Com histórico de engavetamentos, FHC diz que PSDB seguiria com Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após procuradores da Lava Jato admitirem que governos anteriores às gestões petistas não permitiam a independência de investigações, Fernando Henrique Cardoso publicou vídeo, em resposta indireta aos investigadores, afirmando que o “acordo” da oposição, de volta ao poder após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, não acabará com a Lava Jato.
 
“Vamos ter que, depois, buscar um grande consenso nacional, e o PSDB tem que ser o partido da construção do futuro do Brasil, mas isso não pode ser feito através de acomodações. O preço do acordo não pode ser acabar com Lava Jato. Lava Jato é parte do processo democrático brasileiro”, disse o tucano, em vídeo do canal Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB.
 
Em sua fala, o ex-presidente demonstrou que reconhece a “paralisação” na economia provocada pela Operação Lava Jato e os “abusos” na forma de conduzir as investigações, sem mencionar especificamente que o prejuízo atual está recaindo sobre membros e políticos do PT.  
 
“Ele [o processo da Lava Jato] vai continuar, dentro da regra. Se houver abusos, há tribunais capazes de conter os abusos. Vai continuar, é importante que continue. Mas não pode paralisar o Brasil. Nós vamos continuar avançando, nossas propostas por um Brasil melhor, nas reformas políticas, para a constituição de uma situação que permita tomar decisões fundamentais que recobra a confiança do crescimento da economia, portanto, que a maioria dos brasileiros e brasileiras tenham emprego”, discursou.
 
 
Em palestra nesta semana, na Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), em São Paulo, o procurador da equipe da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, disse que os governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma trouxeram autonomia e independência para o Ministério Público e para a Polícia Federal.
 
“Os governos anteriores realmente mantinham o controle das instituições, mas esperamos que isso seja superado”, disse. Carlos Lima deixou um recado para os que assumirem o poder, caso se efetive o impeachment contra a presidente Dilma:
 
“Em um país com instituições sólidas, a troca de governo não significa absolutamente nada. Quero crer que nenhum governo no Brasil signifique alterações de rumo no Ministério Público, no Judiciário, na Polícia Federal. (…) Queremos simplesmente que as instituições continuem livres para continuar a fazer o que a lei exige delas”, havia afirmado.
 
Essa mesma linha de discurso em relação à Operação Lava Jato vem sendo adotada pelo vice Michel Temer, que teve o rompimento de seu partido da base aliada da presidente Dilma. Em uma palestra também nesta semana, Temer respondeu aos rumores de que “promoveria um abafa” nas investigações, caso ocorresse o impedimento da presidente:
 
“Dizer que eu poderia interferir em processo judicial, levado adiante em função da posição do Ministério Público, isso jamais eu faria”, afirmou o vice.
 
Em seu vídeo, FHC alertou ainda que a população precisa “ter calma”, mas após o processo de queda da presidente Dilma: “É preciso ter calma, o Brasil vive um momento extremamente difícil, nós precisamos olhar o dia de amanhã. Não é só o impeachment, é preciso olhar para o que vem depois”.
 
Fernando Henrique disse que há potencial para o Brasil superar a sua crise econômica, caso seja “superado esse processo dramático que estamos vivendo, por erros do governo petista, que nos levaram ao caos que estamos vivendo na economia, nos levaram a essa indecisão na vida política por incapacidade e pela necessidade de serem hegemônicos, de mandarem em tudo e de não respeitarem o outro”, atacou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, acabou!
    Globo news mudando de assunto. Nova fase….investigação do PT…
    Estratégia é o registro do partido e teoria do domínio do fato …Ainda, provavelmente, para Lula.
    Lula jamais terá paz!

    Estão todos expostos. É hora da CANETADA!

    1. #MentiraÉNaGlobo

      Vamos derrubar a Globo, derrubando seus anunciantes. Depois de muito tempo sem ver a Rede Bobo, ontem eu vi na Grobonews uma menina tentando ser irônica ao dizer que o tempo tinha acabado e que ali não tinha “pedalada”. Comigo funcionou diferente, a “piadinha” me remeteu diretamente às pedaladas fiscais da Grobo, he he.

  2. vida longa

    Vida longa para fegacê!

    É o que deseja a maioria “danação”.

    Para que ele continue passando vergonha e desfilando a inveja de Lula que o carcome. E para que ele tenha tempo de ver julgados os seus crimes.

    E, ainda que para que ele chegue a 2038 (dois mil e trinta e oito) para, em júbilo, ser eleito vice na chapa vitoriosa ÇERRA45, vice fegacê….viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe! e possa reescrever a sua história como bom filho da pátria. 

  3. Provocar Ministério Público EUA e França.

     

    Provocar Ministério Público EUA e França.

     

    Nassif e colegas, estava matutando e  então faço uma pergunta e peço ajuda dos demais:
    Já que nosso MP não se digna a investigar o ilustre ex-presidente FHC não poderia ser acionado o MP da França e dos EUA sobre a suspeita do recurso para aquisição dos apartamento de FHC ter origem em dinheiro público brasileiro desviado e ilegal,  comprado e usufruído de maneira criminosa o imóvel nos territórios americano e  francês?
    Isso seria viável juridicamente?

  4. FHC prepara a opinião pública

    FHC prepara a opinião pública para aceitar o fim das investigações após do golpe. Contará, evidentemente, com a colaboração entusiasmada de Moro, Janot e sua equipe, da Folha, do Globo, do Estadão, e, arrisco-me a prognosticar, do próprio poder judiciário.

    Em nome do “dia de amanhã” será preciso reestabelecer a hierarquia, a disciplina, a ordem na república. A hipocricia cedeu ao mais puro cinismo.

    Mas tudo isso está muito claro para a sociedade civil. E torna a resistência democrática mais e mais forte. Qualquer que seja o desfecho da tentativa de golpe, o país terá mudado radicalmente.

    Se o golpe se efetivar, como manter a farsa a não ser com um regime de força? Se fracassar, como não reformular drasticamente as nossas instituições? 

     

  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Esse gagá que se encontra

    Esse gagá que se encontra carcomido peloa inveja que sente do Lula jamais será julgado por esse corja que chaman de justiça nesse país.

    Mas terá seu nome gravado na história como o governante mais corrupto, sem vergonha e traidor que esse país já teve.

  7. FHC

    Este homem só pode estar esclerosado. Meu Deus. Ele não lembra o que foram os seus oito anos de governo ( ou desgoverno). Quem viveu esta época parece que  esqueceu de tudo e  continuam dando crédito a este senhor.  Quantas crises piores passamos com este senhor como Presidente. Quantos pires estendemos para o famigerado FMI. O  aumento da carga tributaria que este senhor colocou nas nossas costas , o salário mínimo ridiculo, o arrocho salarial, as privatizações criminosas, os engavetamentos de vários escandalos de corrupção, um ministério público e uma policia federal totalmente  inoperante.  Eta  povo de memória fraca.

     

  8. O clamor do ódio

    A cada pronunciamento, o osciologo FHC reitera a sua soberba e ausência de sensibilidade. Nenhuma palavra veemente de condenação ao autoritarismo da operação Lava Jato, nenhum arrependimento por ver o seu partido acirrando em nome de um ressentimento pessoal de derrota (Aécio), um clima de ódio e destruição que agora atinge o proprio PSDB. O clamor ´do ódio está forte entre os tucanos.

  9. Mentiroso, a história já

    Mentiroso, a história já mostrou que não, as investigações sequer começaram, quando você, FHC, foi informado de fraudes na Petrobras você não achou conveniente mexer nesse vespeiro.
    Aí agora vem de dizer que seguiria com as investigações, só podia ser no 1o de abril mesmo.
    Mande lembranças ao engavetador geral da república e ao Stephen Sackur, que lhe entrevistou no Hard Talk, tocando justamente nesses pontos, que seu governo foi o mais limpo da história do mundo. #sqn

  10. o verdadeiro motivo

    Negaceando, pouco a pouco os “ilustres” da nação declaram o real motivo da pressa pelo impedimento de Dilma: se continuar deste jeito, daqui a pouco não consegue mais esconder o rabo de tantos ladrões, e ficará quase impossível um “acordão” para se esquecer deste caminho.

  11. Maió caô desse mané… a

    Maió caô desse mané… a primeira fraze dele quando assumiu a presidência foi : ” ESQUEÇAM TUDO QUE EU FALEI”…

    O cara é igual uma não de R$3,00.. FALSO ! !

     

  12. .

    Uma operação de guerra se montou pra esconder teu filho extra conjugal , pra não abalar teu governo . 

    Imagina se investigam todas as propinas da privatização – Estamos no limite de nossa irresponsabilidade , lembra dessa frase presidente ?

    Mas se a roubalheira das privatizações não é mais passível de investigações , ao menos o dossiê Cayman deveriam retomar , aquelas contas que suspeitava-se haviam sido abertas pelo Sergio Motta em paraísos fiscais . 

  13. Preocupa não

    Fernando Henrique Cardoso, Vossa excelência ainda é o maior. O PT morre é de inveja por não ter um SOCIÓLOGO entre seus presidentes. Veja só :

    O PT quebrou o país 1 vez, é  que seus amigos estão dizendo. Mas o sr.o  quebrou por 3 vezes. Foram 3 humilhações, contra Zero do PT .  ponto para o sr.

    Seus companheiros de governo estão todos ricos, até uma filha de um deles. O PT, após 2 anos de investigação com jum Juiz da capacidade do moro, não se encontrou nenhuma conta no exterior –  ponto para o sr.

    O Sr não foi investigado nenhuma vez, apesar da privataria, Banestado, dentre outras. Já o Lula mereceu até condução coecirtiva. O sr. apenas dá eclarações em sua própria casa. Ponto para o sr.

    Dizem, mas não provam queo Lula tem um sítiozinho e um apartamento (mas não cnta p/ ninguém, pq a Globo tb está metia em falcatruas por lá). O sr. adquiriu novo apartamento, mais confortável em Higienópolis, um em Avenue famosa de Paris e outro em N. York,  segundo sua amante falou p/ quem quisesse ouvir.  Parece-me que possui tb fazenda em MG e negócios com bois. 2 pontos para o sr.

    O sr. fala um 50 idiomas e o Lula é um analfabeto, como dizem aqueles para quem um “canudo” é o que importa. Ponto para o sr.

    Total de pontos  seus 7

    Total de pontos para Lula/PT : ZERO

    Foi de lavada, maior que a seleção Brasileira, que pelo menos fez um ponto.

    Pode ficar calminho, jamais será importunado. A não ser que venha a queda da Bastilha e mesmo assim o sr. ganha, será o 1º a ser decapitado. Mas somos um país de vira-latas mesmo.

  14. chega
    BOICOTE aos produtos anunciados na rede globocrise: pra realmente o boicote funcionar, tem que ser organizado.
    o certo é eleger uma marca por mês ; dai a empresa realmente sentirá o baque. quando completar o ciclo volta na primeira; até que tirem seus anúncios da redetolo.
    A primeira sugestão é que seja a SEARA; todo mês de abril, boicote total aos produtos seara, até que retirem seus anúncios da redetolo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador