Juiz diz que Carne Fraca nunca investigou problemas sanitários de empresas produtoras de carne

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz que autorizou as ações da Polícia Federal no âmbito da Operação Carne Fraca disse que a investigação nunca foi voltada para descobrir eventuais crimes de caráter sanitário nas empresas que fabricam produtos de origem animal.
 
Em entrevista ao Jornal Nacional, o juiz Marcos Josegrei explicou que o inquérito em andamento tem um foco “muito específico”: investigar como um grupo de fiscais se associou a um grupo de pessoas ligadas às empresas para oferecer “alguma facilidade no processo de certificação dos produtos de origem animal”. Logo, a Carne Fraca trata-se de corrupção e extorsão, não crime contra a saúde pública.
 
No lançamento da operação, a Polícia Federal, contudo, deu declarações no sentido de que a população poderia estar consumindo “carne pobre”. O delegado Maurício Moscardi Grillo – licenciado da Lava Jato – chegou a falar em uso de papelão, agentes químicos indevidos e outros indícios de adulteração dos produtos. Isso repercutiu na imprensa mundial e, em uma semana, o Brasil passou deixou de exportar carne para vários países.
 
“Em momento algum o inquérito abrangeu todo o processo de inspeção dos produtos de origem animal do Brasil. Portanto, com base na Carne Fraca, é impróprio dizer que o Brasil não tem condições de exportar ou vender no mercado interno os produtos de origem animal”, disse o juiz.
 
Segundo Josegrei, também não há qualquer comprovação de problemas de “origem sanitária” em frigoríficos investigados.
 
A operação é limitada ao estado do Paraná e, em menor escala, Goiás e Minas Gerais.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpe, foi engano!

    O cara liga pra casa numa tarde pra saber o que a esposa ia fazer para o jantar.

    – Alô? diz uma vozinha de criança.

    – Oi, querida, é o papai. Mamãe esta perto do telefone?

    – Não, papai. Ela esta lá em cima no quarto com o tio Frank.

     Após alguns segundos, o cara diz:

    – Mas querida, você não tem um tio chamado Frank!!!

    – Sim, eu tenho! E ele esta lá em cima no quarto com a mamãe. – Tá bom, então. Quero que você faça o seguinte: suba correndo as escadas, bata na porta do quarto e grite pra mamãe e pro tio Frank que o meu carro acabou de parar na frente de casa.

    – Tá legal papai!

    Alguns minutos depois, volta a garota

     – Eu fiz o que você disse.

    – E o que aconteceu?

    – Bem, mamãe pulou da cama pelada e começou a correr pelo quarto gritando, aí ela tropeçou no tapete e caiu pela janela da frente, e está morta…

    – Oh, meu Deus!!! e o tio Frank???

    – Ele pulou da cama pelado também, muito assustado, a í pulou pela janela do fundo pra dentro da piscina, mas ele deve ter esquecido que você esvaziou a piscina na semana passada prá limpar, e aí ele bateu a cabeça no fundo dela, e agora esta lá, morto também…

    Uma longa pausa e o cara diz:

    – Piscina??? Por acaso o telefone aí é 3212-0739?

    – Não

    – Desculpe, foi engano!

  2. Tá bom: Convença disso aos

    Tá bom: Convença disso aos concorrentes internacionais que arranjam qualquer motivo pra tentar tirar o produto brasileiro do caminho, e aos importadores de lá que, no mínimo já estarão renegociando um abatimento nos preços antes combinados de dez por cento.

    Agora é pegar a conta de 1,4 bilhão de dólares – por baixo – do prejuízo e por na conta da República de Curitiba e dos primeiros panfleteiros (imprensa é outra coisa) a publicar.

  3. Fatura já liquidada.Qual é o próximo desmonte/escândalo?

    Ai, ai…que cansativo isso… A coisa toda foi para desmontar o setor. Ponto! Nem vou falar do desemprego de milhares de trabalhadores porque também fazia parte do pacote. O objetivo mesmo é geopolítico: interesses internacionais na veia!!  É a propria operação da pf que deveria estar sob a mira de investigação, mas, o que sobrará agora serão só esses discursos óbvios e nada além disso.  Para mim, o que há é uma agenda de “entrega” conciliada a um roteiro de escândalos calculados. Estrategicamente, projetos de lei são votados em meio aos escandalos programados para distrair as atenções, tudo junto e misturado.O ataque é tão violento que nem dá tempo de uma resistência se organizar porque as bombas explodem sempre em dobradinha durante o processo; foi assim com a votação do desmonte da clt, com reflexos diretos na previdência, em meio ao estardalhaço da operação “desmonte do setor da carne”. E vamos assim, de escandalo em escandalo, até que tudo seja entregue conforme o combinado. De nacional no Br só haverá o povo para ser explorado na sua força de trabalho, e isso sem nenhum direito trabalhista nem expectativa de aposentadoria. E quer saber? A maioria não ligou os fatos prá perceber que o desmonte do país segue uma agenda com movimentos calculados.. 

  4. Vão entregar tudo! Qual escândalo vira junto p distrair?

    Nem dá tempo para respirar… Pec 55, fim da clt, desmonte do setor de petróleo e gas em cadeia, setor de carnes e, agora, o golpista Temer quer “cobrar mensalidades em Universidades e Institutos Federais; a cobrança foi defendida com veemência pela secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, em reunião com dirigentes da Federação do Sindicato de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação); http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/286854/Depois-do-fim-da-CLT-Temer-quer-cobrar-mensalidade-nas-universidades.htm

  5. Quem é que vai pagar por isso?

    Agora que vossa excelência autorizou a PF a fazer a merda que fez o senhor vem com justificativas? Vai punir ou mandar punir delegadozinho, que chafurdou-se na lama e o seu nome junto?

  6. Onde está o delegado? Porque

    Onde está o delegado? Porque estão escondendo o pilantra?

    Quantas irregularidades este porco imundo já praticou? Encobertar grampo ilegal da lava rato, construir ambiente para festa dentro de delegacia da polícia federal, acusar o Lula sem provas, etc etc

    Porque este sujeito ainda não alvo de processo administrativo e demitido da PF?

    A PF virou um antro de vagabundos lesa pátria e golpistas?

  7. Cagou-se o juizinho

    Esse juiz tá querendo tirar o dele da reta. Se a polícia se desviou do objeto da investigação indo além ou aquém do mandado expedido por ele, o juiz deve abrir um processo contra o delegado que usou esse mandado de forma abusiva e ilegal e não ficar se queixando nos veículos do PIG. Ele tá claramente assustado com a merda que fez, mexendo com o agronegócio, setor econômico mais poderoso do país, depois do financeiro.

    E o Grillo, por onde anda? Cadê as outras provas que ele ia mostrar? Mandaram o grilo parar de estrilar?

     

  8. Erros e linchamento

    Esse juiz deemorou muito a vir a público para afirmar que a PF agiu errado, a ação focava apenas corrupção fiscal e financeira, não a qualoidade da carne. A Polícia Federal também errou , e feio, ao procloamar a má qualidade da carje brasileira apoiada em uma investiogação superficial e equivocada, limitada. E a imprensa errou feio ao embarcar nesse fogo de palha do Judiciário e da Polícia Federal.. A consequência foi um linchamento (de produtos e indústria) de amplas e graves consequências na economia do Brasil, na imgaem externa do Brasil e na já existente desconfiança do povo brasileiro em relação as autoridades. Cadê o ministro da Justiça e das Relações exteriores? Nao vi eles se manifestarem. Se omitiram diante desse lnchamento, mais um

  9. Quero saber se vão dar o pé na bunda…

    … daquela gentalha incompetente com sede de notoriedade.

    Ego é dose.

    Paulo Lacerda (a única coisa que não desculpo no Lula) tá onde, a propósito?

  10. Se alguem tinha alguma dúvida

    Se alguem tinha alguma dúvida sobre o que a grande mídia é, então leia o que diz o juiz, relembre quando deflagrada a operação, em sua apresentação o delegado, foi enfatico ao dizer que o motivo era fazer caixa dois para o PMDB e outro partido.

    Os réporteres e a grande mídia simplesmente ignoraram este fato, e dele não se falou mais!

    Foi uma estratégia que aliviou o governo e prejudicou os pecuaristas!

    Algume deve ter dito: Foca na carne, não no PMDB!

    Oh, meu caro Juiz!

    Muita inteligência, pouca vivência…

    A mídia desapareceu com o tema, quando fala em PMDB, elas querem ganhar dinheiro com a sacanagem que o governo faz com o povo!

    Se fosse corrupção do PT, cada quilo de carne sem vender seria culpa dos petralhas!

    Isso que você escreveu vai desaparecer na grande mídia, só é importante nos Blogs sujos!

    Assim caminha a humanidade…

  11. Se a investigação era outra

    Se a investigação era outra que não a qualidade dos produtos fabricados pelo frigorífico, por que então interditar algumas unidades? Há muita coisa a explicar nesse angú! Sem contar todo o efeito colateral causada a uma nação.

  12. A associação para o golpe (

    A associação para o golpe ( plutocracia, judiciário, polícia federal e mídia corporativa) reduziu o país a um filme de terror de quinta categoria. Viramos uma piada mundial. Os fantoches se apresentam, cometem seus crimes, aparecem na mídia e depois se afastam para dar lugar a outro.  O ato final da bárbarie se dará com a prisão do Lula, em horário nobre, durante o Jornal Nacional Em êxtase, os coxinhas sairão às ruas, pela última vez. O filme de terror poderá se repetir outras vezes, porque a estupidez, nessa terra de ninguém, parece infinita.   

  13. Me dá a impressão …

    Me dá a impressão que viramos um país de crianças birrentas , ninguém parece ter responsabilisade pelos seus atos e a culpa é sempre alheia , qualquer discussão como adulto também é impossível.

     

    A grande mídia “comprou” a versão da PF , divulgou sem digerir mas não se vê uma vírgula de auto-crítica nela.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador