      Conflito leva o país ao caos. Conflito se combate, não se anuncia. Quem é resposável não incinua confronto entre partidários, se defende com a verdade, por que esta há de prevalecer! Ninguém está acima da verdade!!!

  32. Será que a fervura vai baixar?

    Este projeto de golpe foi construído por uma direita com complexo de vira-latas bem destacado por Lula. 

    Por isso, o projeto foi desenhado para um Brasil do tamanhodo do Haitil Este é o erro deste golpe sem armas. 

    Só após o impedimento de Lula que perceberão isto. Aí, depois do leite fervido, não se terá tempo hábil para desligar o fogo.

     

  33. Não há mais como baixar a

    Não há mais como baixar a bola. A continuar uma escalada de perseguição a um único alvo, quem perde de vez é a justiça brasileira, com ou sem Marco Aurélio. A partir da ação armada, literalmente falando, da última semana, o caldo entornou, ainda mais com a festa programada de canteiro de escola de samba premiada no pátio da prisão de Guantanamo curitibana, com Bolsonaro na liderança e seus traques de artifício. A questão agora é: Democracia não aguenta sobreviver com justiça capenga. Ou a lei é para todos ou ela não presta para ninguém. Basta!

  34. Eu quero é saber quando é que o

    FHC , Serra , Alckimin e Aécio e os sues comparsas do PSDB vão sofrer o mesmo achaque que o Lula , Dilma e o PT estão sofrendo.

    Sem dizer dos donos da grande mídia.

    Ou joga a luz da justiça em cima de todos ou é palhaçada.

  35. Um impedimento de Lula não o

    Um impedimento de Lula não o impedirá de preparar um nome que apoiará em 2018. Até mesmo de algum outro partido.

    • Lula + Haddad

      Também penso assim. Lula condenado continuará o maior cabo eleitoral deste país.

      Ele elege o Fernando Haddad com um pé nas costas, até porque não tem nenhum político capaz de debater com Haddad atualmente.

  36. Bom senso?

    Nassif,

                 concordo que todo o esforço é para tirar Lula de 2018. Mas não acredito em nenhum bom senso por parte da oposição. Eles não vão sossegar enquanto não tirarem a Dilma. O objetivo é o nocaute total.

    • complemento o texto da maria

      complemento o texto da maria beatriz

      o esforço é para tirar as conquistas sociais ainda não consolidadas que ocorreram a partir de 2003. os conselhos, nos três níveis de governo, das “maiorias” como o das cidades, o da educação, e o das “minorias”, como o das mulhers, dos idosos, etc. o que querem é acabar com as políticas públicas. estas é que oferecem, admitindo a participação da sociedade naquilo que realmente lhe interessa, a chance de nudar os políticos e, por extensão, a Política. 

  37. Bom senso?

    Nassif,

                 concordo que todo o esforço é para tirar Lula de 2018. Mas não acredito em nenhum bom senso por parte da oposição. Eles não vão sossegar enquanto não tirarem a Dilma. O objetivo é o nocaute total.

    • Previsível é a ação, a condenação é sim imponderável.

      Previsível é a ação. a estratégia que se formará para evitar a vitória de Lula em 2108, candidatura, aliás, que a própria oposição tem alimentado, desde os discursos em 2014 sobre tirar a Dilma, pois Lula volta em 2018, daí seriam mais tempo de PT – esse foi um dos “argumentos” de campanha, até a covardia e ilegalidades praticados sexta, este sim o momento histórico do FRACASSO do golpe – Lula não foi sequestrado para Curitiba.

      Eles não podem prender Lula, segundo Lula, nem um real dele é ilícito. mesmo com a Globo e parte do judiciário, não existe poder algum para prender Lula, resta a ação de impobridade para inviabilizar possível candidatura de Lula, se será condenado, isso é sim imponderável.

      Lula 2018 é um projeto político que tem tudo para dar certo, favorendo o progressismo, ainda mais se houver grita na rua como tudo indica. Lula pode ser re-reeleito (não sei nem se existe isso rssr) com uma força do povo talvez até mais relevante do que antes, após esse periodo e grande debate político que estamos vivendo, tudo isso produziu sem dúvida um maior discernimento do eleitorado, incluindo aí posições estabelecidas que não se influenciarão com facilidade pela propaganda oficial eleitoral, ou pela propaganda partidária da mídia familiar.
      Nas últimas eleições a Globo não fez seus candidatos, o que dizer, então, agora que a discussão política provocou ainda mais amadurecimento?

      Se Lula será ou não impedido de se candidatar, isso é imponderável,  Já a tentativa que sobrou da oposição através da LJ e da mídia em querer barrar essa candidatura, bom isso é óbvio, aliás, já foi o que tentaram com a prisão – O MAIOR FRACASSO DA INFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA POLÍTICA DA HISTÓRIA DO BRASIL.

      Tem jornalista comendo barriga. A Globo já estaria trabalhando Lula como trabalhou José Dirceu, essa seria a necessidade para conseguir condenar Lula, mas não fo! Aa Globo não o tem no palco que criou. Lula derrubou o golpe em 04 de março de 2016.

      E a barriga dos jornalistas continua …

    • Nao eh “imponderavel”.  Eh

      Nao eh “imponderavel”.  Eh certeza ab so lu ta que eles ja estao tentando o golpe paraguaio contra ambos Dilma e Lula.  Eh visivel da Lua.  E…  nao, Nassif, Lula nao “poderia” ser absolvido nao:  foi para isso que a jurisprudencia de presuncao de culpa foi modificada.

      E o supremo ta enfiado nisso ate o pescoco.

    • A saida de Cunha facilita a

      A saida de Cunha facilita a ação no TSE. Hoje, o grande argumento político para tentar deter a ação é “Se Dilma cair e Temer também, Cunha vira Presidente”. Com a saída dele, o argumento morre.

      Independentemente da situação política periclitante do Executivo, já passou da hora de Cunha e Calheiros perderem seus mandatos. Acho que, inclusive, a permanência de ambos mais prejudica do que ajuda o Executivo perante a opinião pública.Afinal, ainda vale o ditado “diga-me com quem andas que eu vou sozinho…”.

  38. Espero estar enganado, mas na

    Espero estar enganado, mas na minha opinião, sabem o que vai acontecer se o Lula for preso e impedido de se candidatar? Nada. Vamos esbravejar indignados nas redes, alguns punhados de nós vamos pra ruas pra tomar porrada da polícia fascista e burra. Depois a poeira baixa, os midiotas truculentos terão o caminho definitivamente pavimentado para ditarem a moda dos próximos anos e todos iremos trabalhar vendo as elites financeira e a rede globo continuarem a mandar e desmandar nessa república bananeira. E porque será assim? Por que o país simplesmente não têm lideranças políticas. A mediocridade e a covardia graçam, tanto lá como cá. E sem líderes, nós, o povo, não reagiremos.

    • Golpe da Globo

      Alex, na verdade a mediocridade e a covardia grassam, você tem razão, mas o que está acontecendo é um ataque a todos nós, situação e oposição, pois o “estado democrático de direito” é de todos nós, daí termos de sair pras ruas, pra defendê-lo!

      Não podemos deixar acontecer um novo 1964!

  39. Foro privilegiado é a saída

    A saída é Lula, imediatamente ser nomeado Ministro de alguma pasta que lhe dê visibilidade na atual conjuntura.. Deste modo teria foro privilegiado, apenas os ministros integrantes  do Supremo Tribunal Federal (STF) poderia julgá-lo. Precisaria no entanto, estudar uma estratégia para quando se  desligar do cargo para concorrer a eleição. Lula Ministro, já!

    • Boa!

      Sugiro o Ministério do Açúcar e do Álcool, com a divisão de cítricos do MAPA subordinada a ele.

      O objetivo? Expandir os mercados para álcool, açúcar, limão tahiti e demais produtos assemelhados.

      • Essa é a mais inteligente

        Essa é a mais inteligente proposta da turma globo, moro e fans . . . . . é muito analfabetismo político, muito . . . .

      • Agora sim o nível do debate

        Agora sim o nível do debate subiu. O que seria do mundo sem os idiotas engraçadinhos. Mas cuidado, ilustre fanfarrão alienado: “rir de tudo é desespero”! 

  40. Ontem, Temer voltou com o “papo conciliador”…

    …enquanto o PSDB “mandava” o vice ficar calado… Corre novamente boato sobre uma ruptura do PMDB com o governo Dilma nos próximos dias…. O MP antecipa julgamento, manifestando a intenção de não deixar Lula concorrer… O CNJ passou de órgão de fiscalização a escudo corporativo contra o Estado de Direito… Ao que parece, o regime de exceção só terminará quando forem efetivados os objetivos traçados pelo aparelhamento tucano na PF, no MP e nos tribunais. Fora do respeito à legalidade, não havera perspectiva de estabilidade. A não ser, talvez, com o uso da força, da violência e da repressão contra as manifestações desencadeadas.

  41. Ontem, Temer voltou com o “papo conciliador”…

    …enquanto o PSDB “mandava” o vice ficar calado… Corre novamente boato sobre uma ruptura do PMDB com o governo Dilma nos próximos dias…. O MP antecipa julgamento, manifestando a intenção de não deixar Lula concorrer… O CNJ passou de órgão de fiscalização a escudo corporativo contra o Estado de Direito… Ao que parece, o regime de exceção só terminará quando forem efetivados os objetivos traçados pelo aparelhamento tucano na PF, no MP e nos tribunais. Fora do respeito à legalidade, não havera perspectiva de estabilidade. A não ser, talvez, com o uso da força, da violência e da repressão contra as manifestações desencadeadas.

  42. Algumas observações
    1- libertar o Congresso das mãos do Cunha é salutar mas duvido que a LJ tenha força para retirar, junto, os demais políticos citados.2- será que o árbitro de Curitiba vai continuar dando as cartas com seu baralho marcado? Com o erro de sexta passada ele recolocou o coringa, Lula, no meio do baralho. 3- pra mim, o golpe foi dado quando o STF permitiu a prisão após o julgamento em 2ª instância. O árbitro de Curitiba condena em 1ª instância e o caso não chega ao STF sem que o condenado esteja na prisão. O condenado em questão seria o Lula. Resta saber se o árbitro de Curitiba já conseguiu o apoio das Forças Armadas para tentar conter a multidão nas principais cidades do país. Não é só o árbitro de Curitiba que não tem noção, os que lhe dão suporte também. Como já escrevi em outro comentário, o correto seria retirar o processo LJ das mão desse louco. Acho que está faltando coragem.4- Para acabar com a crise política e o árbitro ainda sair bem da questão, o Tribunal de Curitiba poderia absorver Lula. Ai entra a pergunta: A Rede Bobo vai permitir? É ela a comandante do golpe. É sabido que seus tentáculos vão muito além da primeira instância.5- Com Lula ou sem Lula a fervura não se arrefecerá porque o golpe inclui a retirada de Dilma também, mesmo contra a Constituição, e não só impedir a candidatura de Lula em 2018. 6- Como os golpistas/entreguistas não pensam Brasil, acredito que o acordo já foi feito. Eles entregam o pré-sal para os “do norte” e terminam o processo de privatização e, em troca, lhes será permitido gastar, à vontade, as reservas em US$ que estão depositadas no exterior, podem ir visitar a disney sem visto, podem enviar dinheiro para o exterior sem serem investigados e etc.. Vai ser uma festa. Outra coisa, não haverá mais chances de partidos de esquerda chegarem ao poder no futuro. Seremos o 51º estado dos “do norte”. Tal como lá, aqui não terá mais partidos de esquerda.7- O STF se tornará figura decorativa ou um mero cartório a carimbar o que vier do novo Planalto.8- Ainda há tempo de se reverter essa confusão mas infelizmente os golpistas ocupam posições chaves no cenário político e eles se recusam a pensar Brasil. A entrega da Nação é o prêmio maior dessa corja.

  43. Se ainda houvesse a revista

    Se ainda houvesse a revista Manchete

    Vejam bem, todo este golpismo que ofende a inteligência mais simplória, visivelmente orientado para alimentar mentes primitivas com um ódio político injustificável, e que nos deixa pasmos de ver gente da mais alta responsabilidade jurídica levar a sério e fechar os olhos a aspectos primordiais de nossa segurança institucional que são sistematicamente pontapelizados pelos agentes de um esforço gigantesco para chegar ao poder de qualquer maneira, todo este pesadelo que trava as tentativas de arranco e recuperação da economia nacional, tudo isso, poderia deixar de existir em poucas horas. Se tivéssemos ainda uma grande revista conservadora, porém honesta, como a Manchete. Com certeza esta revista iria procurar o Lula para marcar com ele uma entrevista no próprio sítio de Atibaia.

    Um repórter de primeira linha seria destacado para tal missão. E Lula, de calção e camiseta, mostraria com orgulho o pequeno lago do sítio, os dois pedalinhos com os nomes de  seus netos, as acomodações que são tão modestas que nem merecem fotos das revistas golpistas, já que estas fotos comprometeriam a falsa impressão de luxo e opulência que criminosamente os ansiosos pelo poder tentaram passar através de sua mídia.

    Lula mostraria com orgulho a boa cozinha que montaram para ele, que gosta de cozinhar, um conforto que não se confunde com o luxo das torneiras de ouro e mármores travertinos que as cozinhas milionárias possuem. Sabe-se que Lula adora o mato, ama a natureza, herança de sua condição de origem rural. Depois, talvez já tendo saboreado um belo cozido de coelho com batatas, encostados os dois – ele e o repórter – em amplas espreguiçadeiras que se vendem em Garanhuns por cinquenta reais cada uma, Lula falaria ao jornalista da Manchete tudo o que deveria falar sobre o famoso sítio de Atibaia. Não deixaria de citar nem um mínimo detalhe.

    Uma reportagem como esta, afastaria por completo qualquer dúvida sobre o assunto. Investigações seriam desnecessárias e o dinheiro do contribuinte gasto com elas seria economizado. Especulações cairiam no vazio do descrédito. Mas, uma tal reportagem jamais aconteceria como obra das atuais revistas semanais e muito menos com os jornais e pior ainda com as televisões atuais. Porque não interessa a nenhuma delas saber de verdade alguma sobre este sítio. O que lhes interessa é apenas e tão somente contribuir para colocar no poder quem acham que deve no poder estar, a despeito de terem sido rejeitados pela votação popular. E a narrativa que construíram do sítio pretende tão somente tirar do povo seu máximo líder, para que o povo volte a ser regido apenas pelos políticos destacados pela elite.

    Pelo que se sabe, os amigos de Lula, Fernando Bittar e o outro, ficaram sensibilizados com a falta de um lugar para descanso e lazer como Lula sempre teria sonhado, quando ele estava já deixando a presidência. Pensaram em proporcionar-lhe este lugar. E pensaram não em apartamentos de luxo em Paris ou mesmo na praia do Leblon, já que Lula não é chegado a isso. Então, eles abriram uma caixinha de contribuições para comprarem este sítio em Atibaia e, sabedores de que Lula não aceitaria que passassem o sítio para seu nome, conservaram o título da propriedade, com suas obrigações incômodas, Imposto Territorial Rural, etc., contas de luz e água, etc.. Compraram e franquearam o sítio a Lula e Dona Mariza. O recanto do herói. O repouso do guerreiro. Um sítio pequeno e modesto, como convém a Lula.

    Lá onde foi aberta a caixinha, quando souberam que o sítio era para o lazer pós-mandato do grande, querido e admirado por todos presidente Lula, mil amigos e outros interessados apareceram para contribuir, inclusive donos de construtoras que à época eram empresas nacionais de alta engenharia, com recordes mundiais de eficiência e competência, respeitabilíssimas. Por que razão os promotores da caixinha iriam recusar a contribuição dessa ou de qualquer gente boa? Vejam bem: Amigos, principalmente um amigo fiel de nome Jovelino, franquearam também a Fernando Henrique, para que ele, quando deixasse a presidência, tivesse um lugar adequado para seu lazer altamente intelectual, nada menos que um apartamento na luxuosa avenida Foch em Paris. E felizmente nenhuma figura azucrinante do Ministério Público foi cascavinhar firulas e jogar nódoa sobre o gesto nobre dos amigos e o descanso merecido do ex-presidente na capital cultural do mundo.

    E assim como Fernando Henrique se instalou merecidamente em seu reduto parisiense, lá se foi Lula, com seu calção e sua caixa de isopor na cabeça repleta de refrigentes e cervejas, a caminho do sítio a ele franquedo por amigos, com dona Mariza, a companheira eterna, seguindo atrás. Os dois felizes da vida. Até chegarem os beleguins midiáticos e jurídicos que acham que ex-presidente de modesta origem nordestina é muito suspeito e é muito inferior a ex-presidente de origem fidalga. Foi isto que aconteceu e seria esta a narrativa que tranqüilizaria todo o país a respeito do famoso sítio, se ainda houvesse a revista Manchete.    

  44. Um foguete esquecido

    Há a possibilidade da completa desmoralização da operação jurídico-midiática. Na medida em que nomes da oposição e empresas com dívidas tributárias e movimentação não declarada em paraísos fiscais continuem poupados, o volume dos protestos será tenso, com forte reação de parte do judiciário. E, cenário dos cenários, a comprovação de que empresas brasileiras estão sofrendo ataque externo, bolsas de valores são cúmplices e espionagem de estado estrangeiro foi usada para favorecer ganhos de capital. Vira questão internacional.  

  45. verbas partidárias

    Gostaria apenas de ouvir esclarecimentos sobre quem financiou e tem financiado as campanhas políticas dos partidos de oposição. Até agora nada ouvi da parte do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Magistratura Federal. Será que a verba dada pelo Tesouro Federal foi suficiente para pagar o custo tão alto de uma campanha política, especialmente no âmbito das eleições federais? Permaneço aguardando informações dos Poderes Constituidos: dos Três Poderes e por acréscimo, do Quarto Poder, a Imprensa.

  46. O Brasil resiste a mais 3 anos de Dilma?

    Pode até resistir, sobreviver — tal qual suplica o governo. Mas estamos falando do nosso futuro, da nossa vida, da vida dos nossos filhos e netos. Estabacos de 3 ou 4% ao ano, por 4 anos seguidos, e sem qualquer sinalização de luz no horizonte, arrebentam com qualquer país. Vide Grécia. Arrasa com gerações inteiras.

    É inconcebível manter um governo natimorto e sem qualquer projeto ou mesmo uma mera ideia (plausível) de país. Visto que Dilma não renunciará — seria uma saídamenos humilhante para ela, eventualmente até grandiosa (em virtude do desastre que é o governo dela) — acabará por sair por mal. Sob um pretexto qualquer.

    Aos que lutam pela sobrevivência rastejante do governo atual por motivos nobres (defesa da escolha eleitoral e respeito ao mandato), rogo que pensem pragmaticamente: o que será do Brasil depois de 3 anos de recessão consecutiva com Dilma?

     

    • Inconcebível é inverter a culpa, cara-pálida!

      Ou o sr. não consegue enxergar que quem causa esta crise politica, com reflexos nefastos em todo resto é a oposição, que sabota o país e sua governabilidade em defesa dos seus interesses inconfessáveis e assim mesmo, escancarados?

      Governo reeleito não pode ser “natimorto”, já que não “nasceu”, já existia e foi confirmado!

      Os resultados do primeiro mandato de Dilma (desemprego, inflação, dívidas, investimentos em infraestrutura, no social, renda, etc.) são MUITO MELHORES QUE OS DE FHC após oito anos de (des)governo!.

      E apesar desta triste crise atual forjada pela oposição, míRdia e justiciário, os resultados (fora a queda do PIB destruido pela lavajato e terrorismo de mídia, mas ainda melhor que o de 2002), ainda hoje (no meio dela) AINDA SÃO MELHORES QUE OS DE FHC após oito anos de (des)governo! 

      E logo depois daquele nefasto governo neoliberal (que a míRdia não chamava de “crise”), o Brasil voltou a crescer, se desenvolver e ser até admirado internacionalmente (e olha que ainda teve a crise forjada do “mensalão®”!).

      Qual país resiste a uma oposição que não permite sequer antever o futuro imediato. Quem vai investir em incerteza?

      Enquanto jogarem a culpa na presidenta e não nos que não têm nenhuma proposta além de golpe, o país não anda.

      E vc, currupaqueando à míRdia venal, é um dos que contribui para este nefasto clima.

       

  47. O GRUPO DE CURITIBA – O grupo

    O GRUPO DE CURITIBA – O grupo de Curitiba é uma construção politico-ideologica nascida por uma flagrante derrocada do principio de pesos e constrapesos que está inserido nas Constituições brasileiras desde a de 1891. O Juizo não pode ser

    parceiro do Ministerio Publicos porque cabe a este ser fiscal da lei, são poderes contrapostos e não associados, o MP é o polo acusatorio e portanto parte do processo a quem o Juizo cabe julgar, ambos tampouco podem ser associados à Policia porque

    cabe ao MP fiscalizar a Policia e ao Juizo julga-la. A associação dos tres, Juizo, MP e Policia na mesma mesa é já por si uma derrubada do principio constitucional de separação de poderes, na Lava Jato operam em conjunto harmonioso e combinado.

    Discordo da ideia de que esse Grupo opera para algum partido politico, ela é a cabeça de ponte de um novo Poder , a Republica Judiciaria Policial, um projeto totalitario de poder mais duro do que o governo militar de 64,  que tornará inutil as eleições de 2018 porque o poder real estará com esse Grupo, o desenho está NITIDO E CLARO, não estão operando para Aécios e que tais, operam para o proprio Grupo, a associação com a midia é circunstancial, ela é escada para esse projeto de poder que uma vez vencedor tera a midia como a primeira vitima.

    Os jornalões e a grande imprensa apoiaram efusivamente o movimento de 1964 para serem logo depois submetidos à censura.

    A mesma cegueira que ocorreu em outros movimentos de tomada de poder se vê agora, ninguem enxerga a nova ditadura chegando e correm alegremente para a guilhotina do novo Comité de Salvação Publica de Curitiba que está afiando a lamina, a classe politica será a primeira da fila, na visão de Curitiba não nada mais impuro do que essa classe.

    Os grupos ideologicos de tomada de poder são salvacionistas, autoritarios e fixados em um projeto que só termina com o poder total, a palavra golpe nesse caso é menor, trata-se de uma Revolução porque tem conteudo maior que a simples tomada de poder, o alvo é a reforma da sociedade,  a Lava Jato tem lados milenaristas e religiosos,  de pregação

    de principios e desprezo pelo lado material dos objetivos, não se importam em destruir a economia , a Petrobras, os estaleiros,  as grandes construtoras se esse for o preço da sallvação dos impuros, isso é explicito em declarações,

    despachos, entrevistas, debates, eles acham que após a depuração virá um mundo novo e limpo, uma economia “sustentavel” e higienizada. Torquemada não era mais radical quando acendia a fogueira para queimar os hereges.

     

     

    • André,
      Concordo com voce na

      André,

      Concordo com voce na maioria dos seus artigos. Mas neste caso, não vejo como o grupo de Curitiba possa ter vida própria sem o apoio da mídia, mais especificamente da Globo.

      É a Globo mudar o tom e começar a criticar os juizes, procuradores e a PF, que os tribunais superiores, STF, CNJ e a PGR vão mudar a música e cortar as asas deste grupo. Teses jurídica não faltam.

      Na ditadura de 64 houve censura da mídia, agora não teria como haver. Na verdade o grupo de Curitiba se utiliza da contrariedade de parte da população e da grande mídia ao Governo, ao PT e ao Lula para atacar especificamente estes, além de criarem eventuais alianças no STF, na PGR, etc…Eles sabem muito bem que se atacassem a todos, teriam suas asinhas cortadas rapidamente.

      Mas para mim fica difícil imaginar eles continuando com este poder todo após uma solução que virá, seja a saída da Dilma antes do término do mandato, que ainda não é fácil de ocorrer, seja após as eleições de 2018.

      De qualquer forma, vamos aguardar.

       

      • Não esteja tão certo. A mídia

        Não esteja tão certo. A mídia pode estar entrando também pelo cano. Uma vez adquirido o poder e a legitimidade dada pela população colocar a mídia de joelhos será mais fácil que tirar doce de criança. Não se esqueça que a mídia que foi passada pra tras em 64, ficou pianinha quando o regime endureceu. E colaborou descaradamente buscando sobreviver. A mída e seus jornalistas são covardes.

        • Mas em 64 havia o Poder da

          Mas em 64 havia o Poder da força do exército.

          Quem disse agora, que o exército vai apoior os malucos do Paraná ?

          A não ser que já estejam conspirando muito a frente e ninguem está sabendo ainda. Mas não creio.

          Mas de qualquer forma o crucial no momento seria uma espécie de acordão para botar fim a lava jato, que é perniciosa de qualquer forma.

           

           

      • Não esteja tão certo. A mídia

        Não esteja tão certo. A mídia pode estar entrando também pelo cano. Uma vez adquirido o poder e a legitimidade dada pela população colocar a mídia de joelhos será mais fácil que tirar doce de criança. Não se esqueça que a mídia que foi passada pra tras em 64, ficou pianinha quando o regime endureceu. E colaborou descaradamente buscando sobreviver. A mída e seus jornalistas são covardes.

      • Eles não trabalham PARA a

        Eles não trabalham PARA a Globo, eles trabalham COM a Globo. Voce já pensou que está nas mãos deles inabilitar para o poder a Presidenteda Republica, o Vice, o presidente da Camara e o do Senado, quem é o 5º a ocuparr a Presidencia?

        É o Prsidente do Supremo Tribunal federal, a partir de Maio a Ministra Carmen Lucia.

        Uma vez na Presidencia da Republica não sairão nem em 20 anos, a missão é “”passar o Pais a limpo”.

         

        • Concordo que eles trabalham

          Concordo que eles trabalham com a Globo.

          Mas eles só detêm todo esse Poder devido á blindagem e pressão da mídia sobre os tribunais superiores, sobre o Governo e também sobre o Congresso. Moro ja deixou isso claro, sem a mídia eles não são nada. E uma hora a Globo vai acordar, não é possível que vão afundar a economia do País dessa forma.

          A minha tese é: ao se voltarem contra a Globo perderão o Poder, Só conseguirão o que voce supoe, com a anuencia da mídia, e acho isso bem pouco provável.

          Mas veja que no geral concordamos. A pior crise no momento se chama Lava Jato. A discordância é só sobre o futuro.

          Por isso, a meu ver, se torna premente para o País, uma espécie de Acordão, envolvendo a Dilma, o Lula, o Temer, a Globo e altos membros do judiciário, no sentido de acabar com a lava jato e o País poder continuar em frente.

           

        • O André está de parabéns e

          O André está de parabéns e foi ao ponto. Tenho alertado amigos sobre a questão, vivemos o risco de uma ditadura desta feita capitaneada pelo Judiciário,

      • Bem observado

        A análise do André Araujo é interessante, mas o alinhamento com os partidos de oposição, com impunidade total a todos os escabrosos casos envolvendo os líderes desse partido contrariam alguns dos pontos apresentados.

        Com relação à mídia fica mesmo a questão de quem está a mando de quem.

        A Globo é uma máfia. Mantém dossiês e informações sobre juízes, promotores, policiais e políticos, deixando-os de rabo preso através de chantagem. O virtual monopólio das comunicações e capacidade de  destruir a vida de qualquer pessoa contra quem aponte suas baterias garante a gravidade da chantagem.

        Eu diria que a análise do Araújo está correta ao apontar o perigo da instituição de uma ditadura judiciária que pode ser ainda mais autoritária e nefasta que a ditadura militar de 64, mas acho que A Globo joga não como um instrumento e sim como player principal nessa jogada e que os partidos de oposição por serem o braço político da máfia imprimem o caráter partidário da atuação dos tiranos de aldeia (que almejam aumentar a amplitude de sua tirania) de Curitiba..

    • O pior projeto de mudança é o

      O pior projeto de mudança é o de fundo messiânico. Em termos de probabilidades,  há 100% de chance de desaguar em autoritarismos filosoficamente comprometidos, como  bem indicado pelo  texto. 

      Acerca da parceria do tipo “estupra, mas não mata o Estado de Direito”, já apontada aqui mesmo neste GGN, quem seria o grande( e coloca grande nisso) omisso? Um carnê do Baú da Felicidade quitado para quem respondeu o hoje nada Supremo Tribunal Federal, dado como defensor do “livrinho”, como assim Eurico Gaspar Dutra apelidava a Constituição.

      Só essa parceria Polícia-Ministério Público e Judiciário(mais para cumplicidade) já seria suficiente para anular todos as Ações Penais egressas da Operação Policial adjetivada de Lava a Jato. Quando ao arrepio de princípios jurídicos básicos três instituições pertencentes a esferas bem distintas do escopo da repressão a crimes agem em consonância e harmonia,  tudo que emanar daí será ilegal, ilegítimo e mesmo imoral. 

      Pela centésima milionésima vez repito: nenhuma causa justifica a subversão de certos valores e princípios consagrados pelo processo civilizatório. Escudar-se no absurdo que no caso  se trata de denunciados ricos e poderosos é escancarar todas as portas para que no futuro a distorção e a exceção se torne regra. Mas isso fica apenas no plano da contingencia, porque necessariamente, a priori, já é um absurdo jurídico, político e filosófico.  

    • Sim, mas …

      André,

       

      Se não estão ligados a partidos, estão a proteger uns e a atacar outros; não são neutros. Por outro lado, tens razão, pensam que, no governo, poderão liderar um país sem ter uma noção mínima de realpolitik; pois sim, eventualmente, terminarão também no matadouro, ou seja, quando a anarquia e a quebradeira estiverem inteiramente espalhadas. 

      Tristemente, isso me faz perguntar se realmente temos alguma vocação democrática. Começo a duvidar.

  48. É a Globo, Estúpidos!

    Que foguetes, que nada, que país é esse, “is the question”?

    Que país é esse, onde muito mais importante que votar para presidente da república é votar para presidente da Globo?

    Que país é esse que não consegue enxergar, mesmo com os vídeos do depoimento de Zé Dirceu e do “homônimo Capoteiro”, disponíveis, que Moro, escancaradamente limitado, é apenas um dos inúmeros instrumentos utilizados pelos cabeças, que organizam a informação, inclusive a vinda de fora, para formatação do enredo e gravação da novela “Golpe Paraguaio”, divulgada aos distinto público, através da cabeça da organização criminosa (coadjuvada pelas co-irmãs do Millenium), que atenta contra a democracia brasileira, desde sempre, a Globo, o braço direito da Casa Grande, onde homizia-se a elite do atraso.  

    Que país e que governo são esses, que não lancetam o cancer que os corrói, a Globo.  

    • É a economia

      Existe por trás da globo um poder muito maior do qual a globo é apenas instrumento.

      Petroleiras americanas dispararam com a prisão do Lula.

      STF, globo, Moro são instrumentos.

      Se alguém ainda acha que com o golpe tudo melhora vide a Argentina.

  49. Hehehe. Nassif marcou
    Hehehe. Nassif marcou consulta com mãe Dinah?
    Ministro do Supremo é cargo para quem está pronto pra luta. Se so suporta a vida de salamaleques e adulação deve seguir outro caminho, o supremo é um campo de batalha. Do lado da legalidade nao há ninguem que se aproxime da ousadia do Gilmar para defender suas posições. Ele nao se importa de ser malhado, o que importa é a missão. Causou especie que só o MAM venha vocalizando sua perplexidade com os abusos da lavajato, e ele tá muito mas muito longe de ter alguma afinidade ideologica ou qualquer simpatia pelo pt ou o Lula. O stf está se parecendo com um time muito bem selecionado de frouxos.

    • Rabo preso

      O senhores e senhoras ministros tem rbo preso. Somente isso justifica a subserviência escancarada e o pavor gritante em relação À Globo.

      A Globo é uma máfia e como tal descobre (ou ajuda a criar) os podres de juízes, promotores, policiais e políticos, de modo a exercer o poder via chantagem.

      E quem tem o rabo preso não se manifesta.

      Enquanto a Globo existir este País jamais conseguirá estabelecer uma normalidade democrática. A Globo é a grande inimiga do Brasil.

  50. Esse comentário do jornalista

    Esse comentário do jornalista não tem pé nem cabeça, mas o claro objetivo de confundir a opinião pública e, com isso, diminuir a culpa dos “inocentes” úteis.

     

  51. Toda investigação busca alcançar o cume da organização criminosa

    Qualquer lógica investigativa mais trivial busca identificar a cúpula de uma organização criminosa. Lula é alvo da investigação porque foi o maior beneficiário político – e talvez até mesmo financeiramente – da organização em questão. Parem de chorar. Lula faz parte da elite podre do país. 

  52. O Nassif está doido para a

    O Nassif está doido para a fervura baixar, alias eu também. Mas desse jeito que ele falou não baixa. O PT, sua militância (que ainda é muito forte, a mais), PcdB, a CUT, MST, UNE, UJS, e demais movimentos sociais, deixaram bem claro que condenar o Lula é golpe, tanto quanto o impeachment.

    O MST disse que fecha as estradas. A CUT faz greve geral. A militância parte para cima da Globo, fisicamente, e talvez vá até Curitiba. Esse movimento pode não dar certo e ser reprimido. Mas só acho possível a direita anular Lula e a reação nas ruas, se tirar a Dilma também.

    Sem cassar a Dilma no TSE, o golpe não se completa. Haverá o impasse, em que nenhum dos lados tendem a ceder. A esquerda condiderará o Brasil um país sem lei, e de acordo com esse fato agirá.

    Mas se o TSE cassar Dilma, anular o Lula e o substituto do Cunha assumir a presidência da república para convocar novas eleições, aí o aparto policial reprime a reação, e a tal fervura baixa na base do pau. Essa é a jogada do golpe liderado pelo Moro/Globo 

    • Isso é que a esquerda…..

      É isso é que a esquerda quer, um país sem lei, é histórico, afinal de contas eles não são cristãos eles querem apenas quebrar a tábua de Moisés e alterar toda a nossa cultura. É o marxismo cultural tentando dominar nosso país. No final nos tornaremos em apenas mais um Estado islâmico qualquer.

      • O que você quer é uma ditadura de direita

        A esquerda quer o respeito às leis e à democracia e não um golpe judiciário ilegal imposto por um judiciário corrupto que age de forma partidária por ter-se corrompido ou estar de rabo preso com chantagistas da imprensa.

        A esquerda não aceita um golpe de estado velado, o desrespeito às leis e à democracie a está determinada a lutar até a morte se necessário para defender a democracia e a justiça.

        Você é um mentiros ridículo que tenta distorcer os fatos de forma tosca e boçal porque defende os golpistas, não respeita as leis e não aceita a democracia.

         

        • Aaaaah, que agradável
          Aaaaah, que agradável desafogo eu sinto ao ler suas palavras que minhas faço, caro colega.

  53. Visão romântica da realidade não ajuda, atrapalha..

    Sobre o STF – o que Falta é a coragem e retidão de caráter da mioria dos seus membros. Sem o vernniz da legalidade nenhum sistema autoritário sobreviveria. Moro tem a conivência da suprema corte, simples assim..Lembram-se do que disse Weber: “nao tenho provas mas condeno porque a literatura jurídica assim me permite” ? Esta ação praticada por uma magistrada da mais alta corte do país diz muito sobre o órgão do qual ela faz parte e é a mais perfeita tradução do que eu afirmei acima sobre a falta de coragem e retidão de caráter. Não alimento nenhum sentimento diferente em relação a maioria dos seus pares togados, porque a AP 470, processo conhecido como mensalão, teve o valor de um teste drive em que se constataria o nível do amadurecimento da corte nos quesitos: coragem, retidão de caráter e independência funcional , e ficou evidente a reprovação da maioria.

    Se o brasileiro quiser liberdade, democracia e respeito aos seus direitos constitucionais vai ter que ir prá rua defender a sua causa, porque a resposta não virá, jamais,  de quem é deformado na sua cidadania, nacionalidade e visão de direito do próximo.

    Se o povo não for prá rua defender-se do golpe contra a pilhagem do país, aniquilção dos direitos constitucionais, trabalhistas e sociais, vamos perder tudo e um pouco mais: a nossa própria dignidade.

     

  54. Mais um post da série tudo

    Mais um post da série tudo pode acontecer.

    É incrível mas parece que o jogo está totalmente perdido. Não há blogueiro,de situação ou de oposição,que não discuta a pauta elaborada sabe-se lá por quem.

    Vamos recordar: Todo este imbroglio é decorrente da pura aceitação de que houve roubo na Petrobrás para os partidos políticos.

    Embora no início ainda houvesse alguma discussão,hoje,ela não existe mais. Doações,feitas de forma absolutamente regulares,declaradas,passam como resultado de propina. Mesmo se considerar que houve combinação de preços entre empreiteiras,ainda assim não poderia ser considerado propina,quando muito uma prática de concorrência desleal e Dumping,mas nada disso ocorreu. A partir deste ponto,onde os únicos corruptos confessos,com milhões em contas no exterior,já gozam de nós e da  liberdade quase plena e dos benefícios de parte destes milhões,hoje absolutamente regularizados pela maestria do camisa preta do Paraná,tudo passou a ser possível.

    Perderemos!

    Hoje,o presidente Lula precisa provar que proferiu palestras,precisa provar que comeu mortadela e não presunto.eles sabem a verdade e só dizem estas picuinhas para ajudar a fortalecer o sua teses absurdas..

    Tudo que ocorre hoje é decorrente desta aceitação quase unânime de que houve propina para contribuição eleitoral,contribuição que foi legalmente declarada e que é prática comum em todos os lugares do mundo onde a doação empresarial é permitida,ou será que alguém acredita que algum empresário do mundo põe a mão no bolso dele para contribuir com a eleição de quem quer que seja? Aliás,muitos nem bolso tem.

    Perderemos! Perderemos se continuarmos com essa bolas de cristal onde o fator povo é absolutamente esquecido.

    Querer,ou idealizar qualquer outra solução (aqui sempre sonhada pelo blogueiro de um governo de salvação nacional)sem a participação do povo,é mera tentativa de tapar o sol com a peneira. Simplesmente não há espaço para isso. O cabo da boa esperança já foi contornado e há muito tempo.

    Também,imaginar que o ocupante da presidência da câmara cairá facilmente é desconhecer como ele chegou lá e os interesses que representa. Toda esta fumaça em torno dele são somente mais elementos para poder disfarçar o interesse golpista.

    Tenho este sujeito como o representante do mal mas,não há como negar a sua competência nos meandros políticos do congresso nacional. Se,no lugar da crítica pessoal e desmesurada os demais congressistas dedicassem-se a combatê-lo com conhecimento dentro do congresso,talvez,somente talvez,o resultado fosse outro.

    Quanto aos nossos magistrados do corte superior não podemos nos deixar enganar. O silêncio deles é a maior respostas.

    O povo,em sua sabedoria já dizia:quem cala consente.

    .

     

  55. O xeque foi dado…

    Ate o mundo mineral sabe das intenções do juiz da globo…no primeiro lance ousado dele levou um xeque e, anda no fio da navalha, qualquer outro erro na direção do inimigo pode sepultar de vez suas intençoes. Quanto ao Lula a bola está com ele tem que ir para o ataque sem medo.

  56. Nassif,
    Por que não dá o nome

    Nassif,

    Por que não dá o nome aos bois ?

    O Barroso está mostrando ser mesmo um covarde.

    Ao invés de se apequenar ele deveria  processar os blogs e sites que andaram atacando e fazendo ilações com seus familiares.

    Ou então pedir para sair do STF e voltar a defesa do casamento gay, anencéfalos, etc, etc, etc….

    Defender o Estado nada hien Ministro ?

     

     

  57. Os golpistas perderam uma batalha, não a guerra

    É notório que o alvo da lava jato sempre foi Lula. Isso ninguém duvida. Derrubando Lula, cai o resto do pt, inclusive Dilma. Pois, ninguém sai de casa para defender o pt, mas a população sairia para defender Lula? Esse é o ponto. Com Lula fora do jogo, game over. A questão é: como tirá-lo do jogo? Porque se o golpe avança para uma batalha final, Lula, com certeza entraria no jogo para uma guerra de rua, fora das regras jurídico-burocráticas da lava jato.

    Uma derrota da lava jato, que é a porta voz do sistema jurídico-burocrático, é equivalente a queda da bastilha. O fim de uma era de atraso dos doutores da nobreza jurídico-burocrática baseada em seu formalismo farisaico como uma verdadeira ideologia. Isso nenhum dos juízes do stf quer. Cardozo, que é um procurador, não quer. E, pasmem, grande parte dos petistas não querem, pois muitos deles têm o sonho vassalo de se tornar um doutor também. Todo vassalo quer ser senhor, não é?

    Por outro lado, quem são os golpistas? Há um nível de conservadores que odeiam tanto os avanços sociais ao ponto de serem seguidores da Veja e globo. Esse povo, os fariseus da atualidade, são e estão no coração do golpe. Aí, entre eles encontra-se os funcionários públicos, as famílias marinho, civita e seus jagunços.

    Pois bem, eles perderam uma batalha importante na última sexta. Abriram um flanco suicida, pois enquanto eles avançavam contra Dilma e o PT, a população lavava e lavaria as mãos. Lógico quem vai ser estupido em defender uma presidente que tem Cardozo como ministro?

    É isso. Depois de ver o comportamento dos conservadores extremistas, entendi que alguém deu a ordem para moro e cia recuar. Alguém inteligente, um estrategista. Se os operadores do golpe, a lava jato, avançam (mais) contra lula, aconteceria um contra-golpe acachapante. Então, ressalto, depois da coletiva da lava jato e ver alguns vídeos de moro, a conclusão é que trata-se de um pessoal de inteligência limitada. São apenas os operadores do golpe, a linha de frente de um ataque. É chocante a ausência de inteligência do tal procurador, delegados e do juiz. Só um cidadão extremamente obtuso ou odioso embarcaria nunca ofensiva dessas.

    Assim, alguém está no comando deste golpe. Alguém que não os acessa a todo momento, mas apenas em situações críticas como foi sexta. Por isso eles demoraram perguntando bobagens. Aguardavam uma ordem que veio de forma negativa: abortar a missão, soltem o Lula. Com certeza esse centro de comando não se encontra na globo, eles queriam o avanço… Importante saber: quem é o general dos golpistas?

    Em tempo, recebi o currículo do moro através dos meus amigos fariseus conservadores. O cara se tornou juiz aos 24 anos. Após vê-lo falando vi que, mesmo após os 44, ainda é um menino. Sobretudo quando comparado a uma jararaca como Lula, forjado em lutas e confrontos do mundo real.

    Portanto, o general do golpe colocou a meninada da lava jato na maior fria de suas vidas nababescas e irresponsáveis. Essa meninada afundou o país, destruíram empresas, empresários e empregos. Ou enfrentamos que um dos problemas mais sérios do país é essa concursoCracia bacharelesca que empodera gente infantil, inexperiente e obtusa. Ou nunca levantaremos vôo.

    • Biiiiinnnngoooo!

      Acredito que eu saiba quem é o líder. Veio para o Brasil depois do golpe do Paraguai.

      É alguém que possui psicólogos ao seu dispor e perfis de todos os políticos e empresários.

      Acesso à escutas clandestinas e muito, muito dinheiro a sua disposição.

    • Depois de ler,seu

      Depois de ler,seu comentário.Hipotéticamente pensando,o tal texto apócrifo que atribui o cancelamento do sequestro do Lula,a uma reação da Policia Aeronautica.Pode não ser tão lunático assim,Vejamos:

      È incontestavel que o objetivo final da operação suicida de sexta feira era levar Lula,para o cativeiro em Curitiba.

      Uma operação deste porte com direito a antecipação da Isto É, não seria abortada só pelos gritos de indignação do Professor Luizinho.Dado o silencio dos outros Ministros do Supremo,é bem verossímel a informação que Marco Aurélio de Mello,estava no aeroporto por acaso.

      Nem o portal 247 que posta qualquer,aburdo deu um pio sobre suposta intervenção aeronautica.Por quê?

      Um fato destes é gravissímo, imagine a tensão interna e externa,de saber que duas forças policiais e federais iam se enfrentando,num aeroporto lotado,devido a tentaviva de golpe!

      Era o estopim para guerra civil.

  58. Não Sigo O Relator, Desta Vez…

    Bom dia. Nassif: — “… Salve Ministro Marco Aurélio de Mello…”. Mesmo no estado de indigência do Ordenamento Jurídico, a frase acima não me permite esquecer que Marco Aurélio foi um dos arautos do “mal necessário” do golpe cível-clerical-empresarial-militar, há algum tempo, na mídia capo, em alto e bom som. Apenas denota o que já digo há tempos: ou se faz uma Reforma Judiciária ou teremos uma eterna fábrica de golpes. A mídia bandida é só um dos lados do problema. Reforma Judiciária quando se tinha base par[a]lamentar. Agora, uma quimera…

  59. Possível tragédia

    Por conta dos tresloucados absurdos de nossa Justiça, AGU e Judiciário, há que levar em conta importantes questões;

    1) O sistema capítalista continua seriamente abalado devido às suas insolúveis contradições. Dentre elas, a magnífica Dona Tecnologia sempre demitindo trabalhadores braçais e intelectuais, aos milhares, e em todo o mundo. Despudoradamente prossegue eliminando o polo consumidor,  logo, inviabilizando o polo produtor de riquezas, produtos e serviços;

    2) A coisa anda tão séria para o lado do grande capital, que obrigaram a Arábia Saudita abrir as torneiras objetivando inundar os mercados de petróleo, derrubando a cotação das alturas de 115 dólares o barril, para um pouco mais de 20 dólares, em poucos dias. Esse potente oxigênio para a economia mundial causou grandes estragos, configurado em milhares de desempregados e de falências por todas as empresas envolvidas com o setor de petróleo, xisto, petrolíferas, estaleiros, plataformas, bancos europeis e americanos (inadimplência do setor de petróleo), dentre outros incontáveis estragos. Por isso mesmo, agora estão fechando as torneiras da Arábia Saudita, com todos os riscos para a cambaleante economia mundial;

    3) A turma de preto, responsável por tudo de muito estranho e bizarro que vem acontecendo no Brasil, desde o Mensalão, especialmente desde 2013, quando a turma de preto enviou para as ruas milhares de seus integrantes em seguidas gigantescas badernas por todo o Brasil, na verdade, não era por vinte centavos nas passagens de ônibus. A bronca era por conta da Comissão da Verdade. Fizeram um pacto com o Demônio que a questão das torturas, assassinatos, terrorismos, desaparecimentos e outros mais, dos tempos da dittadura militar, não poderiam ser examinados;

    4) Mas, decorrido certo tempo, acredito eu, que certas facções da turma de preto já não mais estariam interessadas em punir Dilma/PT. Juntas com o PSDB, mais poderosa forças internas e externas, passaram a tramar início das necessárias providências visando amplas privatizações das riquíssimas empresas estatais, para serem entregues ao grande capital a preços de bananas, como no governo FHC/PSDB. Não ficaria somente na Petrobras. Junto com essa estratégia e riquíssima empresa, iriam outras joias da Nação, como Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, CEDAE, SABESP e, inúmeras outras. Se essa gigantesca traição ocorre, por certo que fará milhares de desempregados e de falências por todo o Brasil. A fome e as revoltas entrarão em cena. A guerra civil estará instalada no Brasil com todos os horrores e tragédias conhecidas, modelo, Iraque, Líbia e Síria. Ainda está em tempo de evitar tamanha desgraça.  Que Deus nos ilumine.

     

     

     

     

  60. “Sem o risco de Lula em 2018,

    “Sem o risco de Lula em 2018, a tendência será uma dose de bom senso amparando o governo Dilma Rousseff, do mesmo modo que aconteceu com Itamar Franco no impeachment de Fernando Collor.”

    Esperar bom senso dessa oposição? Não creio nisso. Caindo Lula, cai Dilma. Simples assim. 

  61. Nassif esqueceu de algo importante “The day after”

    Se caçado Eduardo Cunha começa o que chamaremos o “The day after”. Ou seja, quem substituiu Cunha?

    Este pequeno detalhe é básico para qualquer movimento, pois se há um golpe legislativo através do Impeachment da chapa Dilma-Temer (está claro que se houver cassação ela deverá compreender Temer) o futuro presidente da câmara assumiria a presidência da República.

    Esta eleição de um novo presidente da Câmara terá um confronto entre o PMDB e o PSDB, pois o primeiro tem maioria e o segundo quer assumir o governo, deste combate que nenhum tem força sozinho para eleger o novo presidente da câmara, a mãe Dinah não disse nada! Mas é um dos passos mais importantes da oposição.

    Após isto, provavelmente teríamos novas eleições, complicando ainda mais o caso, pois quem serão os candidatos?

    Aécio parece que não anima ninguém, e figuras do PSDB paulista vão intervir na sua nomeação. Do outro lado temos Requião, Ciro Gomes e indicados pelo PT com apoio de Lula que deveria estar condenado para não participar. Conforme a composição destes candidatos eles provavelmente entram mais forte na disputa do que a Dilma, logo sai-se do caldeirão e se entra direto no fogo.

    No meio disto tudo tem o POVO, todos estão esquecendo deste ator, daquele que constitucionalmente provém todo o poder e que se deixado livre sem uma legislação de exceção ninguém sabe para onde vai o país!

    Eu diria que a oposição tem um caminho muito mais difícil do que o governo, pois uma falha que fizerem será a verdadeira desgraça de qualquer uma de suas pretensões, podendo ficar pior a emenda que o soneto, pois o próximo presidente se for favorável ao governo atual entrará solando para garantir a sua sobrevivência.

    Mesmo que a oposição vingue a vencer todos os problemas e além disto eleger o próximo presidente teremos uma situação pior do que a de Macri na Argentina, onde a popularidade está em queda livre e lá realmente o povo está saindo as ruas.

    A prisão de Lula parece ter sido abortada por coincidências, tais como a de um Ministro do Supremo que vinha para um programa televisivo estar no mesmo ambiente no mesmo momento, um evento pequeno, imprevisível mas notável.

    Na realidade só há uma saída para a oposição, uma saída que pode a médio prazo levar a oposição toda para Miami ou mesmo para debaixo da terra. Dar o golpe, assumir a presidência, lançar uma legislação de exceção, prender toda atual situação (inclusive blogueiros e comentaristas) baixar o pau no povo e retornar a um regime parecido com 1964, porém isto seria uma cartada de vida ou morte, com mais chances de morte do que de vida, pois não sabem se haverá operação Brother Sam para lhes dar apoio, simplesmente porque o grande irmão do norte também não sabe para onde vai a sua política e apoiar um governo ditatorial num país que era democrático parece que não está na pauta de nenhum dos candidatos republicanos ou democratas.

    • O impeachment de Dilma não implica o de Temer

      Ele só cai junto se o TSE aceitar que houve abuso de poder econômico dos dois quando cacdidatos. Mas aí, amigo, o futuro está definido: entre o segundo mais votado. E aí estaremos todos fritos. Prefiro ir viver em Ruanda.

        • Não.

          Não vai haver guerra, simples assim. Não houve em 1964, por que haveria agora? O pessoal gosta de bravatas no Facebook e nos blogs, mas na hora do “vamuvê” simplesmente não vai rolar. Até porque um eventual novo governo dificilmente vai mexer em programas como o Bolsa Família, e há chances que a economia pelo menos pare de cair por conta da reversão de expectativas.

  62. Nem A nem B

    Realmente, se instalou no país a mentalidade do “ou vc está deste lado ou do outro”, e isso beneficia apenas quem tem algo a esconder. Todo radicalismo é míope e, como disse o Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra”.

    Não sou petista nem tucano, sou apenas um trabalhador que tenta viver honestamente e quer, sim, ver na cadeia tanto os ladrões de merenda quanto aqueles que se apropriam do cargo público para se apropriar também do dinheiro público.

    Se o benefício indevido veio a partir de superfaturamento, desvio ou do dono da empreiteira que ganhou uma licitação fraudulenta, o crime está consumado.

    Enquanto isso acontece, há crianças que não tem merenda (às vezes, nem escola), nem vacina, nem atendimento médico, nem futuro…

    Não tenho dúvidas que encontrarei todos esses no inferno, mas enquanto estiver vivo ainda tenho esperança de vê-los na cadeia.

     

  63. Cassar chapa Dilma-Temer e

    Cassar chapa Dilma-Temer e Condenar o articulardor de toda roubalheira mafiosa no Brasil e PEDAGÓGICO, temos que sofrer agora, para ver se sobra algum país no futuro para nossos filhos  onde a descencia, a moralidade e o respeito a Patria e os seus valores possam fazer sentido para as pessoas.

    • Você faz um discurso mentiroso

      A roubalheira mafiosa do Brasil foi perpetrada pela tucanalha que vendeu o patrimônio público e embolsou tudo na nefasta privataria de FHC. E contiua a roubar desesperadamente em estados como São Paulo (onde roubam até a comida das crianças), Paraná e Goiás.

      Quem criou condições para o futuro deste País foi Lula. Ele tirou o Brasil do mapa da fome, ele tirou o Brasil das garras do FMI, ele colocou negors e pobres nas universidades.

      Você faz um discurso mentiroso, cheio de adjetivos falsos e sem nenhum fato ou argumento plausível.

      É só a diatribe de um capacho da elite que verdadeiramente destrói o futuro deste País, para ir falar mal da terra e do povo que exploram em suas viagens luxuosas À Europa e EUA.

  64. Nem A nem B

    Realmente, se instalou no país a mentalidade do “ou vc está deste lado ou do outro”, e isso beneficia apenas quem tem algo a esconder. Todo radicalismo é míope e, como disse o Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra”.

    Não sou petista nem tucano, sou apenas um trabalhador que tenta viver honestamente e quer, sim, ver na cadeia tanto os ladrões de merenda quanto aqueles que se apropriam do cargo público para se apropriar também do dinheiro público.

    Se o benefício indevido veio a partir de superfaturamento, desvio ou do dono da empreiteira que ganhou uma licitação fraudulenta, o crime está consumado.

    Enquanto isso acontece, há crianças que não tem merenda (às vezes, nem escola), nem vacina, nem atendimento médico, nem futuro…

    Não tenho dúvidas que encontrarei todos esses no inferno, mas enquanto estiver vivo ainda tenho esperança de vê-los na cadeia.

     

    • Faço minhas as palavras de Fernando Brito

      Faço minhas as palavras de Fernando Brito no blog “Tijolaço”:

      Não tem sentido, não tem lógica que um homem que, durante oito anos, dirigiu um governo e teve poder sobre as estatais da sétima economia do mundo seja acusado de ter operado, no governo, para obter vantagens nas obras de um sítio, ou de um apartamento de menos de 200 metros quadrados – ambos, aliás, nem mesmo de sua propriedade.

      Num esquema de corrupção onde diretores de estatal recebiam dezenas de milhões de dólares, onde um simples gerente da Petrobras, como Pedro Barusco, acumulou R$ 100 milhões, vai-se acusar o homem que detinha poder sobre toda a máquina do Estado por pedalinhos, bote de lata e a conta de um guarda-móveis, aliás tudo ocorrido após o seu mandato?

      Quando algo não parece fazer sentido, procure um. Porque nada, mesmo o que parece sem sentido, acontece sem ter um.

      E, neste caso, o sentido real é pior do que o imaginário, nonsense.

    • o buque de Espertirina (2)

      -> No post do Nassif fala em globo ??? . . . . Não lembro de ter lido . . . .

      mas tem 16 referências à Globo nos comentários, até o momento…

      lembrem-se de 04/03/2016 e da Rede pela Defesa da Democracia que se formou como exemplo da vitalidade dos que prescindem de centralização, verticalização, dogmatismo, sectarismo e autoritarismo.

      que  a liberdade seja a nossa própria substância. salve o Dia Internacional da Mulher!

      .

    • o buque de Espertirina

      em sua incontrolável sofreguidão de acomodar as profundas contradições sociais brasileiras, o lulismo governista fracassou inteiramente em cooptar para sua estratégia de conciliação um dos mais poderosos setores dominantes: a Rede Globo.

      apesar de sua aparente guerra com a Rede Globo, o lulismo governista sempre foi despudoramente generoso em sua destinação de verbas oficiais para uma mídia que nunca deixou de abertamente hostilizá-lo.

      em 1917 no Rio Grande do Sul, num protesto durante o enterro de um trabalhador grevista, a cavalaria da Brigada Militar investiu contra os manifestantes. com apenas 15 anos, Espertirina Martins jogou contra os soldados um buquê de flores. escondido dentre dele uma bomba. com a explosão a repressão recuou.

      o lulismo sempre atirou contra a Rede Globo bombas de cuja explosão surgem as flores das verbas da propaganda federal.

      estamos numa incerta travessia. o sistema de poder está em colapso, mas seu sucessor ainda não se formou. a falência histórica do velho já aconteceu, mas não sua falência política. no vácuo deste interregno proliferam as patologias sociais: criaturas monstruosas, fenômenos bizarros e sintomas mórbidos.

      em meio ao bombardeio com o qual o velho barra o avanço do novo, brotam algumas flores. entre as quais, neste exato momento, a luta unificada dos professores e estudantes do Rio de Janeiro.

      a agonia terminal do lulismo é também a falência de um modo de se fazer política. mais até: é o atestado definitivo que precisamos de um outro jeito de viver.

    • o buque de Espertirina (4)

      assim como em 1964 a resistência ao golpe volatilizou-se com a tibieza do Presidente deposto, supor que as massas sairão às ruas para defender Lula é ver nada além de miragens.

      militantes do PT, lulistas e governistas já não mais percorrem as ruas que um dia foram suas. até por lhes faltar para tal um mínimo de condições físicas..

      no ato do Dia Internacional da Mulher hoje no Rio de Janeiro, a quase totalidade dos manifestantes tinha menos de 30 anos. a maioria de jovens em torno de uns 20 anos. exigiam a saída de Cunha (“êta, êta, êta! Cunha quer mandar na minha buceta!”, mas não defendiam Lula. eram contra o “ajuste fiscal”, mas não defendiam o impeachment.

      se via uma juventude radicalizada. além de não darem IBOPE para a Rede Globo, aprenderam a ser sua própria mídia: transmitindo, fotografando, gravando e postando instantaneamente.

      para os que hoje ocupam as ruas, Lula nada mais é do que um velho pelego.

      p.s.: até o momento, já são 40 referências a Globo…

  65. Bom.. tudo depende do que

    Bom.. tudo depende do que pode ser “real” na apuração dos fatos sobre o Lula.. se ele estiver limpo, não creio que o STF legalista mantenha condenações espúrias..

  66. Qualquer semelhança, não é mera coincidência.

    Fim da Idade Média, Maquiavel, Absolutismo, Poder Religioso, fhc (o ateu, mas que faz qualquer negócio), Rebelião de Coxinhas, Elite e Políticos Corruptos, Rede Globo, etc…tudo a ver, em seus Velhos Golpes .

    “…Tinha cinco anos quando a insurreição dos comuneros provocou em Ávila numerosos conciábulos secretos e solenes, já que a Santa Junta de Ávila se reunia no próprio claustro da Catedral. Castela levantava-se em armas contra Carlos V, o imperador flamengo, e a favor de Dona Joana, filha de Isabel a “Católica”, que, embora “louca” e prisioneira em Tordesilhas, era uma rainha castelhana.

    A “Cidade dos Santos e dos Cantos” teve uma razão poderosa para insurgir-se: o imperador tinha-a felicitado por não se ter unido à sedição. Aquilo bastou para que se tornasse o centro da rebelião e a senha Comunidad congregasse todo o povo.

    Os pequenos Cepeda y Ahumada sentiram-se seduzidos e arrebatados pela atmosfera de conspiração que se alastrou pela ciadade: até as paredes sussurravam os nomes dos conjurados e, sob promessa de segredo, revelavam-se os detalhes do ato de juramento: sobre a Cruz e o Evangelho, juravam defender as liberdades de Castela contra os abusos do poder imperial. Aquela gente mal sabia que não estava defendendo as suas próprias liberdades, mas os privilégios da nobreza* não o livre exercício de pensamento e do direito de crítica, mas a igreja intocável.

    *Gregório Marañón, no seu Antonio Péres (vol. I, pág. 147), defende a tese de que o povo não passou de um instrumento da nobreza na revolta dos comuneros (N. da A.)

    Do livro: Teresa de Ávila – de Marcelle Auclair

    Teresa (de Ahumada) de Ávila – La Ajedrecista, Carmelita Descalça e Doutora da Igreja.

  67. Meu marido, que Deus o tenha,

    Meu marido, que Deus o tenha, gostava muito do ministro Marco Aurélio. Dizia que ele sempre nadava contra a corrente.Se alguém desejasse saber como se portaria o Supremo como um todo era só ver o voto do ministro. Seus companheiros sempre faziam o contrário. Nesse caso agora, da condução coercitiva do Lula, eu espero que ele tenha se enganado e a maioria do Supremo tenha uma postura mais pró Lula, que talvez arrefeça o ímpeto e a truculência do juiz moro.

  68. NASSIF. 
    NINGUÉM VAI ACEITAR

    NASSIF. 

    NINGUÉM VAI ACEITAR A CONDENAÇÃO DE LULA POR UM JUIZ IMPARCIAL. 

    É O MESMO RACIOCÍNIO DO IMPEACHMENT FEITO POR CUNHA. SUJO. INJUSTO. 

    A “FERVURA” , SE O LULA FOR CONDENADO POR MORO E SEUS PROCURADORES PARTIDARIZADOS, NÃO VAI ACABAR SEM CONFLITOS E SANGUE DERRAMADO. 

    URGE AO QUE RESTA DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS, INDICAR UM JUIZ E PROCURADORES IMPARCIAIS PARA INVESTIGAR LULA. SENÃO MORTES E CONFLITOS VIRÃO. 

    PARA MIM CABE AO CNJ E AO STF TER A CORAGEM DE FAZER ISSO, MESMO SOB O TSUNAMI DE ACUSAÇÕES QUE RECEBERÃO DA MÍDIA GOLPISTA. 

    JANOT JÁ ADERIU AO GOLPE. SE REUNIU COM PROCURADORES DA LAVA JATO NA QUINTA A NOITE, ANTES DO SEQUESTRO DE LULA. E NÃO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA PARA BARRAR O ABUSO.

    INCLUSIVE NA ENTREVISTA COLETIVA O PROCURADOR SANTOS LIMA CALUNIOU SEM PARAR LULA E O PT. COMO UMA PESSOA COMO ESSA NÃO PODE SER COLOCADA EM SUSPEIÇÃO ??? SÓ CONSIGO PENSAR EM UMA ALTERNATIVA. JANOT É NO MÍNIMO COMPLACENTE COM O GOLPISMO DE CURITIBA. 

    • Se houver guerra, desta vez a elite vai ser atingida

      Se houver guerra, desta vez a elite vai ser atingida. Gravemente atingida. Pode até vencer as primeiras batalhas, mas será uma vitória de Pirro.

      • Pura verdade…

        Lula tirou o gênio da garrafa !!! Agora não dá mais pra recolocar lá. Além disso, as pessoas começam a perceber o que significará a vitória da Lava-Jato e da direita sobre a vida nacional. Destruição de nosso patrimônio e escravização das pessoas em virtude da abolição dos direitos sociais. Em outras palavras, esses procuradores e juristas (uma turma de ingênuos e provincianos) nem imagina o que os espera.

      • Guerra

        Prezado Ruy,

        Nunca antes na minha história de vida vi tantos acenos de confronto, guerra, convulsão social e sangue nas ruas. Será que os que falam em guerra, em confronto, em resistência, são os que irão pra rua sujar as mãos de sangue? São eles que irão ‘às ruas com paus, bombas e revólveres?

        Eu não acredito. Acho que a maioria dos que falam de confronto são cães que ladram mas não mordem. Esses ainda desfrutam de alguma riqueza que existe no país. Eles tem algo a perder.

        Entretanto, aqueles que falam de confronto podem incitar os cães raivosos, em número cada vez maior, com o agravamento da crise econômica e com o acirramento da disputa política. Surgirão aqueles que não tem nada a perder na vida e que se iludirão com o ideal e as benesses de uma facção. Esses poderão lutar até a última gota de sangue por quem quer que lhes dê um motivo para tanto. O mundo está cheio de exemplos para sabermos que isso é possível.

        Deus livre nossos filhos das pessoas cruéis.

         

         

         

         

  69. Hipóteses

    Imaginando que Lula seja impedido de concorrer por umgolpe judiciário e que não ocorra uma conflagração geral no País que faça a violência política explodir, sendo que eu pessoalmente acho que a segunda hipótese é improvável e imaginar alguma estabilidade o paz nessas circunstâncias é irreal, o que acontece se um candidato indicado por Lula e igualmente inaceitável para a elite golpista acabar como favorito na eleição, os golpistas vãop deixar ele concorrer?

    E se esse hipotético candidato vencer o pleito, os olpistas vão continuar exigindo recontagem de votos, impeachment, investigações farsescas e persecutórias?

    Respeito pelo país e pela democracia a direita não tem, então, como fica?

    E mesmo se um candidato da elite vencer, o povo vai aceitar as políticas neoliberais, o arrocho e o retrocesso que com certeza vai ser implantado?

    A única esperança de paz social é a manutenção da normalidade democrática, qualquer golpe implicará e conflitos inéditos.

    Até hoje nenhum conflito atingiu fisicamente as pessoas da elite. Isso pode mudar dráticamente.

    • O Lula tem um nome, no bolso do colete.

      Como todo político que analisa e prepara-se para qualquer eventualidade, o Lula antevê um golpe que derrube a Presidenta Dilma, e impeça-o judicialmente, de concorrer á sucessão da sua companheira, numa improvávem(mas hipotética)eleiçao, antes do prazo regimental(2018) e como toda “raposa política” já tem 2 ou 3 nomes da melhor estirpe, e de ilibada conduta, para indicar e apoiar, o que nestas circunstâncias, é vitória certa, visto que os atuais quadros aí colocados, para uma eleiçaõ Presidencial, não têm nenhuma condição de disputarem contra um indicado do Lula.

      Corre nos bastidores do Poder, que Ciro Gomes, Requião e Fernando Haddad, jé estão sendo preparados, para numa eventualidade destas, estarem prontos. 

      • Concordo com o que você disse

        Concordo com o que você disse e então eu penso, e então? Eles vão dar um golpe em cima do outro até que consigam levar na mão grande? E a população, vai deixar?

        Se bem que eu não acho que se derrubarem a Dilma haverá eleições. Acho que vão instalar uma ditadura sanguinária igual a de 64, provavelmente usando as polícias militares e a PF como forças de repressão, tortura e assassinato de opositores.

  70. honestidade

    Independente de ser PT, PSDB, PMDB, PTB ou qualquer outro partido. Roubou, matou, sequestrou, enriqueceu ilicitamente… é cadeia. Não adianta tampar o sol com a peneira. Todos os partidos tem a sua ideologia, suas pessoas íntegras e os ladrões. Havendo provas para qualquer um que seja, que vá para o xilindró. 

    Que existam outras operações para prendenrem mais e mais políticos e empresários corruptos de PSDB, PT , PMDB e qualquer outro partido. Afinal a maioria do povo brasileiro se desdobra para ganhar o pão de cada dia e está cansado de ver o dinheiro que deveria ser investido no país ir pro beleléu.

    • Caro Ricardo,
      Desculpe-me,

      Caro Ricardo,

      Desculpe-me, mas acho um equívoco dizer que o país não se desenvolve por conta da corrupção. Recebeu propina, roubou, desviou dinheiro, etc.: a lei. Para ter um país socialmente justo, a política monetária tem de ser mexida, a fiscal, etc. etc.É daí que vem o grosso do dinheiro para o investimento. O atual moralismo, seletivo como vemos, serve apenas para dar apoio a um grupo (no caso, à direita), que tende a uma política enconômica neoliberal, ou seja, aposta no aumento do rendimento financeiro de poucos, em detrimento da maioria. Em suma, defender o golpe não é combater a corrupção, mas se colocar ao lado daqueles que em nada prezam os que lutam para ganha o seu pão de cada dia, que apenas se importam com seu bolso .

      • Corrupção e economia

        Prezados,

        Acredito haver fortíssimo elo entre a economia saudável e a sociedade honesta.

        Normalmente o pessoal não vê essa relação porque faz a conta apenas dos recursos desviados em propinas. O estrago é muito maior. É como um corpo perfurado por uma bala. Um pequeno furo, um enorme estrago.

        Em um país com corrupção institucionalizada, os custos e riscos de uma empresa operar são muito maiores. As grandes empresas computam esses riscos antes do investimento. Para operar de forma competitiva muitas delas se submetem à ação corrupta, o que se constitui elevado risco jurídico e de imagem para a empresa. Daí, novamente, os “custos” e os “lucros” em um país com alto nível de corrupção acabam sendo muito mais elevados.

        A desonestidade gera custos astronômicos também para as instituições do país (mais advogados, mais juízes, mais policiais, mais penitenciárias, mais cartórios, mais segurança privada, maior preço dos seguros, etc).

         

        • Isso tudo é achismo. Combater

          Isso tudo é achismo. Combater a corrupção ou qualquer crime é obrigação das autoridades, mas a avaliação do quanto a corrupção interfere na economia e no desenvolvimento deve ser feito com dados.

    • Combate a corrupção não tem haver com economia meu caro

      Combate a corrupção é processo civilizatório, e fazer com que leis e instiuições sejam respeitadas.

      A mania que as pessoas tem de associar corrupção com  economia, a economia iria bem se o congresso e a midia cumprissem com seus papis democraticos, a corrupção existe em outros países também, ela só é menos escancarada nos paises onde ha maior respeito as leis e instituições.

      • Realmente, a economia não é responsabilidade da corrupção

        É responsabilidade da inacreditável política econômica desenvolvimentista da Dilma. Destroçaram gratuitamente os fundamentos econômicos do país. E insistem em usar as reservas internacionais para nos jogar mais para o buraco. Vão acabar nos colocando no colo do FMI assim.

    • Ricardo,
      Estranho mas é
      Ricardo,

      Estranho mas é fato: se a corrupção por si só fosse elemento de riqueza ou pobreza de um país, a Itália seria um Piauí com museus.

      Outra coisa: não passa nem por um momento por sua cabeça que APENAS quando se trata do PT a justiça e a mídia vão atrás? Nem vou discutir a veracidade das denúncias, mas já faz mais de uma DÉCADA essa história de que “agora o PT, depois os outros”. Já chegamos ao ponto de investigar pedalinho… sério, vc não desconfia que estão utilizando sua justa indignação para te manipular a apoiar, por exclusão, um grupo político-mafioso?

      •  
        André apreciei a maneira

         

        André apreciei a maneira tranquila e delicada para ajudar o nosso companheiro de Blog a enxergar  por entre a densa névoa provocada pelos lançdores de espuma da imprensa golpista.

        Mas, como dizem os mais velhos caçadores mexilhões e ostras, se não fuçar indo ao fundo, na superfície só encontra espuma.

        Orlando

  71. Merecemos mais

    Só a justa saudação ao Ministro Marco Aurélio de Melo faz sentido nesse post. Além disso, é a septuagésima vez que o Nassif enxerga o fim ou o adiamento da crise para 2018.

    Por isso, tomo a liberdade de sugerir que o dedicado e sério GGN fale sobre o golpe. Sim, o golpe já foi dado, agora falta só inviabilizar o PT e por um fim no que restou de social democracia. E não há como desculpar a Sra. Dilma, pessoalmente honesta,  em que pese a festa de ratos que é a política nacional ela entregou tudo e enganou os eleitores. E vem contribuindo todos os dias para apagar da lembrança do eleitorado o mundo prometido pelas campanhas políticas do PT. Por que ninguém procura investigar e explicar  os motivos da Dilma? Será que a Dilma vai se explicar em uma carta de renúncia ao final deste ano? Será que o PT, o Lula e ela própria vão aceitar a responsabilidade por todos os erros cometidos na economia, a mais impopular reforma na previdência de todos os tempos, a entrega da Petróbrás, a prevalência da visão francamente anti social democracia do neofascista PSDB?

    E o Lula? Há quanto tempo vinha suportando em silêncio o cerco da Lava jato e da mídia contra si e sua família? Por muito tempo se manteve calado, fazendo uma ou outra aparição em manifestações da Petrobrás. Agora eu quero ver os processos que ele diz mover contra aqueles que o difamaram. Por favor, publiquem.

    Com base na Lava Jato, esse é só mais um golpe como as revolução colorida que apareceram pelo mundo neste século, mas aqui os coxinhas não podem chamar assim, ehehehe. A nossa “jovem democracia” acabou. A Lava Jato serviu, basicamente, para reorientar todo o judiciário para a linha do politicamente correto (Ministro M.A. M., programa Canal Livre).

    Merecemos mais. 

     

     

     

     

     

     

    • Senta na cadeira dela 5

      Senta na cadeira dela 5 minutos. Dilma não tem nada a ver com o que está acontecendo que é um golpe de estado nas costas dela. Senta numa cadeira com um golpe de estado nas costas.

      • 1) Então ela que venha a

        1) Então ela que venha a público desmentir que apoiou a última reunião do Senado que retira da Petrobrás a exclusividade em operar o pré-sal. 

        2) Ela que pare – pare imediatamente – de sugerir mudanças na previdência com a finalidade de engordar o bolo a ser entregue ao mercado.

        3) Joaquim Levy? Sério mesmo? Quem impôs o nome dele? Ela mentiu na campanha. Fato.

         

        Ela é a presidente da república, não pode esperar que todos tenham o entendimento de que é apenas uma vítima da quadrilha que se instalou no Congresso. Ela não pode se eximir das responsabilidades assumidas e simplesmente esquecer as promessas de campanha e sua direção social democrata.

         

         

         

      • O problema não é agora, Edna.

        O problema não é agora, Edna. É o que Dilma poderia ter feito e não fez. Teimar em continuar com um ministro de justiça incompetente, levando rasteira a cada minuto. Não ouvir aqueles que nela votaram, não ter defendido o legado do governo Lula, esquecido de continuar com a agenda desenvolvimentista sem sacrificar os interesses dos trabalhadores ( o que na prática significou adotar o programa tucano). E não foi por falta de aviso, não… eita mulher lerda e teimosa!

  72. De forma bem objetiva, e

    De forma bem objetiva, e penso ser a última vez que falarei sobre isto, porque já está me fazendo mal a inércia de Dilma:

    1. Estamos com um golpe em processo. Acho que Dilma não entende assim e, se for isso mesmo, acredito não have chance de vitória, pela cegueira de quem detém o poder que pode se contrapor ao golpe.

    2. Golpe se enfrenta não só institucionalmente, mas também com lógica militar. Se não se entende o item anterior, também não se adota a atitude adequada quanto ao tipo de enfrentamento. Novo ponto perdido devido a Dilma

    3. É medida para ontem: destituir imediatamente o atual diretor geral da Polícia Federal e remover os policiais delegados que atuam em Curitiba para bem longe dali. É medida drástica mesmo, derivada do entendimento do item anterior.

    4. Atuar intensamente no meio jurídico estatal, inclusive e principalmente no sentido de deixar claro que o próximo PGR será  escolhido DISCRICIONARIAMENTE pela presidente da República; adeus indicação da ANPR. Este passo só poderá ser dado se se entender que o Ministério Público está para a situação de hoje, como os generais estavam para a situação pré 1964. Não adianta querer que as instituições sejam republicanas, como fala Dilma; elas simplesmente não o são. Não é o desejo que irá gerar isso agora.

    5. O atual PGR, Janot, está para os procuradores de Curitiba, assim como Temer está para Cunha. É o mesmo tipo de aliança, na qual uns operam a lógica pesada e são os tratores, enquanto o outro desempenha o papel de lustre e cobertura. Nassif ainda se engana com Janot, mas todos os indícios apontam para o fato de que ele está intensamente no golpe. Tudo indica que foi ele que lançou Lula às mãos dos procuradores de Curitiba, enquanto tentou se passar por republicano em relação à Dilma no TSE.

    6. Lula caindo, Dilma não aguentará nem um mês, e aí o plano Janot-procuradores-Moro-Globo terá sido vitorioso.

    Escrevi tudo isso aqui, porque isso me parece claro demais, mas o governo parece optar deliberamente pela cegueira e escuridão. Somente as ruas, sem combate massivo ao poder judiciário (aos agentes e coniventes), não irá segurar o golpe. Não adianta dourar a pílula.

    • O seu diagnóstico é muito

      O seu diagnóstico é muito bom.

      As formas de reações que são complicadas de se implementar, ainda mais neste momento, em que o pessoal ja ganhou muita força.

      Dilma deveria ter agido lá atrás, quando os a republica do paraná se centrou na Petrobrás, uma empresa estatal e crucial para o País. Era hora de ir com todo e retirar o processo de lá. Nâo foi feito, houve leniencia, amadorismo e falta de vontade política.

      Não vejo reação da Dilma. Nem o vazamento de Delcidio, que implica o próprio Governo, fez ela se levantar da cadeira e exigir providencias, sejam por vias políticas, midiáticas ou jurídicas.

      Ela simplesmente não reage. não sabe o que fazer. Nâo toma decisões. Assim fica muito dificil.

      Se continuar assim talvez seja melhor renunciar e tentar algum tipo de acordo para livrar ela e o Lula e o País poder continuar em frente.

       

      • Honestamente …

        Sou forçado a concordar …

        Se Dilma quer permanecer no poder, que diga a que veio, pois, até o momento, a sensação de desgoverno é total, enquanto gente bem menos quallificada e sem qualquer visão estratégica do país pinta e borda com nosso futuro, e submete um ex presidente a humilhações… Tivesse ela dicernimento ou capacidade de reação, os trogloditas de Curitiba não chegariam onde chegaram. Além disso, ninguém até hoje entendeu esta fascinação que ela tem pelo Cardozo, que é um mau-caráter profissional… Bem, azar dela e, por tabela, nosso…

  73. A IDEIA DO ACORDÃO PARA

    A IDEIA DO ACORDÃO PARA RECOLOCAR O PAÍS NOS EIXOS – O principal problema que temos atualmente no País é a insegurança juridica causada pela “lava jato”.

    Afeta o pscilógico das pessoas, principalmente dos investidores. Todos esperando o que vai acontecer, “quem será preso pelo japones”.

    Sendo assim, uma solução seria uma espécie de “acordão” entre o Governo Dilma, Lula, Temer, setores da oposição como Serra e Alckmim, altos membros do Judiciário e claro, a rede Globo. Claro que é algo utópico, complicado e que dificilmente encontrará viabilidade. Porém, no momento, não vejo outra solução viável para que o País volte aos trilhos até 2018.

    Pelos erros cometidos, principalmente no controle do Estado, Dilma abriria mão do Govenro a Temer. Este se comprometeria a esvaziar a lava jato  e recolocar o País no caminho da legalidade juntamente com o STF. Lula receberia a garantia que não será nem preso nem condenado e se comprometeria a não se candidatar em 2018, podendo apoiar outro candidato viável. Aécio também escaparia de condenações e entraria na briga do Partido para a indicação em 2018, junto com Serra e Alcmim.

    É dificil e provavelmente não vai acontecer. Mas as alternativas atualmente são bastante complicadas.

    A Lula restaria a possibilidade de se exilar em outro País ou virar ministro de Dilma, caso contrário dificilmente escapará de uma condenação em duas instâncias (lembrando que o tribunal de P. Alegre sempre vota com Moro) e da prisão, dado o clima atual.

    O Governo, ainda que consiga se salvar no congresso, ficará com a faca no pescoço até o fim dos tempos, isso se não abrirem investigações pelas declarçaões do Delcídio.

    O País não retomará o investimento necessário ao seu crescimento e desenvolvimento sem o fim dese clima de insegurança jurídica e de falta de comando. Infelizmente.

     

     

     

     

     

    • O Acordo é para a oposição

      O Acordo é para a oposição desistir de tentar buscar o poder agora para recebê-lo de bandeja em 2018 e poder executar o seu projeto anti-Brasil em paz ??

      Não, esse não serve.

  74. Algo que eu costumo explicar ao eleitores que odeiam o PT

    E principalmente odeiam o Lula, o Lula é investigado desde os tempos de sindicalista, ele não deve ter dado um telefonema na vida que não tenha sido grampeado, não deve ter dado uma ida a padaria sem ter sido seguido.

    Assim se a Lava Jato tivesse algo contra ele já teria usado, a lava jato precipitou esse mandato coercitivo graças a mudança no comando do MJ, esse mandato era para o dia 11, para dar combustível para o dia 13.Todo esse roteiro é escrito pela dramartugia da #GloboGolpista, é óbvio que a Globo desde os tempos dos Diários Associados( acho que era esse o nome do jornal, não tenho certeza)  tem um plano paralelo ao do Brasil e seu processo civilizatório, basta ver como todos os casos de corrupção respingam nela, e como ela tem o rabo de muitas pessoas do “justiciário” presos com ela, ela se safa.

    Meu receio, como não confio no “justiciário” é que eles usem provas e artíficios como fizeram no  mensalão, e nesse caso o Lula pode ter pego um clipes do planalto quando saiu!

  75. Salvaguarda

    Dois acontecimentos que se sucederam após a condução de Lula que me chamaram a atenção que foi confirmado na sexta-feira, foram as reações dos golpistas e a importância que a internet evidenciou como fonte do contraditório ante ao cartel da mídia.

    O primeiro evento se deu com a nota de Moro justificando os métodos usando na condução coercitiva de Lula, e a tentativa dos procuradores de tentarem evidenciar que Lula não é inimputável, justificar que ele não está acima da lei, etc, etc. Quase em uníssono, MP e Moro tentaram limpar a barra dos seus atos através de notas.

    Mas o que se percebe daí é que esse tipo de resposta indica que eles assimilaram a reação que foi a condução de Lula. Esse fato está acima do poder da imprensa e da truculência da quadrilha judiciária do Paraná. Mesmo não demonstrando o menor sinal de retroceder no intuito de incriminar Lula forçando provas a fim de inviabilizar alguma possível candidatura, os golpistas paranaenses sentiram que esse tipo de manobra é mais grave do que pensaram. É notável a capacidade de Lula de mobilizar massas. E, num timing perfeito, novamente conseguiu atrair a atenção. Ele sabe que o fio já foi virado e realmente está pronto para o confronto.

    O segundo evento que se nota, que para mim especialmente foi supreendente, é que os blogs são a pedra no sapato da grande imprensa. Dois fatos comprovam isso: a tentativa ridícula da Globo de criminalizar um vazamento feito para o blogueiro Eduardo Guimarães (mesmo diante dos inúmeros outros vazamentos de informações feitos para a grande imprensa), onde ele tentava evidenciar que os vazamentos eram constantes e indiscriminados. Talvez em uma manobra planejada, o Globo divulgou que na verdade o blogueiro era responsável pelo vazamento e que tal fato “prejudicaria as investigações” (sic).

    Assim, mesmo tentando desqualificar a imprensa alternativa, causa espanto a repercussão dos veículos na grande imprensa.

  76. Notícia muito importante !!!

    Pessoal, 

    Alguma maneira de confirmar ou negar esta mensagem que está circulando no Facebbook ???

    Se for verdade, provavelmente, a Lava-Jato caminha para o fim !!!

     

    A POLÍCIA DA AERONÁUTICA SALVOU O LULA DAS “GARRAS” DE MORO.
    ***********************************************************************************
    A NOSSA “ETERNA GRATIDÃO” AO CORONEL QUE COMANDOU A TROPA DE SOLDADOS DA AERONÁUTICA NO ATO DE BRAVURA NO ENFRENTAMENTO DOS INIMIGOS DA DEMOCRACIA, DA LEGALIDADE E DA PÁTRIA.
    *********************************************************************************** 
    A OUSADIA DOS GOLPISTAS QUE ANTERIORMENTE JÁ TINHAM PRENDIDO O CIENTISTA E ALMIRANTE OTHON, PARA DESTRUIR O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO, SOFREU UM GRAVE REVÉS NAS MÃOS DAS FORÇAS ARMADAS. O CIRCO FOI DESMONTADO E O BRASIL AGRADECEU COMO CONSTATOU O INSTITUTO DE PESQUISA.
    *********************************************************************************** 
    ********************SEQUÊNCIA DOS FATOS *******************************
    O que teria, de fato, atrapalhado os planos de levarem o ex-presidente Lula para Curitiba é umas das questões mais levantadas após a última tentativa da equipe de Moro.
    Aeroporto de Congonhas, sexta-feira, 04 de março, cedo da manhã.
    Soldados da polícia da aeronáutica estranham a movimentação de outros policiais armados.
    Bloqueiam a entrada e não deixam eles entrarem no aeroporto. Não teriam reconhecido a farda que foi usada pela Polícia Federal, que estava fortemente armada.
    Um dos soldados avisa ao coronel o que está ocorrendo.
    O coronel fica furioso.
    O reforço é chamado. Em poucos minutos a polícia da aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF.
    A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.
    Mais tensão.
    Sabe-se então que Lula está na sala da PF para interrogatório. Neste instante é aventada a decisão de invadir a sala para resgatar o ex-presidente. Há uma negociação, mas o CORONEL, QUE SEGUNDO CONSTA É LEGALISTA, TERIA PERGUNTADO: “O QUE VOCÊS PENSAM QUE ESTÃO FAZENDO COM UM EX-PRESIDENTE?.”
    Em meio a isso, o ex-deputado, professor Luisinho já estaria protestando contra a detenção de Lula e há uma baderna enorme defronte a sala da PF. Manifestantes contra Lula entram em êxtase.
    Desmentidos surgem, mas o coronel do aeroporto não dá sinais de recuar. A PA permanece a postos, pronta para qualquer tentativa de condução de Lula.
    A equipe da lava-jato desiste do plano A, que seria levar Lula à Curitiba – onde deputados de oposição já estariam comemorando.
    Além disso, decidem reduzir o tempo do interrogatório, que era pra ser bem mais longo e, consequentemente, mais cansativo ao ex-presidente.
    A Polícia da Aeronáutica, sob o comando do coronel, não arreda pé.
    Diante do impasse, o juiz Sergio Moro teria dado ordens para abortar a operação.
    O EX-PRESIDENTE LULA É LIBERTADO.
    A OPERAÇÃO FRACASSOU.

     

    • Tem todo o jeito de ser algo

      Tem todo o jeito de ser algo inventado.

      Cade os nomens ? Ninguem testemunhou isso ? Ainda mais em tempo de internet e redes sociais ?

      Sei não hein…

    • No RJ, marginais costumam

      No RJ, marginais costumam assaltar vestidos com fardas do exército (camuflados), polícia federal e polícia militar, agem principalmente em vias que vão dar no aeroporto Internacional do Galeão.  É possível que a PA tenha estranhado um aparato gigantesco de pessoas travestidas de policiais invadindo ou adentrando um aeroporto portando armas de grossos calibres.

      É possível que o alto oficial da aeronáutica de plantão naquele dia tenha tomado providências para deter esse aparato que até então ninguém sabia do que se tratava.

      Podia ser marginais tentando sequestrar uma aeronave, ou traficantes se passando por policiais tentando embarcar algumas toneladas de drogras em alguma aeronave oficial.  Podia ser também algum sequestro de personalidade pública ou algum ato de terrorismo.  Acredito que o oficial do dia tenha sim tomado providências em meio a balbúrdia que se formara.

      Enquanto isso prof Luisinho que já desconfiava do que se tratava, fazia escândalo para chamar a atenção do maior número possível de pessoas.  Agora o que não dá para engolir é o fato de MAM está embarcando ou desembarcando na hora certa e no momento exato em que tudo isso acontecia.  É claro que MAM (imbuído da autoridade que lhe é peculiar) já sabia o que iria acontecer e estava lá para impedir.  

      Pelo que eu li em outros sites de notícias toda Brasília sabia da operação de prender Lula, menos é claro a presidente da república e seu então ministro da justiça.

      E a tolinha aqui pensava que Zequinha só tocava piano pra búlgara.

       

      p.s. Qualquer coisa que vier a acontecer de nefasto no país, pode-se colocar na conta da presidente da república que fez ouvidos moucos para os inúmeros avisos sobre a unutilidade de se manter uma autoridade omissa e indiferente aos reclamos da funçaõ que exercia.  

    • Tem uma outra versão, que o

      Tem uma outra versão, que o Juiz Marco Aurélio estava no aeroporto quando começou o tumulto.

      Se inteirou do que se tratava, e imediatamente deu ordens para que soltasse o presidente, pois, aquela não era forma correta de tratar um ex presidente.

      Dizem que por isso o ministro começou detonar o Moro.

      Agora, qual das duas versões é verdadeiras ?

      Vai saber !

      • Aparentemente não foi isso.

        Aparentemente não foi isso. Em entrevista à Bandnews o ministro Marco Aurélio disse que tomou conhecimento do que estava acontecendo quando Lula já estava depondo no pavilhão de autoridades. Ou seja, a vinda pra Curitiba provavelmente já não iria acontecer.

    • Acho crível que o Ministro

      Acho crível que o Ministro Marco Aurélio tenha usado a PA para impedir o tresloucado ato ordenado pelo Moro. Indício disso é que a Globo se deu ao trabalho de ler um “relatório” do delegado responsável pela “operação”. No relatório de alega que o Lula teria, após dizerr que só sairia de casa augemado, ido depor sem opor qualquer resistência. Parece uma tentativa de antecipar defesa para essas alegações de que a ordem era levar o Lula preso pra Curitiba. Tambem é indício de que iam mesmo levar o Lula preso pra Curitiba o deslocamento de alguns da oposição, como o Bolsonaro, e a festa que já faziam, igual à da “vitória por cinco minuto” do Aécio em 2014.  Não que o Ministro do STF discorde “muito” dos golpístas. Mas o primo que o levou ao STF tabem ta na mira dos facistas do MPF.