Aliança pelo Brasil
Balão de ensaio para medir a reação à prisão de Lula
por J. Carlos de Assis
A “condução coercitiva” de Lula, guardadas as proporções, lembra a simulação de desembarque aliado em Calais, na Segunda Guerra, com a qual os Aliados desviaram a atenção dos alemães de Dunquerque, onde se daria a verdadeira invasão. A despeito de quatro horas de interrogatório, os inquisidores da Lava Jato não estavam à procura de indícios, fatos ou documentos. Já tem tudo o que é possível ter. Estavam simplesmente identificando e medindo as possíveis reações à prisão de Lula em caráter definitivo, se e quando vier a ocorrer.
Esse ensaio, contudo, vale para os dois lados. Os aliados de Lula também poderão verificar os pontos fracos de reação à operação político-midiática-judicial montada na manhã de segunda-feira em São Paulo. Foi muito fraca. Poderão, portanto, reforçar seus pontos vulneráveis. Entretanto, o resultado principal do teste para os dois lados é uma avaliação da reação da opinião pública. Já que a Globo é uma das líderes do golpe, não se espere da tevê uma avaliação imparcial. Esta só poderá vir da internet e das redes sociais.
O que é mais notável nessa operação é sua coordenação com outras iniciativas em curso: as investigações sobre tríplex e sítio em Curitiba e em São Paulo, a suposta delação premiada de Delcídio com indícios de total manipulação de informações, a invasão do Instituto Lula e de residências de pessoas de sua família. Tudo isso não é de surpreender pois as iniciativas emanam do mesmo inquisidor-mor, que tem o comando da agenda. Hoje, o Brasil é efetivamente governado por Sérgio Moro, fora do controle inclusive do STF.
Já é tempo de a opinião pública acordar para o que é efetivamente relevante em todo esse processo. Trata-se de um ataque frontal à soberania brasileira em seus pontos mais salientes, a saber, a indústria estratégica de energia e a indústria estratégica de Defesa. Recorde-se que todos esses eventos na Petrobrás foram precedidos de escutas telefônicas por agência norte-americana na empresa e no Planalto, ao que se seguiram contatos formais entre os promotores federais brasileiros, na condição de vassalos, e autoridades norte-americanas.
Nossos promotores, junto com o juiz Moro, devem ter recebido de bandeja da Justiça norte-americana a base das investigações que viriam a chamar-se Lava Jato. A contribuição que deram ao processo é essencialmente midiática. Ele poderiam ter feito uma investigação discreta e rápida, denunciando dentro do devido processo legal, e protegendo institutos jurídicos consagrados como habeas corpus e presunção de inocência. Entretanto, tomaram o caminho da investigação-espetáculo, em conluio com a mídia apátrida.
Foi a investigação-espetáculo, não a investigação em si, que está levando próximo da quebra as principais empresas de Engenharia Nacional. Por coincidência, essas são as empresas essenciais à nossa estratégia nacional de defesa, já que estão construindo, entre outros equipamentos de última geração, o submarino nuclear para a Marinha e mísseis para o Exército, tendo cabido à Força Aérea a aquisição de uma frota de caças suecos. Não é por outra razão que o almirante Othon, maior autoridade nuclear do país, encontra-se ainda hoje prisioneiro da Lava Jato.
A estratégia nacional de defesa, criada no Governo Lula depois que Fernando Henrique praticamente sucateou as Forças Armadas brasileiras, exige que, nas compras de material bélico externo, seja obrigatória a transferência de tecnologia. Os americanos não aceitam isso, pois o Congresso dos Estados Unidos veda a transferência de tecnologia de Defesa. Lembram-se que a Embraer não pode vender aviões para a Venezuela? Vedação americana! Eles querem derrubar nossa exigência de tecnologia para poder participar ativamente de nossas concorrências sem condicionamentos.
O próprio início de reconstrução das Forças Armadas pelo governo Lula se seguiu a uma situação, no governo Fernando Henrique, em que os recrutas eram liberados dos quarteis às 11h porque não tinham o que comer nos quarteis. Oficiais se mostravam indignados com o risco de que os soldados acabassem sendo atraídos pelo tráfico. O mais terrível é que essa situação voltou agora tendo em vista as tremendas pressões dos neoliberais de Aécio Neves e outros vendilhões da pátria para impor cortes sucessivos ao orçamento da Defesa.
Não é só isso. Os americanos jogam para liquidar a Petrobrás como instrumento do Estado a fim de meteram as patas no pré-sal – operação muito facilitada agora pelo projeto que José Serra, a serviço da Chevron e outras petrolíferas, conseguiu aprovar no Senado, e que a Câmara ou um veto podem reverter. Ao mesmo tempo, liquidando a Petrobrás e enfraquecendo toda a economia brasileira, o governo dos EUA se esforça por nos impedir de fazer uma articulação estratégica mais profunda com o BRICS, com isso enfraquecendo também seu inimigo estratégico principal, a Rússia. É, pois, mais do que um jogo em Curitiba. É um jogo mundial no qual o boneco de Curitiba joga um papel de vassalo.
J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
na foto acima, o patrão e o
na foto acima, o patrão e o empregado
Correto
Texto elucidador, demonstra como fomos vendidos por esses canalhas. Acho que Dilma deveria conversar melhor com as forças armadas e usa inteligência. Ela não sabe com o que está se metendo. É golpe mesmo e entreguismo.
Não, não é verossímil..
Que
Não, não é verossímil..
Que as maiores empresas brasileiras estejam sendo quebradas de firma intencional para beneficiar competidoras internacionais e elas não emitam uma nota conjunta denunciando a manobra.
Não é verossímil que mesmo as doações de campanha para os partidos de oposição sejam igualmente enormes que as acusações só sejam contra o PT.
O Brasil não é verossímil.
É verossímil que as empresas
É verossímil que as empresas não estejam reagindo às tentativas de quebrá-las, porque o maior êxito da operação foi dinamitar a credibilidade delas. Se elas lançarem uma nota, ela vai ser considerada “choradeira de petralha”, ou “tentativa dos corruptos que mandam nas empresas de continuar com suas mamatas”, ou “teoria da conspiração de esquerdopata mortadela”. A nota seria repercutida em quatro ou cinco blogues de esquerda e em alguns milhares de perfis do Facebook — todos, convenientemente, considerados as mesmas coisas ali de cima. E só. Na batalha pela opinião pública, o golpismo está ganhando de goleada.
A que o cidadão comum pode
A que o cidadão comum pode recorrer quando constata que poderosos controlam imprensa e justiça para defender interesses próprios (de terceiros, na verdade) e perseguir inimigos?
Tô cheio! Quando penso nas consequências da vaza jato para a soberania nacional, como foi abordado neste texto, começo a achar que o melhor seria que os militares metessem os pés nas portas da justiça e da mídia. A globo foi cria dos militares e agora se volta contra a própria defesa nacional. Também considero isto uma ideia doida e totalmente bizarra, mas que força organizada com poder para dar um basta nisso existe neste momento?
MORA NA MORAL, MORO!!!
moro, LULA subiu a ladeira onde ele mora sem seguranças a pé, no meio do povo que se aglomerava na sua rua.
(Que por sinal, muito chinfrim.)
Entre eles, os reporteres da globo, anônimos, sem nenhum tipo de indentificação.
MORA NA MORAL, moro!!!
MOROU???
A questão não é se mas quando
A questão não é se mas quando Lula será preso. Os sinais são de que será em breve. Os inquisidores da lavajato estao correndo contra o tempo para pavimentar o caminho para que o impeachment de Dilma possa acontecer antes das olimpíadas. O capítulo final dessa novela mexicana acontecerá antes do meio do ano e a abertura das olimpíadas será presidida por outro presidente.
Esse é o enredo, o plano. Mas
Esse é o enredo, o plano. Mas você, eu e outros democrtas vamos deixar os golpistas tiunfarem tranqüilos? Vamos à luta, com panheiro!
PORQUE CONGONHAS?
A escolha de Congonhas fazia parte da logistica da prisão, mediram a temperatura e viram que não valia a pena levar o Lula que já estava “na Boca” para Curitiba.
Quem tem, tem mêdo.
Stanley Burburinho matou a
Stanley Burburinho matou a charada quase imediatamente ontem: Lula foi levado pra Congonhas porque se nao tivesse existido reacao eles o teriam embarcado para o Parana imediatamente.
Isso quer dizer que houve DOIS conjuntos de “documentos” de Moro?
Em observacao. Mas eh o que ta parecendo e eh MESMO.
Por sinal, em caso eu nao disse hoje: Moro, o MPF, e a PF estao TODOS mentindo descaradamente a respeito de Lula.
Congonhas… Lujla….Ex
Congonhas… Lujla….Ex presidente… tudo isso está cheirando a República do Galeão…
E “os paulistas” estao
E “os paulistas” estao pensando que vao se safar de levar o Brasil aa fome e miseria de novo por causa de um juizinho de merda de primeira instancia… do Parana.
Eh. Dessa vez vai.
EUA, tirem as suas mãos imundas do nosso pré-sal !
“eventos na Petrobrás foram precedidos de escutas telefônicas por agência norte-americana na empresa e no Planalto, ao que se seguiram contatos formais entre os promotores federais brasileiros, na condição de vassalos, e autoridades norte-americanas
Os americanos jogam para liquidar a Petrobrás como instrumento do Estado a fim de meteram as patas no pré-sal – operação muito facilitada agora pelo projeto que José Serra, a serviço da Chevron e outras petrolíferas, conseguiu aprovar no Senado, e que a Câmara ou um veto podem reverter. Ao mesmo tempo, liquidando a Petrobrás e enfraquecendo toda a economia brasileira, o governo dos EUA se esforça por nos impedir de fazer uma articulação estratégica mais profunda com o BRICS, com isso enfraquecendo também seu inimigo estratégico principal, a Rússia. É, pois, mais do que um jogo em Curitiba. É um jogo mundial no qual o boneco de Curitiba joga um papel de vassalo.
Parabéns pelo artigo, muito
Parabéns pelo artigo, muito bom. É hora de nos unirmos para defender o Brasil e a democracia. Que a presidenta Dilma convoque o ministério da defesa para expor todo essa tentativa. Que as empresas denunciem o Moro por suas ações que estão prejudicando as nossas grandes empresas. Que se convoque o povo, pois a globo tenta fazer o povo acreditar em suas edições. Que bom que hoje existe um grande número de pessoas que estão se rebelando não contra a globo e sim contra suas atitudes golpistas. Aos poucos está perdendo a credibilidade por culpa de seus pecados. Não deixemos o ódio penetrar em nossos corações, mas acima de tudo buscar a coragem da verdade para defender o Brasil e a democracia, restaurando assim as partes danosas do judiciário, do ministério público e da polícia federal. Pois, não devemos colocar todas as instituições como culpadas. Devemos separar o joio do trigo. A justiça, a procuradoria e polícia federal merecem todo respeito e defesa do povo brasileiro, pois são instituições importantes por demais para a nossa democracia. Apenas devemos arrancar os baobás que estão querendo danificar nossas instituições. Respeitar e amar nossas instituições é nosso dever. Não podemos condená-las por atos isolados de alguns grupos apoiados por essa mídia que finge que é democrática…
E mais, o Moro vai mandar
E mais, o Moro vai mandar prende o Lula antes do dia 13.
Por que a Dilma não nomeia o
Por que a Dilma não nomeia o Lula ministro da Justiça logo de uma vez? Aproveita que o cargo está vago, por ordem de uma juizinha.
Testando hipóteses
sex,
Testando hipóteses
sex, 04/03/2016 – 21:49
Não foi um tiro no pé, estão testando hipóteses
Edivaldo Dias de Oliveira
Acabo de chegar da quadra dos bancários, que estava lotada. Saí durante a fala do Vagner Freitas da CUT que como os demais que falaram antes dele centraram na avaliação de que a Operação perpetrada por Moro contra Lula foi um tiro no pé.
Discordo desta avaliação. Para mim, avaliando a situação sob o ponto de vista do oponente foi um tiro certeiro. O que eles queriam era testar o poder de reação a uma possível prisão de Luís Inácio, cacifar o ato do dia 13 em todo o Brasil. Alem de jogar a opinião pública a favor do impitimam ou da cassassão de Dilma pelo TSE.
Desse ponto de vista, o que colheram foi que o golpe ainda não está maduro, pois a reação dos movimentos sociais para a convocação marcada para o mesmo dia da Operação foi bastante exitosa. Alem disso as declarações de personalidades insuspeitas de serem petistas como o Grégori, que foi ministro de FHC, além do ministro Marco Aurélio Mello criticando a intimação coercitiva e a forma espalhafatosa como foi feita toda a operação, podem ter contribuído para colocarem o pé no freio, mas não para cancelarem o golpe, apenas suspenderam ou vão preferir jogar peso na inelegibilidade do Lula, que certamente provocará uma reação menor que a prisão.
Assim, Lula ainda é o alvo a ser batido e ou abatido, seja através da sua prisão, da sua inelegibilidade, ou as duas coisas, alem, claro, da derrubada ou, o que é mai provável, a continuação da aniquilação do atual governo. Ou seja eles tem um alvo e um objetivo definido e nós não temos nem uma coisa nem outra nos colocando apenas em uma luta defensiva contra seus objetivos.
Precisamos deixar a luta apenas reativa e partimos para o contra-ataque. Contra quem?
Se ainda pairava alguma dúvida sobre quem é o nosso real inimigo, as investidas das Organizações Globo de ontem para hoje contra o projeto Democrático Popular personificado em Luís Inácio, colocou por terra todas as dúvidas.
As Organizações Globo não apenas apóiam o golpe, ela manda e comanda o triunvirato encarregado da operação e é contra ela que devemos direcionar e disparar nossas baterias, começando por marcar nossos atos para os locais onde ela e suas afiliadas estão instaladas, para lhe mostrar que já temos um alvo para atacar.
Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente
A Globo é a rainha do golpe,
A Globo é a rainha do golpe, mas a verdadeira mãe é a embaixadora americana Liliana Ayalde. Por onde ela passou teve golpe ou quase golpe: Honduras, Paraguai, Venezuela, Bolívia, etc. Foi expulsa pelo Cháves e pelo Evo. Já a Dilma a recebeu de braços abertos, mesmo com esse “prontuário” todo da gringa. Mas voltando a Globo, defendo o ataque direto a esse câncer. Temos que tocar fogo em toda a Rede Globo, pelo Brasil à fora. Não dá mais para amaciar. Guerra é guerra! Não tem esse negócio de acalmar nada não. O problema dessa direção petista é que os caras todos são uns grandes bundas-moles. VAMOS QUEBRAR A GLOBO!!!!!!!!
querem o mercado como senhor de tudo…
e de todos
desde ontem, sendo a prova final devido as subidas acentuadas e condições ideais para realização de ganhos, ele vem se movimentando impulsionado apenas por situações fantasiosas e/ou imaginárias. Mesmas de sempre, mas dessa vez incontestáveis
lava jato foi criada para isso mesmo, de início ou bem antes da mídia golpista, encabeçada pela Globo, perceber a possibilidade de usá-la como ferramenta política de oposição, com marco zero sendo a premiação do Moro.
Mídia trabalhou, e está trabalhando, para que qualquer alegação de inocência não tenha lógica
estudem as decisões, até mesmo do STF, após cada tentativa de se botar ordem na coisa toda, e reparem na possibilidade de ser negada apenas porque os elementos fantasioso e imaginários mostram-se coerentes
quando acontece isso, deixa de haver verossimilhança na alegação de inocência de qualquer suspeito ou réu
lava jato é uma fábrica de culpas
em tempo…
lava jato não tem nada a ver com justiça
indica ser simplesmente uma ferramenta suja e porca do mercado
Penso que é precisamente sob
Penso que é precisamente sob esse enfoque que deve ser encarado todo este clima anárquico que se estabeleceu no País de 2013 para cá. O que se pode tirar de positivo dos últimos acontecimentos é que puseram a nú o todo em seus propósitos, inclusive geopoliticos, expondo sua engrenagem em pleno funcionamento. Agora que todos sabemos a praia onde se dará o desembarque e a dimensão e expressão do inimigo é o momento de preparar-se para o embate final, pois não tem mais volta. .
Análise muito lúcida que
Análise muito lúcida que todas as pessoas não teleguiadas pela Globo/Veja deveriam ler
Luizinho, o louco bom!
Turco,
Lula não foi raptado e levado até Curitiba porque tinha uma pedra no caminho do Aeroporto de Congonhas – O Professor Luizinho. João Gulart deve ter intervido também.
O PIG obedeceu para não seguir até o apto de Lula em S. Bernado. O Circo estava armado em Curitiba onde a reação popular seria anulada.
Acordemos,
Djalma
Anulada ??
Desculpe,mas como iriam anular a reação da militancia em Curitiba ? Não conseguiram com a dos professores.Do mesmo modo que aconteceu com os professores,onde Lula estvesse preso e com todo aparato repressivo,iria virar uma praça de guerra,e que contaminaria o resto do pais.Sedes da Globo e PF seriam alvos da furia da militancia.O teste foi saber se isto veria a acorrer e viram que sim.A mobilização nas redes e das redes para as ruas em todo o pais foi rapida.Mas este ato teve um preço,aumentaram o fator Lula,alertaram não so a militancia mas setores da sociedade que mesmo não sendo.petistas,são democratas e defensores do estado de direito.Uma coisa é certa,prender o Lula é colocar o.pais em um guerra civil,confrontos,passeatas,greves.A questào é querem pagar para ver?
moro e o vigarista marinho.
moro e o vigarista marinho.
Em 29 de junho de 1973, a
Em 29 de junho de 1973, a direita americana ensaiou um golpe contra Allende, o tancazo. Fracassou. Mas era apenas um ensaio. No final de julho ou começo de agosto, já não lembro, naquele ambiente de clandestinidade em que a esquerda vivia, me reuni com camaradas que vinham de Santiago e davam um informe sobre a evolução dos acontecimentos. Eles estavam otimistas, falando dos avanços da resistencia, nos cordoes industriais, sobretudo. Nós, o lado “brasileiro” da organização, estávamos mais pessimistas – um pouco porque viviamos uma situacao deprimente, um pouco porque viamos outras noticias na midia brasileria, reacionaria e euforica com outro viés: essa midia falava do desarme que o novo ministro da defesa, Pinochet, estva fazendo. Dos dois lados, se dizia – desarmava, hipoteticamente, a ultradireita e os cordoes operarios.
O tancazo foi um ensaio. Talvez uma tentativa apressada, mal sucedida. Talvez o resultado de disputas no interior da frente golpista. Pode ser. Mas foi um ensaio util para que a direita soubesse o que teria pela frente se o golpe desse certo. Qual seria a resistencia e onde se concentraria. O desarme avançou. E a informação sobre os eventuais focos de resistencia, tambem. Em setembro, Pinochet foi implacável e frio: já sabia o que tinha pela frente, já enquadrara o que era possivel enquadrar e já preparava os golpes bem calibrados.
Sim, nao vivemos a mesma situação. Muitas diferenças. Mas a tese do “ensaio” não deve ser descartada. Houve um primeiro ensaio, meio tosco, mas nada inocente, aquele do Forum da Barra Funda. Agora, este. Se a reação não estiver à altura, o ataque “de verdade” virá forte.
Concordo com a tese do post
Indiquei no Fora de Pauta artigo do Renato Rovai que segue a mesma linha; a quase prisão de Lula ontem foi só um teste.
Os golpistas fizeram muitas cagadas, a ponto de desistir de levar Lula a Curitiba, onde provavelmente seria preso pelo Moro em pessoa. Renata Lo Prete entrou no Bom Dia Brasil diretamente de Curitiba. O Circo de Horrores já estava armado desde cedo.
Há golpe de estado em curso, com risco bastante real de ascenção de um regime ditatorial fascista com supressão de liberdades, como de viu ontem.
Todo cuidado é pouco. Defendo que Lula assuma o Ministério da Justiça, pra se livrar de Moro e justificar viagens pelo Brasil e ao exterior, para exposição de sua imagem e defesa do Estado de Direito.
No lugar de Dilma eu teria
No lugar de Dilma eu teria feito isso há mais de uma ano. Ao contrário dos ingênuos republicanos que, repetindo clichês da direita, dizem que isso enfraqueceria Dilma, a nomeação de Lula para o Ministério da Justiça desmascaria ràpidamente toda a trama golpista. Se os PFs se rebelassem contra o Ministro Lula, poderiam ser punidos por insubordinação. O MPF não poderia, então, fazer tabelinha com a PF. Ao mesmo tempo, o juiz provinciano que segue o comando de Washington não teria como lançar as garras contra Lula, cujo foro seria o STF.
Estava tentando fazer uma
Estava tentando fazer uma recapitulação aqui de onde tudo começou na Operação Lava Jato. Eu acho que devem haver alguns artifícios que impedem que uma ação tome um vulto inesperado até para salvo guardar interesses maiores e até a própria nação. Minha duvida é como que uma investigação de lavagem de dinheiro pode parar numa coisa tão grande como essa lava jato? Um doleiro que aparentemente tinha todo o governo na mão se valeu de uma empresinha furreca no interior do Paraná para armar todo esse esquema. Fui procurar toda origem disso tudo e cheguei em José Janene e um tal de Hermes Magnus. A história aqui para mim, não fecha. O doleiro Youssef pede para esse empresário Magnus, quando estavam em Portugal, trazer 600mil euros para o Brasil. Magnus se negou e o doleiro arrumou um outro mula que, ao chegar no Brasil, foi pego ainda no aeroporto. Agora vem a dúvida: um homem com todo poder que tinha nas mãos, trazendo dinheiro “lavado” para políticos e autoridades não teria algum tipo de “informação privilegiada”? Um esquema desse tamanho, um doleiro que tinha todo o governo na mão, iria deixar um mula ser preso? Ou, pensando ao contrário, ninguém avisaria uma pessoa dessa importância, que a PF estaria fazendo “batida” no aeroporto? Oras, se os caras vazam até segredos de alcova não avisariam um cara desses que era amigo de todo mundo que “importa”? Essa história é falha desde o seu início. No site da Publica, o tal Magnus informa que encaminhou toda documentação via e-mail ao Moro. Alega que era amigo de um delegado e que este delegado lhe deu o nome do Moro e seu e-mail para encaminhar suas provas e contar sua história. Vamos pensar, conjecturar: quem dá o e-mail de um juiz federal dessa forma? Tudo bem, um delegado amigo, vamos acreditar que o cara fez isso realmente. Mas aí um cara manda um e-mail para um juiz federal com documentos e os dois ficam de papinho? Que juiz fica de papinho com desconhecido via e-mail? (aqui trecho da resposta do Magnus: “A conselho de um delegado que eu conhecia, que estava prestes a entrar na reforma, juntei todas as provas e entreguei para o juiz Sérgio Moro. Foi no início de 2009. Ele me deu o e-mail do juiz e eu enviei. O juiz me respondeu, agradecendo.”) Quem breca e quem infla todas essas operações? Penso que alguém ou “alguéns” teria(m) o poder de brecar qualquer operação pois, caso contrário, toda e qualquer operação jamais teria fim pois um crime sempre leva a outro e outro e outro…..dessa forma, as operações/ações, seriam infindas. Vamos usar como exemplo a lista de furnas. A lista de furnas é um poço sem fim. Há nomes de inúmeros políticos, funcionários de todos os escalões e por aí vai…já pensaram o tamanho que tomaria uma operação dessas? Caso houvesse interesse, seria uma mina inesgotável de escândalos. Mas alguém breca essa lista de ir pra frente já que circula no nosso meio há anos. A Procuradora Andrea Bayão, que fez a denúncia, imediatamente ganhou uma promoção no melhor estilo “cala boca” quem deu essa promoção? Quem dentro do sistema, teria esse poder de dar a promoção? Quem dentro desse esquema todo tem esse poder? Quem seria a mão(mãos) misteriosa que segura ou que manda dar continuidade? Janot? Pois a lava jato ganhou força após a entrada dele na PGR. Outra coisa, Janot foi o maior protagonista da PEC que dava poder de investigação ao MP. Trocando em miúdos, o cara entrou na PGR com força e apoio de todos para executar suas funções. Queria muito entender melhor todo esse processo, de onde saiu todas essas investigações, quem deflagrou tudo isso. Se conseguirmos chegar no início de toda essa operação, teríamos condições de entender o que está por trás disso tudo. Se alguém tiver a paciência e a boa vontade, eu agradeço imensamente.
A BANANICE!
ARTIGOS DA LEI CONTRA AS PALHAÇADAS DO MORO:
https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/741485049320493/?type=3&theater
E AGORA BANANAS DE ESQUERDA?
Isso é fora da lei, o juiz Moro precisa ser processado, e seus bens bloqueados para indenizar quem foi prejudicado. Porque a honra das pessoas, embora não tenha preço, merece ser indenizada. Se isso não é perseguição política, o que viria a ser?
CONTRA O PSDB!
Mas, afinal, será que as “bananas” não têm um único juiz federal de primeira instância e promotor nesse país, que possam enquadrar com o mesmo rigor as denúncias contra a globo, o Aécio, o Serra, o FHC, etc, que o Moro nem tomou conhecimento? O que estão esperando?
Vejam como juízes são cassados em países como os Estados Unidos, e porque não cometem essas palhaçadas:
https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater
No Brasil, o primeiro passo para isso seria a aprovação da
PEC 21/2015!
Afinal, por que nossas BANANAS DE ESQUERDA não estão exigindo a PEC 21/2015 nas ruas, com seus movimentos sociais?
Por que será que perderam diversas cadeiras no congresso em 2014?
É! Fica cada vez mais difícil convencer ao eleitor, que não estão fazendo parte de todo esse teatrinho pra entregar o Pré Sal…
Por que será que viraram “FARINHA DO MESMO SACO”?
Como poderia ser esse o acordo:
O PSDB faz a negociata, todos os principais políticos recebem um bolo multimilionário de ações da Chevron no exterior, e em troca ninguém do PSDB vai pra cadeia, nem é processado!
Brilhante!
Brilhante artigo!
conclusões de um dia
Se tirar conclusões de algo do tamanho dos atos que aconteceram ainda são especulativos.Dizem que foi um teste,mas este tal teste estava com um avião pronto,equipe da Globo de prontidão em Curitiba.Então foi teste ou era mesmo intanção de levar Lula a Curitiba.Ai resolvem interroga-lo em um aeroporto,que não oferece estrutura minima para tal operação,e principalmente a integridade fisica de todos caso a militancia resolvesse ir par o confronto.Onde esta o planejamento que denota-se um teste.Foi abortada,é oque mostram os fatos,agora quais fatores ou fato foi decisivo para isto acbaremos sabendo.Outro fato é achar que vão ter de novo condições para ate mesmo um depoimento de Lula.Tanbem,claro esperar os proximos passos que tomarão,mas tambem da militancia e movimentos sociais,assim como varias pessoas (juristas,artistas,intelectuais) irão se comportar daqui para a frente.Ja acusaram que o inimigo a ser combatido é a Globo,inclusive ja ha mobilizações para ocupar o triplex e uma fazenda dos marinhos.O pais esta em alerta,sob tensão.A unica coisa que tenho certeza que este jogo de poder não ser facil para nenhum dos lados,a completa discordancia da lei,do direito de uso e abuso da direita e que ja da sinais de desgate junto a opinião publica e que agora tambem luta contra o tempo,com estes tipos de manobras jogara o outro lado ao uso da desobediencia civil tambem como recurso.Poderiamos contar com o fator Dilma neste jogo,mas pelo que tenho visto e ouvido nas redes poucos contam com ela,e a maioria nem a cita.
Esta foi, sem sombra de
Esta foi, sem sombra de dúvida, a mais sensata, direta e profunda análise que li nos últimos dias, sobre os propósitos da Lava Jato. Assis Brasil contextualiza e mostra de onde provém o alto comando do golpe. Artigo brilhante.
perfeito o seu comentário,
perfeito o seu comentário, mas abortaram tudo, porque a informação
de que o esquema globo estava em curitiba com a pelajo, mostra que lula
seria preso e pode se-lo a qualquer momento…
gerando uma comoção, convulsão nacional…
.então é preciso ficar esperto, senão
haverá uma sucessão de violencias indinável, podes crer…….
IMPÉRIO OU REPÚBLICA!
É imperador.
Só falta fazer o coreamento.
Manda e nunca foi votado.
Com certeza, em data a ser marcada, o Imperador irá receber as coroas do novo Império do Brasil de um tal Joseph Paul Goebbels, com todo o direito à festas luxuosas, comemorações e toda as gentilezas que o PIG adora fazer, com novas medalhas e tudo.
.
Sabe por quem os sinos
Sabe por quem os sinos dobram?
O STF e o Conselho Nacional de Justiça poderiam e deveriam tomar uma atitude contra os excessos do Juiz Moro, se não o faz é porque estão sendo impedidos, por quem estão sendo impedidos? Esta é a pergunta que deve ser feita, o Presidente do STF e do CNJ é o Ministro Levandowiski, que silencia sobre as afrontosas atitudes do Meretrissímo, erros e mais erros que se acumulam, vazamentos, escutas ilegais, prisões temporárias que se estendem indefinidamente, prisões de inocentes,O STF chegou a cumulo de tomar uma atitude ilegal acabando com o Art. 5º LVII da Constituiçao Federal – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. O STF não tem a procuração do povo para mudar a CF, eles sabem disto, se o fazem é porque são reféns de algum grupo e atendem a interesses escusos, algo que aprentemente começou com a AP.470, pois nunca um Magistrado que se preze condenaria alguém sem provas ou porque a literatura o permite. O Silêncio e compactuação do STF e do CNJ até este momento demonstra que não há algo de podre no Reino da Dinamarca, deixa claro que esta tudo apodrecido. Jogaram a culpa no ex Ministro da Justiça, mas a culpa é toda do Judiciário que se mostra cúmplice de toda esta situação, pois é um assunto interna corporis do Judiciário, que se mantém silencioso. Eles dobram, por ti.
Cadê os militares?
Já sentiram o drama do que foi o governo FHC para eles! Devem ser inteligentes o bastante para, desta vez, não acreditarem em promessas. Eles tem que entrar em favor da legalidade e evitar a convulsão que se avizinha. Os membros do judiciário vão morrer agarrados ao seu corporativismo, achando que se enfiarem a cabeça na terra vão continuar com suas vidinhas ricas e tranquilas enquanto o circo pega fogo e a recessão se aprofunda cada vez mais.
José Carlos Assis está
José Carlos Assis está correto! Venho dizendo a mesma coisa em outros comentários que por aqui fiz. O Problema que o Brasil vive é de natureza geo-política. O governo do México não está sofrendo com problema algum de governabilidade! Muito pelo contrário, Hollywood premia seus diretores de cinema, o taco e o guacamole viraram comidas da moda e etc. O povo mexicano é que está sendo escravizado nas maquiladoras, no tráfico de drogas e no esgotamento de seu petróleo do Golfo do México. Lembram da anteriormente riquíssima Bolívia e do gigantesco roubo mineral perpetrado pela Espanha?
Quais são os países que coincidentemente estão sofrendo com problemas? A Venezuela, o Equador, a Bolívia (de novo!!), a Argentina (até eleger o Macri), e etc. Todos que resolveram seguir seu caminho fora da servidão aos EUA! Vejam o panorama do mundo. Quem está levando chumbo? Resposta: os que levantam a cabeça e resolvem seguir o caminho de prosperidade para seu povo.
Os BRICS, para quem ainda não sabe foi uma associação de países que se uniram para enfrentar a dominação econômica por parte do Império Ocidental (EUA + Anglos + países centrais da Europa + Japão). É obvio, para quaquer pessoa inteligente, que quem detem o poder não gosta nem um pouquinho de ver seus vassalos se emanciparem. Provavelmente, armaram (como já o fizeram muitas vezes no passado) a crise de 2008, por disputas internas (demônios sempre brigam entre si por mais poder), ou mesmo para deter o desenvolvimento dos atuais BRICS, mas não contaram com a astúcia da China (rsrsrsrs)…Bem, os indesejáveis efeitos colaterais (crescimento e aumento da presença militar dos BRICS), estão sendo corrigidos (?) agora pela vacina dos EUA (o dinheiro de helicóptero) que gerou o fracking, que gerou a crise do preço do petróleo (que nosso governo não poderia sonhar, pois era segredo de estado), que gerou a porrada na China, que gerou as provocações à segunda potência nuclear do planeta, que gerou o ataque à Coréia do Norte (será?), que gerou a cova nuclear de toda a humanidade… O Brasil no meio!
Vale a piada sinistra: KiMerda, novo produto de sorveteria famosa…
Estado de sítio
Defendo que a presidente Dilma, junto com as patrióticas Forças Armadas Brasileiras, possa decretar imediato estado de sítio, fechamento do Congresso, e convocação de novas eleições para senadores e deputados federais para outubro, junto com as eleições para prefeito, para cumprimento de um mandato tampão até 2018. As prisões imediatas de todos os traidores da pátria, baseadas na Lei de Segurança Nacional e a imediata libertação do Almirante Othon, que só está preso por ordem dos americanos.
Estados de Defesa e de Sítio
Seria uma boa ideia senão fosse difícil de ser aplicada: Dependem de autorizção desse Congresso canalha.
Da constitução Federal, Artigos 16 e 137:
DO ESTADO DE DEFESA E DO ESTADO DE SÍTIO
Seção I
DO ESTADO DE DEFESA
Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
§ 1º – O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes:
I – restrições aos direitos de:
a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;
b) sigilo de correspondência;
c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;
II – ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.
§ 2º – O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
§ 3º – Na vigência do estado de defesa:
I – a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial;
II – a comunicação será acompanhada de declaração, pela autoridade, do estado físico e mental do detido no momento de sua autuação;
III – a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário;
IV – é vedada a incomunicabilidade do preso.
§ 4º – Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
§ 5º – Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias.
§ 6º – O Congresso Nacional apreciará o decreto dentro de dez dias contados de seu recebimento, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.
§ 7º – Rejeitado o decreto, cessa imediatamente o estado de defesa.
Seção II
Seção II
DO ESTADO DE SÍTIO
Art. 137. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:
I – comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
II – declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
Parágrafo único. O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.
Art. 138. O decreto do estado de sítio indicará sua duração, as normas necessárias a sua execução e as garantias constitucionais que ficarão suspensas, e, depois de publicado, o Presidente da República designará o executor das medidas específicas e as áreas abrangidas.
§ 1º – O estado de sítio, no caso do art. 137, I, não poderá ser decretado por mais de trinta dias, nem prorrogado, de cada vez, por prazo superior; no do inciso II, poderá ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agressão armada estrangeira.
§ 2º – Solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o Presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de cinco dias, a fim de apreciar o ato.
§ 3º – O Congresso Nacional permanecerá em funcionamento até o término das medidas coercitivas.
Art. 139. Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas:
I – obrigação de permanência em localidade determinada;
II – detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
III – restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;
IV – suspensão da liberdade de reunião;
V – busca e apreensão em domicílio;
VI – intervenção nas empresas de serviços públicos;
VII – requisição de bens.
Parágrafo único. Não se inclui nas restrições do inciso III a difusão de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas Casas Legislativas, desde que liberada pela respectiva Mesa.
“Já que a Globo é uma das
“Já que a Globo é uma das líderes do golpe, não se espere da tevê uma avaliação imparcial. Esta só poderá vir da internet e das redes sociais.”
E se bloquearem a internet com ajuda das gigantes da tecnologia americana?
Quinta à noite fui violentamente atacado por um grupo de três robôs no twitter. Foi tal a intensidade do ataque que meu PC travou e tive que desligar o modem por 10 minutos e reiniciar a minha máquina. Site do Azenha já mudou, deve ter sido alertado…
Texto irretocável do J. C. de Assis
Moro segue o exemplo de Mani Pulite que os EUA ensinaram ao pária do Paraná. Fontes italianas confirmam que a magistratura italiana sabia das propinas e dos finaciamentos ilícitos dos partidos ignorados deliberadamente, até 1992. Francesco Cossiga reconhecera a partecipação da CIA em Mani Pulite (Tangentopoli). Para Giuliano Urbani, ex ministro do Berlusconi, Di Pietro foi instrumento da CIA na vingança contra Craxi, Spadolini e Andreotti. A agencia de investigações estadunidense Kroll era presente em Milão quando o chefe da CIA na época, James Woolsey, fez saber que o governo Clinton recolhera volumoso dossier sobre financiamento ilícito e deixou claro que possuia material suficiente para criar escândalos quando quisessem. São recentes as revelações de Wikileaks sobre a espionagem durante os governos do Berlusconi.
Imaginem o que a espionagem USA fez no Brasil nos últimos 50 anos. Imaginem quantos generais e empresários poderíamos meter na cadeia se nos revelassem o que escondem…
Hoje as 10:00hs grande
Hoje as 10:00hs grande concentração na Rua Von Martius, no RJ, em frente ao bunker mafioso .
Menos bumbos e mais molotov’s !
”Hoje é novo dia, de um novo tempo…
hoje a festa é nossa, hoje a festa é nossa, é de quem puder, comparecer…”
A história não se repete,
A história não se repete, permanece. Eduardo Galeano: Veias abertas da América Latina. Ainda somos uma colônia.
Se o assunto é honestidade, exclua a Rede Globo
Lula: jornal nacional é desonesto!
É uma vergonha o que o Ministério Público está fazendo! Imprimirpublicado 06/03/2016
Jararaca foi pegar o Kamel no protesto na porta da Globo!
Saiu no Instituto Lula:
Rede Globo frauda nota do Instituto Lula outra vez
Leia aqui a íntegra da nota enviada pelo Instituto Lula ao Jornal Nacional para ser lida na edição de sábado (5/03). Em negrito, os trechos censurados pela Globo.
“1)O ex-presidente Lula sempre esteve à disposição das autoridades para esclarecer a verdade e repudia qualquer insinuação diferente disso. O Instituto Lula e a LILS forneceram voluntariamente todos os dados solicitados pelo Ministério Público Federal e pela Receita Federal, que recebeu todas as informações em janeiro. A firme reação da sociedade aos abusos cometidos ontem pela Operação Lava Jato deve servir de alerta aos investigadores para que não persistam em atuar fora da lei.
2) A Operação LavaJato prestará um serviço ao estado de direito se apurar e punir o vazamento do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula e dos Instituto Lula para a revista Veja e para as Organizações Globo.
3) O Instituto Lula e a empresa LILS Palestras não têm apenas receitas, também têm despesas, como qualquer instituição. A insistência dos procuradores da Lava Jato emdivulgar apenas parte da contabilidade, misturando entidades e recursos distintas, com clara intenção difamatória, é uma vergonha para a instituição do Ministério Público.”
Não é a primeira vez que o telejornal da Família Marinho censura, distorce e frauda as manifestações do Instituto Lula apresentadas, cinicamente, como “outro lado” de seu noticiário faccioso em relação ao ex-presidente Lula.
Na edição deste sábado, a Globo dedicou 4 minutos e 15 segundos a um vídeo que misturava fofocas de policiais anônimos com acusações sem fundamento do Ministério Público Federal (Força Tarefa) ao ex-presidente.
Estas acusações, levianas e irresponsáveis, foram lidas pela repórter, sobre uma reprodução cinematográfica do texto.
Em mais uma exibição de sua falsa imparcialidade, seguiu-se um vídeo de menos de 30 segundos com cenas do ex-presidente Lula, durante os quais se informou laconicamente que o ex-presidente “negou todas as acusações”.
Mas negou como? Com que argumentos, se eles foram omitidos na reportagem? Que espécie de “outro lado” é esse, onde o Ministério Público fala o que quer, pela voz da repórter, pela reprodução de seus documentos, pelas cenas exibidas ao longo de 4 minutos e 30 segundos de acordo com o enredo da acusação, e Lula simplesmente “nega”?
Além disso, se o Jornal Nacional dá tanta importância ao vazamento de informações na Operação Lava Jato, por que não mencionou em sua reportagem principal, de 5 minutos e meio, o tweet do editor ególatra da revista Época, que antecipou a 24a. fase na madrugada de sexta-feira?
Mais do que manipulador, o jornalismo da Globo é desonesto. Ao solicitar manifestação da assessoria do Instituto Lula, a produção do Jornal Nacional escondeu o inteiro teor da reportagem, prática antijornalistica que também se tornou habitual. É o que se pode comprovar no email enviado pela produção à assessoria do Instituto Lula:
——— Mensagem encaminhada ———-
De:
Data: 5 de março de 2016 19:10
Assunto: NOTA PARA O JORNAL NACIONAL DE HOJE
Para: “[email protected]”
Boa noite
O Jornal Nacional está fazendo uma reportagem que vai tratar sobre a busca e apreensão no Instituto Lula.
Segundo apuração da nossa reportagem em Curitiba, a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar se houve vazamento de informações sobre a operação. O que o Instituto tem a dizer?
A reportagem vai abordar ainda os valores recebidos pela (LILS) empresa de palestras do Ex- Presidente Lula e pelo Instituto. São quase 30 milhões de reais, de seis empreiteiras entre 2011 e 2014. O que tem a dizer ?
A mensagem foi encaminhada às 19p0, faltando 1 hora e 20 minutos para o Jornal Nacional ir ao ar, a resposta precisaria ser dada até as 20h. Isso mostra que não houve a menor intenção de apurar seriamente os fatos, checar informações duvidosas, dar a Lula a mesma oportunidade de responder que a Lava Jato teve para acusar.
Isso não é, nunca foi e nunca será jornalismo. É o exercício cotidiano da censura, da manipulação e da fraude, numa concessionária de serviço público que constrange e envergonha os verdadeiros profissionais da imprensa.
prisão de lula
Conforme é pacífico da doutrina e na jurisprudência do Direito, a condução coercitiva de uma pessoa para depor na delegacia apenas é cabível, quando, já tendo sido intimada anteriormente, esta injustificamente se recusa a comparecer (artigo 218 do código de processo penal). Essa regra vale para todos os brasileiros, pois, pelo princípio da igualdade previsto na Constituição Federal todos são iguais “perante a lei”. A quebra dessa norma, no caso de Lula, revela duas coisas: primeiro, esse juiz Moro quis expor o ex-presidente ao constrangimento público, a intenção parece ter sido “acabar de uma vez com esses cambada de petistas” e, em segundo, evidencia que uma parte da elite tem tanto desprezo pelos pobres que, mesmo um deles já tendo sido Presidente da República por duas vezes, merece ser tratado como se não fosse um cidadão semelhante aos demais.
O nordeste de Lula
O nordeste precisa reagir :
“As discrepâncias em relação às gerações, no entanto, são chocantes. No Maranhão, mais da metade (55,7%) da população com mais de 60 anos é analfabeta. Em Alagoas, também (52,24%). Em muitos outros estados a porcentagem está acima dos 40%: Piauí (48,72%), Sergipe (46,19%), Tocantins (46,05%), Bahia (42,86%), Paraíba (42,34%), Pernambuco (40,78%) e Ceará (40,55%).”
Estados mais violentos do Brasil:
1º – ALAGOAS – 66,5 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
2º – CEARÁ – 50,8 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
3º – RIO GRANDE DO NORTE – 50,0 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
4º – SERGIPE – 48,9 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
5º – PARÁ – 44,8 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
6º – GOIÁS – 42,9 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
7º – MATO GROSSO – 42,6 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
9º – BAHIA – 41,4 MORTES A CADA 100 MIL HABITANTES
11º – PERNAMBUCO – 37,0 MORTES A CADA 100 MIL
HABITANTES
Microcefalia:A região Nordeste concentra o maior número dos casos confirmados de microcefalia. Pernambuco lidera, com 167 confirmações, seguido dos estados da Bahia (101), Rio Grande do Norte (70), Paraíba (54), Piauí (29) e Alagoas (21).
A região Nordeste concentra o maior número dos casos confirmados de microcefalia. Pernambuco lidera, com 167 confirmações, seguido dos estados da Bahia (101), Rio Grande do Norte (70), Paraíba (54), Piauí (29) e Alagoas (21).
A taxa de analfabetismo mais alta do País está em Alagoas, 19,66%. O Maranhão aparece na sequência, com índice de 18,76% da população com mais de 10 anos analfabeta. A menor taxa, por outro lado, é a de Santa Catarina: 2,93%. Em seguida, aparecem o Distrito Federal (3,15%), São Paulo (3,51%) e Rio de Janeiro (3,52%).
IBGE
Até agora não vi ninguém..
propondo que sejam tomadas medidas contra o Moro por este disparate. Não vi ninguém propondo que se entre com uma petição junto ao STF, CNJ, ou outro órgão, solicitando que Moro seja afastado deste processo ou que o processo seja levado para o próprio STF, assim como fizeram com a AP 470. Isto precisa ser feito, nem que seja para se saber qual é o real compromentimento de nossos órgãos judiciais com o estado de direito e respeito à constituição.
Mais dados para o texto
Vejam se não há mais coincidências aí:
1: a empresa contratada pela marinha para a construção do submarino nuclear brasileiro (em parceria com a França, fato que desagradou muito os EUA, houve até a reativação da 4a frota, etc), é…. Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT). O programa do submarino atendia basicamente às demandas por defesa relacionadas ao pré-sal.
2: Um dos presos da Lava Jato é o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, considerado o pai do programa nuclear paralelo do Brasil. Há tempos ele dizia que os EUA estavam em um movimento crescente de espionagem no Brasil. Ele presidiu a Eletronuclear, e Moro viu indícios de ligações entre as empreiteiras e serviços prestados por sua filha e genro. Bem, até onde sei, a lava-jato estaria restrita à Petrobras, certo? Por que a eletronuclear serviu aqui (por exemplo, Furnas, que implica Aécio, estaria “fora” do esquema, segundo eles alegam… Enfim, depoiso processo da eletronuclear passou para outro juizado, mas até lá Moro fez o estrago…)? Seria essa “empreiteira” justamente a Odebrecht, através de sua subsidiária ODT, que constrói o submarino sob a batuta de Othon?
3: Curiosamente, enquanto a bolsa disparava semana passada, as ações da Embraer caíam vertiginosamente. A alegação era a recuperação judicial da Republic Airways, que tinha aeronaves em encomenda. Vamos ver o que acontece essa semana. Aqui mesmo já foi publicado o quanto investidores estão ganhando com os vazamentos da l-j. Mesmo assim, para voltar à Embraer, é preciso ter em mente que ela tinha caixa para tapar o buraco da Republic (era portanto sólida, não justificaria queda assim). Como se sabe, ela foi proibida de vender caças para a Venezuela (por acordo com os EUA), mas tambem fechou acordo com a Boeing, amarrando mais ainda sua dependência dos EUA quanto às futuras vendas. Isso no tempo de lançamento do protótipo do KC-390, um cargueiro que é muito versátil para o tipo de guerra irregular que se faz hoje em diversas partes. Além disso, parte da aviônica do AMX (um caça fabricado pela Embraer), bem como os seus subsistemas de armamento para detecção de alvos marítimos são desenvolvidos e produzidos pela Mectron, uma subsidiária da ODT. Adivnhem quem vai ser vendida por conta de cortes brutais no orçamento da ODT? A Mectron…
Correção histórica
Dunquerque, um pouco acima do Pass de Calais (que é o local mais próximo da Inglaterra), foi onde a Força Expedicionária inglesa se reuniu para fugir em 1940. O ensaio de desembarque na França ocupada pelos alemães de 1942 foi em Dieppe, pouco abaixo. O desembarque do dia D foi na Normândia, bem mais abaixo.