Os destinos de Loures e de Cunha em tempos de delação, por J. Carlos de Assis

Os destinos de Loures e de Cunha em tempos de delação

por J. Carlos de Assis

Loures provavelmente não fará delação premiada. É uma personalidade subalterna, grato pela confiança que lhe deu durante anos seu patrão Michel Temer, portanto consumido pela tensão entre as pressões da família, que o quer ver solto o quanto antes, e a lealdade ao chefe, que o quer calado. Ingênuo como parece ser, acabará pendendo para a lealdade, não obstante a perda de  oportunidade que não se repetirá. É que o destino de Temer será definido sem sua participação.

Cunha provavelmente fará delação premiada. Não tem nenhum caráter. Sua lealdade é consigo mesmo na condição de uma dos maiores ladravazes da República, manipulador de cargos públicos, de emendas parlamentares e de contratos oficiais em benefício próprio. Comprou quase uma centena de parlamentares na Câmara para por em marcha um processo de impeachment ilegítimo, sem qualquer justificativa e sem qualquer escrúpulo político. Não tem lealdade a ninguém; tem clientela.

Foi um dos políticos sujos brasileiros que mais contribuiu para o aprofundamento da crise econômica e para o caos político em que estamos vivendo. Seu rosto e seus trejeitos denunciam, na aparência, o crápula que é. Não conheço na história da República nenhum personagem que tenha contribuição maior para a decadência política brasileira. Agiu como um mercador de votos para dar suporte ao assalto aos cofres públicos para si e para seus comparsas.

Estranhamente no nosso mercado de delações, Cunha muito provavelmente se sairá melhor que Loures. Este é simplesmente um idiota. Levou uma mala de dinheiro que não lhe pertencia. Já Cunha se apropriou pessoalmente de milhões de reais em dinheiro público. Se Loures fosse esperto, mandava às favas a lealdade e entregava Temer. Se não fizer de nada valerá seu depoimento posterior, com ou sem delação, com ou sem Temer. Entretanto, se não for pela família, certamente permanecerá calado.

Já Cunha tem na ponta da caneta a espada da vingança em relação a desafetos de sua própria laia. Eles que se entendam.  Se a cabeça de Rodrigo Maia valer alguns anos a menos para a cadeia de Cunha, que desçam dos céus os anjos vingadores. Cunha e Maia se valem. Não tem nem mesmo o princípio de lealdade da máfia. Mesmo que não apodreçam na cadeia, inevitavelmente sofrerão a prisão perpétua da eterna desonra e do definitivo asilo da política.

Ocorre-me, porém, que dados os procedimentos da Procuradoria Geral da República, Loures já tenha prestado sua delação. A Procuradoria costuma guardar na gaveta por alguns dias e mesmo meses delações premiadas, a fim de explorar o impacto de sua publicidade. Da forma  como saiu da cadeia, Loures, o mais abatido dos presos que lá estiveram, tinha a expressão da suprema humilhação. Dificilmente diria que é um bandido. Ao contrário, é um pai de família manipulado por Temer. Se for assim, Temer está com os dias contados.

 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francamente…

    E Temer lá precisa de novas delações premiadas para ser preso? Alguém, em sã consciência, pode legar à sério o que Cunha delatar se o alvo da delação não for ele próprio? Continuamos achando que nossas Instituições continuam em busca de provas para prender esse ou aquele… No caso dos Golpistas acusados, elas já existem aos borbotões. O problema são, justamente, as tais Instituições…

  2. A delação do ex-ocupante da

    A delação do ex-ocupante da cadeira de presidente da Câmara pode até ocorrer mas não acredito nisso. Se vier a ocorrer,dificilmente o autor da delação escapará do efeito bumerangue.

    Como bem descrito no post,a figura comprou mais de 100 deputados,apropriou-se de dinheiro público,enfim,tem muito a perder a não ser que a rapaziada encarregada das delações conceda o perdão supremo como fizeram com o sujeito da carne.

    Também não acredito que o estafeta do mordomo do planalto seja um pais de família. Não sei se essa gente sequer sabe o que é família.É mais um oportunista que para chupar um picolé não incomoda-se em levar a geladeira toda para seu chefe.

    Esta história de delação somoente acabará quando o objetivo maior estiver concluído: Acabar com o país (e nós que ingenuamente achávamos que era prender o presidente Lula).

  3. Classificação do Meliante.

    Vamos a um breve sumário das singelas qualificações do Mega Meliante, trazidas no post:

    “Já Cunha se apropriou pessoalmente de milhões de reais em dinheiro público.”

    (…)

    “Cunha e Maia se valem. Não tem nem mesmo o princípio de lealdade da máfia. Mesmo que não apodreçam na cadeia, inevitavelmente sofrerão a prisão perpétua da eterna desonra e do definitivo asilo da política.”

    Tem mais. O delinquente carrega uma capivara de 22 processos devidamente represados nas casas de tolerância do judiciário. Apenas mais um dos espécimes da imensa fauna de bandidos cultivados durante décadas nas estufas dessas casas.

    https://jornalggn.com.br/blog/as-acoes-que-correm-contra-eduardo-cunha

    Esse foi o cara eleito pelo STF, PGR e República de Curitiba para ser preservado e protegido até que cumprisse a missão suicida que lhe fora confiada pelos seus patrões. Escolha entre amigos e semelhantes.

     

     

     

     

     

     

     

     

  4. Análise inteligente

    Mais de uma vez critiquei o Prof. José Carlos de Assis, sobretudo quando ele quis contemporizar com alguns dos representantes a velha (corrupta e canalha) política brasileira, objeto de contundente crítica neste artigo. Mas neste artigo, de forma clara, contundente e objetiva, ele vai direto ao ponto: Eduardo Cunha – dentre os canalhas que ocuparam e ocupam o proscênio político – é o pior de todos; EC não tem qualquer escrúpulo; ele é um gângster, sem nenhum caráter ou ética. Como mostrado aqui, e evidente para quem conhece a ficha corrida desse bandido, é capaz não apenas de atos de vingança, mas faz coações e ameaças aos que se aliam a ele, tornando-se cúmplices ou reféns. 

    José Carlos de Assis não cita, mas não  custa lembrar o que relatou Fausto Pinato, aquele deputado que presidia o “Conselho de Ética” da Câmara, que disse ter sido sofrido ameaças (não só ele, mas outras pessoas da família), caso desse parecer favorável à cassação do mandato do então presidente da Câmara. Fato é que Pinato deixou não só a presidência como aquele ‘Conselho de Ética’. Curiosamente NENHUM veículo de mídia – golpista ou alternativa – se interessou em esclarecer, investigar e aprofundar as declarações e denúncias feitas por Fausto Pinato.

    Eduaro Cunha tentou chantagear e fez ameaças aos deputados petistas, para que não votassem pela cassação dele no “Conselho de Ética”; como o partido não cedeu a essas ameaças e chantagens, EC aceitou em seguida um fajuto e fraudulento pedido de impeachment contra a Presidenta Dilma Rousseff. O resto da história é bem conhecido e dispensa comentários.

    Faltou ao Professor José Carlos de Assis mostrar que o verdadeiro chefe de quadrilha ou organizaçao criminosa não é Michel Temer, mas o próprio Eduardo Cunha.

  5. “Cunha provavelmente fará delação premiada. “

    Kunha é dos poucos da quadrilha que sabe analizar o custo benefício.

    A outra quadrilha que o tem à ferros sabe onde o seu calo aperta: mulher e filha. E patrimônio.

    Por conta disso, no céu ele entrega São Pedro e no inferno denuncia o diabo!

    [video:https://youtu.be/9LZZ6dbyZmw%5D

  6. E quem disse que a procuradoria quer estas delações.

    Com certeza delações são apenas mercadoria de poder. No momento a briga interna dentro das fileiras do golpe, está tão intensa, que  gera uma nuvem de fumaça deixando tudo enevoado. Não há nestes dias turbulentos nada que não se esfumace no próximo momento. Diziam que a delação da Oderbrecht seria a delação do fim do mundo. Não foi.  A da JBS, fez um estrago maior. Mas pelo andar da carruagem, Mellos e Gilmar  fizeram um Moro silenciar e Temer será apenas uma questão de negociação. Mas Moro espera apenas o momento mais midiático e ou conveniente para condenar Lula, mesmo depois de contradito pelo caso Vaccari. Mas a justiça que inocenta Vaccari, o mantem preso, assim como a Palocci. Enquanto as delações não conseguem voltar o foco para o alvo, Lula, Mello restitui em nome da justiça e da harmonia entre os poderes,  o cargo  a Aécio. Que mesmo depois de tantas delações continua livre e solto. Porém a delação na imprensa é aquela em que Joesley disse que uma conta sua, uma que até repatriou não era dele era de Lula e Dilma, assim como um certo triplex que  sequer era de quem doou, afinal, já estava penhorado. Portanto o que mais o Cunha pode dizer. Obviamente depois de tudo que sabemos sobre os homens do presidente,, e sobre o presidente, não há mais nada o que saber. Mas nesta semana, quando o golpe em cima do golpe for dado. Quando um honesto e probo Jereissati, finalmente anunciar o fim de Temer, Maia se tornará o alvo para alguns, afinal todos vão querê-lo nas mãos, e da delação de Cunha a mídia vai querer apenas aquilo que ele com certeza vai falar contra Lula e PT.  Enquanto alguns vão incensar a insensatez,de um Maia como presidente, outros vão se municiar para exigir dele tudo que puderem deste final de festa, para finalmente darem o golpe contra os trabalhadores. Todos pela reforma. Afinal o custo da reforma foi a destruição economica do país, e das nossas instituições, mas os bancos e o capital financeiro, vão bem obrigado e o capital dito produtivo, está a venda para algum americano ou chinês.

  7. Cunha ficará como delator-coringa. Assim como está M.Odebrecht

    É o cúmulo do atrevimento:

    “DEMOCRACIA” À IRANIANA (!): O “BENEPLÁCITO” DOS PROCURADORES A RODRIGO MAIA

    Por Romulus

    Com uma mensagem aparentemente “contraditória” – (1) “Maia está livre de Cunha e da JBS”, mas (2) “está ~pendurado~ na Odebrecht” – os Procuradores dizem simplesmente que estão dispostos a sair do modo “guerra total”/ “tudo ou nada” em que se encontram.

    “Muito nobres”, resolvem fazer o primeiro gesto e propõem o armistício!

    A sequência lógica é que…

    – Deixam desde já o “convite” – na verdade, ~intimação~… – para… hmmm… “novas conversas”…

    – Já com o ~novo~ governo!

    Tomem nota:

    – Testemunhamos aqui o test drive da “democracia” (aspas!) à Iraniana no Brasil.

    Em que…

    – Cabe a Procuradores, em concurso com o Judiciário – e a Mídia!, dar o beneplácito a candidatos a candidatos à Presidência (!)

    Bem…

    Dar o beneplácito ou…

    – … vetar, né??

     

    LEIA MAIS »

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador