Suborno e sigilo: as vantagens comparativas das petrolíferas dos EUA, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Suborno e sigilo: as vantagens comparativas das petrolíferas dos EUA

por Fábio de Oliveira Ribeiro 

Uma das coisas mais estúpidas que ocorreu nos últimos anos foi o acordo entre MPF/Sérgio Moro e os EUA. Através deste acordo – cuja validade é questionável, pois não seguiu as vias administrativas normais do Itamaraty e do Ministério da Justiça – as autoridades brasileiras se comprometeram a fornecer informações sensíveis e até sigilosas da Petrobras às autoridades norte-americanas. Nenhuma contra partida foi exigida.

As informações fornecidas por brasileiros estão causou danos patrimoniais imensos à Petrobras. A companhia sofre ações bilionárias que não teriam sido ajuizadas sem a ajuda do MPF e de Sérgio Moro. Os promotores e o juiz da Lava Jato irão indenizar os prejuízos que causaram à companhia?

Ontem o presidente Trump assinou uma Lei garantindo sigilo total das atividades empresariais e financeiras das petrolíferas norte-americanas fora dos EUA. As relações perigosas entre José Serra e a Chevron são conhecidas, mas não foram profundamente investigadas.

Em razão da nova Lei assinada por Trump, doravante ninguém do MPF e da Justiça Federal poderá obter nos EUA qualquer documento comprovante que autoridades brasileiras foram subornadas para ajudar os norte-americanos a destruir a Petrobras. Esta foi a contrapartida exigida pelo MPF/Sérgio Moro para ajudar o Tio Sam?

Suborno e sigilo. É assim que as concorrentes da Petrobras operam. Mas o MPF/Sérgio Moro fizeram a Petrobras operar de maneira diferente. O que é bom para os norte-americanos não é bom para os brasileiros?

Em nome da ética as autoridades brasileiras ajudaram as empresas norte-americanas. Em troca os norte-americanos se tornaram mais antiéticos. Curiosamente, nenhum membro do MPF, da Justiça Federal, do Ministério da Justiça ou do Itamaraty criticou a nova vantagem comparativa das concorrentes da Petrobras. Silencio absoluto e obsequioso na imprensa brasileira.

Fábio de Oliveira Ribeiro

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ESSE MORO É UM CANALHA

    ESSE MORO , GOVERNO,  STF E CIA LTDA SÃO TOOS CANALHAS. NUNCA EM TODA HISTÓRIA DESSE PAÍS NUNCA HOUVE UMA JUSTIÇA TÃO IMUNDA , UM GOVERNO QUADRILHEIRO COMO ESSE. SOMENTE TODO POVO  INDO PARA RUA COM FORÇA E CORAGEM PODERÁ ENFRAQUECER ESSE GOVERNO E ESSA DESCARADA FALTA DE VERGONHA DO JUDICIÁRIO.

    NÃO É PARA SOMENTE GRITAR CONTRA A PREVIDÊNCIA, REFORMA TRABALHISTA, MAS METER A BOCA PRINCIPALMENTE CONTRA O STF, TSE. NÃO SERÁ VERGONHA PARA AQUELES QUE APOIARAM A SAÍDA DA DILMA, PORQUE TODOS QUE ESTAVAM ALI FORAM ENGANADOS E VIRARAM VÍTIMA DESSE GOVERNO SEM ESCRÚPULOS, DESSA JUSTIÇA NOJENTA QUE ANDA DE ACORDO COM A MÍDIA.

    O POVO PRECISA EXIGIR OUTRO JUIZ NA LAVA JATO, FERRAR ESSE GOVERNO, DAR UMA FORÇA AOS MILITARES DESDE QUE SUAS ESPOSAS ESTEJAM JUNTO COM O POVO GRITANDO FORA TEMER, PEDINDO OUTRO JUIZ NA LAVA – JATO, DIZENDO FORA MORO, PEDINO UMA ATITUDE MAIS DURA PARA MINISTRA PRESIDENTE CARMEN LÚCIA, GRITANDO FORA GILMAR E ETC.ETC. ETC.ETC.

     

    1. Prezado, não vejo a menor
      Prezado, não vejo a menor possibilidade de o povo rebelar-se contra esses bandidos que assaltaram o governo.
      Não temos um Lott nos dias de hoje.

  2. Discordo de uma frase: “Em

    Discordo de uma frase: “Em nome da ética as autoridades brasileiras ajudaram as empresas norte-americanas.” 

    Não, não foi em nome da ética. Sabemos que a Petrobras vem sendo espionada pelos americanos, chegou a ter seus documentos roubados, isto antes do Moro ter recebido orientação-preparação dos próprios americanos, no consulado dos US no Rio de Janeiro, em 2009, para ajudar a ser cumprida a promessa feita, dizem que por Serra, de abrir o pré-sal para a Exxon, Shell, etc. 

    Portanto o correto seria dizer que para cumprir um acordo prévio as autoridades brasileiras ajudaram as empresas norte-americanas. Tudo muito distante do que pode ser chamado de ética.

    1. “Em nome da ética as
      “Em nome da ética as autoridades brasileiras ajudaram as empresas norte-americanas.” Esta frase pode ser entendida de outra maneira, pois há sempre um abismo entre o discurso e aquilo que ele pode estar querendo esconder.

  3. Pena

    O Brasil não tem pena de morte, graças a Deus. Mas, para crimes de lesa pátria, seria muito justa a pena de prisão perpétua, ou pena máxima em regime fechado, com perda dos direitos civis por toda a vida,  acrescida de confisco dos bens e, claro, precedida de demissão sumária do serviço público. Basta de traição.

  4. Espionagem é crime previsto em lei, mas…
    O crime de espionagem é previsto em lei, a qual certamente o digníssimo juiz não desconhece. José Serra e Sérgio Moro praticaram espionagem, mas quem irá acusá-los e julgá-los num país em que o judiciário é cúmplice de um golpe de estado? LEI Nº 7.170, DE 14 DE  DEZEMBRO DE 1983. Define os crimes contra a segurança nacional Art. 13 – Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo estrangeiro, ou a organização ou grupo de existência ilegal, de dados, documentos ou cópias de documentos, planos, códigos, cifras ou assuntos que, no interesse do Estado brasileiro, são classificados como sigilosos. Pena: reclusão, de 3 a 15 anos. Parágrafo único – Incorre na mesma pena quem: I – com o objetivo de realizar os atos previstos neste artigo, mantém serviço de espionagem ou dele participa; II – com o mesmo objetivo, realiza atividade aerofotográfica ou de sensoreamento remoto, em qualquer parte do território nacional; III – oculta ou presta auxílio a espião, sabendo-o tal, para subtraí-lo à ação da autoridade pública; IV – obtém ou revela, para fim de espionagem, desenhos, projetos, fotografias, notícias ou informações a respeito de técnicas, de tecnologias, de componentes, de equipamentos, de instalações ou de sistemas de processamento automatizado de dados, em uso ou em desenvolvimento no País, que, reputados essenciais para a sua defesa, segurança ou economia, devem permanecer em segredo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador