Obscurantismo e bons negócios: o combo bolsonarista na educação paulista, por Luis Felipe Miguel

O secretário Feder é acionista da empresa que tem contratos milionários com sua própria Secretaria, para fornecimento de equipamentos de informática.

A dupla dinâmica das medidas irregulares do governo de São Paulo: Tarcísio e seu secretário de Educação, Renato Feder. Foto: Ascom/Governo de São Paulo

Obscurantismo e bons negócios: o combo bolsonarista na educação paulista

por Luis Felipe Miguel

O governo de São Paulo decidiu que o estado não vai participar do programa nacional de distribuição de livro didáticos. Vai elaborar material próprio que será disponibilizado aos estudantes em formato digital.

É de se questionar o que será o conteúdo especial que chegará às escolas paulistas. A ditadura militar como período de paz e prosperidade? Nazismo de esquerda? Criacionismo? Terra plana?

Não é só o risco de contaminação do material didático pelo negacionismo científico que caracteriza a extrema-direita. Há também o fato de que todas as pesquisas mostram que os estudantes absorvem melhor os conteúdos quando leem em livros físicos.

E o acesso dos estudantes aos equipamentos necessários?

Serão distribuídos pela Secretaria da Educação. Aí está o pulo do gato. O secretário Renato Feder é acionista da empresa que tem contratos milionários com sua própria Secretaria, para fornecimento de equipamentos de informática.

O Ministério Público está investigando “conflito de interesses”, nome bonito para uma roubalheira deslavada.

Pressionado, o governo admitiu que pode imprimir as apostilas para estudantes com dificuldade de acesso ao digital.

A impressão é mais cara e produz um material de menor qualidade do que o livro, sem manter qualquer das vantagens tecnológicas alardeadas com a migração para o digital. Se o livro digital pode simplesmente ser substituído por sua versão impressa, o que justifica a troca?

E onde estão as impressoras, nas escolas, para fazer o serviço? Quem sabe um aditivo no contrato com a Multilaser – a empresa de Feder – resolve a parada…

Ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação anunciou que, no concurso para contratação de novos professores, os candidatos serão avaliados por um vídeo de 5 a 7 minutos, que cada um deve gravar.

A performance de influencer vale o dobro do que valem títulos de pós-graduação ou experiência anterior em sala de aula.

Está claro o projeto de fechar escolas em favor do ensino à distância. Uma política que não apenas reduz a qualidade do ensino, mas penaliza fortemente os mais pobres – que carecem dos equipamentos e não têm com que deixar os filhos. E empurra os remediados para o mercado da educação privada.

A política da Secretaria de Educação de São Paulo é destruir a escola pública. Aí também há espaço para bons negócios.

O bolsonarismo, do qual Tarcísio é a versão 2.0, é isso. Uma forma de extremismo que sempre acaba colocando um Rolex no pulso de seus líderes.

Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da UnB. Autor, entre outros livros, de O colapso da democracia no Brasil (Expressão Popular).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Luis Felipe Miguel

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu não confio no governador ou qualquer pessoa que promova o corte de livros didáticos em escolas públicas e particulares, seja qual for a razão alegada.
    O grau da responsabilidade que pesará sobre ele, sobre o tamanho da tragédia educacional e cultural que atingirá a alunos e alunas, professores e professoras.
    Esse cara não pode ter todo esse poder nas mãos e alguém tem que puni-lo severamente por tanta maldade e ousadia.
    Que seja contabilizado, investigado e conferido o total em dinheiro envolvido, em se realizando esse descalabro.
    Que se contabilize, que se investigue e que se confira tudo que for contratado em substituição ao descalabro, que me desperta muitas suspeitas.
    Pela reportagem, eu entendo a coisa vai feder para estudantes e docentes. Porém, deverá perfumar ambientes e gabinetes da educação Tupiniquim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador