Sabesp tira mais água do que deveria de represa poluída para dar conta da demanda

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) desrespeita, desde janeiro, as normas criadas com ajuda do próprio governo Geraldo Alckmin (PSDB) e capta da represa Billings – cuja boa parte de seu corpo é poluída devido ao à reversão dos rios Pinheiros e Tietê em caso de enchentes – mais água do que deveria para dar conta da demanda da parte de São Paulo abastecida pelo Sistema Guarapiranga.

Segundo reportagem da Folha desta quinta (12), “portaria estadual impõe limite de 2.190 litros de água por segundo na média anual que a Sabesp pode retirar da Billings para transferir ao sistema Guarapiranga, que abastece mais de 5 milhões de pessoas. Mas, desde janeiro, a empresa tem captado 40% a mais – em torno de 3.800 litros de água por segundo”, o suficiente para servir 500 mil pessoas.

O descumprimento da regra põe em risco a qualidade do serviço prestado pela Sabesp, justamente porque parte do corpo poluído da Billings pode parar no Guarapiranga. O Sistema abastece bairros das zonas sul, oeste e centro, abraçando demanda que surgiu após o colapso do Sistema Cantareira. Com o uso da Billings acima do limite, o Guarapiranga conseguiu atingir 85,9% de sua capacidade – contra 13,3% do Cantareira.

Desde que a crise de água tornou-se o principal desafio do governo Alckmin, a Billings tem sido apontada pelo tucano como a menina dos olhos para sair da situação de risco de racionamento. A Sabesp correu com obra para transferir águas da represa situada majoritariamente no ABC Paulista para outros sistemas, e a iniciativa foi criticada por especialistas em gestão ambiental, uma vez que Alckmin usa a Billings ao sabor da crise.

O governo do Estado conhece o potencial de produção de água da Billings há décadas, mas nunca investiu na despoluição das águas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O feito de Moisés X

    O feito de Moisés X Alckmim

    Então ontem foi o grande dia da novena, digo, novela da Record, em que Moisés abriu o Mar Vermelho para a passagem do seu povo que fugia do Egito em direção a “Terra Prometida” e isso é tido como um grande milagre desse profeta, uma proeza aos seus olhos.

    De certo ele nunca tinha ouvido falar num certo Alckmim, profeta maior do Tucanistão, que num passe de mágica secou o Cantareira, reservatório de água muito maior que o Mar vermelho e fez com que seu povo tomasse a água morta e podre da mesma, sendo então eleito governante por todas as aldeias desse povoado, sob o olhar silente de todos os meios de comunicação da época, da folha, da veja, estadão…O teu feito Moisés é café pequeno perto do dele, pois abrir um mar é fácil, quero ver secá-lo como fez o Geraldo. 
    Ramsés perto do Geraldo é santo.
    Em fim… aprenda Moisés, quem tem o controle da mídia(informação) tem o contole de tudo.

    Edivaldo Dias de Oliveira

     

  2. Os mananciais vem sendo

    Os mananciais vem sendo extinguidos a décadas, parece que nimguém percebeu que estas empresas foram privatizadas e ganham dinheiro com a falta do produto, como qualquer outro produto valioso no mercado! OU seja, quanto menor o volume deste produto primordial para a vida, maior o preço e maior o lucro na balança! Estão querendo transformar no outro azul, como diziam! Não fazem isso só aqui no Brasil, mas pelo mundo todo e o partido do PSDB provalvemente tem muitos dos seus políticos lucrando com isso tudo! Como também lucracaram com todas as privatizações dos recursos brasileiros. Só falta saúde e educação como fizeram o empresariado nos EUA.

  3. E nao se esquecam:  doencas

    E nao se esquecam:  doencas raras e esquizitissimas.  A nivel de epidemia.  Sem contar com os defeitos de nascimento.

  4. Continuem votando no Führer

    Continuem votando no Führer do Tucanistão, paulistas. Vocês merecem água racionada e contaminada, polícia assassina e fascista, escolas fechadas, roubalheira engavetada, e por aí vai….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador