A última tourada de Barcelona

Por Cláudia Stefani

Da Folha.com

Espanhóis se despedem das touradas em Barcelona

DA REUTERS, EM BARCELONA

Os fãs das touradas gritarão “olé” pela última vez na praça de touros Monumental, de Barcelona, no domingo, antes que a proibição ao esporte entre em vigor na região da Catalunha, no nordeste da Espanha.

A lei regional proibiu no ano passado a tradição secular – que coloca um “matador” armado com uma espada em trajes brilhantes e capa vermelha contra um touro enfurecido -, depois que os catalães assinaram uma petição.

O setor das touradas ainda está convencido de que tem uma chance de derrubar a proibição e trazer na próxima temporada os “toros” de volta para a Catalunha, a única região da Espanha que proibiu o esporte – ou a arte, como seus fãs a enxergam.

“Acho que os políticos vão pensar duas vezes sobre a proibição e a tourada vai continuar. E graças a Deus, porque a Catalunha tem muitos fãs de touradas e em um país democrático eles deveriam poder ir a uma tourada”, disse Moisés Fraile, de 64 anos, proprietário do El Pilar, que fornecerá os touros para o espetáculo de domingo.

Cerca de 20.000 espectadores devem lotar o Monumental, a única praça de touros ainda em atividade na Catalunha. Os ingressos estão esgotados para a corrida de domingo, da qual tomará parte o matador madrilenho José Tomás, que se aposentou em 2002, mas faz raras aparições desde 2007.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador