Rebelião no Rio Grande do Norte mata ao menos 10 detentos

 
Jornal GGN – No final da tarde deste sábado (14), os detentos da Penitenciária de Alcaçuz, a maior do Rio Grande do Norte, começaram uma rebelião que deixou ao menos 10 mortos, de acordo com o governo do Estado. 
 
O motim começou por volta das 17h no horário local, motivada por uma briga nos pavilhões 4 e 5 entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Sindicato do Crime. O governo afirma que não houve fugas. 

 
Segundo a PM, foi enviado um “grande efetivo” ao local, com tropas do choque e do Bope. Localizada a 25 quilômetros de Natal, a penitenciária tem capacidade para 620 presos, mas atualmente tem 1083 detentos. De acordo com a Folha de S. Paulo, há relatos de presos decapitados. 
 
O Ministério da Justiça disse que o ministro Alexandre de Moraes acompanha a situação e que o governo do Rio Grande do Norte não havia solicitado ajuda. 
 
As 10 mortes em Alcaçuz se somam ao massacre ocorrido no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), onde morreram 56 pessoas e aos 33 presos mortos na maior prisão de Roraima, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima. 
 
Ao todo, o país já registra 116 casos de assassinatos em presídios somente nas duas primeiras semanas do ano. 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A crise feita e enfeitada

    A crise feita e enfeitada pelo governo Temer se alastra por todos os cantos, e frestas. É como se estivéssemos vivendo uma terra arrazada mesmo.

    Obviamente não se pode apenas culpar o novo governo por esses tristes episódios, se o brasil vive, de há muito, um sistema carcomido de segurança, por incompetência dos governantes todos eles, incluindo Lula e Dilma, e de certa forma por uma preguiça, e neglicência da Justiça brasileira, na medida em que o que hoje propõe Carmem Lúcia, na presidência do STF, já poderia ter feito lá atrás, ela ou qualquer um que se sente naquelas cadeiras alcochoadas e confortáveis do Pelnário da mais alta Corte. 

    Nada de novidade nisso tudo que estamos assitindo, tão pouco pode-se consierar algo impensável, se Brasil afora o que vimos assistindo, inclusive por meio desses progrmas policiais. São presídios entupidos de gente sem as mínimas condições de higiene, de sobrevivência, ao ponto de em muitos deles ter-se observado e noticiado que alguns foram assassinados apenas para diminuir a quantidade, o número de presos. São fatos gravíssimos esses de uma facção matar e esquartejar alguns de outra facção, mas fatos velhos, antigos demais, e todos previstos. 

    Assim que vi aqueles homens saindo em fila para subirem num avião que os traria para Alcaçus, senti que coisa boa não aconteceria. Se eu previ esse massacre, por que os encarregados da segurança não previram também?

    Os governos, todos eles, estão feito tontos, tentando matar a onça com cosquinhas. 

    Agora, ante tais tragédias, ou essas autoridades tomam medidas certas, e pra valer, ou a gente vai ter que se contentar em ver nosso País cada vez mais achincalhado pela imprensa estrangeira. 

  2. 12:55 horário local.
    A notícia que corre aqui em Natal é a de que os mortos estão em torno de 30. Comboio de ambulâncias e camburões da Polícia circulam com cirenes ligadas provenientes de Alcaçuz.

  3. Inobstante mais um acidente pavoroso, está tudo sob controle

    É só mais um acidente pavoroso mas que não deve preocupar a sociedade, pois está tudo sob controle.

    Como diria o Anarquista Sério, a morte não é a perda maior, a perda maior é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.

    O valor da vida já morreu dentro do Anarquista Sério enquanto ele ainda está vivo. Mas você pensa que ele quer morrer, nada obstante a morte não seja a perda maior?

    Quer é bufa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador