Tendência no PSDB é dar apoio velado a Temer e salvar a pele de Aécio no Senado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: George Giani/PSDB

Jornal GGN – O PSDB pode adiar, mais uma vez, a data de desembarque do governo Michel Temer. Em meio ao julgamento da cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, a atual cúpula do partido empurrou a reunião deliberativa sobre o rompimento da aliança para a próxima segunda (12). Porém, parte da bancada de deputados empurra para que a decisão seja protelada, evidenciando o racha.

Independente do que o PSDB decidir e quando, o tucanato já definiu que vai apoiar Temer veladamente até o fim de seu mandato (venha ele em 2018 ou por cassação), ou seja, embora diga publicamente que não fará mais parte do governo, deverá bancar a votação das reformas trabalhista e previdenciária até o fim. “Entregar cargos não significa se opor aos interesses brasileiros”, disse Ricardo Ferraço (PSDB) à Folha.

Além de ser a favor das reformas, o PSDB precisa manter algum elo com o PMDB com vistas a 2018 e para atingir alguns objetivos, como o de salvar o mandato de Aécio Neves no Senado.

Pego na Lava Jato, Aécio foi afastado de suas funções na Casa e é alvo de um inquérito da Procuradoria-Geral da República por corrupção e lavagem de dinheiro. Sua irmã e primo estão presos por suspeita de terem participado da transferência de R$ 2 milhões em propina da JBS ao senador mineiro.

O Estadão publicou nesta sexta (9) uma entrevista com o presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB), que denotou que o Senado não terá disposição de cassar Aécio com medo de que isso gere um precedente para a Lava Jato. Ele disse não sentir o “clima de pressão” entre senadores pela cassação de Aécio, ao contrário do que houve, por exemplo, com Delcídio Amaral (ex-PT).

Assim como ocorreu com Delcídio, Aécio também foi pego em um grampo da Lava Jato. Apesar disso, o presidente do Conselho de Ética coloca a legitimidade das provas colhidas pelo Ministério Público Federal em xeque, e diz que é preciso aguardar que o tucano se defenda na Justiça.

“É o tipo do processo que (a pressão) é mais da parte de fora que de dentro do Senado. O que eu sinto é que o Senado não concorda com o afastamento do senador. Eles questionam: Por que afastar? Por qual argumento? Tenho a impressão de que, se não tivesse isso, talvez os senadores pressionassem para que o conselho avançasse”, disse Souza.

Ele ainda afirmou que o Senado está vendo maneiras de reverter o afastamento de Aécio. “Não sei o que vai acontecer. Há um sentimento da Casa muito ruim a esse respeito. Agora mesmo estava conversando com um senador e a revolta dele é muito grande. Não pode.”

A jornalista Mônica Bergamo publicou uma nota informando que “uma corrente do PSDB tentará convencer Aécio a convocar eleições gerais no partido, deixando de vez a presidência. Isso evitaria a contradição de sair do governo Temer por ele ser acusado de corrupção e de manter um acusado de crimes assemelhados no comando tucano.”

Na Câmara, cerca de 20 deputados do PSDB enviaram uma carta ao presidente interino da legenda, Tasso Jereissati, pedindo o adiamento da reunião sobre o desembarque do governo Temer. 

Apesar da divisão, pesquisa interna aponta que apenas 17% querem que Temer fique no cargo. O Painel da Folha informou que a “cúpula do PSDB encomendou pesquisa sobre a permanência de Temer no Planalto. O levantamento, feito na semana passada, com 2.000 pessoas, aponta que 30% são a favor da cassação da chapa pelo TSE. A renúncia do presidente seria o melhor caminho para 27%; e outros 18% optaram pelo impeachment. A pesquisa diz ainda que 17% defendem que Michel Temer fique no cargo.”

 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os dois partidos sempre se

    Os dois partidos sempre se juntaram para salvar suas peles, foi assim na CPI do Cachoeira e não será agora que será diferente, e nenhum paneleiro vai reclamar e pro povão o acordo nao exitiu porque não vai dar no JN muito ocupado com o delenda Lula…eita nóis…

  2. tendência….

    Pergunta óbvia, mas que não quer calar: E o Brasil com isto? Temos uma estrutura de pessoas que se dizem representantes da sociedade. Quem disse isto? Quando demos poder para tais infrigirem leis e se agruparem em quadrilhas para se livrarem das punições? Quando demos autoridade para tais se finaciarem com o dinheiro da sociedade, retirado através de impostos, para  este própósito? Mas a revelações de tamanhos crimes pode desestruturar a classe política. Era este o resultado das promessas da redemocratização? Futuro escrito numa Constituição Cidadã?  E o Brasil com isto?  

  3. PSDB = Cunha + Temer + Aécio + Serra + Aloysio + …

    Eu acho coerente o posicionamento do PSDB.

    Depois de ter gerado o golpe junto com a quadrilha Temer – Cunha, por que penalizar o coitado do Aécio ?

    Existem corruptos maiores do que Aécio, como por exemplo Serra. E outros, como Aloysio Nunes Ferreira. Daqui a pouco aparece alguém querendo investigar o caso do Helicoca… Vamos estancar essa porra !

     

  4. Socialismo bombando na Europa

    Enquanto o PT tentou tirar a palavra “socialismo” de seu Estatuto, a Esquerda volta a bombar na Europa exatamente por pregar um SOCIALISMO democrático. O socialista Mélenchon por pouco não foi ao segundo turno na França e a Esquerda já é governo em Portugal onde tudo melhorou. A Esquerda brasileira está sempre atrasada em relação ao mundo:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/jeremy-corbyn-o-triunfo-da-igualdade-o-regresso-ao-futuro-e-o-caminho-para-a-esquerda/

  5. Isso é muito Tucano!

    Tem um racha no PSDB? Não, o PSDB é rachado desde sempre. É um grupo de amigos composto inteiramente de inimigos (uma das poucas coisas boas que o Josias disse).

    E essa de “adiar a decisão” é o PSDB em seu estado mais puro! Adiam indefinidamente, até que ninguém mais se lembre que aquilo tem que ser decidido – nem eles mesmos!

  6. Não entregar cargos significa se opor aos interesses do Brasil?

    Entregar cargos NÃO significa se opor aos interesses brasileiros.

    NÃO entregar cargos significa se opor aos interesses brasileiros?

  7. Vou lembrar Alckmin q quem se
    Vou lembrar Alckmin q quem se aliou a Temer foi o Aécio/Serra e desprezaram-no,aliás sempre achei o xuxu bem mais responsável q seus pares,faz uma política menos nociva,por expressar esta “simpatia”aqui, já fui rotulado de coxinha, fazer o quê!?
    Se apoiar Temer, afundará sua reputação na lama, melhor para a esquerda q ele apóie,aliás é maravilhoso e querem saber,se CIRO SE CANDIDATAR A GOVERNADOR AQUI EM SAMPA GANHA FÁCIL,FÁCIL,Cirão pega os eleitores insatisfeitos do PT e PSDB!
    Obs:Ainda mais com aquele jeito de articulado dele,o Paulista gosta,como vcs acham q Obama se elegeu?Ora ele é o puro americano,q fala bem,tem boa postura e etc…

  8. O PSDB apoia o desmoste do

    O PSDB apoia o desmoste do estado brasileiro, entreguismo e a corrupção desse governo golpista.

    O PSDB atua contra o Brasil.

    Se os outros partidos tiverem um mínimo de inteligência deveriam explorar isso nas próximas eleições. O PSDB é um partido antinacional e contra o povo brasileiro.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador