Decisão de Maranhão abriu janela de oportunidades, por Maria Cristina Fernandes

Jornal GGNMaria Cristina Fernandes, do Valor, analisa a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que tentou anular a aprovação do processo de impeachment na Casa. Segundo ela, a manobra abriu uma janela de oportunidades para que diversos atores tirassem “uma casquinha do episódio”.

Um deles é o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que, caso não tivesse desconsiderado a decisão de Maranhão, se tornaria objeto de pressões que poderiam deixá-lo mais exposto no STF, onde é alvo de uma série de denúncias.

Outro personagem político destacado no caso é o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que mostrou uma “atitude aguerrida da qual o PT descria”, candidatando-se a disputar com lideranças da legenda o  “espólio do partido que pode ver sua liderança máxima impossibilitada de concorrer em 2018”. Leia mais abaixo:

Do Valor

Manobra abriu uma janela de oportunidades

Maria Cristina Fernandes

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), não conseguiu emplacar o pedido de anulação do impeachment, mas propiciou uma janela de oportunidades para um punhado de personagens tirar uma casquinha do episódio.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-­AL), alvo de uma dúzia de denúncias no Supremo, fundamentou sua decisão de não devolver o processo de impeachment no respeito à decisão da Corte em avalizar o rito. Tivesse tomado decisão diferente, o senador se tornaria objeto de pressões políticas e sociais que poderiam torná­-lo ainda mais exposto no STF. 

O advogado­-geral da União, José Eduardo Martins Cardozo, demonstrou, mais uma vez, uma atitude aguerrida da qual o PT descria. Candidata-­se, assim, a disputar com lideranças como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o espólio do partido que pode ver sua liderança máxima impossibilitada de concorrer em 2018. 

O vice­-líder do governo, Sílvio Costa (PTdoB-­PE), segue na linha de defensor mais radical do PT do que os próprios petistas. Ligado ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro (PTB), que perderá a proeminência, no Estado, para a tríade PSDB, DEM e PMDB, Costa cultiva o nicho de defensor da herança lulista no Estado. A raia talvez não baste para fazer do filho, que leva seu nome, um candidato competitivo à Prefeitura do Recife, mas pode lhe garantir a renovação do mandato parlamentar.

Leia mais

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cardozo, lider do espólio PTista?

    seria o caso de ROFL ….

    mas na TRAGÉDIA atual, é só de CHORAR mesmo.

    Tristeza e raiva!

     

    Este Cardozo não leva meu voto. Talvez nem em último caso…

    1. Memoria

      Lembro dele na CPI dos Correios, aquela do Roberto Jefferson. Desde aquela epoca que nao engulo ele e a Ideli

      A herança de Lula vai ser Ciro!

    2. Cardozo luta contra o golpe que ele incentivou
      Talvez Cardozo seja o mais esperto de todos. Avalizou a perseguição à Lula com o célebre “a lei é para todos” e agora tira onda de “guerreiro”.
      Pensando bem, o artigo tem cheiro de TUCANO da primeira à última letra.

  2. Espólio do PT!? Ha, ha, ha, ha, ha!

    Esse PIG é realmente uma piada.

    Quem está moribunda é a mídia comercial brasileira. Não é por outra razão que há mais de 10 anos sabota o governo trabalhista e luta para manter as mamatas e verbas publicitárias bilionárias do governo federal. Ou os repórteres e colunistas do PIG, inclusive do jornal valor – que pertence aos grupos globo e folha – pensam que a venda de jornais e revistas em bancas ou por meio de assinaturas paga os custos de produção e os salários dos profissionais? O que seria de publicações como a V*** e É**** e dos jornais FSP, OG, OESP, Valor, etc sem as biilonárias verbas públicas de propaganda?

    Cristina Ferandes que negar o óbvio: qualquer candidato que o PT apresente em 2018 tem chances de chegar ao segundo turno; o desespero para prender Lula ou torná-lo inelegível é exatamente porque ele não tem qualquer adversário em condições de vencê-lo, caso o jogo democrático seja disputado de forma limpa. Mesmo protegido pelo PIG, o JS-tarja-preta não tem qualquer chance de chegar à presidência; aécio cunha já está morto polìticamente e o geraldinho merendão (com os escândalos do metrolão, trensalão e merendão, além do espancamento de professores, estudantes e ativistas de movimentos sociasi) não tem a mínima chance de chegar ao Planalto por meio de eleição direta.

  3. Eu tenho muitas crítica a
    Eu tenho muitas crítica a Dilma, mas a resistência dela é uma coisa admirável… nunca vi alguém aguentar tanta porrada… No mundo dos sonhos da oposição, Dilma renunciaria lá para junho/julho/agosto do ano passado, e teria mantido nossas ilusões democráticas, e ficaria marcada por não ter resistido a pressão de DEM/PSDB/Cunha e Gilmar Mendes. E acredito que a maioria dos nossos políticos no lugar dela o teria feito, inclusive Marina, que desabou com a história do twitter do Malafaia e duas semans de propaganda negativa feita pelo PT. Marina no lugar de Dilma teria renunciado há quase um ano… Mas Dilma aguenta, e os seus adversários subestimaram quanta pancada a mulher aguenta… talvez por que enquanto Dilma tinha ratos inseridos na Vagina, eles faziam faculdade e começavam suas carreiras políticas na ARENA e no MDB, nas câmaras de vereadores e nos legislativos estaduais, alguns assumiam até prefeituras biônicas, como Agrippino Maia, por exemplo. Para quem foi torturada, o que ela tem passado é pinto. Para os mimadinhos de plantão, seria uma tortura inimaginável… Vejamos, se Dilma renunciasse, digamos, em agosto… – Temer não tinha se exposto em Dezembro, – A parcialidade e o papel político de Moro não tinha sido exposto em Março – A fraude do golpe a imprensa internacional só descobriu em Março também. – Para quem não lê o Nassif, a parcialidade de Janot só foi exposta em Abril. – Alguns membros do STF (Celso de Mello, por ex) e o próprio foram expostos em Abril. – A podridão da atual legislatura foi exposta ao mundo todo em Abril. – Alguns setores do Exército tem sido expostos nesse final de Abril, início de Maio. – Em maio também foi exposto Cristovam Buarque, e inclusive o caixa dois de sua campanha. – E ontem, a anulação que foi anulada expôs mais um, Renan Calheiros. – Ainda tem os jogos olímpicos de Temer, que se Dilma cumprisse o seu papel na trama e renunciasse, o país chegaria pacificado nas olimpíadas e Temer promoveria o golpe para os poucos incrédulos nele. Agora, as olímpiadas podem ser um imenso vexame e serão disputadas com o país pegando fogo, e pode desmoralizar ainda mais os golpistas. Todos os personagens cujo lado era dúbio, até agora, se mostraram golpistas. Realmente Dilma tem apoio quase 0 e seria um milagre ela não cair… mas o golpe está totalmente desmoralizado e um ou outro golpista ainda terá que ser sacrificado para que PF, STF e PGR mostrem alguma imparcialidade… Se Dilma fosse uma Marina, tudo seria tão mais fácil, renunciaria em agosto de 2015, a oposição não teria que dr um golpe, e todos viveriam felizes !!!

  4. Resistência

    Gostaria de usar esse espaço para fazer uma pergunat aos advogados, juízes e juristas que frequentam este blog.

    Qual a possibilidade de governadores, ao se consumar o golpe, não considerarem o processo do impeachment legítmo e constitucional e romperem formalmente com o governo temer, contestando a federação?

  5. Só seviu para desmacarar o

    Só seviu para desmacarar o golpista renan que estava querendo posar de estadista, coisa que ele nuca foi, ao contrario, sempre foi um politico da pior especie.

  6. memória e tolerância

    cara. querer dar o pt a cardoso depois do que fez como agu encaixa-se no mesmo tipo de raciocinio dos pilantras que querem lavar cunha depois de ter tocado o impeachment. o passado foi redimido pelo presente.

    o que interessa é o que está para trás! ele, junto com janot e moro, é um dos responsáveis pela miséria que assistimos. é inaceitável…

    vai ver no petismo abunda tolerância e é escassa a memória.

    cara!&@

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador