AO VIVO: Alexandre de Moraes é sabatinado pelo Senado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=FYCGh3s5GR8 width:700 height:394]
 
Jornal GGN – Alexandre de Moraes será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, nesta terça-feira (21), em sessão prevista para às 10h. Apesar de contar com ampla maioria de apoio, por ser o nome indicado por Michel Temer e com grande trânsito entre políticos do PSDB, a oposição e partidos interessados em pressionar o governo deverão dificultar a aprovação de Moraes.
 
Já se sabe, contudo, que é praticamente impossível impedir que o nome de Temer assuma o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga que antes era do ministro Teori Zavascki. Apegando-se a um histórico de vida pública e política, a oposição deverá chamar a atenção a trechos polêmicos de seu currículo.
 
Entre as perguntas, senadores da oposição – que se encontraram nesta segunda-feira (20) para definir as questões – devem abordar desde supostas irregularidades, como envolvimento do ministro na Operação Acrônimo, acusado de receber R$ 4 milhões entre 2010 e 2014, até a própria legitimidade de Edison Lobão (PMDB) de presidir a CCJ nesta sessão.
 
Também devem questionar a filiação de Moraes ao PSDB, a acusação de ter copiado trechos de uma obra dr um jurista espanhol, e a sabatina informal realizada antecipadamente por um grupo de parlamentares.
 
 
Um dos temas mais importantes, os senadores querem saber como Alexandre de Moraes pretende atuar herdando a revisão dos processos da Operação Lava Jato no Plenário do STF, podendo ter parte da cúpula do governo Temer entre réus e investigados.
 
“O senhor ministro do Supremo Tribunal Federal tem que ir para lá [STF para cumprir o papel que a Constituição reza e não para blindar parlamentares da Lava Jato, para inibir investigações”, resumiu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
 
Na reunião prevista para começar às 10h, além dos senadores da CCJ, cidadãos podem participar da sabatina, enviando perguntas e comentários pelo Portal e-Cidadania.
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se Moraes for empossado como

    Se Moraes for empossado como ministro do STF será uma das maiores humilhações que o Brasil irá sofrer como nação. Que somente republiquetas bananeiras africanas nomeiam criminosos para o tribunal mais importante do país com o objetivo claro de impedir investigações contra os aliados.

  2. Quem o atacará agora será

    Quem o atacará agora será duramente retaliado depois. Esse aí não o tofolli. Ele lado e lealdade, coisa que nenhum dos outro indicados pela a dupla tiveram.

    Ele vai ser o gilmar ao quadrado. Escrevam isso. Se estava ruim para os petistas, agora o inferno os aguarda.

    A política não perdoa os fracos e amadores. Aliás, em política não há espaço para amadores utópicos…

  3. Teatro mambembe

    Mais um teatrinho de polichinelo, sem ofensa ao verdeiro que merece todo o nosso respeito e admiração, para dar argumentos aos golpistas corruptos e mau caráter, tipo o que disse um tal de freire, ao desrespeitar um homenageado: “as instituições “democráticas” estão funcionando normalmente”. E não querem que o Requião os chame de canalhas.

  4. Remendo velho em roupa velha, rasga logo.

    Seria gravíssimo se am estivesse assumindo uma vaga no STF. Mas se fosse STF, não seria esse CIRCO MONTADO como foi o do impechment da PRESIDENTE ELEITA, DILMA ROUSSEF. 

    Ainda que tarde, todos os golpistas : “executivo”, “legislativo” e “judiciário”, serão todos EVACUADOS!

  5. *

    Senadores Humberto Costa e Jorge Viana, do PT, trocam sabatina de Moraes por missão em Israel

     

    Enquanto a sabatina de Alexandre de Moraes promete ser mais um dia de indignidade para o Brasil, dois senadores do PT dão sua colaboração para a paz internacional.

    Membro da Comissão de Constituição e Justiça, Jorge Viana está em Israel num seminário realizado pela AJC Project Interchange.

    Junto com ele, Humberto Costa, aquele que fez uma autocrítica do partido na Veja e reclamou, depois, que suas falas foram “deturpadas”.

    A delegação, formada ainda por Kátia Abreu (PMDB-TO), Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Ana Amélia Lemos (PP-RS), visita as cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Ramalá, e percorrerá de helicóptero as fronteiras do norte e sul de Israel.

     

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/senadores-humberto-costa-e-jorge-viana-do-pt-trocam-sabatina-de-moraes-por-missao-em-israel/

  6. Admirável LINDINHO!

    Como é maravilhoso saber que meu voto não foi em vão.  MARAVILHOSO !!! Enquadrou esse ministro mauricinho e de português medíocre. Que pobreza!            VIVA LINDINHO!!! 

  7. No Brasil atual nunca está

    No Brasil atual nunca está tão ruim que não possa piorar. Havia um Gilmar no STF, agora teremos dois. Os outros serão apenas os outros.

    PS: Quer dizer que o cidadão comum pode participar da sabatina? Cara, que democrático. Mas não pode votar né? Aí é pedir demais. De qualquer forma minha pergunta é: O meretríssimo futuro ministro se considerará incapaz de votar processo que envolva plágio? E que envolva falsidade ideológica, tipo forjar diploma? Ih caramba, como sou ingênuo

  8. A cara de molequinho perdido

    A cara de molequinho perdido do Armando Monteiro tinha medo espanado, muito medo. Alguém mais percebeu ? Eu não nunca o vi tao mansinho.

  9. Não tenho duvida de que ele

    Não tenho duvida de que ele entra. Tem votos de sobra.

    Que seja de conhecimento todos os processos que ele vai herdar. Alguém sabe quais são e quantos são?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador