A chantagem do Blocão envolvendo a Petrobras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ainda que a oposição tente defender uma estrutura enxuta para a comissão externa que vai acompanhar a investigação sobre o suposto pagamento de propina pela empresa SBM Offshore a funcionários da Petrobras, a decisão será do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Segundo a Mesa Diretora da Casa, não há previsão para que Alves divulgue o número de deputados que irá compor o colegiado nem os prazos para o início do trabalho. A decisão pode sair a qualquer momento, e só a partir daí é que os partidos poderão indicar quem fará parte da comissão.

“Hoje levo uma proposta de composição de comissão enxuta, de cinco membros, com procedimentos preliminares no Brasil para que, depois, em 15 a 30 dias, possa ir a Holanda [sede da empresa envolvida], para buscar informações a respeito da denúncia”, explicou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

O assunto não está na pauta da reunião que ocorre na tarde de hoje entre Henrique Alves e os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União). O encontro foi agendado para tratar do projeto que cria o Marco Civil da Internet, mas há quem acredite que os representantes do governo vão aproveitar para falar sobre a comissão externa.

A criação do colegiado é um símbolo da crise política entre Executivo e Legislativo. Único líder de oposição presente no blocão – grupo de resistência criado por partidos da base aliada do governo -, Fernando Franceschini (SDD-PR) disse que pretende indicar os nomes para a comissão na reunião do bloco marcada para a próxima semana.

“O ministro estará aqui, com a Controladoria-Geral, tentando apagar fogueira que não tem como apagar. O próprio governo dizer que o governo está investigando a si próprio é o mesmo que mandar a raposa dizer que está tomando conta do galinheiro”, criticou.

DEM e SDD defendem que o trabalho comece ouvindo a Procuradoria-Geral da República para saber se recebeu os documentos da Holanda, e se a Polícia Federal instaurou inquérito sobre o caso.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. sistema capenga

    O PT vence eleição para Presidência da Republica , elege menos de noventa deputados, matemática e numeros não mentem, o rebanho de chupins sedentos são os vencedores sempre.

    A foto recordo da massa centrada no plenário, lembra aos Brasileiros que quem manda é a casa grande, esta semana com prepostos no parlamento, semana passada no judiciário.

  2. http://www.camaraempauta.com.

    http://www.camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/2463/nome/MCCE_divulga_ranking_da_corrupcao_por_partido

    Gregório de Matos
    Soneto

    Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:
    Quem mais limpo se faz, tem mais carepa:
    Com sua língua ao nobre o vil decepa:
    O Velhaco maior sempre tem capa.

    Mostra o patife da nobreza o mapa:
    Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;
    Quem menos falar pode, mais increpa:
    Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

    A flor baixa se inculca por Tulipa;
    Bengala hoje na mão, ontem garlopa:
    Mais isento se mostra, o que mais chupa.

    Para a tropa do trapo vazio a tripa,
    E mais não digo, porque a Musa topa
    Em apa, epa, ipa, opa, upa.

  3. QUERO VER A GLOBO NOTICIAR
    QUERO VER A GLOBO NOTICIAR ISSO!!!!Acabou de ser publicado no site MIGALHAS.E depois essa mídia golpista vem falar em falta de liberdade de imprensa na Venezuela? primeiro mandam prender jornalista em Minas, agora querem impedir a internet de divulgar “conteúdo desfavorável” ao Aócio Never? Nassif pesquise mais sobre isso e coloquem no telescópio. algum juizinho tucano, por aí, pode atender a mais essa maracutaia da direita.”Aécio Neves perde liminar contra Google, Yahoo e Microsoft quarta-feira, 12 de março de 2014A desembargadora Mary Grun, da 7ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP, negou pedido de Aécio Neves contra decisão que negou liminar pleiteada por ele para que Google, Yahoo e Microsoft retirassem de seus indexadores de busca conteúdo desfavorável a ele. De acordo com a magistrada, não esta caracterizada a obrigação das rés de promover a retirada das informações, pois as mesmas não as produziram, apenas oferecem “um meio de divulgação”. Em 1ª instância, a juiza de Direito Ana Claudia Dabus Guimarães e Souza de Miguel, da 45ª Vara Cível de São Paulo, negou a liminar por entender que na condição de provedores de pesquisa, as empresas limitam-se a indicar os links onde poderão ser encontrados os termos e/ou expressões de busca indicados pelo próprio usuário. “Não vislumbro a presença de fundamento suficientemente relevante para impor aos réus – ao menos em análise realizada em cognição sumária – a obrigação de “desindexar” de seus resultados de pesquisa conteúdos que exibam os termos indicados”. Processos: 2071986-29.2013.8.26.0000 e 1102375-05.2013.8.26.0100″

  4. Os verdadeiros aliados
    O PSOL

    Os verdadeiros aliados

    O PSOL está sendo mais aliado do governo do que o pmdb. Isto se confirma no fato que os deputados do PSOL aprovaram mais projetos do PT do que o pmdb. E o PSOL não faz parte da base aliada do Governo, ou seja não tem direito a cargos nem nada

    Mas isto é muito fácil de entender: O pmbb só vota algo quando recebe alguma vantagem em troca, enquanto que o PSOL vota com sinceridade, pensando no bem do país. Foi o único partido que em unanimidade votou contra o aumento dos próprios salários.

    Mesmo levando em conta o radicalismo do PSOL, eu ainda o prefiro do que o pmdb, pois melhor é um adversário sincero do que um falso aliado.

    1. A partir de agora queremos

      A partir de agora queremos umas asinhas de anjo em todos os políticos do PSOL.. Ou será que estão reconhecendo quem deseja o bem do país, finalmente.

      1. O PSOL tem boa vontade, sem

        O PSOL tem boa vontade, sem dúvida

         

        Mas fazer o que? É o que existe de melhor em nossa política. Pelo menos o PSOL não está a venda, pois não têm preço, tem valor. E aprovaram mais projetos do PT do que a base “aliada”.

        Eu também discordo de muita coisa do PSOL como apoiar black blocks, como eles acreditarem na ação penal 470, apoiarem o corporativismo dos funcionários públicos, que paralisa e deixa o país refém.

        Mas ainda assim apóio o PSOL, porque lutaram quase que sozinhos contra o novo código “florestal”, contra o aumento de salários dos parlamentares, contra o trabalho escravo, e contra o massacre de índios em suas reservas.

        E eles fazem uma coisa muito bonita que é não se aliarem a partidos com moral duvidosa. Leia-se moral duvidosa quem vota aumento de salários próprios, quem apóia (discretamente) trabalho escravo, etc. O PT se aliou ao que havia de pior no pmdb, e pagou muito caro por isto.

        Melhor apoiar quem erra (em algumas coisas) e tem sinceridade e coração limpo do que quem sabe o que é bom para o país e não vota, porque não tem interesse.

         

  5. E NEM SE FALA MAIS EM JOSÉ DIRCEU E DELÚBIO!

    Hoje, até estamos nos esquecendo de José Dirceu e Delúbio.

    Que é isto, minha gente.

    Só se fala de traições, de passa-moleques, de armações.

    E os grandes homens que enfrentaram o pão que o diabo amassou para que o Brasil pudesse ter uma oportunidade de crescimento, o que ocorreu nestes últimos onze anos. Vamos continuar olvidando?

    O governo agora está sitiado. Totalmente cercado. Há se tomar um decisão: ou há base aliada ou não. Aqueles que mostraram confiabilidade que continue. O PMDB não merece nenhum ministério. Nenhum.

    Basta. Penso que a oposição é mais governo do que seus aliados pemedebistas. Pelo menos são oposição, não disfarçam, não possuem ministérios e até chegam a votar, em muitas matérias, favoravelmente ao governo.

    Agora, este PMDB que está aí é um sanguessuga.

    Temos que dar um Basta. Um chega prá lá. E explicar ao povo o que está acontecendo.

    O povo terá a oportunidade para decidir. Se quiser estas coisas que estamos presenciando, pois bem que fiquem com eles.

    É o que penso. Democracia não é o exercício de um toma lá dá cá. Há um País para melhorar e muito. Quem pensa que democracia é ambição, cobiça, balcão de negócios, enfim, não pode participar jamais dpaçe movimento que busque os benspara  o País.

    Exigir participação para poder compor a base é normal. Mas exigir o próprio poder do Executivo é demais!

    Que vão plantar batatas!

     

  6. DEU NO VIOMUNDO: CUNHA FOI CHUTADO DA PETROBRÁS

    A revolta do blocão liderado por Eduardo Cunha e os ataques à Petrobras

    publicado em 12 de março de 2014 às 12:29

    12/03/2014 – Copyleft
    Com apoio do PMDB, blocão de insatisfeitos impõe derrota ao governo

    Na noite de terça, foi aprovada a comissão externa para investigar a Petrobras. Nesta quarta, o PMDB promete liquidar o sonho do marco civil da internet.

    Najla Passos, na Carta Maior

    Brasília – O novo blocão de partidos que reúne oposição e base insatisfeita conseguiu impor, na noite de terça (11), a primeira derrota significativa para o governo, desde o início da crise entre PT e PMDB, os dois maiores partidos da base aliada: aprovaram no plenário da Câmara a instalação de uma comissão externa que vai investigar se a Petrobrás recebeu ou não propina da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes.

    Apesar dos esforços do PT para retirar a matéria de pauta, a aprovação ocorreu por 267 votos favoráveis, 28 contrários e 15 abstenções.

    A comissão externa não tem poderes de investigação como o de uma CPI, mas o governo teme que a exposição do nome da Petrobrás prejudique a imagem da petrolífera no mercado internacional.

    Apesar do Ministério Público da Holanda já ter afirmado que não há nenhuma investigação em curso contra a empresa brasileira, os deputados irão àquele país acompanhar o desenrolar das denúncias sobre práticas de corrupção por parte da SBM Offshore envolvendo empresas internacionais parceiras.

    A oposição, que recebeu o inesperado reforço de parte da base, comemorou o feito.

    “A presidente vai ver que não pode tratar o Parlamento como ela trata”, afirmou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), autor da proposta. O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), reagiu: lembrou que o seu partido é o maior da Câmara e deverá estar em peso na composição da comissão externa. “Vamos cumprir o que foi aprovado, mas o PT é o maior partido e estará em maior número”, declarou.

    Mal encerrada a votação, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), já anunciava que a guerra continua. Segundo ele, nesta quarta (12), o partido irá trabalhar para colocar em pauta e derrubar o marco civil da internet, matéria considerada prioritária pelo governo e que tem o apoio dos movimentos organizados pela democratização da comunicação. “Nós queremos votar amanhã [quarta] e vamos votar para derrotar”, afirmou.

    Cunha, que vinha sendo isolado pelo Planalto como principal responsável pela crise entre PT e PMDB, recebeu apoio irrestrito da bancada de seu partido na terça.

    Dos 72 deputados, mais de 60 participaram da reunião que aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio ao líder, desgastado após trocar farpas públicas com o presidente do PT, Rui Falcão, e se posicionar de forma irredutível contra o marco civil da internet, defendendo os interesses comerciais das empresas de telecomunicações.

    Mesmo o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), que mantem boa interlocução com o Planalto, saiu em defesa do colega de partido. “Isolar o líder de uma bancada de 76 deputados não passa pela cabeça do PMDB”, disse ele.

    Nesta terça (11), os líderes dos partidos da base que permanece fiel ao governo conseguiram retirar o marco civil da internet em pauta, por temer uma derrota. “A meta principal do PT é votar o marco civil da internet, mas parece que não será possível esta semana, já que alguns partidos da base não querem votá-lo, não por ser contra a proposta, mas por conta da conjuntura política”, justificou o líder do PT, deputado Vicentinho (SP).

    Hoje, a batalha continua.

Também nesta quarta, o PMDB promete conduzir o blocão a aprovar 21 convocações de ministros para prestar esclarecimentos ao parlamento. O campeão de pedidos é justamente o ministro da Saúde, Arthur Chioro, responsável pelo programa Mais Médicos, um dos principais acertos do governo Dilma e, por isso, uma das principais vitrines eleitorais da presidenta candidata à reeleição.

    A bancada do PMDB definiu, na tarde da terça, que irá apoiar pelo menos uma das convocações de Chioro, pela Comissão de Finanças.

Durante a terça, a presidenta Dilma Rousseff, que foi prestigiar a posse da presidenta Michelle Bachelet no Chile, tratou a crise com bom humor. Questionada pela imprensa, afirmou que “o PMDB só lhe dá alegria”.

    O vice-presidente Michel Temer, que reuniu Alves e Cunha em sua residência, esta manhã, para tentar costurar o fim do impasse, elogiou o comentário. “A presidenta foi clara em dizer que o PMDB só dá alegrias. E só dá alegrias mesmo para o governo, apoia o governo, ajuda o governo”, afirmou.

Na segunda, antes de seguir viagem, a presidenta se reuniu com líderes do PMDB para tentar costurar o fim da crise.

    Apesar dela ter prometido apoio político ao partido em pelo menos seis estados durante as eleições deste ano e acenado com a possibilidade de atender a exigência da sigla de ocupar um sexto ministério, as negociações não surtiram efeito.

    PS do Viomundo: Tudo começou quando Dilma tomou a diretoria internacional da Petrobrás que estava sob controle de um aliado de Eduardo Cunha, nos diz uma importante fonte do setor da energia. A ver. Se for fato, revela a que se resumiu a política no Brasil.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador