Realidade ou Delírio: será que estamos num hospício?, por Frederico Firmo

Por Frederico Firmo

Se dissessem que nossas vidas seriam geridas por mentiras deslavadas, por destruição total de significados, por inconsistências, incoerências, negações lógicas, inversões da causalidade, por negações de fatos. Se déssemos em nossa vida espaço constante, para que os delírios, de seres delirantes fossem repetidos dia a dia até que nos deixassem em dúvida a realidade. Se dissessem que eu iria ver e ouvir mentiras cínicas e conviveria ao lado de pessoas que não apenas as propagam, mas também as acreditam reais. Se eu convivesse com pessoas dispostas a tudo para destruir um ilusório bicho papão que elas mesmas criaram e que segundo elas existe de fato .

Se eu dissesse que as visões estão tão turvas que dentro do delírio criado, eu posso criar qualquer coisa e terei tanta força que poderei destruir a realidade. Alguém me diria que eu enlouqueci.

Se alguém me dissesse que numa peça jurídica eu veria promotores negarem a existência de fatos documentos de fé publica, e criarem uma acusação , com base em seus próprios delírios. Tudo escrito em papel timbrado . Se me dissessem que um dedo duro qualquer , pressionado e torturado seria premiado com liberdade e dinheiro. Se uma peça literária , que cria personagens , atos, delírios, ilações suspeitas se torna uma peça jurídica. Se esta peça literária se torna pelo chamado jornalismo de fatos, numa prova. E tudo isto feito de forma explícita. Alguém diria que eu enlouqueci.

Quando a palavra cinismo, perde seu significado e se torna algo natural. Quando a incoerência é explicita. Quando manipulação diária quer me fazer acreditar que existe uma causa determinística que faz com que as ações da bolsa subam ou caiam. Quando me mostram gráficos diários, com dados inconsistentes e incoerentes, manipulação de escalas e interpretações ficcionais antes ou depois da previsão meteorológica. Quando agentes de propaganda e marketing se dizem jornalistas. Quando jornalistas praticamente se suicidam moralmente em nossa frente deturpando fatos e dados, cumprindo o papel diário de manter vivo o delírio ,

Quando nossa realidade, isto é, nossas vidas, nossa economia e até nossas relações é governada e dirigida por uma operação quimérica que perpetua o que ela diz que combate, ao deixar claro e explicito em várias manifestações os seus objetivos político midiáticos.

Quando todo dia uma peça literária de péssima qualidade , travestida de delação ou de peça jurídica, tem o poder de abalar a economia, os empregos, as instituições as vidas de cada um de nós, eu concluo que estão transformando meu país num hospício, onde em breve não saberemos mais distinguir entre o que é real ou o que é puro delírio.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assino junto cada palavra de

    Assino junto cada palavra de seu texto simples e lúcido, que nos ajuda a estarmos longe desse Hospício dos hospicios. Viramos o império do nonsense.   Obrigado por trazer palavras que traduzem a muitos de nós!

  2. Geração BBB

    Ponto de apoio: O Golpe é real.

    A Globo acreditando no seu próprio delírio.

    Tenta transformar o Brasil em um grande BBB.

    Não passarão!

    Ou, terão que recuar!!

  3. camisa vermelha

    Cheguei na instituição em que dou aula. Fui abordado por uma aluna que me disse: – Ainda bem que o sr, não veio de camisa vermelha.  O clima tá tenso. 

    A que ponto chegamos?!

     

  4. A mídia porca e golpista
    A mídia porca e golpista deste país tem utilizado-se sobremaneira da neurolinguítica. É esta linguagem que faz os delírios parecerem reais e manipula à vontade a opinião pública mesmo parecendo que não está manipulando.
    Enfim,é mais um golpe desses que não conseguem vencer nas urnas.

  5. È de doer, a cara de

    È de doer, a cara de indignação da Leilane Neubart, ao manipular a noticia. Talvez ela esteja preocupada em perder seu emprego, e o juiz Moro jogando pra plateia, vendo o processo escorregar de suas maos. Noticias de Curitiba dizem que o pedido de prisão de Lula estava pronto na mesa de Sergio Moro. A midia porca e seu juiz transformaram Lula em ladrao.

  6. Lula Ministro pela imprensa em 15,16 e 17/03/2016

    Mario Sergio Conti escreveu na Folha de São Paulo (p. A 5, 15/03/2016): “Como ministro, Lula se livraria de uma eventual prisão em Curitiba. Marisa e seus filhos, não.” O povo brasileiro e a opinião pública internacional iriam aprovar a prisão desta perigosa senhora? No telejornal noturno da Globo do dia 15 Wilian WacK gaguejou e piscou muito ao comentar a possibilidade de Lula ser Ministro. Aécio repetiu que “existem várias Listas de Furnas”. A Polícia Federal já periciou e comprovou a veracidade da verdadeira, mas a investigação foi remetida prá Polícia Civil do Rio de Janeiro!

    Em 16/03 Gilmar Mendes fez comício no STF falando em desfaçatez na nomeação de Lula como Ministro da Casa Civil, sem tipificar o crime cometido. Esse nasceu com o fígado na cabeça. Cadê os apartamentos chiques em Paris e Nova York que outro ex-presidente tem? Fora o presenteado ao filho que nem seria dele nos EUA . Mas estes imóveis foram pagos por poupança de dois professores universitários e dois mandatos nas duas Presidências do FHC, claro! Cadê os dólares na Suíça? Um famigerado Deputado Federal tem só 5 milhões. 

    Os capachos da grande imprensa irão alegar que tinham obrigações contratuais para justificar o triste papel. Outros, como o Boni, vão até contar detalhes da armação. Como disse Lula a Dilma, “faz parte”. O “mercado” passa recados! Putz! O capital internacional não está aguentando adiar mais a volta prá aferir lucros no Brasil. Isto é que determina a urgência desses tresloucados: o tempo trabalha contra eles. 

     

  7. lucidez…
    bravo,

    lucidez…

    bravo, firmo…

    aguenta firme, cara….

    estou contigo e não abro…

    é importanrte, é fundamental que a lucidez sobreviva.

    parafraseandoi o poeta paulo cesar pinjheiro…

     

    antológico esse texto pela síntese humana de toda a nossa indignação sobre o atual momento….

    esse tipo de texto é mais necessário do que muitos pensam, porque nos ajuda

    a caminharmos juntos e saber que não estamos enlouquecidos diane de tanta estuipidez e infamia….

    em suma: é a lucidez que nos encaminha a lutar pela democracia, pela verdade, pela vida…

    se alguins enlouquecem, pode ser lamentável, mas não podemos delirar só porque os outros deliram….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador