No cafezinho da Câmara, a ordem para FHC ser poupado em reportagens sobre Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) usou sua página oficial no Facebook, na noite desta segunda-feira (9), para informar que nos bastidores da Câmara, o assunto mais comentado do dia foi a ordem ao jornalismo da TV Globo para que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fosse poupado em reportagem sobre a Operação Lava Jato.

Segundo Wyllys, “hoje houve boatos nos corredores e no cafezinho da Câmara de que teria vazado e-mail de um executivo de um conglomerado de comunicação de massa orientando editores de jornais e telejornais do conglomerado a excluírem, das matérias sobre a Lava Jato e a corrupção na Petrobras, todas as referências a FHC e ao PSDB, ou seja, ao fato de que o esquema de corrupção na estatal começou durante os governos tucanos. A Câmara estava em polvorosa, ainda que ninguém tivesse o tal e-mail em mãos”, relatou.

O teor do e-mail com a orientação consta no artigo “A estratégia de Dilma para a guerra da comunicação: ‘virem-se'”, assinado pelo jornalista Luis Nassif, no último domingo (8). 

“Ontem,  a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou um e-mail a todos os chefes de núcleo com o seguinte conteúdo:
 
Assunto:  Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato
 
Atenção para a orientação 
 
Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique.
 
O recado se deveu ao fato da reportagem ter procurado FHC para repercutir as declarações de Pedro Barusco – de que recebia propinas antes do governo Lula.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. no estadão não deu certo

    Salvo a recomendação ter chegado ao estadão após a reportagem, o ministro da justiça deu uma entrevista em que diz

    claramente que a Lava Jato é de origem tucana e que tucanos graúdos vão dançar. Vamos aguardar para ver no que dá.

    Na globo é óbvio e na Folha também que FHC e seus amigos de partido são tão éticos como a própria ética. Nada falarão mesmo é normal.

  2. FHC está tranquilo

    Ele tem a blindagem das Organizações Globo.

    Ele está garantido pelas inúmeras operações que fez, durante o seu governo, para beneficiar ilegalmente a Rede Globo, em troca do exílio de sua amante jornalista da Globo na Espanha.

    Mal sabia ele que a amante o traia com outro amante que se revelou o pai verdadeiro de seu suposto filho.

    Não considero o FHC um corno pois, afinal de contas, ele foi enganado pela jornalista da Globo. Corno é quem sabe que é traído e compactua.

    Foi uma armação da Rede Globo, em conluio com a jornalista, para chantagear o FHC, o mais idiota dos presidentes da Replúbica do Brasil.

    Entretanto, corno ele não é.

    Ele é um traidor, pois traiu todos os interesses nacionais, privatizando a Vale do Rio Doce, privatizando as Siderúrgicas e privatizando as Telecomunicações, sempre no limite da irresponsabilidade, que o tornou rico e tornaram ricos os operadores da Privataria Tucana..

  3. Como que você teve acesso ao

    Como que você teve acesso ao email Nassif? Alguma fonte? Pois não achei nada na internet sobre este vazamento, e pelo teor é algo muito grave. Se chegar ao conhecimento de todos, todas as denúncias da Globo em relação a Lava Jato deverão ser escanteadas, pois trata-se de manipulação escancarada.

    1. Falar de CORRUPÇÃO no Brasil

      Falar de CORRUPÇÃO no Brasil e não falar do FDP, digo, fhc & seus CHIC-A-GO-GO BOYS TUCANAGLIAS é como falar da Disneylândia sem mencionnar o Mickey e o Pateta.

       

      “O BRASIL PARA TODOS não passa ne REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  4. Pessoal, prestem atenção, estamos num “turning point”

    usei o inglês para os trolls tucanos que nos invadiram poder entender (eles odeiam o português – usam o menos possível):

    1 – há no jornalismo da TV Globo de São Paulo, desde meados de 2014, uma “garganta profunda” (“Deep throat” para os tucanos – referência á fonte de informação dos jornalistas do Washington Post” no escândalo chamado “Watergate”) que alimenta o Nassif (só ele?) de informações sobre as ordens superiores vindo da matriz no Rio de Janeiro.

    1ª pergunta: esta “garganta profunda” guarda prova em formato informático, tipo assim um “Globoleaks”?

    Imaginem agora o ambiente no tal jornalismo da TV Globo de São Paulo, depois de saber que tem lá um  “garganta profunda”!

    2 – o blog do Nassif cita a informação, e ela vira em poucos dias o assunto das conversas no cafezinho da Câmara dos deputados em Brasília:

    2ª pergunta: mesmo nossos valorosos deputados sendo obtusos a não poder mais, alguns deles vão perceber que o assunto discutido no tal cafezinho da Câmara dos deputados em Brasília, não é mais

    … o que saiu na veja ou no JN da Globo mas…

    … o que não vai sair mesmo.

    … e fora do mundo do cafezinho da Câmara dos deputados em Brasília, há milhares de pessoas que também sabem..

    Isso não é o fim de algo?

  5. E…………………

    Querer que a Globo critique seus afilhados, é querer demais !!!!!!!!!!!!!

    Quando presidente, foi o mais mão aberta para os grupos de midia, e supostamente, como gostam os jornalistas, deve haver vários dossiês em maõs dos filhos do RM (eles não tem nome próprio), que obriga vários congressistas a comerem nas mãos deles!

    Daí minha condição de cético, em ver aprovada qualquer LEI DE MÉDIOS, no Congresso.

    Todos, com raríssimas exceções, têm o rabo preso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Denúncias de corrupção em vários governos

    A Folha de S. Paulo fez uma lista com 90 reportagens que fizeram história.

    A lista cobre o período de 1959 a 2011.

    Nela estão os títulos das reportagens, acompanhados de um pequeno resumo do conteúdo.

    A lista é interessante, uma memória ampliada/preservada pela internet. Memória sempre seletiva, é claro.

    Uma leitura atenta revela que as denúncias contra os governos federais do PT (2003 – ) não diferem em nada daquelas dirigidas aos governos de Sarney (1985 – 1990), de FHC (1995 – 2003) e do PSDB em São Paulo (1995 – ).

    Cabe lembrar, ainda, que os casos do mensalão do PSDB e do metrô de São Paulo não entraram na lista.

    Não dou cheque em branco para nenhum partido, muito menos apoio golpes parlamentares.

    Quem quiser assumir o governo, apresente suas propostas nas próximas eleições e submeta-se ao voto.

    E que os cidadãos, mais do que desconfiados por causa. por exemplo, da notícia que atingiu o STF no último final de semana, exijam que o Judiciário, em todos os processos que estão em andamento, cumpra a sua parte, sem se submeter aos partidos, à imprensa e ao grande capital.

    Para acessar a lista acima referida, basta colocar no Google: “90 reportagens que fizeram história”.

     

  7. Mas e aí ?
    Os ilustres irão

    Mas e aí ?

    Os ilustres irão fazer o que ?

    Vão continuar só no cafezinho, ou vão partir para o confronto com essa emissora ?

    Estão com medo de que ?

    Quem for da base aliada já está ferrado, é visto como inimigo pela emissora, portanto, não adiante puxar o saco da globo.

    Coloquem a boca no mundo, para que uma quantidade maior de brasileiro saibam da armação dessa praga.

  8. No cafezinho da Câmara

     Lamentável o grande deputado Jean Willys, já sabendo do teor da ordem da Globo ao seu jornalismo, se expressar nesses termos: “hoje houve boatos nos corredores e no cafezinho da Câmara de que teria vazado e-mail de um executivo de um conglomerado de comunicação de massa orientando…” 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador