GGN pergunta: Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) é a favor do impeachment

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A equipe GGN perguntou a todos os 81 senadores o posicionamento de cada um sobre o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Além do voto “a favor” ou “contra”, a reportagem quis saber as razões que movem o posicionamento dos parlamentares. O peemedebista Garibaldi Alves Filho (RN) defende o afastamento de Dilma por “atentar contra as leis orçamentárias” e por não ter “condições mínimas de apoio parlamentar”, após a aprovação do processo pela Câmara dos Deputados.
 
Leia o posicionamento do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN):
 
1) Votará pela admissibilidade do processo de impeachment no Senado?
Sim.
 
2) Se aceito o processo, votará contra ou a favor do impeachment no Senado?
A favor.
 
3) Por quê?
 
Votarei a favor do impeachment da presidente da República por considerar que ela cometeu crime de responsabilidade ao atentar contra as leis orçamentária e de responsabilidade fiscal.
 
Além disso, o resultado da votação na Câmara dos Deputados demonstrou que, lamentavelmente, a presidente Dilma perdeu as condições mínimas de apoio parlamentar.
 
As manifestações populares e as pesquisas de opinião pública também demonstram que uma expressiva maioria da sociedade deseja o impeachment.
 
Caso as expectativas se confirmem e o Senado decida pelo afastamento da presidente, pretendo contribuir pela pacificação política e para que o Brasil supere a grave crise econômica que está atravessando.
 
Acompanhe no infográfico do GGN o voto a voto dos senadores, nessa primeira etapa, quando o plenário decide se aprova a proposta.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isto é o pretexto que foi

    Isto é o pretexto que foi fornecido pelos golpistas do tcu aos deputados e senadores. O xis da questão que os partidos e políticos progressistas devem analisar é o seguinte: como colocar a faca do impeachment nos pescoços dos governadores que fizeram a mesma coisa?

  2. Além disso, o resultado da
    Além disso, o resultado da votação na Câmara dos Deputados demonstrou que, lamentavelmente, a presidente Dilma perdeu as condições mínimas de apoio parlamentar. Significa que não importa quem os brasileiros elejam para presidente se o congresso não aprovar? Nos EUA tal argumento seria respondido com risos e incredulidade. As manifestações populares e as pesquisas de opinião pública também demonstram que uma expressiva maioria da sociedade deseja o impeachment. Você está mentindo prezado senador, e creio que você sabe disso. Já é de conhecimento geral, e já faz algum tempo, que as pesquisas de opinião do seu país não podem ser levadas a sério. Caso as expectativas se confirmem e o Senado decida pelo afastamento da presidente, pretendo contribuir pela pacificação política e para que o Brasil supere a grave crise econômica que está atravessando. “pacificação política” costuma ser um trocadilho para “ditadura”. Como pretende “pacificar” os brasileiros que corretamente não vão ficar quietos diante de um golpe de estado?  Faz algum tempo que eu não vejo tamanho cinismo em plena luz do dia.

  3. Pedalada é crime?

    Garibalde Alves foi ao ponto: Dilma cometeu crime de responsabilidade ao atentar contra as leis orçamentária e de responsabilidade fiscal.

    Contudo, foi genérico demais: quais pontos de ambas as leis foram infringidos? Qual os prejuízos concretos para as contas públicas? Houve desvio ou mau uso de recursos públicos? Quem se beneficiou?

    Depois argumenta que Dilma perdeu apoio parlamentar, o que não é crime e não justifica o impeachment.

    1. Não tem como ser diferente

      Não tem como ser diferente. Esses argumentos do senador não se sustentam à luz da lógica, do direito e da verdade, mas dão um verniz de legalidade ao golpe branco. Ele acha que Dilma cometeu crime de responsabilidade e ponto final. Se a presidente e a minoria governista discordam, que apelem para o STF que provavelmente irá lavar a mãos enquanto mérito não for julgado no Senado, e provavelmente depois, caso o impeachment se confirme no exame do mérito. Até lá, a presidente será afastada por até seis meses. Quanto à perda de sustentação política na Câmara, é certo que não justifica o impedimento em um regime presidencialista, mas como o julgamento também é político, ele pode defender a tese fajuta que quiser. E assim caminha a humanidade.   

  4. Os políticos do Brasil são uma vergonha…

    Na realidade o serviço público do Brasil é uma vergonha. A começar do servidor das prefeituras, dos estados e união.

    Sou servidor público estadual, o trem tá feio. O pessoal só pensa em aumento de salário. O governo tinha que remunerar servidor por produtividade.

  5. os caras acham o crime

    E se não for ,tome literatura jurídica. Com o Lugo e o Zelaya foi do mesmo jeito. A  Dilma cai por inépcia. O crime os homens inventam.

    Nos próximos anos quem for escrever sobre o surrealismo desse momento, poderia basear-se nos comentários daqui do blog desde o mensalão. Principalmente os comentários da Cristiana Castro e do AA. O André ja dizia há 3 anos que o governo não exercia sua autoridade . Acredito eu, essa displicência levou a perda de respeito atual. Esse governo tá sendo esculhambado de todos os lados.

    O que muitos senadores dizem é sobre a total falta de condições do governo Dilma reagir. Já caiu. Apesar de ilegítimo, é impossível o governo Temer ser pior.

  6. Alguém o avise que NO

    Alguém o avise que NO PRESIDENCIALISMO, o CONGRESSO só pode tirar a PRESIDENTE com comprovado CRIME. SEM CRIME, É GOLPE.

    #Golpista

  7. Esperar o que

    de um traidor e canalha; foi ministro de Lula, o RN recebeu montantes diversos nos governos de Lula e Dilma em diversas frentes de desenvolvimento, ele e sua oligarquia se benefeciaram enormemente do prestìgio de Lula nas últimas eleições e agora dá a punhalada pelas costas na Dilma por ela “não ter apoio parlamentar e por te ‘pedalado” (como se ele nunca o tenha feito quando foi governador aqui no RN)”.

    É outro que vai galopando para o lixo da História; dos senadores Potiguares só teremos a Fátima Bezerra ao lado de Dilma… mas 2018 vem ai (supondo que Temer não dará o golpe dentro do golpe e suspenda as eleições) e aí vamos ver o quanto dessa “falta de apoio parlamentar de Dilma” vai refletir no ‘apoio’ dos eleitores pra esses calhordas aqui do Nordeste.

  8. Esse Garibaldi é um…

    Esse Garibaldi é um cínico de carteirinha, além de ser, “unha e cutícula” com o cretino Henrique Eduardo Alves, um boçal que esteve na Câmara do Deputados por 11 mandatos e nunca fez nada de relevante, nem pelo nosso pobre estado do Rio Grande do Norte, quanto mais pelo Brasil.

    Ambos, o senador traíra e o primo, idem, foram grandes beneficiários dos governos Lula e Dilma. O anódino Garibaldi chegou inclusive a ser alçado á Presidência do Senado no Governo Lula, com atuação completamente apagada, sem nada haver feito em benefício do povo potiguar. O outro,o Henrique Alves, conhecido aqui na terra potiguar pelo epíteto de “enriquinho” ($$$), também, foi alçado à Presidência da Câmara Federal com o apoio de Lula e Dilma.

    O Filho desse Garibaldi, o tal Walter Alves, um fedelho medíocre foi eleito no último pleito para o cargo de deputado federal com o uso e abuso do prestígio desse traíra que era Ministro da Previdência do governo Dilma.

    É muito cinismo desse sujeito, mas, outras eleições virão e ele terá o troco, como em 2006 quando se imaginava imbatível e foi fragorosamente derrotado na campanha para governador.

    Ele realmente, se imagina muito bem acompanhado com o corrupto Agripino Maia de que já foi ferrenho adversário, por décadas, e desde 2006, através de conchavos da política mais rasteira, tornou-se amigo de infância.

    Mas, certamente, ele não esqueceu das estocadas que levava quando aqui foi governador, e o também “probo” Agripino lhe fazia gravíssimas acusações sobre o mau uso que teria feito do dinheiro da venda (privatização) da COSERN – Compoanhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte.

    Tem nada não Garibaldi, nós lhe aguardaremos para muito em breve lhe mandar ao lugar que você merece: a lata de lixo da história!

    1. Câncer! Metástase

      São parentes bem próximos. Dominam o Estado do Rio Grande do Norte com Tvs, rádios, jornais e que tais.

      É essa gente que “ajuda” fazer o Brasil. 

      Estão indignados porque Henrique Eduardo Alves é péssimo de voto. Não ganha uma disputa majoritária. Vive de cargo (nomeação) no Executivo.

      Uma família que se tornou um câncer para o Rio Gande do Norte. Pensamento pequeno.

      Henrique estava no governo Dilma. Saiu para ocupar cargo no governo Temer. 

      Ou seja, um câncer!

       

  9. Um Senador da República trocando a legalidade pela conveniência.

    “Votarei a favor do impeachment da presidente da República por considerar que ela cometeu crime de responsabilidade ao atentar contra as leis orçamentária e de responsabilidade fiscal.”

    Senador Garibaldi, o senhor tem certeza dessa afirmação ou o senhor apenas acha?

    Poderia explicar melhor? O senhor pode, se quiser, pedir ajuda à sua Acessoria Jurídica ou aos universitários.

    É com esse tipo de argumento que o senhor elabora projetos de lei ou vota regularmente no Senado? Ou discursa para o seu eleitorado?

     

  10. Qual a diferença entre

    Qual a diferença entre ouvir/ler repetidamente essas bobeiras e ‘voto pela minha mãe, meu pai, meus amigos e especialmente pra você’ do plenário? Cade a ‘sisudez’, do senado?

  11. pmdb, fisiologia patrocinada pelo “judiciário” corrupto.

    – A Fisiologia –

    “No Brasil, criou-se a expressão “partido fisiológico” para designar os partidos que se estruturam e sobrevivem às custas de cargos e dinheiros públicos. Esta expressão não é traduzível para outros idiomas, e nem é conhecida no português de Portugal. Simplesmente porque nas democracias modernas, tal hábito é condenado pela Justiça comum, com pena de prisão para os que o praticam, criminosos que são. Os diferentes códigos e leis caracterizam como crime de prevaricação a utilização de dinheiros públicos para beneficiamento pessoal.

    Os fisiológicos não mereceriam sequer fazer parte da classificação dos partidos. Desaparecem quando se aprimoram os costumes políticos e são meros e lamentáveis acidentes na vida política.”

    http://www.egov.ufsc.br/portal/wp-content/uploads/anexos/28111-28121-1-PB.html 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador