Justiça manda Samarco barrar lama para evitar chegada ao mar do Espírito Santo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

A Justiça Federal no Espírito Santo determinou que a mineradora Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, apresente em 24 horas medidas para que a lama que atingiu o Rio Doce após o rompimento de barragem de rejeitos de mineração não chegue ao litoral do estado.

Segundo a decisão do juiz Rodrigo Reiff Botelho, a empresa será multada em R$ 10 milhões por dia caso a determinação não seja cumprida.

“Passadas hoje quase duas semanas do início do desastre e já havendo, há algum tempo, a previsão de que o fluxo de lama e resíduos, ao se movimentar ao longo do leito do Rio Doce, fatalmente iria atingir e afetar drasticamente a foz do referido rio e todo o ecossistema local e marinho capixaba, as unidades de conservação no entorno e as praias costeiras, não houve ainda, ao que parece, a elaboração de um plano emergencial de contingência para se minorar esses impactos que se mostram como certos”, diz o juiz na sentença.

A onda de lama que se formou após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, chegou ao Rio Doce, provocando a morte de peixes e impedido o abastecimento de água em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. O rio deságua no mar na cidade capixaba de Linhares. A previsão é que a lama chegue à foz do rio até o fim de semana.

A Samarco confirmou o recebimento da decisão da Justiça Federal e informa que irá analisar “cuidadosamente” o que é requerido. A empresa Informou que está tomando as providências para mitigar as consequências geradas com o avanço da lama pelo Rio Doce.

Segundo a empresa, 9 mil metros de barreiras de contenção começaram a ser instaladas ontem (18). “ As contenções começam na parte sul da foz, em Regência, e seguem até Povoação, na região de Linhares. As barreiras serão instaladas em pontos estratégicos, às margens do rio, com o objetivo de preservar a fauna e a flora locais”, disse a empresa, em nota.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se não houver medidas

    Se não houver medidas drásticas contra a Vale, Samarco e BHP Billiton elas não farão nada.

    A estratégia dessas empresas privadas criminosas é a de aguardar as ações judiciais que serão ingressadas e as qye estão em curso para apresentarem todo tipo de recurso e, desse modo, procrastinarem os cumprimentos das condenações. Sabemos o quanto a nossa justiça é morosa e o quando há de pedras pelos seus caminhos tortuosos. São empresas muito ricas e podem dispor de qualquer quantia a qualquer tempo e, acreditem, preferem pagar honorários milionários aos advogados do que indenizarem as vítimas e arcarem com todas as indenizações pela merda que fizeram. Se não forem tomadas decisões como a do valente juiz Rodrigo Botelho, essas empresas vão rir da cara de todo mundo no final. Os donos dessas empresas não têm qualquer tipo de preocupação pelo desastre que ocasionaram.

    As vítimas humanas e os danos à Natureza não lhes tiram o sono. Como são pessoas acostumadas ao crime conhecem todos os escaninhos para terminarem essa questão sem saírem no prejuízo. Os donos da Vale a compraram do governo FHC por preço de casca de banana. Assim que tomaram posse, o Brasil já começou a pisar na casca e a cair no chão de ponta cabeça.

    O Poder Judiciário tem de pegar pesado contra elas, pois aproveitarão qualque vacilo para começarem a dar risadas. Eles dirão em gargalhada:

    “Nós barreamos milhares de quilometros do breizil e ninguém conseguiu colocar um tampão no nosso fiofó. Ficamos aliviados daquele barro todo. Só sobram os gases. quá quá quá quaá…”

    1. A medida drástica, transitou
      A medida drástica, transitou em julgado?
      kkkkkkkk

      Só mais uma coisa, a Vale foi privatizada para Fundos de Pensões controlados pelo Governo.

      Na prática ainda é uma estatal.

      A culpa é da má administração!

  2. ?????????????????????????????????????????

    Será que entendi direito? Evitar que a lama chegue ao litoral norte capixaba e sul da Bahia? É isto mesmo? Não estou maluco, não?

    Data venia, com todo respeito, mas nem o Todo Poderoso conseguiria barrar esta tragédia, quer seja, a chegada da lama em Regência, ES.

    Coisas para serem resolvidas aqui na terra com um projeto adequado de engenharia, onde barragens de sacrifício intermediárias de captação a jusante das barragens principais segurariam a diarréia amarela da samarco que foi cagada de morro abaixo sobre Bento Rodrigues, Mariana. Obras para serem realizadas lá atrás, desde a privataria tucana que deu de mão beijada a Vale que era do Rio do Doce. Parece que ninguém revisou o projeto final com aquele conceito muito simples:-onde pode dar alguma merda se isto ou aquilo falharem e quais as consequências dado o tamanho do projeto. Raciocínio de advogado do diabo, simples assim.

    Ou será que tem algum inocente pensando que 62milhões de m3 de lama acumularam-se em apenas 10 meses de 2015. E digo mais, estamos vendo argumentos pífios sobre ocorrência de chuvas na região sudeste serem bradados pelo pig. Ora bolas, estamos num dos piores períodos de hidraulicidade do País e do Sudeste dos últimos 82 anos e chuvas muito mais intensas já ocorreram na região sem comprometer a barragem rompida. O pig é f..da mesmo: – para o sistema elétrico estamos em sêca e apagão com as chuvas que tem caído. Para a barragem rompida, estamos num dilúvio de Noé! Haja saco para tanta manipulação!

    Tenho visto muita falação leniente e generosa da mídia porca,  acordos extrajudiciais, multas milionárias e tudo mais, contudo nenhuma palavra sobre a responsabilidade sobre as mortes das pessoas no rastro do lamaçal. Será que o adágio do cangaceiro vai imperar, pois segundo ele, o assassino dizia: -eu só fiz o furo da peixeira, mas quem matou foi Deus.

    Uma pessoa com um mínimo de bom senso sabe que é tarefa impossível a conteção pretendida, como veremos em poucas horas, pois a lama já está em Linhares, ES. Assim sendo, qual o propósito e, principalmente, a destinação desta multa diária de R$10milhões? Gostaria muito de saber esta resposta.

  3. Ato falho…

    Eu nao li “chegada” na chamada aa primeira vista.  Eu li “cagada”.

    Ate minha analise fotografica (em outros posts do dia) for explicada, a responsabilidade E A CULPA desse acidente estao todinhos nas costas dessa compania.  SIm, eu ja decidi, e nao ha analise tecnica que me faca desistir desse “diagnostico” ainda nao.

    Se ja existem, que sejam apresentadas.  A CULPA FOI DA EMPRESA MESMO, COMO TODO MUNDO JA SUSPEITAVA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador