Mapa da Democracia pressiona deputados indecisos sobre impeachment

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Ativistas defensores da democracia e contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff criaram um site para acompanhar quais deputados “apoiam a democracia”, os que são “golpistas” e aqueles que ainda estão “indecisos”. “Impeachment só pode ser aplicado em caso de comprovação de crime de responsabilidade e Dilma não é sequer acusada de um. A Câmara, presidida pelo réu Eduardo Cunha, conduz um processo de impeachment ilegal. É Golpe!”, publica o site.
 
O objetivo é, além de o internauta poder acompanhar quais parlamentares são contra e quais são a favor do impeachment, pressionar os deputados que não deram sua palavra final, impedindo o processo de queda da presidente. “Precisamos de 172 votos para barrar este golpe! 123 deputados já se manifestaram contra o impeachment. Agora precisamos convencer os 134 que estão indecisos”, afirma.
 
Chamado “Mapa da Democracia“, a ferramenta possibilita que os internautas enviem mensagens aos deputados, seja de apoio, seja para convencê-los a votar contra o processo da presidente no Congresso.
 
“A ideia é dar total apoio para quem defende a democracia e disputar os deputados indecisos. Solte o verbo no e-mail, twitter e Facebook no sentido de mostrar porque você acha que ele tem que votar contra o impeachment”, explica. Quando o internauta clica no nome do deputado, ele é direcionado para uma página com os contatos do parlamentar, incluindo e-mail, twitter e facebook. 
 
O lançamento do site ocorre em conjunto com a do Comitê Pró-Democracia no Congresso Nacional, uma iniciativa dos partidos PSOL, PT, PCdoB e PCO contra o processo em curso, e que conta com o apoio de entidades e coletivos, como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comissão de Justiça e Paz (DF), União Nacional dos Estudantes (UNE), Barão de Itararé (DF), Intervozes, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Fora do Eixo, Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDH), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), União da Juventude Socialista (UJS), Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e Mídia Ninja.
 
Uma das apoiadoras do Comitê e principais forças de apoio do Congresso à presidente Dilma Rousseff, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), enviou uma mensagem em sua página pessoal do Facebook, mobilizando para a semana que, segundo ela, será de luta vitoriosa.
 
“Nessa semana a luta vai ser grande, vai ser ampla, vai ser bonita e vai ser vitoriosa. Nós precisamos, mais do que nunca, cerrar fileiras. Enquanto o outro lado destila ódio, preconceito, agressão, constrangimentos, nós construímos solidariedade, integração, afeto, mensagens de democracia e denúncias de ilegalidades”, disse.
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

CORRIDA CONTRA O GOLPEAcesse!http://mapadademocracia.org.br#CorridaContraGolpe#VemPraDemocracia #31VaiSerMaior

Publicado por Jandira Feghali em Domingo, 27 de março de 2016

 
“A proposta do Comitê, que está aberto à adesão de todas as organizações que queiram se somar a essa luta, é reforçar as mobilizações que estão acontecendo nas ruas, nos mais diferentes espaços e regiões do país em defesa da democracia”, diz o site. Entre as atividades, estão previstas vigílias, atos e também blitz nos gabinetes dos deputados que integram a Comissão Especial do Impeachment.
 
“Ao Comitê preocupa garantir a participação da sociedade nas atividades realizadas dentro do parlamento, considerando que este, assim como as ruas, é um espaço legítimo para que a população exerça pressão sobre os parlamentares”, completa.
 
“O foco é a Câmara dos deputados, é falar com os deputados, particularmente aqueles que ainda não se decidiram, os que podem mudar o voto a nosso favor. O Mapa da Democracia é fundamental de ser usado agora para a gente falar com os deputados que votarão a autorização, ou não, do processo de impeachment”, disse Jandira em seu vídeo.
 
Ainda nesta quarta-feira (30), está previsto o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia, uma iniciativa da deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), que está recolhendo as assinaturas de deputados e senadores no Congresso. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não são 172 votos.

    Lí ontem entrevista no IG do Dep. Estadual Ibsen Pinheiro que presidiu a Camara na saída do Collor.

    Chamou minha atenção a afirmação dele de que não são nessessários 172 votos para barrar o impitman.

    Que 172 é o número que inclui votos, abstenções e ausencias e isso faz muita diferença e nos favorece.

    Disse ainda que na votação do Cllor mais de 100 deputados se ausentaram da votação.

    Portanto se o deputado não comparecer para votar a cassação da Dilma, terá ajudado a derrotar o golpe.

    Será que os articuladores do governo estão sabendo disso?

     

  2. Fidel era um defensor da

    Fidel era um defensor da democracia, Walter Ulbricht era defensor da democracia e por isso levantou o muro de Berlin para impedir a invasão dos fascistas. Mao era defensor da democracia.

    Só falta alguém agreditar que vocês são defensores da democracia.

    O impedimento só acontece em uma democracia.

    Porque não são honestos e falam a verdade só querem que o governo atual se mantenha no poder porque levam vantagem nisso. 

  3. O mapa não funciona

    Tentei diversas vezes enviar mensagem, o que simplesmente não acontece: aparece uma tela em branco e nada mais. O mapa não funciona.

    1. Mandei um feedback para eles,

      Mandei um feedback para eles, para verificarem isso. Mas você pode buscar os deputados individualmente e ir mandando as mensagens. Fiz isso com vários. 

      1. Foi exatamente isso que fiz,

        Foi exatamente isso que fiz, sendo que houve um deputado a favor do golpe com quem pude manter um debate interessante.

         

  4.  
    E- MAILS DOS DEPUTADOS

     

    E- MAILS DOS DEPUTADOS INDECISOS

     

    [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador