Pelo twitter, e com apoio da Globo, Exército ameaça quartelada, por Rodrigo Vianna

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

da Revista Fórum 

Chantagem militar: pelo twitter, e com apoio da Globo, Exército ameaça quartelada

por Rodrigo Vianna

Vamos a um resumo da situação que se agravou nesta terça-feira no Brasil

1 A cena de Bonner, lendo o twett do Comandante do Exército no encerramento do Jornal Nacional, teve o intuito de afetar urgência e improviso. Reparemos que o apresentador toma o papel nas mãos, em vez de fazer a leitura diretamente do teleprompter, como que a indicar a surpresa diante da manifestação do general. Ora, alguém acredita que não houve um jogo combinado entre a direção da Globo e o general? A mensagem foi divulgada no horário exato do Jornal Nacional, para cumprir justamente esse papel de “cartada final” e de pressão sobre o STF.

2 Trata-se de chantagem militar sobre um dos poderes da República. Inaceitável. Uma espécie de quartelada via twitter. Precisa ser denunciada no Brasil e no exterior. É preciso constranger os militares e a Globo – cravando sobre eles o carimbo do golpismo.

3 Durante a terça-feira, circularam informações de que no STF preparava-se uma saída que levaria não ao julgamento do habeas corpus de Lula, mas ao julgamento da questão mais abrangente: pode-se ou não prender alguém após julgamento na segunda instância? Um dos ministros mais antigos (Celso de Mello ou Marco Aurelio Mello) pediria a palavra na sessão para exigir que Carmen Lucia incluísse na pauta o debate da questão “em tese” – retirando assim do plenário o peso de estar julgando apenas o caso Lula.

Leia mais…

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marielle?

    Se o fardado em apreço não gosta realmente de impunidade é o caso de cobrar de seus liderados que entreguem à sociedade o nome dos responsáveis pelo assassinato da Marielle Franco e Anderson Gomes.

    Generais hipócritas incompetentes!

  2. Enquanto o Brasil tá sendo

    Enquanto o Brasil tá sendo saqueado por uma quadrilha o paspalhão tá dando discurso contra o Lula em nome do combate à corrupção.

     

  3. O meu primeiro pensamento

    O meu primeiro pensamento quando vi a manifestação do general foi de que a Globo, que não admite perder e quer “matar”  o Lula, tenha combinado a declaração para forçar o STF. Carmén Lucia de cúmplice.

    Muito estranho o acompanhamento dos tuites do general pela equipe de “jornalismo” do JN..

  4. Será que vamos acabar caindo numa democracia?

    “A peça (Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel) insinua que OS MILITARES, ATUALMENTE, TÊM VOZ DECISIVA EM MUITOS ASSUNTOS FORA DE SUA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL. Um militar afirma, falando de um problema civil: “Ora, isso pode ser resolvido por qualquer criança de três anos!” E depois de um momento de embaraço, acrescenta: “Tragam-me uma criança de três anos!” Entre os textos históricos e uma cena de Bertolt Brecht sobre a Alemanha Nazista, os autores reconhecem que nem tudo é tão negro no regime Castelo Branco. “Se o governo continuar deixando os jornais fazerem certos comentários, se o governo continuar deixando este espetáculo ser representado, e se o governo permitir que o Supremo Tribunal continue dando habeas-corpus a três por dois, nós vamos acabar caindo numa democracia!”, diz um ator. A frase se refere especificamente à decisão do Supremo Tribunal libertando o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, que estava em prisão militar como “principal figura da conspiração comunista internacional” contra o Brasil, segundo palavras de militares que representam a linha dura”. – New York Times, comantando a Peça Liberdade, Liberdade

  5. Quem tinha dúvidas, ficou

    Quem tinha dúvidas, ficou surpreso, é claro. Mas quem conhece muito bem o comportamento das Forças Armadas do Brasil, desde 1889, quando num golpe de estado, derrubou a Monarquia e proclamou um novo regime, a República, sabe que muitos outros golpes e tentativas de golpes foram tentados desde então. Mais recentemente, inclusive o golpe de 2016, que ainda se arrasta, sem apoio popular, a tônica tem sido favorecer o capital internacional, seus interesses, quando há ameaças de parte da política estar procurando favorecer os trabalhadores, quem vive de salários. De 1965 para cá, o Estado dominado por esses golpistas favoreceu grupos empresas jornalísticas, surgindo a TV Globo, que a partir daí implantou um verdadeiro império, que em associação com parte expressiva de outros órgãos de mídia, que também se desenvolveram nesse mesmo período, com os mesmos objetivos. passou associar-se com todos os movimentos destinados a defender os interesses e negócios do capital em nosso país, tentando manter o povo afastado da luta política. Até agora, diria, com muito sucesso, 

  6. A Globo, como é dito aqui,
    A Globo, como é dito aqui, tem um poder incomensurável de fazer inimigos e influenciar
    pessoas.Seria este suposto paradoxo que explica Lula líder nas pesquisas de opinião? A Globo é talvez aquele poderoso inimigo do “1984” de George Orwell . O Goldstein tupiniquim.

  7. Nas escolas, nas ruas, em

    Nas escolas, nas ruas, em todos os lugares defenderemos a democracia, não aquela de ocasião que se aplica a uns e a outros não. Ver pessoas e chefes de instituições terem o comportamento que exibem aos holofotes nós faz voltarmos a posição de inabalável defesa domEstado Democrático e de Direito. As armações que tem sido vistas em tribunais, polícias, mídia,forças armadas e parlamentos conspiram contra a construção de uma Nação que saiba lidar com suas diferenças e antagonismos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador