Paulista, Temer diz que quer ser o maior presidente nordestino do Brasil

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Michel Temer nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Tietê, em 1940. Mas em discurso no município de Maceió, nesta terça-feira (27), disse que gostaria de ser lembrado como “o maior presidente nordestino que passou pelo Brasil”. 
 
A declaração do presidente ocorreu durante o anúncio de R$ 755 milhões em investimentos para a construção de 133 mil cisternas, microaçudes e programas de acesso à água em estados que sofrem com a seca, uma continuidade dos investimentos e projetos de governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
 
Ignorando que os programas partiram dos governos anteriores com os quais Temer rompeu a aliança do PMDB, ainda tentou adotar discurso de empatia com os nordestinos. “Vocês já ouviram aqui um grande relato de tudo que o governo federal está fazendo no Nordeste. Naturalmente tudo isso passa pela minha mesa”, disse.
 
“É que eu tenho um objetivo e um sonho: que ao final do meu mandato, embora sendo eu de São Paulo, vocês possam dizer ‘esse foi o maior presidente nordestino que passou pelo Brasil’”, completou.
 
 
Michel Temer também anunciou o repasse da repatriação de recursos do exterior para a região nordeste. A medida ocorre após polêmica do pacote de austeridade do Ministério da Fazenda, exigindo que a região reduzisse gastos para poder ficar com R$ 5 bilhões de multas do programa de repatriação.
 
Na última semana de novembro, os governadores da região não concordaram com o acordo de ajuste fiscal exigido pelo governo federal e decidiram manter ações contra a União no Supremo Tribunal Federal (STF) para receber os valores a que os estados têm direito.
 
Como de praxe das suas políticas, Temer tenta amenizar mostrando-se conciliador: “Tenho uma boa notícia: temos novo projeto de repatriação. É uma segunda chamada para aqueles que não trouxeram, para que possam fazê-lo agora. Nessa segunda chamada já estamos introduzindo a obrigação que não só no imposto mas na multa haja divisão com estados e municípios”, disse em Maceió.
 
Também mencionou a transposição do Rio São Francisco, acelerados pelos governos Lula e Dilma, para dizer que será seu mérito a inauguração de trechos das obras. “Meu sonho é que até final do meu mandato o Eixo Norte e outras obras sejam inauguradas. Se isso acontecer, vou dizer: fiz um bom governo”, afirmou.
 
Com informações da Agência Brasil
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembrança antiga

    Me faz lembrar o belíssimo ministro Mario Andreazza com seu caminhão de arroz pelos sertões do nordeste (Pernambuco) a fazer discursos contra a fome. Faz tanto tempo (anos 80?) mas foi tão , digamos, eloquente e indecente, que não deu pra esquecer.

    Só que de bonito o mordomo presidente desinterino  só tem a mulher.

    E de bom só deve ter o cartão de crédito.

    Rendamos, entretanto a justa homenagem à sua coerência.

    Já que usurpou o poder não poderia deixar de usurpar o crédito pelas obras alheias. 

  2. Temer diz que quer ser o maior presidente nordestino do Brasil

    Primeiro ele vai ter que ser candidato a Presidência da Republica e depois ganhar as eleições.

    Será que este GOLPISTA totalmente INCOMPETENTE acha mesmo que ele é o PRESIDENTE do BRASIL, será?

     

    O TEME quem senta nesta cadeira atravéz de um GOLPE não é nada mais ou nada menos que o chefinho da MILICIA GOLPISTA, acorda velho.

     

     

  3. Canalha, golpista, traíra,

    Canalha, golpista, traíra, usurpador, corrupto, vagabundo, mentiroso e sacana.

    Aguardando ansiosamente pelo fim do seu “mandato” para ver vc sem foro privilegiado ficar juntinho do Cunha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador