BNDES dará explicações sobre empréstimos a empresas de Eike Batista

Jornal GGN – O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, deve comparecer ao Senado nesta terça-feira, dia 27, para esclarecer a política de operações de créditos feita ao grupo EBX, do empresário Eike Batista. Coutinho será ouvido pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), em audiência pública, às 11h30.

O desempenho do BNDES tem sido questionado por senadores nos últimos meses, tanto no que se refere a empréstimos feitos a empresas quanto a operações com títulos do Tesouro Nacional. No caso do grupo EBX, que enfrenta um colapso, estima-se que os empréstimos feitos nos últimos anos pelo banco cheguem a R$ 10,4 bilhões.

Há questionamentos sobre supostas vantagens ou tratamento privilegiado às empresas do grupo. Coutinho deverá apresentar os critérios das escolhas de empresas por parte do BNDES, já que o banco faz empréstimos com recursos públicos e juros subsidiados e não deveria, portanto, seguir a mesma lógica usada pelo setor privado.

O presidente do BNDES deve ser interrogado pelos senadores também sobre perspectivas dos investimentos do banco para o quadriênio 2013-2016; sobre o balanço operacional e financeiro do banco; e a expectativa de financiamento de longo prazo no Brasil; além do papel do BNDES.

Na última quarta-feira (21), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado) aprovou projeto de resolução que prevê o comparecimento do presidente do BNDES, ao Senado, duas vezes por ano. A proposta será analisada pela comissão especial que estuda a reforma do regimento interno da Casa.

Com informações da Agência Senado

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador