Aliado de Russomanno, Fausto Pinato é escolhido relator de processo contra Cunha

Jornal GGN – Após dois dias de indecisão, o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado José Carlos Araújo (PSD), anunciou há pouco o nome do deputado Fausto Pinato (PRB) como relator da representação do Psol e da Rede Sustentabilidade contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), por quebra de decoro parlamentar. A reunião para a apresentação do parecer preliminar da ação que pode cassar o mandato de Cunha foi marcada para o dia 24.

Pinato é correligionário do deputado federal Celso Russomanno, que disse essa semana que o processo de cassação de Cunha não será arquivado prematuramente. O presidente do Conselho afirmou que demorou para escolher o relator por medo de ver a ação engavetada sem julgamento do mérito.

O relator escolhido afirmou, segundo informações da Agência Câmara, que Cunha terá direito à ampla defesa e “será julgado como deputado comum e não como presidente da Câmara”. O relator acrescentou que pretende conduzir a investigação baseado em “argumentos técnicos” e com “independência, justiça e transparência”. Pinato é advogado e também o 2° vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara. Ele integra o famoso “blocão” comandado por Cunha até a reforma ministerial, e também apoiou a eleição do peemedebista para presidente da Câmara.

O processo foi formalmente instalado na terça-feira (3), com base em denúncias da Operação Lava-Jato da Polícia Federal e em supostas contas secretas na Suíça em nome de Cunha, que alega inocência. No Conselho de Ética, a tendência é que o processo se arraste até abril de 2016, se respeitados todos os prazos para defesa e diligências.

Também nesta quinta, Araújo indicou o deputado Washington Reis (PMDB-RJ) como relator da representação do PC do B contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) por suposta agressão verbal à líder do partido, deputada Jandira Feghali (RJ).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora