Aumenta o fluxo de refugiados para países ricos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – As crises no Iraque e Síria e a instabilidade no Afeganistão, Eritrea e outros países continuam levando milhares de pessoas a buscar refúgio nos países mais ricos, segundo revela um informe divulgado hoje pela Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Segundo dados fornecidos por 44 governos da Europa, América do Norte e também asiáticos, quase 331 mil pessoas solicitaram asilo nos países industrializados entre janeiro e final de junho, o que representa um aumento de 24% em relação a igual período do ano anterior.

Se continuar esta tendência, a ACNUR calcula que este número poderia elevar-se para 700 mil pessoas este ano, o maior volume em duas décadas e algo que não se via desde a guerra na antiga Iugoslávia, nos anos 1990.

“O informe revela com clareza que mais guerra equivale a mais pessoas necessitadas de asilo. Sírios, iraquianos, afegãos e eritreos são as quatro nacionalidades que lideram este fluxo. É evidente que nenhum país é imune ao efeito de tantos conflitos a nível global. A carga deste fluxo também se reparte de forma desigual”, manifestou Adrian Edwards, porta-voz da ACNUR em Genebra.

Mais de dois terços dos que solicitaram asilo se concentraram na Alemanha, Estados Unidos, França, Suíça, Turquia e Itália.

Calcula-se que mais de 48 mil sírios buscaram asilo em países industrializados durante a primeira metade do ano, o maior coletivo entre todos os países avaliados.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caos aéreo pt

    Temos neste instante um caos aério. É em chicago e parece que o governo Dilma não tem nenhuma responsabilidade.

    Mas que caos, é! O pig ainda não se manifestou.

  2. Somente nas últimas semanas
    Somente nas últimas semanas mais de mil pessoas morreram tentando atravessar o Mediterrâneo de barco para atingir as costas européias, provenientes, sobretudo da Síria. Da parte da Europa, alguns países, sobretudo do norte possuem maior abertura para acolher refugiados políticos. No entanto, não existe qualquer plano de evacuação dos requerentes de asilo. Nem mesmo aqueles que em teoria possuiriam condições econômicas podem fazê-lo em função da burocracia para solicitação de um visto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador