Dilma reúne partidos aliados para discutir ameaças de impeachment

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Acontece nesta segunda-feira (6), por volta das 18h, uma reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff para discutir, com os dirigentes dos partidos aliados ao governo, a crise política atual e as ameaças de impeachment. Segundo informações da Folha de S. Paulo, auxiliares do Planalto conseguiram convencer Dilma a debater o tema antes de partir em nova viagem de agenda internacional.

O jornal publicou que, “nas palavras de um aliado”, Dilma quer que a base governista passe a defendê-la no Congresso do discurso agressivo da oposição capitaneada pelo PSDB de Aécio Neves. Há algumas semanas os tucanos têm insistido que a petista será afastada pelas vias legais, ou pelo julgamento de ações eleitorais contra a campanha de reeleição pelo Tribunal Superior Eleitoral, ou pela discussão das “pedaladas fiscais” pelo Tribunal de Contas da União.

Segundo informações do portal UOL, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) ironizou nesta segunda as investidas do PSDB. O tucanato, empolgado durante a reeleição de Aécio para a direção nacional, apostou que Dilma não fica no poder até 2018 e que a oposição será governo em breve. Temer respondeu que espera que o PSDB chegue ao Planalto apenas a partir da próxima eleição, numa disputa legal. O vice-presidente também afirmou que o PMDB não está tramando com o PSDB o impeachment no Congresso. “Qualquer sondagem de peemedebistas nesse sentido não foi institucional, mas algo isolado”, afirmou. “Queremos manter a chapa tal qual eleita para todo o mandato.”

Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, saiu em defesa de Dilma, reagindo às falas da oposição que aposta no impeachment pela “via legal”. “É de um profundo despudor democrático e de um incontido revanchismo eleitoral falar em impeachment da presidente como têm falado alguns parlamentares da oposição”, disse. “O desejo de golpe sob o manto da aparente legalidade é algo reprovável do ponto de vista jurídico e ético”, acrescentou.

Dilma viaja para o encontro da cúpula dos Brics, na Rússia, nesta terça-feira (7). Em seguida, segue para a Itália, onde terá compromissos diplomáticos. O retorno está previsto para o fim de semana.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vaiveno!

    ” “É de um profundo despudor democrático e de um incontido revanchismo eleitoral falar em impeachment da presidente como têm falado alguns parlamentares da oposição”, disse. “O desejo de golpe sob o manto da aparente legalidade é algo reprovável do ponto de vista jurídico e ético”, acrescentou.”

     

    Se o Aécio e a oposição de modo geral lhe garantir a permanencia na pasta, ele muda de opinião. Te cuida Dilma.

  2. E …………………………..

    Já está mais que na hora de se tomar uma posição contra estes golpistas/fascistas !!!

    Já há na historia politica do País, várias situações golpistas criadas enquanto o dirigente estava em viagens ao exterior, e todo cuidado é pouco para se evitar que tais fatos se repitam!

    Possivelmente as forças oposicionistas não perderão oportunidade de darem tais golpes, pois já se convenceram que nas urnas não levam, e farão tudo para derrubar a atual mandatária usando de artificios outros !

    E por último, mas não menos importante, cito – Tenha cuidado Presidente, pois os ” ACIDENTES AÉREOS ” de dignatários, em viagens internacionais sempre foram comuns, mais do que supõe nossa vã filosofia !!!!!!!!! 

  3. O problema é complexo, se o

    O problema é complexo, se o legislativo e o judiciario insistirem em não respeitarem a decisão soberana do povo por que o contrario deveria acontecer? Isso me parece uma aventura que não teria um bom final, e nem vai ser essa moleza que a turma demotucano está imaginando.

  4. QUEM SABE FAZ A HORA NÃO

    QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER, PRESIDENTA.

    Noticiário preocupante…

    Ou Dilma parte pra briga ou passará para a história não como heroína, mas como patético adesivo de bomba de gasolina. Getúlio deu um tiro no peito e adiou o golpe por 10 anos. Ninguém espera da presidente este ato insano. Queremos apenas que ela chame o povo pra rua, denuncie as injustiças, parta pra briga de peito aberto. Nem nos anos de chumbo Dilma foi tão humilhada assim. O cárcere era privado, a dor e a humilhação intensas, mas tudo, tudo era dolorosamente PRIVADO. Mas agora, a esculhambação e a tortura são públicas, à luz do dia. E em cada calúnia, em cada estupro, sofremos todos nós que apostamos em um país mais justo. Chega de enfiarem coisas ruins na nossa cabeça e entre as nossas pernas. 

    Basta, basta, basta!!!

  5. “Água mole em pedra dura

    “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

    Sou da época dos adágios, que resumiam certas circunstâncias.

    Quero dizer que os tucanos e seus comparsas não deixarão de bater na mesma tecla diuturnamente, até por terem a convicção plena de que a voz de qualquer um será repercutida pela iprensa, do mesmo modo golpista, e a mais interessada no caos, quiçá na volta da ditadura, da qual tanto se beneficiou.

    O cordão da maldade já extrapole todos os limites. Hoje temos bancada da bala, evangélica e ruralista, ecoando os princípios tucanos, e tudo em comum acordo vai se desenrolando, inclusive já algumas visibilidades gritantes de nazi-fascismo, como ocorreu há pouco com Eduardo Guimarães. 

    Não sei se podemos crer piamente na posição de Michel Temer, sei, contudo, que seu partido não é confiável, e através dele que Dilma tem sofrido derrotas no Congresso, sem que o PT tenha represetantes capazes de discutir essa conjuntura política à altura.

    Existe possibilidade desse conjunto de golpistas, incluindo Sérgio Moro e PF encontrarem brechas para atingir mais profundamente a Presidente durante suas viagens, como a prevista para a Rússia e Itália. 

    Segura Dilma não pode estar, nem podemos dizer que nossa democracia não está ameaçada de morte.

     

  6. A tentativa da oposição de

    A tentativa da oposição de tomada do poder pela via do golpe jurídico do afastamento pode acabar levando Dilma a optar pelo gesto radical da renúncia, já que até o PT parece estar contra ela. Isso levaria a uma situação política inesperada, completamente diferente da pretendida pelos profetas do impeachment. No afã de puxar o tapete sob os pés do PT e de Dilma a oposição, e especialmente Aécio, puxarariam-no sob seus pés também. Temer assumiria e faria seu governo, tendo nas presidências das duas casas legislativas colegas de partido.

  7. país vive psicodrama dos perdedores

    O psicodrama é uma psicoterapia de grupo, em que a representação dramática é usada para exploração da psique humana e seus vinculos emocionais. Os perdedores das eleições presidenciais de 2014 impuseram à nação seu psicodrama particular , o drama é o impeachment . As catarses emocionais vão expondo as visceras emocionais dos perdedores : fascismo, racismo, intolerância. Esta odisséia, legal e eticamente condenada ao fracasso, vai roubando tempo e esforço precioso da nação. Agora, a presidenta abandona sua missão administrativa para cuidar das crianças mimadas e carentes. Haverá o tempo em que muitos sentirão vergonha em ter dado créditos a este simulacro.

  8. O difícil é ler a declaração

    O difícil é ler a declaração do min da justiça. Ministro: “tenha ética pelo menos um momento da vida e peça o desligamento”. E, Nassif, precisa corrigir o texto. Está Michel Temer com PSDB. Se bem que já não dá mais para saber quem é pmdb, psdb.

  9. Compreensível

    Posso estar errado, mas muitos dos que apóiam o impeachment de dilma, são dos milhões de desempregados, gerados pela quebra da economia. Nem todos os que apoiam o impeachment, são coxinhas ricos.

    Na visão deles Dilma não está fazendo nada para defendê-los. Eles sabem que provavelmente se depender de Dilma, a situação vai ficar assim até 2018. Empresas e empresas quebram e nem Dilma nem seu miniSTRO esboçam a menor reação.

    Desempregados com crianças para criar, com dívidas, em situação de desespero. O que os desempregados devem fazer? Sentar e esperar até 2018, para Dilma sair?

    É muito natural que sob situação de desemprego, desespero, e fome, muitos até desejem a saída de Dilma, pois a necessidade enlouquece o povo.

    Não digo que estejam certos, pois se a oposição conseguir o poder, fará pior do que Dilma, mas é compreensível. Compreensível, embora não seja justificavel.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador