A República dos Hipócritas, por Sérgio Saraiva

Oh, sim, eu estou tão cansado, mas não para dizer que eu não acredito mais em você

honra ao mérito

Por Sérgio Saraiva

Cansaço.

É o sentimento que me ocorre já há algum tempo quando leio as manchetes referentes a Lula e a Lava Jato. Não há mais nada a dizer, só o mesmo ramerrão do ensopado de Lula – amigo de Lula, filho de Lula, sobrinho de Lula, tríplex de Lula, sítio de Lula, barco de Lula. Quem quiser atualize a lista.

Tudo é nada. Escandalização e fumaça engarrafada.

Agora, novamente o repetido sarcasmo do juiz Moro: o anúncio da investigação sobre Lula foi “lançado automática e inadvertidamente”. Mas, já que está, fica. Prisioneiros cumprindo pena por presunção de culpa. Prova ilícita vale, escuta em cela de prisioneiro vale e o juiz natural nada vale. Ao “supremo” é dada a prerrogativa de errar por último. E quem erra por último, ri melhor.

Novamente às favas os pruridos da consciência e o Estado democrático de direito.

O “japonês da Federal” e os procuradores sapateiros indo além das suas tamancas.

Cansaço.

Lula foi presidente por oito anos, deixou o cargo há seis. Em oito anos de mandato quantos contratos foram negociados, quantos bilhões de reais estavam envolvidos? E o que se tem contra Lula? A reforma de um apartamento e obras em um sítio, nenhum dos dois de sua propriedade? Fosse ao menos o caso de um apartamento em Paris ou de um aeroporto particular, vá lá. Mas, um barquinho a remo?

Depois de tantos anos é isso? E é só isso? Isso é prova de honestidade. A quem isso ainda emociona? 

Cansaço.

A Lava Jato fez um belo trabalho, estabeleceu de forma didática como o financiamento privado das campanhas eleitorais era o cancro a partir do qual a corrupção generalizada é a sua metástase. A Lava Jato prendeu e processou os que corromperam, os que se corromperam e os que intermediaram a corrupção na Petrobras. Tivemos a chance de passar o Brasil a limpo. Permitimos que todo esse esforço fosse jogado fora devido à confluência do golpismo com a síndrome de abstinência de holofotes. E a Lava Jato passou a ser um bom negócio para os corruptos.

Cansaço.

Nardes, Cedraz, Eduardo Cunha. Coloque esses nomes em uma pesquisa aleatória na internet e veja quantas vezes eles aparecem associados ao termo “envolvimento em propina”. Pois, esses mesmos foram os varões Plutarco que capitanearam o processo de impeachment da Presidente Dilma. Como disse a própria presidente, em outra ocasião: ”estão todos soltos”.

Cansaço.

Youssef acusa Aécio de receber propina, Fernando Moura acusa Aécio de receber propina, Dimas Toledo está vivo e com saúde, pelo menos por enquanto, a Lista de Furnas é de domínio público. Cerveró deixa claro: 100 milhões de dólares para o governo FHC. E nada é investigado.

Cansaço.

A Operação Zelotes envolve grandes conglomerados econômicos e midiáticos e altos dirigentes do COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda. Bilhões de reais em sonegação de impostos, e a investigação se concentra em um patrocínio ao filho de Lula. Tratar-se-ia de um suborno pago com cinco anos de carência. Caso único em toda a história da humanidade.

Cansaço.

Por fim, as esperanças da nação se voltam para março. Então, novamente, os paneleiros de varanda gourmet. O povo branco de classe média e meia idade, em São Paulo e em Brasília, estará nas ruas pedindo “intervenção militar institucional”. Lá estarão o “vovô metralha”, o “Batman do Leblon” e a peladona “musa do impeachment” e o seu tapa-sexo. Mais um ou outro artista decadente e subcelebridades de igual glamour.

Oh, sim, eu estou tão cansado, mas não para dizer que eu não sou o vapor barato da república de hipócritas em que você tenta transformar o meu país.

 

PS1: “Vapor Barato” é uma canção composta por Jards Macalé e Waly Salomão. São dela os versos que abrem este texto.

PS2: não existe almoço grátis, o custo da República dos Hipócritas é um país com a sua economia paralisada e milhões de desempregados.

PS3: a Oficina de Concertos Gerais e Poesia apoia o Movimento Golpe Nunca Mais.

golpe nunca mais1

Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CARF

    Quem foi investigado na Zelotes era o CARF do Ministério da Fazenda, conselho recursal integrado por contribuintes que podia atrasar ou anular multas impostas pela própria Receita. O COAF, pelo que foi publicado, não foi investigado. 

    1. Carf.

      Obrigado,

      você tem razão, na Operação Zelotes a investigação envolve o CARF- Conselho Administrativo de Recursos Fiscais e não do COAF – Conselho de Controle de Atividade Financeira.

      O equívoco se deu dada a proximidade da siglas.

      Gostaria de fazer a correção neste post, porém, não tenho acesso a ferramenta editar.

      Fica aqui a correção.

  2. Em defesa da Democracia

    O Estado Democrático de Direito exige quatro ações imediatas:

    (a) cortar o excesso de poder do Ministério Público.

    (b) regular a Mídia

    (c) reestabelecer a hierarquia na Polícia Federal.

    (d) punir exemplarmente o servidor público que desrespeita a Constituição.

     

    Ou se restabalece a ordem democrática, ou o fascismo nos dominará por completo.

     

    1. Faltou a Principal

      Permita alertá-lo que esqueceu da primeira ação imediata, pré-requisito para que as demais possam acontecer: 

      Demissão e substituição adequada do atual “ministro da justiça”, aquele que é, sem nunca ter sido.     

  3. De mau a pior.

    A rede sonegadora GLOBO já apresentou novela ruím, com ator canastrão e tudo o mais. Mas essa Vaza a Jato e o Moro conseguiram superar tudo de ruím que já se viu inventado pela platinada!! A sensação já passou do cansaço para náuseas e enjoos. Como diria a minha colega de trabalho, Deus me defenda! Misericórdia!!

  4. MUITO BOA A EXPLANAÇÃO

     

    Resumiu sem meias palavras o sentimento dos homens de bem deste país e que tem um número mínimo de neurônios e não se deixam levar pelo PIG.

     

    Realmente, depois de todos esses anos de atuação política de Lula, com ou sem mandato, só acharam um sítio e um barco? Que nem sequer estão no nome dele e nada se prova? Ah… vão procurar o que fazer!!!!!!!!

     

    Não sou policial, mas tem muitos casos, muitos processos na PF levando poeira nas prateleiras, inquéritos que apuram questões que envolvem dinheiro público sendo dilapidado, no atacado e no varejo, e o caminho será ou o arquivamento ou a prescrição. Mas, esses casos não vendem notícia, por isso, nao vêm ao caso, como já se disse.

     

    País subdesenvolvido é isso: povo alienado, sem educação, vivendo ao sabor da mídia festiva, e, de quebra, consumindo até se endividar nos Bancos que têm uma fome insaciável pelo vil metal. Quão sofrido é o nosso país nas mãos dos nossos agentes públicos. E ainda dizem que as instituições funcionam. Será? Quem de fato vive o dia-a-dia do Poder Judiciário tem outra opinião.

  5. ME2

    Cansaço, que gera irritação, que gera desalento, que gera descrédito que gera música.

    Música!!!

    A única coisa boa, ainda que ruim com seus trá trá trá, que pode sair dessas outras descoberta do brasiliero, depois da correção monetária(?): Justiça sendo feita sem justiça, corrupção sendo curada por corruptos, e limpar o país com mãos sujas.

    Fazer o quê? É esse o nosso país.

    Cansaço, não só cansaço, mas, também cansaço.

  6. Defender Lula tem o mesmo sentido da defesa de Mandela

    Defender Lula tem o mesmo sentido da defesa de Mandela, que tenhamos renovadas nossas energias na arte e na vida para levarmos adiante a longa batalha que virá na defesa dos direitos do povo brasileiro contra essa secular elite que sabemos é uma  mais selvangens do mundo, talvez não tenha paralelo, mas é o que mostram os fatos: isso tem se repetido aqui e mundo afora

    Mandela foi perseguido por se opor ao apartheid racial
    Lula sofre campanha sem precedentes por ter minorado o apartheid social
    JK sofreu a mesma perseguição que hoje é dirigida a Lula

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/jk-sofreu-a-mesma-perseguicao-que-hoje-e-dirigida-a-lula

  7. “Certas canções que ouço /

    “Certas canções que ouço / Cabem tão dentro de mim / Que perguntar carece: /  Como não fui eu que fiz?” Estes versos de “Certas canções” eu usei para dizer que o texto tem muito a ver com o que tenho sentido. Dá um desanimo lascado em ver tudo isso, em constatar o nível de analfabetismo político de uma parcela da população que se presta a massa de manobra de gente imprestável, inclusive dos escrotos que comandam os grandes grupos de comunicação. É inacreditável! Nenhum político ou partido comprometido com a democracia tem o direito de, daqui em diante, deixar de tratar como inimigos do Brasil os donos dos grandes grupos de comunicação. Eles agem como se fosse a Luftwaffe que realiza violentos bombardeios antes que as tropas de terra trajando togas realize a invasão por terra. Os partidos de direita são insignificantes sem a atuação do consórcio mídia-judiciário.

  8. Cansaço

    Tambem estou cansado

    Mas tenho que ir

    Estou cansado 

    Mas tenho que ir

    Tem uma pedra no caminho

    No meio do caminho tem uma pedra

    E eu estou cansado

    Mas tenho que ir

  9. Ótimo retrato do que é essa

    Ótimo retrato do que é essa onda de “honestidade e patriotismo”.

    Em um lapso de tempo, todo mundo p-assou a ser “contra a corrupção”!
    Antes? Apoivam?

    Muito bom esse texto. Didático.

  10. o perigo desses caras irem

    o perigo desses caras irem além das tamancas e dos panelaços

    de varanda gourmet é que poderão se deparar com botas pontiagudas pela frente..

    a nossa vantagem, presumo, é  que o nosso som é mais harmonioso pela

    vida do que o deles, que está mais pra horrível  bate-estacas. matrasca do apocalipse….

  11. Até quando ?

    Conseguirão levar esta “Opera bufa” ? E ainda estamos pagando por isso ! pagando os carrascos, os bufões e toda a parafernália envolvida : papéis, tintas, horários extras para o trabalho da polícia chegar de noite a casa de inocentes, quantas viagens de avião para levar e trazer “corruptos” até o Paraná; O STF parado, o Brasil parado.

    E o cansaço, como disse o Sérgio, o desânimo com o país e com a vida, as decepções com a justiça brasileira, as depressões, que não há nada que pague.

    Quem sabe não é isto que querem mesmo, nos vencer pelo cansaço.

  12. Desculpem-me, mas?

    Pela primeira vez na história deste país, a direita endinheirada do país está entrando em cana. E a esquerda está achando ruim?

    Pela primeira vez na história deste país, a mídia de direita é obrigada a divulgar que seus anúnciantes estão entrando em cana. E a esquerda está achando ruim?

    Pela primeira vez na história deste país, dezenas de políticos de direita estão sendo denúnciados como corruptos, sendo a esmagadora maioria de direita. E a esquerda está achando ruim?

    Então o que é bom gente?

    1. Não é somente bom, meu caro

      Não é somente bom, meu caro !

      Seria ótimo que todos os que tem evidèncias claras de corrupção estivessem sendo investigados e não somente os políticos do PT e os aliados do governo. Não há ninguém da oposição que, tendo sido denunciado, nas dirigidas delações premiadas, esteja sendo investigado.

      Está mais do que evidente que só pegaram os executivos/donos de empreiteiras porque estavam realizando obras e serviços para o governo petista. As investigações, mesmo existindo delação, estão limitadas até 2003, quando começou o 1º governo Lula.

      Mesmo assim, a maioria dos delatores já está em casa com as penas reduzidíssimas e gozando do dinheiro que puderam manter em decorrência dos acordos de delação premiada.

      Todas essas empreiteira fizeram obras para todos os governos estaduaus e federais, antes e após o 1º governo Lula, mas só investigam os governos  Lula e Dilma.

      Seria ótimo também que as investigações, os processos e os julgamentos ocorressem dentro do Estado Democrático de Direito,.Escutas ilegais, vazamentos, interrogatórios dirigidos, presunção de culpabilidade, torturas psicológicas, viés ideológico para atingir uma corrente político, enfim, essa operação é um vexame para o país.

      A parcela da direita endinheirada do país que está entrando em cana por corrupção não chega a 10% do total da direita endinheirada.

      E, por fim, essa perseguição obsessiva ao ex-Presidente Lula é de deixar qualquer um, que tenha o mínimo de equilíbrio emocional, morto de vergonha.

      O que você acha do Bernie Sanders, inocente ?.

       

    2. Mas é isso mesmo.

      Quando verifica-se quem são os corruptos e os corruptores, o que se nota é que são homens brancos, adultos, com curso superior e com salários superiores a 20 salários mínimos.

      Mais do que isso, são os diretores das grandes empresas nacionais e multinacionais, aqueles que são apresentados como exemplos na revista Exame e no caderno Mercado da Folha de São Paulo. São alvo de admiração por todo engenheiro trainee dessa empresas.

      São aqueles que são chamados de doutores nas reuniões de negócios.

      Pois bem, nossas classes médias e altas deveriam estar se questionando como seus representantes podem estar presos por corrupção. Questionando o quanto elas próprias são corruptas, o quanto a corrupção foi aceita.

      E, no entanto, estão na Paulista atribuindo a corrupção ao PT ou batendo panelas nas suas varandas gourmet.

      Auto-engano?

      Prefiro chamá-los de República do Hipócritas.

    3.  Como assim? Quem está preso

       Como assim? Quem está preso é José Dirceu; quem está preso é o tesoureiro do PT, Vaccari. Qual o político de direita preso? Cunha esatá kivre, leve, solto e golpista. Paulinho da força, idem; Bolsonaro, idem; Aécio, idem; o tesoureiro do PSDB, idem; todos os políticos do PP e do PMDB, idem. Estão livres e continuarão livres porque eles conseguiram fazer a roda da justiça girar e anularão a investigação de merda , totalmente contaminada que essa força tarefa de merda fez. E, para coroar, todos os verdadeiros ladrões da Petrobras, estão pratica,ente livres e com dinheiro no bolso. Realmente, nunca antes na história desse país o sistema judicial trabalhou tão mal.

  13.  
    Ah!…À merda com esse

     

    Ah!…À merda com esse bosta de juizeco da rede globo de sonegação e de trapaças mil… Chega de pouca vergonha, e de exibicionismo idiota. Vai se tornar celebridade na PQP.

    Orlando

  14. Pois eu não estou cansado, estou puto da vida

    com a irritante manutenção do Cardozo como ministro. Coloque o Jobin no seu lugar que acaba com esta palhaçada.

    1. Acredito que a manutenção do

      Acredito que a manutenção do Cardozo não signifique nada muito além do óbvio. Estamos sendo “informados” que  situação é essa mesmo. Chegamos num ponto onde o Estado não tem o que fazer com relação aos grupos que o sequestraram. Ninguém ou nenhuma instiruição pode fazer nada pq é isso mesmo. Ou vamos pra luta ou temos que nos submeter aos grupos que sequestraram o Estado. isso não tem nada a ver com Dilma, lula, PT ou Cardozo; sempre foi assim mas os sequestradores nunca foram ameçados. Hoje, se sentem assim e querem mostrar quem manda. Quem tem que lutar contra ele somos nós. O Estado não tem mecanismos contra essese grupos pq eles são os responsáveis pela elaboração de uma estrutura que os colocou acima do próprio estado. Game over. Ou a sociedade vai pra cima desses grupos ou fica subordinada a eles. Nãoo tem governo, não tem partido, não tem nada disso. Cardozo é tão refém qto qq um de nós. Não pode NADA contra o midiciário. O que pode acontecer é a escancaração dessa situação e aí sim, candidatos de peso disputando 2018 para que o Brasil assista, de fato, um debate sobre sua real situação. Alguém imagina um debate com Ciro Gmes, Requião, Brizola… sem que meia tonelada de cocaína num helicóptero seja, sequer, ventilada? O assassinato de um canditado em benefício de outro, passe como se nada tivesse acontecido… Isso existe?  Pode trocar o Cardozo que não vai acontecer nada.  Parece que chegamos num impasse.

      1. Ih !!!!! Vou discordar pela

        Ih !!!!! Vou discordar pela 1ª vez da Cristiana.

        Cardoso tem que sair porque ele tem uma visão claramente equivocada do que seria uma atitude republicana.Infelizmente.

        Eu não conheço nenhum país democrático do mundo em que o Ministro da Justiça não possa interferir diretamente nas atividades fins da Polícia Federal. Ele não só interfere como imprime o rumo das investigações de acordo com políticas determinadas pela Presidência da República. Se não fosse assim, o cargo de Ministro da Justiça seria decorativo. É o que o Cardozo é, por vontade própria: um poodle de madame.

        Eu não posso acreditar que a Constituição de 1988 criou um cargo de Ministro de Justiça decorativo. Bastava enfrentar o midioiário com o livrinho na mão.

        Se ele (ou o Ministro da Justiça da época) tivesse removido os policiais federais aecistas que compõem a força-tarefa, logo no início da Operação Lava-Jato. a sua autoridade não estaria, hoje, corroída. Naquele momento, a questão era: ou se impõe ou cai fora. Não se impondo, Cardozo criou as condições para ser sequestrado pelo corporativismo da PF.

        Cardozo liquidou a própria carreira política. Por medo ? De que ? De ver a Presidenta deposta. Ora, se a correlação de forças políticas permitir, Dilma será deposta de uma forma ou de outra.

        Nenhum político de oposição ou da falsa base aliada vai deixar de votar pelo impeachment da Presidenta porque o Cardozo foi “bonzinho” com os policiais federais aecistas. Muito pelo contrário. A demonstração de fraqueza contribui para empurrar o processo golpista para a frente.

         

         

  15. Eles não desistem…

    O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu de Curitiba caixas de documentos com depoimentos de delatores da Lava Jato sobre doações à campanha de reeleição da presidente da República. O lote seria a aposta tucana para catalisar as ações movidas pelo partido para impugnar a chapa de Dilma e Temer. E colocar o Aécio lá.

     

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=P2UAGFXhRZ0%5D

    1. Perguntas jurídicas

      Provas, testemunhos, interrogatórios de um processo como a LavaJato, podem legalmente ser usados  num outro julgamento?

      Provas documentos delações

      Como documentos que se referem a processo envolvendo pessoas físicas podem ser passados a advogados de outrem ( no caso um partido)  em um outro processo? Isto não viola os direitos da pessoa física?

      Não seria isto  uma violação do direito dos acusados. Isto é um uso, passivel de manipulação por advogados.

      Para ceder documentos a justiça tem que haver justificativas muito sólidas de um tribunal para outro?

      Como podem documentos serem passados para apenas uma parte interessada. Isto não viola direitos?

      As alçadas criminais e eleitorais não são distintas?

      Da mesma forma que eu pergunto como um caso já transitado em julgado ( como foram as contas dos partidos) volta agora a ser julgado?  

      Caso um juiz faça declarações explicitas contro o réu fora do processo, não deve este juiz ser afastado?

  16. por falar em cansçao e

    por falar em cansçao e resistencia, lembrei da obra do toni negri,

    que participou das famosa brigadas vermelhas na italia em 69, por aí,

    e virou importante  filosofo da resistencia, mostrando suas xperiencias na luta armada, estudos sobre biopoder, multidão, spinoza,império, anomalia selvagem….alguns com michel hardt….

    se batalhar bem encontra na internet, anomalia selvagem comseguii  agora pouco,

    mas não consigo colar aqui….

  17. Hipocrisia, ou bandidagem explícita.

    Sim estamos cansados , mas fiquei pensando será que é  pela hipocrisia?  ou será  pela desfaçatez. Se observarmos bem, o que nos cansa é o fato de que eles fazem todas as piores coisas de forma completamente explicita. Cometem todos os erros, todos os abusos, cometem todas as violências  de forma completamente explícita.  

    Não existe mais hipocrisia, eles simplesmente não se preocupam mais sequer em fingir. Na cara dura um delator volta atrás, depois de ser explicitamente coagido.Isto foi filmado, está explicito  e, nada.

    Um transcrição  de um delator é claramente fraudada nos autos, isto ficou explicito, mas o que aconteceu. Nada.

    Um policial ameaça e cumpre a promessa prendendo e torturando a esposa  , em cadeira de rodas , para forçar uma delação. Isto sai a publico e nada. 

    Provas obtidas ilegalmente , o que aconteceu, nada.

    Redefinem uma operação contra a sonegação como Zelotes, e na cara dura dizerm que se transforma na operação sobre lobbies e medidas provisórias. Recaem então sobre o filho de Lula, nada conseguem então recaem sobre a compra dos aviões Grippen, e em todos os casos conseguem quebra de sigilo, ordens de prisão, ordens de invasão de domciĺio,  Tudo isto feito explicitamente e nada.

     A imprensa requenta o triplex  que não é de Lula e Procuradores criam uma operação Triple-X primeiro sobre uma organização de off-shores a tal de Mussak Fonseca,  e vazam informações criando suspeitas sobre lavagem de dinheiro etc… Um policial afirma que tem indicios fortes de lavagem de dinheiro  contra Lula. Prendem pessoas e logo as soltam,  e subitamente mudam o foco para um sitio em Atibaia.  Esquecem as off shore  mesmo com a explicitação de denuncias que indicam a ligação deste esquema com peixes graudos.  A operação desaparece dos jornais e o caso todo fica sendo o sitio de Atibaia eo  ridiculo das investigações jornalisticas a respeito dos pedalinhos etc…. A palhaçada fica mais explicita ainda com as frases em tom sombrio no Jornal Nacional. Tudo isto é explicito ,  mesmo assim não acontece nada.

    Mantem em cativeiro por vários meses sem nenhuma justificativa pessoas com emprego, moradia declarados e vários jamais presos anteriormente. Culpados ou não tem direito a responder em liberdade. Todos sabemos disto. Isto é feito explicitamente   e nada.

    Enquanto isto Cunha, atrapalha investigações , coage testemunhas, manipula , ameaça, constrange e faz tudo de forma explicita enquanto o Supremo prefere esperar  o que não esperaram para prender D ulcidio. Tudo isto está explicito  e nada acontece.   . 

     Poderia continuar citando, pois tem muito mais  feito explicitamente , e nada acontece.

    Isto nos cansa, pois temos , no papel, todos os mecanismos institucionais para coibir tantos absurdos, mas os mecanismos institucionais estão na mão dos que estão explicitamente violando as instituições democráticas. Já nos fazem pedir por um pulso autoritário, pois sequestraram nossas instituições

    Portanto, o que nos cansa é este sentimento de impotência , que aumenta ainda mais quando vemos que é de forma orquestrada que atacam.   Não estamos na republica dos hipócritas,  pois ultimamente trocaram a hipocrisia pela bandidagem explicita. 

     

  18. Texto preciso. Por acaso
    Texto preciso. Por acaso existe ou já existiu algum empresário ou político honesto neste país? Então porque só prendem aqueles que apoiam o PT? O motivo só pode ser político. E eu pergunto que empresário vai investir no país hoje com essa perseguição da mídia e do Judiciário? Nem corrompendo o Estado é possível se fazer qualquer coisa. Nem um pedaço de estrada sequer. Que dirá de forma limpa.

  19. não é só hipopcria, no

    não é só hipopcria, no sentido de fingimento dessa gente,

    falsidade desse conluio grande midia et caterva…

    são aleivosias e infamias que arrasam o sentido do ser humano em seu  mais profundo existirr.

    são traiçõe s deslealdades cotidianas, diuturnas, escrachadas

    em pílulas e gotas que maculam a vida… 

    são mentiras, invenções, acusaçõs sem qualquer fundamento…

    injuriam, caluniam, infamam, e tudo fica por isso mesmo…

  20. Excelente texto, mas tenho algumas discordâncias

     

    Sérgio Saraiva,

    Fiz uma série de comentários para Andre Araujo lá no post “Churchill e os estragos do moralismo, por André Araujo”, de sexta-feira, 05/02/2016 às 19:12, aqui no blog de Luis Nassif e com texto de Andre Araujo que me parecem bem pertinentes aqui. Assim deixo a seguir o link para o post que pode ser visto no segundo endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/churchill-e-os-estragos-do-moralismo-por-andre-araujo

    Sinto cansaço das manchetes, mas a Operação Lava Jato não me dá cansaço e espero que ela possa dá bons frutos ao Brasil. Além de discordâncias como a apontada acima e que não têm muita importância, eu sou contrário ao entendimento que você expressa no segundo PS. A hipocrisia sempre vai existir, ou pelo menos vai existir por muito tempo, e haverá momentos em que o Brasil não estará paralisado.

    Temos que descobrir as causas da paralização da economia brasileira para saber como a enfrentar. Muito certamente entre as causas não está a Operação Lava Jato em si nem mesmo as manchetes que a mídia vem dando à operação desde que ela se iniciou.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 13/02/2016

  21. Republica dos hipócritas

    – Impressiona os defensores da mixórdia, que a nação brasileira transfomou-se após o advento do p t – partido do mensalão, petrolão e tudo que é maracutaia, os seus integrantes estão envolvidos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador