Um Raio X das exportações brasileiras, por blocos e estados, por Luís Nassif

A origem das exportações para os Blocos de países mostra o peso de São Paulo para América do Sul e do Norte

Shutterstock

Vamos fazer um pequeno balanço das exportações brasileiras em 2022, de acordo com o estado de origem e o bloco de destino.

Por Bloco, o gráfico mostra uma ampla predominância da Ásia. Leve em conta uma dupla contagem. Por exemplo, Bloco Mercosul e Bloco América do Sul. Assim como bloco Europa e Bloco União Europeia.

Por ali, percebe-se a extraordinária preponderância da China, mas também da Europa – cuja soma de exportações supera a da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México).

Quando se mede a origem das exportações para os Blocos de países, constata-se o peso de São Paulo nas exportações para América do Sul e do Norte – aqueles blocos que adquirem mais produtos de maior valor agregado.

No caso da Ásia, São Paulo ocupa a 4a colocação.

Mas para o Mercosul, assume uma liderança destacada.

Assim como para a América do Norte

A menor diferença entre América do Sul e do Norte e a Ásia está no Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e no Nordeste.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O engraçado é que São Paulo comanda o exército da insanidade contra o Mercosul! Partem das Fiesps da vida, mais “especialistas” e imprensa daí uma artilharia ininterrupta contra todas as ações e políticas de fortalecimento, integração e facilidades que Lula tenta implementar com os hermanos. Tem que rir..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador