Pedro Taques, o herói do MPF e suas circunstâncias

Algum tempo atrás, se houvesse votação interna no Ministério Público Federal para eleger  o Procurador símbolo, o vencedor seria Pedro Taques.

Taques era uma espécie de anti-Deltan Dallagnol. Enquanto o campo de batalha de Deltan são as trepidantes telas de computador, a consulta a bancos de dados e o cenário de baixo risco das entrevistas coletivas, Taques enfrentava os riscos verdadeiros.

Cada vez que entrava em um restaurante de Mato Grosso, provocava dois movimentos. Primeiro, aplausos dos presentes. Depois, o restaurante se esvaziando com receio de algum atentado.

Não era por menos.

Taques se tornou nome nacional como procurador da República no Mato Grosso na Operação Arca de Noé, combatendo supervilão João Arcanjo Ribeiro, o “Comendador” Arcanjo, rei do bicho do estado, dono de cassinos e do tráfico, recursos em off-shores, paraísos fiscais, parte dos quais foi lavado em grandes plantações de soja. Blairo Maggi, o segundo maior plantador de soja do mundo, aliás, poderá contar um pouco mais sobre como esse fascinante personagem ajudou a alavancar competidores de Blairo, quase tão fortes quanto ele.

Era tão poderoso que, quando um desavisado superintendente do Banco do Brasil  mandou cobrar uma dívida, recebeu a visita do “Comendador” com um aviso curto e grosso:

— Se me cobrar de novo, te mato!

Foi preciso o governador da época ligar para Arcanjo para acalmá-lo.

Assim como outros varões de Plutarco da política – como o ex-senador Demóstenes Torres – Taques criou fama de incorruptível. E deitou na cama. E a política brasileira ganhou um campeão da moralidade para ajudar a mudar os hábitos seculares.

Candidatou-se ao Senado em cima do mote único do mocinho contra o bandido.

Eleito, tornou-se o preferido do MPF, a ponto do Procurador Geral da República Roberto Gurgel desengavetar uma denúncia contra Renan Calheiros no exato dia em que haveria eleição para presidente do Senado. O outro candidato era Pedro Taques.

Ali, o MPF já mergulhara até a tampa na politização das denúncias. Aceitava-se que a gaveta de Gurgel – para onde iam as denúncias contra políticos – fosse controlada apenas por ele e sua esposa. Na gaveta em que a denúncia contra Renan repousava, aguardando o momento de vir à tona, ficariam  guardadas denúncias contra Aecio Neves, o colega de Gurgel Demóstenes Torres e sabe-se lá quem mais, para serem utilizadas quando e se necessárias, ou servir como arma de barganha – conforme rumores que correram na época da indicação de Gurgel para um segundo mandato à frente da PGR..

Eleito governador, acabaram as circunstâncias que fizeram de Taques um campeão das virtudes públicas e entraram as oportunidades para introduzi-lo no reino dos vícios políticos.

Largou o PDT, por onde foi eleito, entrou para o PSDB, partido com o qual o MPF majoritariamente tem mais afinidades. Depois que Michel Temer assumiu o poder, aproximou-se do PMDB local.

Em menos de dois anos, espocaram denúncias. Primeiro, propinas em obras públicas. Agora, a denúncia do procurador-geral de Justiça em exercício de Mato Grosso, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, de que Taques estaria agindo em favor do mais suspeito político em atividade, Ministro Eliseu Padilha (https://goo.gl/5blsyn).

O Ministério Público Estadual entrou com medida para obrigar o governo do Estado a tomar providências e regularizar o parque estadual, cuja área foi invadida por Padilha. Taques não apenas não tomou medida alguma como colocou a Procuradoria-Geral do Estado para derrubar a liminar.

No início Taques agiu à sorrelfa (para utilizar um termo familiar no linguajar jurídico). Primeiro convocou uma reunião no Palácio do Governo com a promotora Regiane Soares Aguiar, que atuava no caso. As pressões foram tantas que a promotora saiu do Palácio com a convicção de que havia alguém mito forte por trás das pressões de Taques. Não levou muito tempo para saber que era Padilha.

Em dezembro de 2016, o ex-procurador Taques, egresso de um poder, o MPF, que se consagrou na defesa das causas ambientais, reuniu outros posseiros do parque para se manifestar contra a decisão do MPE de preservar áreas públicas.

As ações obscuras de Taques político não se restringiram a esse episódio.

Carlinhos Cachoeira, que mantém intacta sua influência política em Goiás e Brasilia, descobriu na construção de prédios escolares um dos negócios promissores para exercitar a corrupção política.

Em dezembro passado, a Operação Rêmora – também do Ministério Público Estadual do Mato Grosso – trouxe à luz o delação do ex-secretário de Educação Permínio Pinto, admitindo fraudes em licitação em troca de financiamento para a campanha de Pedro Taques (https://goo.gl/kMZdBP).

A alegação de Taques foi de que demitira todos os envolvidos no esquema, aliás, medida prudencial, já que estavam presos ou detidos provisoriamente.

A delação do empresário Giovani Guizzardi trouxe detalhes complicados, de que se tratava mais do que caixa 2 de campanha, mas propina (https://goo.gl/n51TuC). Segundo ele, no final de 2014, o empresário Alan Maluf informou ter “investido” R$ 10 milhões na campanha de Taques, e que teria que recuperar esse valor investido junto ao Estado.

Taques recorre às respostas padrões sobre suspeitas em financiamento de campanha e invocou o passado como blindagem contra o presente:

“O governador reitera o que já disse em outras situações, de que a prestação de contas da sua campanha eleitoral de 2014 foi aprovada sem ressalvas pela Justiça Eleitoral e que, por essa razão, repudia toda e qualquer tentativa de envolvê-lo em qualquer ato ilegal, prática que ele sempre combateu ao longo da sua vida, especialmente nos 15 anos nos quais atuou como Procurador da República”.

Quando Eliseu Padilha cumprir o que o destino lhe reserva – a prisão – Taques se constituirá em boa análise de caso sobre as circunstâncias que separam o probo do ímpio.

 
Luis Nassif

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ô Nassif a lição que tiramos

    Ô Nassif a lição que tiramos deste artigo é q o poder corrompe mesmo,vide tb o PT e o apoio a golpistas,td

    em nome da “lógica do poder”,como mudar isso?é possível uma nova política?O “B.O” é grande e acho q

    esse pepino todo deve ser debatido amplamente na nossa sociedade,e se ao menos ñ conseguirmos

    resolver,pelos menos “capinaremos”uma pequena trilha,para q outros venham a completá-la e resolver!!

    Obs:Temos uma bússola e diante de todos os acontecimentos no Brasil,esta bússola nos deu uma

    direção,ao qual devemos caminhar,e não esqueçamos o “parto” que foi a abolição da escravatura no

    Brasil,320 anos(pasmem)isso q vivemos ñ é nada diante do passado escravagista,é preciso  reinventar a

    política,justiça,jornalismo e quase tudo mesmo,é possível?Só tentando pra saber,vaaleu Nassifão !!!

    1. J. Marcelo

      E vc teria como apontar qual o país, ou o povo que jamais corrompeu ou foi corrompido ? Não vale Dinamarca ou outro que jamais foi alçado à condição de  Império, ou próximo de, nem o Canadá, que pertence ao mesmo império atual.

  2. Pra frente Brasil.

    Nassif, este é nosso querido Brasil em tempos de temer. Nunca seria de esperar uma ação legislativa de âmbito nacional exitosa em trocar um governo fraco de uma brilhante brasileira, empenhada no melhor, por uma quadrilha de marginais visando fugir das garras de uma justiça não tão justa assim. Aqui as vestais se articulam com arcanjos ao sabor das piores tramoias sob holofotes e bençãos globais. Duro saber quem é quem, isto depende de circunstâncias

  3. Piada pronta

    Amigos,

    Só de imaginar que uma figura dessas ocupa a Casa Civil da Presidência me causa indignação.

    O maior erro do PT foi se alinhar a uma corja de peemedebistas corruptos.

    Acho que o PT não se levanta mais, ele está totalmente desacreditado da sociedade, eles devem

    um pedido de desculpas à sociedade, à militância  e aos progressistas no sentido geral.

     

    1. O assunto é Pedro Taques, não

      O assunto é Pedro Taques, não Partido dos Trabalhadores. É Pe Ta, não Par Tra. Entendeu, mania de por o PT em tudo.

    2. elaine

      E a quem ele deveria ter-se aliado ?

      Ao PSDB , que se aliou ao partido da Ditadura, atual DEM ? à mídia e seus interesses escusos ? Aos interesses do irmão do Norte? e de todo o judiciário brasileiro ? O PMDB, ao menos tinha uma história mt bonita.

      Pense bem !

  4. “Largou o PDT, por onde foi
    “Largou o PDT, por onde foi eleito, entrou para o PSDB, partido com o qual o MPF majoritariamente tem mais afinidades. Depois que Michel Temer assumiu o poder, aproximou-se do PMDB local.”

    Um bom tema para a série xadrez é como e quando o MPF foi capturado pelo PSDB.

  5. Desse Brasil atual a
    Desse Brasil atual a desesperança já me alcançou ha muito tempo.De Demóstenes Torres não afirmaria tal coisa,tenho aversão a mentiras.Se foi faro não saberia afirmar.A primeira vez que coloquei os olhos em Pedro Taques,identifiquei no ato,a imagem do calhorda,do enganador de ofício,do cretino cevado nas entranhas da velha mídia,que se permitia vender-se e ser cooptado,por dez tostoes de mel coado.Raciocino com a clareza do Sol,o melhor desinfetante.O que esperar de alguém mancomunado com uma mídia bandida?Qual varão de Plutarco resistiu sem um pacto ou acerto de capos com a velha mídia?Joaquim Barbosa,Ayres de Brito,Carmen Lucia,Luís Roberto Barroso,Roberto Gurgel,Rodrigo Janot,Sérgio Moro,e muitos outros.Não escapou um que não fosse tragado pelas chamas da indecência,da patifaria e da capadocagem.Na cocheira,a ração é abundante,mas só é servido a lavagem com os escomungamentos da velha mídia.Ou ajoelham-se aos pés da Santa Globo ou arderao no fogo do inferno.Pedro Taques é só mais um.

  6. Taxi Amarelo

    Percebendo a direção do vento, Pedro Taques vestiu a camiseta amarela para ter sucesso na vida.

    Agora ele é Pedro Taxi – aquele que se movimenta na direção solicitada por aquele que lhe paga a corrida.

     

  7. Brasileiro é mau caráter…

    Brasileiro é mau caráter, simples assim.

    Alguns tem sorte de passar pela vida sem que este caráter seja testado pela tentação, outros não.

    “Quando você tem oportunidade de roubar R$ 0,50 (cinquenta centavos) tirando fotocópia pessoal na máquina Xerox do trabalho, você não perde a oportunidade. Quando você tem oportunidade de roubar R$ 5,00 (cinco reais) levando para casa a caneta da empresa, você não perde a oportunidade. Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 25,00 (vinte e cinco reais) pegando uma nota mais alta na hora do almoço para a empresa reembolsar, você não perde a oportunidade.Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 50,00 (cinquenta reais) de um artista comprando um DVD pirata, você não perde a oportunidade. Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 250,00 (duzentos e cinquenta) comprando uma antena desbloqueada que pega o sinal de satélite de todas as TV’s a cabo, você não perde a oportunidade.Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 469,99 da Microsoft baixando um Windows crackeado num site ilegal, você não perde a oportunidade. Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 2.000,00 (dois mil) escondendo um defeito do seu carro na hora de vende-lo enganando o comprador, você não perde a oportunidade. E você não perde nenhuma oportunidade, devolve a carteira mas rouba o dinheiro, sonega imposto de renda, dá endereço falso para adquirir benefícios que não tem direito, etc, etc. etc… Bom, se você trabalhasse no Governo, e caísse no seu colo a oportunidade de roubar R$ 1.000.000,00 (um milhão) com certeza, como você não perde uma oportunidade, iria aproveitar mais esta oportunidade. Tudo é uma questão de acesso e oportunidade. O povo brasileiro precisa entender que o problema do Brasil não são só a meia dúzia de políticos no poder lá em cima, pois eles, são apenas o reflexo dos quase 200 milhões de oportunistas aqui embaixo. Os políticos de hoje, foram os oportunistas de ontem. Vai ser difícil limpar o Brasil…” – Pastor Creuse Santos11 de março de 2016 · Barueri. https://www.facebook.com/Creuse.Santos/posts/10208999598530112 Esse mau caratismo do brasileiro fica explicito em um “ato falho” que todos cometem ao elogiar uma outra pessoa dizendo:-“Fulano” é honesto e trabalhador.Como se honestidade fosse uma virtude.

    1. Sou brasileiro. E não sou mau-caráter

      O tópico frasal, da mais abjeta generalização, portanto da mais abissal ignorância, deprecia tudo o que vem depois.

      Clichês, frases de efeito, lugares-comuns, é tudo  de que não precisamos. Você conhece os mais de 200 milhões e brasileiros e sabe de todos os atos por eles cometidos? Nenhuma pessoa séria escreve uma bobagem como essa, na abertura de um comentário.

      1. – Sou Brasileiro e não sou

        – Sou Brasileiro e não sou mau-carater, mas acho que a Apatia dos Brasileiros diante desse governo de marginais, que assumiram o poder com a apatia e, por que não, até da Conveniência do povo, fala muito sobre o caráter do povo. Esse é o mesmo povo que se indignava furiosamente com qualquer coisa mínima durante o Governo Dilma. A Mulher honesta foi repudiada pelo povo, e os bandidos que estão no poder estão sendo aplaudidos.

        No mínimo, no mínimo, metade da nossa população é lesa-pátria e traidora.  

        E nã adianta falar da popularidade do Temer. A única vez que a população se expressou sobre o golpe, foi nas eleições municipis, dando uma vitória Massacrante para a Base de Governo Temer, eleições cujo grande vencedor foi o PSDB, um partido lesa-pátria e traidor…

    2. A afirmacao de forma

      A afirmacao de forma generalizada do pastor e de um viralatismo a dar inveja a constantinos patetas. E a repercucao da afirmacao pastoral de forma coonestada e viralatismo a dar inveja a pastores vira-latas.

    3. Vai morar fora, pastor
      Esses micro-delitos acontecem no mundo inteiro. A Europa tem um problema enorme com o crime miúdo, fraudes, furtos, etc. Iludam-se achando que o problema do Brasil é o povo, pastores.

  8. Isso se chama Jornalismo de denúncia

    Prezados leitores, prezada equipe do GGN, prezado Luís Nassif.

    Mais do que uma satisfação é uma honra poder acompanhar o brilhante trabalho de Luís Nassif, ao longo de 30 anos. Um bom jornalista deve ser antes de tudo um bom repórter, um bom analista e uma pessoa organizada, com boa memória. Luís Nassif apresenta esses e outros predicados, que o fazem um profissional que compõe, com mais alguns poucos, um seleto grupo de jornalistas políticos e econômicos que merecem homenagens, reverências e admiração.

    Nesta análise demolidora, Luís Nassif reduz a pó os escombros que ainda restavam desse procurador-político-tucano, Pedro Taques. Independentemente do partido ao qual estivesses filiado quando se elegeu, Pedro Taques e a burocracia estatal são a cara, o DNA do PSDB.

    Lembremos alguns nomes:

    Geraldo Brindeiro, Roberto Gurgel, Gilmar Mendes, Demóstenes Torres, Fábio Capez, Rodrigo Janot e outros procuradores que integram Fraude a Jato, Rodrigo de Grandis, os três patetas do MP-SP, Valtan Timbó, Douglas Kirchner (criminoso que foi demitido do MPF, mas que era protegido pelo CNMP e pela corporação), os procuradores do MPF que querem destituir o reitor da UFRJ e o diretor do Colégio Pedro II, Júlio Marcelo (procurador do MP junto ao TCU), procuradores do MP-MG(que blindam e protegem Aécio, Azeredo, Anastasia e outros tucanos), MP-SP(que blinda e protege todo o tucanato paulista), ou seja, a instituição denomindada “Ministério Público” de defensora dos direitos difusos e de fiscal da Lei para cumprimento dela em prol do interesse público NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA. O MP, assim como o PJ, seja da União ou dos estados federados, é um partido político elitista, conservador, reacionário, cujos integrantes são dotados de privilégios indecentes (vitaliciedade, inamoviblidade, altos salários e mamatas), não são submetidos ao sufrágio popular e assim se portam como uma casta superior, que a todos pode perseguir e acusar, mas que não está submetida às leis que aplicam sobre os demais cidadãos.

    O que esta análise-reportagem mostra é que o MP atua politicamente, mas sem que tenha legitimidade para isso. Gilmar Mendes é exemplo clássico de alguém que, na função de procurador do MP, AGU e depois ministro do STF e presidente do TSE, SEMPRE atuou e SEMPRE atua politicamente. GM é um político tucano, com a toga do STF. Pedro Taques – ao deixar o MP, se lançar candidato e  se eleger governador de MT – exerce, agora, um cargo político de forma legítima. O que a reportagem mostra de forma inequívoca é que, para se eleger governador e exercer o mandato, Pedro Taques incorre nas mesmas ilicitudes e crimes que outros da classe política se enonvolveram e por isso são diuturnamente investigados, fustigados, denunciados, algumas vezes condenados e presos.

    Perdo Taques e os demais que citei (além de centenas de outros, talvez a maioria dos que compõem o MP e o PJ) são aquilo que Presidenta Dilma chamou de ‘moralistas sem moral’, ou seja, usam das funções de persecutores legais para acusar outros, alegando defesa da moralidade pública, mas que são capazes de se envolver nas mesmas práticas criminosas que os alvos de suas investigações e persecuções, caso lhes sejam dadas as oportunidades. Demóstenes Torres e Fábio Capez são outros dois exemplos acabados de ‘moralistas sem moral’. Sérgio Moro nem precisa se lançar candidato e se eleger para um cargo político, para entrar na mesma lista integrada por Demóstenes, Fábio Capez e Pedro Taques.

  9. Vi em outro post que “

    Vi em outro post que ” destino do brasil será decidido pelo senado e câmara “. Discordo , acho que o destino do brasil foi decidido pelos quatro tempos do golpe que são: 

    a) derruba-se dilma como a ajuda do vaza jato, da mídia, mpf e judiciário;

    b) faz-se todo o serviço sujo com os manés do pmdb, tendo em temer e cunha os exponenciais, pois não conseguem ver que quem realmente comando o golpe são os tucanos ( psdb=mídia=judiciário=mpf) ;

    c) inviabiliza-se Lula de qualquer jeito tendo na vaza jato o principal meio de consegui-lo, já que curitiba é uma república independente do brasil, com leis fascista próprias;

    d) depois do serviço imundo feito, elege-se com a ajuda da globo-judiciário-mpf-vaza jato um tucano “limpinho”.

     

    Infelizmente acho que vai ser asssim!!

      1. O tal “Tucano Limpinho”,

        O tal “Tucano Limpinho”, venho insistindo há tempo é o ÁLVARO DIAS, que esta escondidinho, blindado, “na moita” e será lançado no momento oportuno como “RESERVA MORAL” (sic). Acordem…

         

    1. Concordo
      E o fim das doações eleitorais por pessoa jurídica vai legitimar ainda mais a vitória tucana. Rico doa como pessoa física. Os pobres não doam. A direita vem cheia de dinheiro para vencer as eleições ‘limpas’ de 2018. Sem dinheiro e sem espaço na mídia, a esquerda pode esquecer 2018.

    2. Em nenhum golpe de estado,
      Em nenhum golpe de estado, tenha sido ele “suave” como no Paraguai e Honduras ou sangrento coomo na Libia e Iraque os vencedores entregaram o osso, pelo menos até agora năo e sabe-se lå quando isso ocorrerå. O Brasil, é claro, obedecerå a mesma lögica. Somente um levante popular organizado serå capaz de restabelecer a democracia, pelo menos para derrubar a ditadura militar foi assim. Pela vontade dos golpistas, jamais…ah, o STF da presidento Carmem acabou de estabelecer como defesa da democracia uma das metas da Corte, como a dizer que defender o usurpador que ai está por força do STF, ė defender a democracia. Se o STF e zelilte estivessem mesmo c interesse em defender a democracia bastaria anular o golpe e devolver ao povo o voto e os direitos que lhes foram usurpados, bem como garantir a governabilidade a presidenta deposta: mas que tal esperarmos sentados porque em pé cansa…
      enfim, estão todos lindinhos na foto: mercado, globo, Instituiçoes criminosas, coxinhas amestrados….nós é que temos que nos levantar/organizar a partir de agora se quisermos algum dia colocar esses ratos e ratazanas rapineiras pra correr.

  10. Atualização

    Nassif, há alguns anos fiz um comentário aqui sobre Pedro Taques que vc transformou em Post. Infelizmente não o localizei, mas me lembro bem de alguns argumentos da época: que ele era honesto no que se refere a dinheiro público, e não iriam achar nada relacionado a corrupção na vida dele; que ele tinha sido eleito coo votos de todos os lados: de direita e esquerda, ricos e pobres, sindicalistas e empresários, e em algum momento esses atores entrariam em conflito, e só então veríamos de que lado ele iria pender; que até então ele fazia parte de um partido da base do governo (PDT) mas mantinha independência, e eu creditava isso a problema locais e certa infantilidade dele: houve uma opção do governo por uma chapa local com candidatos do PT e PMDB para o Senado ( péssimos candidados, diiga-se de passagem), e ele correu por fora, sem apoio da situação ou de oposição. Quando a Dilma esteve em MT em campanha, ele tentou falar com ela e não conseguiu, e aí ficou “magoado”. Eu disse ainda que só o tempo esclareceria quem seria Pedro taques, o político.

    Bem, acho que é hora de uma atualização

    * Elegeu-se Governador no rastro das manifestações de 2013 e do descalabro do Governo Silval Barbosa, do PMDB, com suas obras inacabadas espalhadas pela capital Cuiabá, e escândalos de corrupção. O ex-governador e boa parte do seu Staff estão hoje na cadeia.

    * Assumido o governo, bandeou-se para o PSDB e continua até hoje “em campanha”: batendo nos governos passados (estadual e federal), e foi um dos primeiros a apoiar o golpe, e agita até hoje a bandeira da moralidade pública.

    * Continuo acreditando ser honesto no que se refere a “não roubar”, mas do ponto de vista político, mostrou-se um hipócrita da pior espécie: como é possível alguém falar em moralidade pública pela manhã e a tarde confabular na maior cara-de-pau com o “mineirinho” da Odebretch, ou com o “Apóstolo”, ou com o “Careca”, ou  com os Coronéis locais?!  Como seria possível alguém se dizer contra corrupção, pela moralidade, e apoiar o governo de um “Presidente” citado 43 vezes em uma única delação? Acusado de receber 10 milhões em espécie na própria residência oficial onde exercia a vice presidência? Um governo onde caem Ministros seguidamente sob pesadas acusações, e não são menores as acusações sobre os que lá continuam? Só o cinismo das velhas raposas políticas, ao estilo Paulo Maluf, explica a cara de pau de não corar ao expressar essa indignação seletiva, e por isso mesmo, falsa.

    * Na gestão do governo optou pelo arrocho do funcionalismo público que majoritariamente votou nele (bem feito!!), corte “de gastos”, sem nenhum sacrifício para os mais abastadados, que tomaram conta do Governo. Frequentemente vemos que “reuniu-se com o setor produtivo” (leia-se turma da soja) para discutir saídas para a crise. Ora bolas, que saída esse setor poderia oferecer? O que eles querem é crédito subsidiado, estradas impecáveis para escoamento da safra, e não pagar impostos. Querem que o governo gaste com eles, e não querem pagar por isso. Como isso poderia “contribuir para saída da crise” eu ainda não consegui entender. De qualquer forma, destas “reuniões” nunca se soube de nada de concreto. A base parlamentar que dava sustentação ao governo anterior considerado “corrupto”  é basicamente  a mesma que dá sustentação ao seu governo ( sem que ele vocifere contra ela), tentou fazer um tal “secretariado técnico” que tem caído aos poucos sob pressão política, e  a turma da soja manda e desmanda. 

    Resumindo: politicamente é um hipócrita, pseudo-moralista, seletivo nos seus alvos de indignação; administrativamente é conservador, centralizador, ouve pouco, e quando o faz é seguindo a opinião da  elite empresarial; não tem visão de políticas públicas, é meio “cabeça de planilha”,  se pudesse terceirizava tudo ( é possível que ainda o faça); adora uma jogada de marketing e frequentemente parece que não desceu do palanque…ainda tem algum apoio face ao desclabro que foi o governo anterior e a falta de lideranças no estado, mas a insatisfação ao seu governo de “blabláblá a culpa é do Silval Barbosa e da Dilma” cresce a cada dia, basta olhar qualquer portal de notícias e ver os comentários. Se surgir alguém diferente pode ser homem de um governo só.

    1. fui aluno do Pedro Taques

      Pedro nunca gostou do PT, sempre zombou de Lula e de sua esposa (“Viu como ela é calada, na fala?”, dizia ele) quando era Procurador e Professor de cursinho para concurso público, do qual era sócio através da sua primeira esposa. Essa história de que Dilma não recebeu é a mesma contada por Mauro Mendes, usam para se declararem contra o Governo de esquerda. Pedro tentou sair candidato pelo PSDB, que não o aceitaram, quando ganhou para governador ficou meses negociando a sua ida para o PSDB, sempre foi de direita declarado e nunca apoiou Governo de esquerda.  É um grande encantador de cobra.

  11. Pavão

    A forma espalhafatosa com que o Pedro Tiques desfilava com sua guarda pretoriana (PF’s) pelos shoppings e restaurantes de Cuiabá, sugeriam um certo bovarismo.Algo como o pavoneamento com os pés na terra vermelha.

  12. Fui aluno de Dieito

    Fui aluno de Dieito Constitucional de Pedro Taques, no curso da rede LFG, na época em que ele era aquele combativo Procurador do MPF. Muito bom professor mesmo à época.

    Lembro que, naquele momento, suas aulas eram nacionalmente renomadas.

    Fico triste em ver que, pelo visto, ele teria deixado se influenciar pelos vícios da política brasileira. Que a famosa mosca azul teria picado mais um.

    1. “Saiu do PDT para ir em busca

      “Saiu do PDT para ir em busca do nada….”

      Errado. Saiu em busca de grana. Alias, o grande mal da Humanidade. 

       

  13. Foi festejado pela mídia

    Foi festejado pela mídia grande? Desista! É podre.

    Não pode haver honestidade onde a práxis é a extorsão mediante calúnias e difamações. Jamais!

  14. Foi festejado pela mídia

    Foi festejado pela mídia grande? Desista! É podre.

    Não pode haver honestidade onde a práxis é a extorsão mediante calúnias e difamações. Jamais!

  15. Temos que mudar o imaginário popular

    O Honesto e Mediocre é melhor que o ruim… Mais 1 filme que se repetiu na politica brasileira!

    O maior adversario do Taques p/ governador foi o politico com a “maior ficha suja do Brasil”. Fora o governador mediocre-corrupto antes dele. Ambos, merecidamente, tavam presos até outro dia.

    Acho que p/ escaparmos de politicos como ele (Mediocres, “estrelas”, associados aos ricos que querem varias leis que injustamente os favoreçam (o que os ricos querem que for correto não sou contra), e que nomeia pra maioria dos cargos de chefia os indicados politicos), temos que parar de escolher os que só falam que vão trabalhar e ser honestos. E com sangue frio p/  não votar neles, ou votar se algum concorrente pior for ganhar.

    O politico que propor melhorias possiveis que outros normalmente não falam deve ganhar meu voto.

  16. Taques vislumbrou a

    Taques vislumbrou a oportunidade que uma país sem lei lhe deu, sendo ele membro do MPF e filiado do PSDB sua chance de ser responsabilizado por algum crime é perto de zero.

    Se alguém tem alguma dúvida do grau de corrupção em que se encontra o judiciário brasileiro pode ter uma ideia na blindagem a eliseu padilha, um relés punguista, bandidinho e grileiro que ocupa cargos importantes há muito tempo em vários governos sem ser incomodado.

    É bom se diga que a corrupção do judiciário é sutil, não ha desvio de verbas, a ferramenta principal é a gaveta, se você é desafeto seu processo tramitará em tempo recorde, se você é amigo seu processo será deslocado para o fim da pilha e a mídia se encarregará de tratar do seu esquecimento.

    Por último, àqueles que tem alguma esperança com o PDT e ciro gomes recomendo cuidado, nem um nem outro são confiáveis sob a ótica dos interesses da esquerda. 

  17. E se a “justiça” do atual PGR

    E se a “justiça” do atual PGR e STF fosse igual para todos, com certeza Blairo Maggi e  Silval Barbosa (caso do grampo do Gilmar), também teriam “coisinhas” para se explicar com a justiça. Mas estão no poder.

    Eike Batista também já avisou que vai falar somente o que o justiciário quiser.

    E nós pagamos a conta.

      1. No caso dele, obrigada pela

        No caso dele, obrigada pela correção.

        Não me dei ao trabalho de me informar porque de tão desacreditada com a politicagem atual eu penso que uma pessoa como ele esteja onde estiver, deve estar indiretamente influenciando o governo golpista e corrupto, já que teve negócios com Blairo Maggi que está no governo atual.

  18. Quantas vezes vamos cair na pegadinha…

    Da luta contra a corrupção e o crime, quando na verdade o que temos é uma  questão de “just business”,concorrencia entre grupos + ou -mafiosos para abocanhar mais recursos, e o resto e “sleep cow conversation”……….e vejam que interessante, o tal do Comendador é ex policia civil……..e depois dizem que é na politica que esta todo o mal do pais, basta limpar a politica e vamos direto, sem escalas, entrar no primeiro mundo…..ta bom….  

  19. Já q o PSDB abre as portas

    Já q o PSDB abre as portas para figuras assim e muitas outras ligadas ao corporativismo midiático,financeiro e advocacional,q tal os sábios dirigentes velhacos atrasados do PT se mexerem de verdade,sem a visão da lógica do poder,

    angariarem membros insatisfeitos principalmente do meio jurídico,os trabalhistas em sua maioria, e ir pra guerra,deixarem eles usarem toda a estrutura do partido e até parte de sua ideologia trabalhista pra mudar toda a situação vergonhosa aqui e BATER DE FRENTE COM SEUS COLEGAS,é uma alternativa boa,o difícil (ou fácil,sei lá) é por em prática,bom são idéias

    mirambolantes de uma mente mirabolante, arribaaa Brasil,Vaaleu equipe GGN !!!!

  20. Vergonha desse Governo
    Eu como morador da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, me sinto com vergonha ter um governo do tipo Taques. O povo mato grossense confiou num bom trabalho, mais fomos decepcionado por este pra mim que é corrupto. Nosso Parque Estadual da Serra do Ricardo Franco precisa de uma solução a favor da população Vilabelense e Mato-grossense que sempre a conhece e visita. .. Esse ano Vila Bela te aguarda Governador la… Aguarde!

  21. A praga da corrupção

     

    A corrupção é peça tão importante, tão pertinente à natureza da economia capitalista, que bruscamente interrompida, causaria gigantesco transtorno mundial semelhante ao crash de 1929. Além do que, impossível de ser significativamente reduzida, muito menos, extinta. Disso, as elites dirigentes sabem muito bem. Na gestão pública e privada, pouca coisa opera longe da muito antiga conhecida maldita corrupção. Por isso e por outras, a economia capitalista prossegue dando voltas, em ritmo de tartaruga perdida, enquanto a poderosa China, e a Coréia do Norte, continuam avançando a passos largos no desenvolvimento tecnológico, científico, social e militar.

  22. DNA tucano
    Não há registro na História de um único ser humano que tenha permanecido integro, decente ou honesto após assinar a ficha de filiação do PSDB.

    1. DNA Tucano

      Caro mcn,

      data vênia, mas que saibamos não há nenhum ex-presidente ou ex-secretário ou ex-tesoureiro tucano preso, já os petralhas. Raciocinio simplista de esquerdista: soluções simples para problemas complexos.

      Viva Chávez! Viva Fidel! Viva Stalin! Viva Mao! os que morreram em suas mãos os saudam.

      Athanor

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador