Temer agora diz que gravar conversa de presidente é algo “indigno”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – O presidente Michel Temer convocou a imprensa neste domingo (27) para tentar amenizar o impacto da crise Calero, que já levantou ameaças de impeachment e críticas de vários veículos de comunicação à falta de ética do atual governo.

Temer aproveitou o encontro para disparar contra as “supostas gravações” feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, de conversas mantidas entre os dois sobre o ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República Geddel Vieira Lima (PMDB), demitido na sexta passada.

“Eu, com toda franqueza, acho gravar clandestinamente é sempre algo desarrazoável, quase indigno. Eu diria mesmo indigno”, disse Temer, segundo informações do UOL.

“Se gravou, eu espero que essa gravação venha logo à luz. Por que os senhores sabem, sou cuidadoso com as palavras. Jamais diria algo inadequado”, afirmou Temer.

“Estou pensando até, com toda franqueza, estou pensando em pedir ao Gabinete de Segurança Institucional que grave, publicamente, todas as audiências do presidente da República […] Vou examinar essa hipótese”, acrescentou.

Por Pedro Peduzzi

Da Agência Brasil

Temer anuncia acordo com Congresso para impedir anistia a caixa 2

Acompanhado dos presidentes das duas casas legislativas, o presidente Michel Temer disse, em coletiva de imprensa convocada para este domingo (27), que foi feito um acordo institucional entre Executivo e Legislativo para garantir que não prosperará qualquer tentativa de anistiar crimes de caixa 2.

“Estamos aqui para revelar que, no tocante da anistia, há uma unanimidade dos dirigentes do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Verificamos que é preciso se atender à voz das ruas, o que significa reproduzirmos um dispositivo constitucional que diz: o poder não é nosso; não é nem do presidente da República nem do Senado nem da Câmara. É do povo. Quando o povo manifesta a urgência, ela há de ser tomada pelo Poder Legislativo e igualmente pelo Executivo”, disse Temer ao abrir a coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Segundo ele, esse “ajustamento institucional” foi feito com vistas a “impedir a tramitação de qualquer proposta” que vise a chamada anistia. “Até porque essa questão da anistia, em um dado momento, viria à Presidência da República, a quem caberia vetar ou não vetar”, acrescentou.

Temer garantiu que “seria impossível ao presidente da República sancionar uma matéria dessa natureza”, e que isso já vinha sendo dito durante reuniões dele com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia. “Apontamos [nessas reuniões] que não há a menor condição de levar adiante essa proposta”.

Rodrigo Maia negou que as lideranças da Câmara estivessem atuando no sentido de incluir na proposta matérias visando a anistia. “Foi colocado com os líderes que não podíamos tratar de anistia eleitoral nem a qualquer outro crime. Esse debate nunca aconteceu e, com certeza, nunca acontecerá quando colocarmos para votação, provavelmente na terça-feira”, disse.

“A reunião de hoje é importante para esclarecermos que essa emenda nunca existiu efetivamente porque nunca foi apresentada por nenhum líder partidário. Portanto não existe. Não estamos votando medidas para anistiar nenhum crime”, acrescentou.

Renan também garantiu que atuará conjuntamente para evitar a aprovação de matéria que anistie crimes eleitorais. “Nós estamos fazendo um acordo, um ajuste institucional no sentido de que não haverá apreciação de anistia a crime eleitoral, ao caixa 2 ou a qualquer crime eleitoral, até porque tudo que é aprovado vai para veto. Portanto, as presidências da Câmara e do Senado chegaram à conclusão de que essa matéria não deve tramitar.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É possível anistiar uma prática que ainda vai ser criminalizada?

    Não seria o Brasil uma nação de cegos guiada por idiotas?

    Como é que se poder anistiar uma prática que não é criminalizada?

    Se tal prática já é criminalizada, porque vão criminalizá-la de novo?

  2. Esses golpistas esqueceram de

    Esses golpistas esqueceram de uma coisa.O mundo da voltas.O que serviu pra eles ontem,hoje se volta contra eles mesmos.

  3. Temer é tão cuidadoso com os atos quanto é com as palavras?
    Se, ao dar um ultimato a Calero para acabar com a irritação profunda do Geddel, o MiShell Temer não estava patrocinando interesse privado, qual seria o interesse público desse enquadramento do Calero por Temer?Temer disse que é cuidadoso com as palavras, por isso diz ansiar que a eventual gravação de sua conversa com Calero venha à luz. Mas Temer será tão cuidadoso com os atos quanto é cuidadoso com suas palavras?Sua preocupação não deveria ser com suas palavras, mas com seus atos.

  4. A política

    tem dessas coisas…Pois é, Senhor Michel, condenando atos que no passado o senhor e seus comparsas aplaudiam só pra atingir os seus objetivos. Os seus comparsas (grande mídia e o PSDB) estão tirando o corpo fora, é a vida de traíra.

  5. Ridícula tentativa

    de propor uma agenda “moralizadora” e demonstrar força e coesão contra um possivel pedido de impeachment.

    Tudo vai depender do que a Globo apresentará neste domingo no Fantástico sobre as gravações. 

    Agora, com Renan e Globo na parada, um coisa é certa: uma saída para Temer custará caro.

    1. Entre a cruz e a caldeirinha.

      Sem anistia o centrão não o apoia. Com anistia a população não o apoia.  Ele vai ficar com a anistia. Mas claro que fará um jogo de cena. Mais um capítulo do veto que não deu certo.

  6. Pimenta nos olhos da Dilma era refresco nos olhos do Temer

    Quando a Vaza Jato gravou e jatou a conversa da Dilma, o Temer não disse que gravar conversa de uma presidente era indigno. Porque se omitiu naquela oportunidade?

  7. Em tempo:

    Por anda o Deputado Carlos Sampaio do PSDB (figura repugante e pequena)? Ficou mudo? É deputado, como disse (acho que a frase é de autoria dele) o Ciro Gomes, o povo perdoa o castigo do pecador, mas não perdoa o castigo do pregador. Aparece deputado, estamos com saudade de sua cruzada pela honestidade.

  8. Nassif
    Vcs estão fazendo uma leitura incorreta do momento político!

    Temer é apenas un traidor! Um fraco! Não o culpe por ser fraco!

    Aproveite o momento quando o ameaçam de prisão para articular a sabotagem da agendando Golpe!
    Tanto faz o que vão fazer na economia!!!

    Sem o ITAMARATY não existe BRASIL!
    É de lá que vem a nossa inteligência! E é tão boa que NINGUÉM SABE!

    Acorda!

  9. Nem no Palacio

        Respira por aparelhos, com estas declarações Michel Temer afirma que não controla nem mesmo o Planalto, o “golpe sobre o golpe ” não teve em Caleró seu principal articulador, ele apenas foi utilizado como parte de uma operação subsidiaria, que ainda terá consequencias mais publicas nesta noite, em rede nacional.

         A operação principal  esta em curso, e se Temer ainda não se ligou, pessoas bem próximas a ele, no Planalto, estão participando.

    1. Consequências mais públicas

      Consequências mais públicas nesta noite, em rede nacional?????

      Quer dizer, então,  que a panela de pressão explode ainda esse ano ou são apenas os primeiros “batuques” do carnaval/2017?

      A que horas devo ligar a TV hoje à noite?

  10. Indigno?


    Indigno foi um juiz de primeira instância gravar conversa de uma PRESIDENTA HONRADA e. enviar para a Globo divulgar!  Fora Temer! Fora golpistas! Quero a paz de meu país de volta! Corruptos que não permitiram Dilma governar desde a reeleição!   VOLTA QUERIDA!!! 

  11. POR SINAL, GENTE:
    “Temer

    POR SINAL, GENTE:

    “Temer aproveitou o encontro para disparar contra as “supostas gravações” feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero”:

    Essas gravacoes vao literalmente sumir do mapa se ninguem tiver copias.

  12. Cada dia fica mais clara a

    Cada dia fica mais clara a amplitude do quanto o país está tomado por bandidos de alta periculosidade, aparelhados bancados e blindados por norte americanos e seus interesses no pré-sal, principalmete. Os 3 poderes, a grande imprensa, todas as polícias principalmente a federal, estão todos a mando dos eua! Observando-se a propriedade e a facilidade com que esses golpistas vem atuando há muito tempo, só podem estar protegidos por um poderio muito forte por trás, no caso os eua! .. por isso que vão toda hora prá lá! Exigimos a retirada desses bandidos do nosso governo, com a saída dos eua piratas saqueadores! Queremos os nossos votos de volta, nossas dignidades e a nossa democracia! 

  13. Jornalista da BBC Brasil…

    Foi a única a romper o cerco e mostrar a fragilidade  do Traíra…..Presidente  arbitrou um conflito entre interesse privado ilegal e interesse público. Não  É assunto para AGU nem para Eliseu Quadrilha.  É  advocacia  administrativa  !

  14. Geddelgate

    não termina com a saída do ministro. Temer cometeu crime de responsabilidade por induzir Calero a cometer uma i,egalidade, que só não foi completado pirque Calero se negou a fazê-lo. 

  15. Gravar conversas sem prévio
    Gravar conversas sem prévio aviso ou autorização pode ou não ser indigno.
    O conteúdo das mesmas é que deve ser sempre digno, ainda mais em se tratando de um presidente da república, em pleno exercício de suas atribuições.

  16. Há pressão é grande para que

    Há pressão é grande para que o temerário faça o serviço sujo da PEC 241/55 e outras mazelas.

    Pelo visto,grampo sem áudio ainda cola.

    Como se o temerário já não estivesse grampeado.Ao menos o Renan Calheiros não é estúpido.

  17. Realmente somos um país de

    Realmente somos um país de TROUXAS!

    E transmitido ao vivo pela GLOBO!

    Pagadores de juros, impostos e TROUXAS, isso é o que realmente somos…

    A nossa única alegria permitida, é transar, para fazer mais filhos e garantir o futuro dos juros, dos impostos e dos novos trouxas…

  18. shakespeare

    Uma figura shakespeariana , daquelas capazes de nos fazer transitar do desprezo absoluto até certo sentimento de piedade pelo nível mais baixo a que é capaz de descer em sua vileza para permanecer no poder , deixando de lado as premissas mais básicas de dignidade que faz uma pessoa ser Humana . 

    Vai se enrolando nas próprias bobagens , chegando a ser desprezado até mesmo por aqueles que dele se utilizam para conquistar seus interesses . Um boneco descartável . 

  19. A VACA JÁ FOI PRO BREJO – E DAI ???

    PSDB, DEM E PMDB – E O MOVIMENTO AFUNDA BRASIL

              Evidentemente o que observamos, no nosso dia à dia, enfim, o que se contasta na prática, é o fato de termos a liderança de um grandioso pais sendo exercida por um presidente fantoche, sem qualquer capacidade de liderança, capitaneado por partidos políticos urnofóbicos, colecionadores de derroras políticas historicamente expressivas, registradas sobretudo nessas últimas décadas. Esses partidos apoiaram o golpe Jurídico /Parlamentar contra um governo democraticamente eleito, como solução política, a exemplo do PSDB, DEM, e segmentos do PMDB, que hoje compõem a base governamental, comprometida unicamente com o movimento nacional “AFUNDA BRASIL”.

              Com todos os agravos, que um sistema capitalista selvagem possa promover em uma sociedade socialmente fragilizada, podemos contar com o álibe para o contraditório. O modelo Neo-Liberal, que nòs tentam impor, para seu amplo funcionamento, conta com a necessidade permanente, de harmonia política, mesmo que artificial e das garantias juridícas plenas, para a promoção dos seus inteesses escusos. Essas premissas básicas o golpe Jurídico /Parlamentar, não teve e não tem condições de sustentar.

              Na leitura de um leigo, o que se observa, nesse exato momento,  é a instalação no Brasil, de um estado criminoso, em toda sua extensão, Executivo, Parlamento, Judiciario, Imprensa, instituições informais,  entre tantos  outras, Talvês fosse necessário repensar sobre o papel princípuo do Estado, na forma para qual fora idealizado, ào pensar simplesmente que o estado moderno é uma instituição criminosa que por ironia do destino deu certo.

     

     

     

     

     

  20. Deve mandar para o STF

    A gravação  ilegal de Dilma por Moro, não recebeu tantos adjetivos assim.

    Por coerência no STF,  Calero deverá receber  uma admoestação e um pedido para não fazer mais porque é feio.

  21. Presidente de uma republica

    Presidente de uma republica de bananas jamais deve presumir um grampo. Povo braileiro estamos sob minerios como niobio, petroleo, ferro, ouro( os japomeses tem que separar uma coisa da outra, ferro e ouro quando o ferro vem do Brasil). Se agente nao liga pra isso, vamos voltar a platar e colher cafe , cana de acucar,  cacau, borracha. Mas parece que o que lucra mesmo é banana. Banana banna. melhor não cristalizar porque é muito pra gente.

  22. O que é dignidade?

    Indigno é um vice decorativo e medíocre trair a confiança de sua companheira de chapa, que o aceitou por indicação do PMDB; indigno é esse mesmo traidor se acumpliciar ao outros golpistas e derrubar a legítima Presidenta eleita e muito superior a este vice usurpador em todos os aspectos principalmente no ítem HONESTIDADE; indigno é querer impor à maioria que não o elegeu medidas para beneficiar a minoria enriquecida por fraudes e prejudicar a maioria honesta e trabalhadora; é longa a lista de indignidades que o ilegítimo Temer cometeu em poucos meses de desgoverno.

  23. Gravar é Gravíssimo!

    Gravar conversa é gravíssimo, ok!

    Mas, pormover golpe, vazar discurso comunicando o golpe, governar com um projeto oposto ao apresentado para se eleger,

    criar projetos para exterminar direitos do povo …Tudo isso é honestíssimo, saudável, patriótico, exemplar, não é

    Presidente?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador