Defesa de Lula acusa falta de consistência técnica em laudo da PF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desmentiram a notícia, divulgada na noite desta segunda (18), de que um laudo da Polícia Federal confirmava suposto pagamento de R$ 3,6 milhões ao Instituto Lula e a LILS Palestras, entre 2011 e 2014. “Os pagamentos feitos pela Andrade Gutierrez à empresa LILS referem-se a palestras realizadas pelo ex-presidente Lula”, disse a defesa em nota.
 
Publicada pelo Estado de S. Paulo, a notícia não apura a veracidade do documento e incrimina: “laudo mostra pagamento a Lula lançado em contabilidade usada pela Andrade Gutierrez para dar propina”. A reportagem destaca que os valores “transitaram por uma conta chamada overhead, trilhando mesmo percurso do dinheiro que abasteceu empresas investigadas por lavagem de dinheiro de propina, alvo da Operação Lava Jato”.
 
O documento datado de 25 de fevereiro foi produzido por peritos criminais da PF e anexo ao inquérito aberto para investigar o envolvimento da empreiteira no esquema de corrupção da Petrobras. “O documento servirá para a Lava Jato cruzar dados documentais com as declarações dadas pelos executivos da empreiteira, no acordo de delação premiada”, deduz o jornal. Os acordos de delação, contudo, ainda não foram concluídos.
 
“Configura ato ilegal, além de desvio funcional, a elaboração e a divulgação de laudos que tentam vincular o pagamento de valores à LILS e doações ao Instituto Lula a supostas condutas indevidas de terceiros”, afirmaram os criminalistas  Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins.
 
Os advogados ressaltam que as doações, que também foram destinadas ao Instituto Lula, foram legais e declaradas às autoridades. “Não há qualquer relação entre tais fatos e eventuais pagamentos ou remessa de valores feitos a terceiros em situação de ilicitude”, completaram.
 
A defesa do ex-presidente vai além. Acusa os peritos da Polícia Federal, que vazaram o documento à reportagem, de trabalharem “com ilações”. “O laudo apresentado não tem consistência técnica, mas apenas trabalha com ilações, o que é reprovavel na atividade policial ou em qualquer ato de persecução do Estado, que não pode expor gratuitamente a honra e a imagem de seus jurisdicionados”, apontou.
 
Para eles, “está clara a utilização do aparato do Estado por alguns agentes com o intuito de perseguir o ex-Presidente Lula e macular a sua história e a sua luta pelos brasileiros”, concluíram.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nâo adianta, a PF está contra

    Nâo adianta, a PF está contra Lula e contra o Governo, a peseguição é implacável.

    Parabens à ex presidente Dilma pela montagem da PF, pelo ex Ministro da Justiça, atual AGU –  que já faz propaganda pessoal para virar Professor de curinho e atuar em banca particular – que sempre controlou os abusos da mesma.

     

    1. Ministro

      É hora do atual Ministro da Justiça (agora o governo tem um) interpelar esses “peritos” partidários. Mesmo que a “perícia” estivesse correta, o que duvido muito, a divulgação já merece punição exemplar. 

  2. Agora que a situação de Dilma

    Agora que a situação de Dilma está bem encaminhada, podem voltar a focar em Lula. É óbvio que não iriam se dar a todo esse trabalho só para ficar 2 anos no poder. Lula não pode ser candidato para 2018.

  3. Ultrapassou

    a linha limite do caos. Eles, nós todos nós sabemos que a Vaza Jato serve para criminaliza o PT. Como na Italia resultou no Berlusconi no Brasil o golpe Temer-Cunha

    Socorro bom senso intenacional; nos ajude a passar esse transe

    O outro demorou 21 anos

  4. Se tornará consistente…

    Depois do que vimos na votação na Câmara, quaquer prova contra Lula irá se tornar verdadeira e “com consistência”.
    Tudo isso já está no “roteiro”

     

  5. é evidente a persecução a

    é evidente a persecução a lula e a implantação de um estado de exceção nesse

    processo de caça às bruxas desde 2013 e com este golpe dado no congresso…

    confesso que me veio à cabeça  a ideia de que lula deveria

    pedir asilo político como fez o protógens queiroz.

  6. Qualquer acusação que a

    Qualquer acusação que a Polícia Federal do Paraná fizer ao Lula tem a veracidade da proteção que eles dão ao Cunha e sua família, ao Aécio e a toda corja de bandidos que vão espoliar esse país. Outra imagem ótima para revelar o que é a Polícia Federal foi o atestado de honestidade que deram aos Perrela e  os 450 quilos de pasta base de cocaina apreendidos no helicóptero deles, pilotado pelo piloto deles e que não é deles. O piloto continua na ativa sem ser incomodado e os para os policiais federais os Perrela são exemplos de políticos do país. Eles e o Aécio que a Federal protege. Invasão mesmo só a da casa da mulher grávida do governador  de Minas. O Brasil ainda será o querem esses vestais: um entreposto de venda de pasta base de cocaina transportada em helicópteros de políticos usuários. 

    A cara da Polícia Federal brasileira é a do japones contrabandista da Lava Jato.  E o Lula é maior líder popular deste país e mais honesto do qualquer polícial da Federal . E lá deve ter os honestos, que em todas corporações existem pessoas honestas. Na política brasileira Dilma e Lula se destacam no quesito honestidade. Quem são os policiais honestos da Federal que deixam canalhas manipular a verdade e  transformar a corporação em polícia política? Existe alguém na Federal disposto a investigar onde foi parar o 450 quilos de pasta base de cocaína?

     

  7. Recomeçaram, era o esperado.

    Recomeçaram, era o esperado. Vai ser muito duro. Até as pedras sabem que a diéia é evitar a qualquer preço, a candidatura do Lula em 2018. Vai valer qualquer coisa. São canalhas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador