Salários de parlamentares devem passar por referendo, defende Erundina

Da Rede Brasil Atual

Erundina defende que salários de parlamentares passem por referendo popular
 
Deputada criticou o uso de emendas ao orçamento, seja para apoio ao mandato, ou para eleições futuras, e destacou que há políticos que se envolvem em superfaturamento e enriquecem com uma única obra

A deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP) disse ontem (13) na Rede TV! que o país deveria adotar um referendo popular para que a população aprovasse o salário dos deputados e senadores. Em entrevista à jornalista Mariana Godoy, a deputada afirmou que tem um projeto propondo “que o reajuste e a definição dos honorários dos parlamentares a cada início de legislatura fossem submetidos a um referendo popular, porque quem paga o salário do parlamentar é o povo. Que se consulte através do referendo, que é um meio de democracia direta, e consta da Constituição Federal”.

Erundina comentou que na média do salário do brasileiro, o salário do parlamentar é um absurdo. Ela disse, no entanto, que as emendas parlamentares ao orçamento são o real interesse dos parlamentares que dão as costas para o povo. “Há muito mais do que isso, são as emendas parlamentares que eles usam como moeda de troca para apoios das próximas eleições, ou durante seus mandatos; o que enriquece o parlamentar não são os eventuais privilégios, e há muitos privilégios, não é isso o que os enriquece, é uma carreira que todos anseiam e pagam caro por ela porque o retorno é muito bom, muito grande”, afirmou.

Erundina explicou como funciona a dinâmica das emendas ao orçamento do governo. “Todo ano tem a lei orçamentária, e o dinheiro da emenda é destinado a uma grande obra, uma rodovia, e o superfaturamento? Os governadores e prefeitos também são obrigados a pagar porque também eles são corruptos. Grande parte deles se associa a essa prática de aceitar o superpreço de determinada obra de milhões. Quem não tem ética, não tem moral na condução da coisa pública enriquece em uma dessas obras. Basta uma obra para ele ficar rico.” E ainda afirmou: “O interesse do parlamentar não é pelos privilégios como parlamentar, é as vantagens debaixo do pano que ele aproveita para enriquecer e se enriquece em um mandato.”

As afirmações de Erundina foram feitas em meio à defesa de uma reforma política que corrija as distorções de representatividade que levaram à crise política atual. A deputada também disse que foi um ato de desobediência civil o que a motivou a ocupar a cadeira da presidência da Câmara, no afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na semana passada.

“Eu quis fazer uma desobediência civil, para ver se acordava a sociedade para o que estava acontecendo naquela Casa. Foi um símbolo que a sociedade entendeu a razão porque nós ocupamos aquela cadeira; não é uma cadeira do Cunha, ou do Waldir Maranhão (PP-MA), ou de quem quer que seja, é uma cadeira da sociedade”, afirmou a deputada. “Essa cadeira, lamentavelmente, muito poucas vezes tem sido ocupada por alguém que seja fiel aos compromissos com a sociedade e com o poder como missão a serviço da sociedade, e não como algo que alguém se apropria como se está fazendo hoje no Brasil.”

 

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todos sabem disso,

    Todos sabem disso, principalmente os ladrões do poder, mas quem vai se preocupar com o que diz uma senhora de tão avançada idade. Só falta agora alguém a chamar de gagá, e nordestina burra, entre outras, porque é assim que funciona a Internet e a própria imprensa. Política e mídia são sócias somente no que não presta.

    Por exemplo: ouvi numa rádio que Cunha prossegue com seus privilégios porque Dilma também os tem. Veja se dá pra entender isso? Cunha já deveria estar preso. Dilma ainda é a Presidente, diferente de Cunha, que não está cassado, e nem será enquanto os parlamentares da Câmara tiverem que agradecer por tanto recebido.

  2. populismo

    Populismo puro. O parlamentar poderia ganhar o dobro, o triplo, que seria uma gota no oceano perto dos interesses econômicos sob a sua influência direta e indireta, ou seja, do que eles podem ganhar “por fora”. E afetaria em quase nada o orçamento público.

    É por isso que com essa esquerda não dá. É mais do mesmo irracionalismo, que deu munição para o lado dito “mercadista” sepultar qualquer chance de atuação eficiente do Estado.

    Sem incentivo não há produtividade e profissionalismo. É simples assim.

    Porcaria de esquerda populista, que dá munição à direita clepto-plutocrata.

  3. Certo, Erundina

    Concordo com o  controle social do salário dos parlamentares, mas é preciso ir muito além. Por que o Congresso Nacional brasileiro é o segundo mais caro do mundo? É preciso reduzir um terço deste custo. Os salários e privilégios no executivo e judiciário também precisam ser revistos. Enfim, uma ampla reforma administrativa. Uma revolução republicana passa por esta reforma além é claro da reforma política. 

  4. É a esquerda que é

    É a esquerda que é anti-esquerda na verdade.

    Sabe que sem Estado forte e eficiente, seja de que tamanho for (se mais ou menos intervencionista), não se garante que os agentes econômicos ajam de acordo com o bem-estar social. Mas ao mesmo tempo torpedeia a eficiência do Estado, vendendo a idéia de que o servidor estatal (lato-senso, incluído agente político) deva ganhar pouco e ser um monge.

    .

    Porque essa mulher não comenta, por exemplo, a exportação ilimitada de alimentos, sem garantia de segurança alimentar interna ? E se comentar, quem vai fiscalizar isso ? Um monge que ganha uma miséria e vê bilhões passarem pelos portos ?

     

    Essa “esquerda” é um engodo. Uma farsa. Quinta coluna.

  5. A Erunda foi muito

    A Erunda foi muito inteligente. Ela sacou no meio do bote que ia rodar como todos os outros e passou a uma atuação mais forte no campo da esquerda, se livrou do partido vira casaca, PSB, foi logo para o PSOL, mas com possibilidade de mudança para o Raízes, se é que sai mais este partido.

    A mulher com 80 anos nas costas e da pau em todos estes velhacos que la estão! E mais macho que qualquer idiota daquele antro. O Bostonaro parece uma criança histérica perto desta mulher!

    PS: Muita divisão não ajuda a criar governança, mas fazer o que, adiamos muito esta limpeza 

  6. referendo popular

    Apenas para isso?

    Juntando abaixo assinado por conta de salário?

    Se vão tomar-se a moléstia de juntar milhões de assinaturas de eleitores acho que deveria ser por algo mais abrangente, como a reforma política, onde o assunto dos salários seria apenas um detalhe. Há assuntos mais graves, como o financiamento de campanhas e a enorme quantidade de partidos políticos.

  7. Salários dos corruptos congressistas

    Erundina ex-prefeita de São Paulo se desfliou do PT, pois não concordava com as políticas de alianças do PT, e percebeu o quanto o poder contaminou e deslumbrou o PT. Filiou-se ao PSB e saiu porque Marina apoiou Aécio no segundo turno. Considero Erundina uma referência na política brasileira, quanto a idade, é apenas um preconceito aritmético, com seus 82 anos dá lições de seriedade e serenidade a corja de bandidos corruptos velhacos e aos moleques da Câmara dos Deputados.

    Quanta diferença Luiza Erundina de Marta Suplicy.

  8. O Congresso e o Judiciario do

    O Congresso e o Judiciario do Brasil são os mais caros do planeta, esse é um tema pouco abordado, supersalarios

    diminuem o dinheiro disponivel para educação e saude, da mesma forma que o dinheiro da corrupção, o efeito monetario é

    identico, há no Congresso 6 mil pessoas ganhando salarios ACIMA do teto maximo constitucional, no Judiciario devem ser mais, mega aposentadorias que se iniciam com 49 ou 50 anos tambem custam muito e saem do mesmo bau da corrupção, essa farra existe em todas as Assembleias Estaduais, Tribunais de Contas, Camaras Municipais de capitais,

    é tema TABU, todos finguem que não existe. A valente Deputada Erundina poderiam ampliar seu objetivo.

    1. Há um tempo atrás li que o

      Há um tempo atrás li que o orçamento da Assembléia de MG foi de 1,2 bilhões, maior que de toda a polícia Civil.

    2. Ninguém se interessa por esse

      Ninguém se interessa por esse assunto, Os governadores sofrem com dívidas do estado, perdem eleitores por não cumprir promessas por falta de dinheiro, mas pagam esses mega-salários no judiciário sem pestanejar. Nenhum deles reclama, seja de que partido for. 

  9. Concordo com a deputada. O

    Concordo com a deputada. O povo que paga a conta deve definir o salário dos três poderes. Igualmente nos Estados e municípios. Sem esse papo de reforma política não. Vamos prá rua nos organizar com abaixo assinados de milhões de brasileiros. Projeto de iniciativa popular.Mesmo eles não respeitando a constituição vamos prá cima. O POVO DEVE DECIDIR  POIS O DINHEIRO VEM DO POVO. 

  10. Erundina

    é a prova viva de que a rebeldia não tem idade.

    Tive lá minhas decepções com ela em 2014, tive até raiva sim, confesso; mas hoje reconheço nela uma das grandes guerreiras desse Brasil decente.

    Como disse um comentarista antes, com 80 anos ela dá surra de sobra em muitos moleques e molecas desse congresso sujo.

    Tomara que essa sua bandeira caia no gosto da geral… vai que cola… tomara.

    1. salário dos parlamentares…

      Agora Dona Erundina? Agora referendo? Agora plebiscito? Onde está a discussão sobre a aberração do voto obrigatório? Como o voto em SP pode valer 1/5 do voto de estados com populações menores?  Os partidos de esquerda dominaram o cenário nacional a partir dos anos 90. Não foi só PT. Foi PPS, PSB. PDT, PCdoB, PSDB. Quais as transformações estruturais que foram implantadas para a consolidação democrática? Quais os mecanismos democráticos de controle da sociedade civil foram implantados para contrapor ao poder político ilimitado? Não houve o cuidado de impor tais controles nem em empresas estratais privatizadas. O Brasil continuou uma “Terra de Ninguém” e é o que os partidos queriam. Inclusive os que nunca tinham sido mandatários e chegaram a este ponto. O Brasil levado a esta tragédia desmascarada onde seu voto é só para avalizar o grupo que usará o poder político para seus interesses, agora querem denunciar o golpe? Quem se apoderou do golpé por 2 décadas? 35anos de redemocratização. Onde está a democracia, país raso?  

  11. Referendo popular para o
    Referendo popular para o Judiciário é o mais urgente!
    Só fazem INJUSTIÇAS e tem benefícios incríveis como
    auxílio moradia e educação para seus filhos enquanto nós
    do povão SÓ COM MIGALHAS,o custo/benefício com esse Judiciário não vale a pena e é sofrível,QUEM AÍ TERIA A CORAGEM DE PROPOR? Respondo: NINGUÉM!!!

  12. Hoje a Globo está ditando o

    Hoje a Globo está ditando o que será o Fantástico de amanhã com uma entrevista com Temer e outra com Meirelles. Segundo a repórter vai ter declarações relevantes. Quem sabe, bombásticas. 

    Temer não cuida do recato em nenhum momento, assume mesmo ser o presidente, tirando o interino. Vai ser uma graça se os poucos votos que faltariam para Dilma se livrar do impeachment aparecessem no julgamento final. Como ficaria a cara desses nojentos?

    1. Maria

      tô começando a pensar nisso também; Katia Abreu volta para o senado, umas das “acusações” fala exatamente sobre o Plano Safra, se ela continuar fiel a Dilma, alguma coisa pode mudar, faltaram 5 votos… quem sabe.

      Juro, se isso acontecer farei questão de acompanhar a Globo uns dias só pra ver a cara de pastel estragado que essa reviravolta provocaria.

  13. SERÁ QUE VAMOS TER OLIMPÍADAS ???

    EL SALVADOR NÃO RECONHECE GOVERNO TEMER E CHAMA EMBAIXADORA

     

     

     

    Imagem inline 1

     

    Dilma Rousseff: “é uma manipulação política que aconteceu”, disse presidente de El Salvador

    Da REUTERS

    São Salvador – O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, disse neste sábado que não reconhece o novo governo do Brasil, encabeçado por Michel Temer, que assumiu a presidência interinamente após a decisão do Senado brasileiro de iniciar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

    Dilma Rousseff foi afastada do cargo por até 180 dias em meio a acusações de violações às leis de responsabilidade fiscal.

    Publicidade

    “Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora para que volte ao país”, disse Sánchez Cerén em discurso em um povoado ao oeste da capital.

    Dilma foi “suspensa e submetida a julgamento por algo que não se comprovou ser um crime. É uma manipulação política que aconteceu”, disse Sánchez, cujo partido, o ex-guerrilheiro Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional (FMLN) tem fortes vínculos com o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil.

    Governos esquerdistas da América Latina têm dito que a líder brasileira é vítima de um golpe de Estado, enquanto o secretário-geral do bloco sulamericano Unasul, Ernesto Samper, afirmou que a suspensão de Dilma afeta a governabilidade democrática no país.

  14. SERÁ QUE VAMOS TER OLIMPÍADAS ???

    EL SALVADOR NÃO RECONHECE GOVERNO TEMER E CHAMA EMBAIXADORA

     

     

     

    Imagem inline 1

     

    Dilma Rousseff: “é uma manipulação política que aconteceu”, disse presidente de El Salvador

    Da REUTERS

    São Salvador – O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, disse neste sábado que não reconhece o novo governo do Brasil, encabeçado por Michel Temer, que assumiu a presidência interinamente após a decisão do Senado brasileiro de iniciar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

    Dilma Rousseff foi afastada do cargo por até 180 dias em meio a acusações de violações às leis de responsabilidade fiscal.

    Publicidade

    “Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora para que volte ao país”, disse Sánchez Cerén em discurso em um povoado ao oeste da capital.

    Dilma foi “suspensa e submetida a julgamento por algo que não se comprovou ser um crime. É uma manipulação política que aconteceu”, disse Sánchez, cujo partido, o ex-guerrilheiro Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional (FMLN) tem fortes vínculos com o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil.

    Governos esquerdistas da América Latina têm dito que a líder brasileira é vítima de um golpe de Estado, enquanto o secretário-geral do bloco sulamericano Unasul, Ernesto Samper, afirmou que a suspensão de Dilma afeta a governabilidade democrática no país.

  15. Dá bilhão? Não mas chega

    Dá bilhão? Não mas chega perto… e que tal o mesmo com o judiciário???? é… salário de 28k pro moro tá mais dq bom! Nada dele abocanhar 77k de média de salário ao mês!!! E reforma no calendário desses putos tmb! Nada de férias, recessos, feriados prolongados, etc… tem q ser igual a todos os outros e ponto final! 8 horas diárias, 40 por semana e só!

  16. Referendo popular para o

    Referendo popular para o Judiciário é o mais urgente que o parlamentar!! Visto que

    é muito custoso para o Estado brasileiro mantê-los com seu benefícios INIGUALÁVEIS!!

    Acredito até que deveriam ser TERCEIRIZADOS para onerar menos o Brasil!!

    OBS:Por favor moderação GGN poste meu comentário,é importante pra mim, Obrigado!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador