Governo tenta caducar pagamento de 13º salário do Bolsa Família

Logo na primeira semana legislativa do ano, Comissão formada por 23 deputadas teve a presença de apenas 4 parlamentares nesta quarta (05)

Jornal GGN – O governo continua barrando o pagamento do 13º salário do programa Bolsa Família. Logo na primeira semana legislativa do ano, a Comissão criada para analisar a proposta, que é formada por 23 deputadas, contou apenas com 4 parlamentares nesta quarta-feira (05).

A medida, apesar de parecer contrariar a proposta que partiu do próprio governo de Jair Bolsonaro após duras pressões, é do mesmo gabinete presidencial. O governo quer que a proposta não seja votada e, assim, caduque. A informação é da coluna de Monica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

A comissão precisa analisar a Medida Provisória entregue pelo governo que previa o pagamento do salário extra para 2019. Mas o relator do texto no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) modificou a medida e propôs que o pagamento do 13º aos beneficiários do programa seja mantido todos os anos.

Técnicos do Legislativo calcularam a impossibilidade de pagar, graças ao orçamento do governo federal. Ainda em novembro do ano passado, faltava R$ 759 milhões na reserva do programa para garantir o direito no fim do ano.

Randolfe propõe que os recursos 13º todos os anos sejam retirados da taxação de lucros e dividendos. Não somente o próprio presidente Bolsonaro é contra essa mudança proposta pelo parlamentar, como a equipe econômica de Paulo Guedes e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ainda é discutida a opção de se aumentar as taxas de investimentos milionários nos chamados fundos “come-cotas” para garantir esse repasse dentro do orçamento federal todos os anos. Com a ausência dos deputados na Comissão, contudo, a MP pode caducar e nada ser votado.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador