Foco de Lira é garantir controle do Orçamento Federal

Em entrevista, presidente da Câmara dos Deputados deixa claro que quer desvincular recursos, inclusive os valores para Saúde e da Educação

Jornal GGN – Nem mesmo a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) tirou o foco do deputado Arthur Lira (PP-AL) de seu objetivo: aprovar medidas que garantam ao Congresso o controle do Orçamento e acabar com a vinculação de verbas para qualquer área, incluindo Saúde e Educação.

“O presidente da Câmara não tem a Câmara a seu dispor e nem é arauto da verbalização. Quem ouve e discute, entrega. Quem verbaliza, não entrega. Mas tem duas mensagens muito fortes: vamos buscar o comando do Orçamento”, diz Lira, em entrevista ao jornal O Globo.

“O Congresso hoje é um carimbador do Orçamento. O Orçamento vem pronto, todo pré-fixado, com 96% de despesas carimbadas. Defendo a desvinculação total do Orçamento. Eu defendo. Se o Congresso vai votar, se não vai votar… Aí a gente tem que ter o respeito de ouvir todos. A população tem de escolher o deputado: “Ah, eu quero que tenha no Orçamento 40% para educação”. Então a população vai votar em deputados que defendam a Educação”, diz o deputado.

“Eu quero desvincular o Orçamento. Hoje, você tem orçamento que bota 25% pra educação, 30% pra saúde, “x” para penitenciárias, vem todo carimbadinho. Então, de 100% do Orçamento, 96% você não pode mexer”, afirma Lira.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador