Com medo da cassação de Temer, PMDB pode apoiar impeachment de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Com medo de que a investigação solicitada pelo PSDB ao Tribunal Superior Eleitoral acabe cassando a chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) e culmine, também, na inelegibilidade da presidente e do vice, o PMDB pode acabar unindo forças ao processo de impeachment de Dilma no Congresso por crime de responsabilidade fiscal, em função das pedaladas condenadas pelo Tribunal de Contas da União.

Segundo informações do Painel da Folha desta quinta-feira (8), peemedebistas estão considerando que é melhor “perder Dilma [pelas pedaladas] do que perder Dilma e Michel” no caso de cassação pelo TSE. “O julgamento [do TCU desfavorável à presidente] seria um instrumento de pressão sobre os que ainda estão reticentes em relação ao impeachment.”

Segundo a coluna, “a ação do TSE, portanto, pode mudar todo o cenário político em Brasília, independentemente de seu desfecho. O partido espera a indicação do relator [da ação do PSDB no TSE], na semana que vem, para calcular os próximos passos.”

Há a possibilidade de a ação ser sorteada e parar nas mãos do ministro Gilmar Mendes. Quando o TSE decidiu, por maioria, que a AIME (ação de impugnação de mandato eletivo) apresentada pelo PSDB em janeiro contra a chapa Dilma-Temer deveria ser levada adiante, a ministra que relatava o caso decidiu abrir mão da ação porque votou a favor do arquivamento.

Além da definição sobre o novo relator, o TSE também deve deliberar sobre unificar as demais ações apresentadas pelo PSDB sob a mesma relatoria.

“Em conversas reservadas, o presidente do TSE, José Dias Toffoli, tem afirmado que o processo de investigação deve durar entre dois e três meses. O prazo, entretanto, é visto como otimista pelo governo”, publicou o Painel.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nenhuma, mas vamos convir que a incompetência

      política (e o cargo de presidente da república é uma cargo político) da Sr Dilma Roussef ajuda bastante neste enredo grotesco.

      1. Infelizmente, não acredito

        Infelizmente, não acredito mais na inocência deste tipo de comentário. Acredito que ele também obedece ao script. Em lugar de trazer o ânimo para lutar pela democracia, traz o desânimo e pretebde por o país nas mãos de Aécio Neves.

  1. É coisa de louco! Estão

    É coisa de louco! Estão tentando dois caminhos pro impeachment = 1) contas do TCU  2) impugnação da chapa. Só que o plano 2 , além de ter que abater o Temer ( e é claro que ele brincou quando disse que, se fosse cassado, voltaria feliz pra casa ), o Brasil ficaria 90 dias tendo como presidente da república um cara com contas na suíça, o Eduardo Cunha. Então o caminho que oposição vão tentar é o das contas. Até porque, tirando o Aécio, na oposição ninguém quer pegar esse abacaxi que o país está. Melhor Temer levar o barco até 2018 e parte-se pra guerra de novo nas eleições. E, pra variar, essa tentativa do governo de tirar o Nardes foi de uma burrice total. Gastou energia à toa e o tornou vítima. Dilma e seus conselheiros precisam ler Maquiavel e Baltazar Gracian (rs). Quero que Dilma fique até o fim, mas que esses 3 anos e 3 meses serão muitos turbulentos. 

  2. Dane-se a existência ou não

    Dane-se a existência ou não do crime que justificaria o impeachment. Uma vez que os bandidos de direita cometam seu crime, eles tratarão de organizar a situação para manterem o poder, independente do que vier a acontecer. Mas não há com se preocupar, porque eles imediatamente terão o “governo provisório” reconhecido pelos chefes da América do Norte. Por isso tenho dito que pouca importam estas analises dizendo se há ou não base legal para  impeachment. É assim que funcionam as coisas em repúblicas de bananas, mesmo as grandes, como a nossa. É perda de tempo confiar-se nas leis porque temos visto que “isto não vem ao caso”. Acorda, esquerda!

  3. Hahahahaha
    Prá mim já

    Hahahahaha

    Prá mim já deu.

    Essa história de golpe e impeachment  tramada pelos corruptos mais politicos do Brasil já é uma piada sem graça.

    Serve apenas para abastecer manchetes de jornais e portais de internet que quase ninguém mais lê.

    2018 é logo aí.

     

  4. A folha tenta emplacar mais

    A folha tenta emplacar mais um golpe de estado no país, desta vez, um golpe paraguaio.

    A notícia é um misto de simploriedade e desejo porque se o PMDB quiser não vai ter virada de mesa nenhuma já que o partido tem uma grande bancada e pode fazer ou barrar muita coisa.

    Tá difícil aguentar esse teatro tendo como atores principais Augusto Nardes, Gilmar Mendes e Eduardo Cunha.

     

  5. Para quedas

    Uma ação cujas provas resumem-se a um sem número de recortes de jornal. Vai derrubar a presidente. E não há nada que possamos fazer. Certo?

  6. Chega de dar ouvidos a tanta intriga e picuinhas grotescas!

    Não vai ter golpe. O que há é uma tentativa de gerar instabilidade política através de intrigas palacianas cada vez mais escancaradas e grotescas.

    O governo tem que se aproximar do povo, dos trabalhadores e dos movimentos sociais, é isso que vai desbancar toda essa patacoada. Se tentarem consumar o golpe será o povo, os trabalhadores e a sociedade como um todo que irá dar a resposta adequada aos golpistas, garantindo a democracia.

    Chega de tanta intriga e picuinha, isso está mais grotesco que “O Processo” de Kafka.

    Se tiverem coragem que dêem o golpe, quem vai perder são eles e vão perder tudo.

    1.  
      Caro Ruy. Temos que nos

       

      Caro Ruy. Temos que nos preparar para o pior, e nos organizarmos. Os Tribunais no Brasil não precisam de provas. Eles condenam sem provas Já vimos essa novela antes. A hegemonia conservadora blindou os tribunais para fazer qualquer barbaridade que bem entenderem. Se a falta de provas fosse relevante, não teriam aceito a denuncia. Mas aceitaram e vão “investigar”. Pode apostar. A sentença já esta lavrada. Se prepare para as barricadas por que o golpe paraguaio já esta a caminho … 

    2. Peão do centro

      Acho que essa disputa pelo “peão do centro” do tabuleiro ainda vai durar, Ruy.

      Mais adiante virá ainda a votação do Orçamento….

      A oposição e a imprensa vão ficar nessa mesma escrotidão cínica; o Supremo nessa mesma palermice; o governo sem dar um pio; enquanto a lava jato parece ter perdido um pouco do folego…

      A chacrinha no Congresso e no TSE vai ser a tônica enquanto todos esperam por um “fato novo”.

      Preocupados com “fundamento jurídico” é óbvio que esses golpistas cínicos não estão. Sabemos que “técnica” é um “discurso legitimador”, jogo de cena pra ludibriar os setores da tolice diplomada (incluindo aí grupos do governo). Por isso é bom não relaxar, pois um estopim qualquer pode deflagrar o “triunfo da vontade” a ser disparado por um vaca fardada qualquer. Afinal, sabemos, no passado recente chegaram até a declarar o cargo de presidente vago!

      Enfim, haja paciência pra acompanhar esse governo mudo. Misturando xadrez com futebol, é chato demais assistir a uma partida em que só um lado joga (e apita). O Flamengo tem um meio de campo que não arma nem desarma, mas pelo menos tem alguns contrataques.

  7. Bom dia Brasil

    Caramba, antes lia tudo o que o Blog publicava. Agora, tem cada coisa saindo por aqui que tá parecendo mais o Bom Dia Brasil. #blogdadepressao.

    1. O blog está estranho.
      Eu

      O blog está estranho.

      Eu também costumava ler quase tudo o que era publicado por aqui. Agora, pululam meras repercussões da velha mídia.

      O que passa?

      Será que tais notícias são divulgadas aqui para que haja nosso contraponto? Ou será uma guinada do blog?

  8. Essa é mais uma ‘notícia’ do

    Essa é mais uma ‘notícia’ do jornalismo golpista ou, para ser mais condescendente, de ‘torcida’. O pior é que o diário paulista, o mesmo que emprestava viaturas aos agentes da repressão durante a ditadura, não se envergonha de publicar matérias como esta. Os editores do GGN, ao reproduzi-las, parecem já saber qual será o teor dos comentários dos leitores. 

    A oposição é tão vil e incompetente que nem na campanha nem agora – depois da crise política provocada pelas manobras golpistas no tapetão – apresenta um programa alternativo para o País. Talvez seja pelo simples fato de que se disserem o que vão fazer, jamais retornem ao poder por meio do voto popular. A PF, o MP, o PJ e o PL (comandado por Eduardo Cunha e Renan Calheiros) estão envidando esforços para concretizar o golpe, dando-lhe ares de ‘legalidade’ e ‘constitucionalidade”; mas está difícil.

  9. CF, art. 14:10

    O prazo do TSE era de 15 anos apos a diplomação. Quanto ao TCU ate parece o conselho fiscal do predio onde moro. Muito barulho para nada. Mas e isso que esses caras querem “barulho”. 

     

     

    CAPÍTULO IV
    DOS DIREITOS POLÍTICOS

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    § 10 – O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

     

  10. Realmente é o que mídia quer ( acho fofoca ) …porém…

     não podemos descartar que essa é a vocação natural do PMDB, que aliás deveria mudar o nome para PMCB – Partido dos Cupins do Brasil , com bina mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador