A pintura de Jacek Yerka

Do Portal Luís Nassif

Jacek Yerka

* Adicionado por Marise

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É uma mistura do castelo
    É uma mistura do castelo monalisa com “e o vento levou”. Talvez o artista queira retratar a triste estória do deputado Edmar Moreira.

  2. Nassif, parece que o Markun
    Nassif, parece que o Markun definitivamente meteu os pés pelas mãos.

    REVOLTADA, LILIAN WITTE FIBE SAI DA TV CULTURA

    Há oito meses no comando do Roda Viva, Lilian Witte Fibe desabafa:”Aquela cadeira é muito especial para ser banalizada com entrevistados sem relevância”.

    Segundo a jornalista, em 2008, ano de eleição, ela não realizou nenhuma entrevista política. “Um professor da USP, tomou 1p0 do telespectador para falar que era contra crianças e adolescentes usarem computador”.

    Para ela, o programa ja teve excelentes entrevistados, como o Presidente do BC, Fernando Meirelles, ator Wagner Moura, dentre outros. “O Sarkozi, Presidente da França, estava aí dando a maior sopa, a Ingrid Betancourt também. Não quero ter poder de decisão, mas sinto que a direção não gostou das minhas sugestões”.

    Lilian afirmou, que Paulo Markun, chefe da TV Cultura, prometeu mudanças há seis meses.”Como isso não ocorreu, é melhor não insistir no desgate”. “Tenho uma reunião com ele amanha(16/02/09), para uma conversa definitiva”.

    Lilian não fala com Markun há três meses, segundo ela, ele disse que mudaria o quadro de entrevistados.

    Fonte: http://audienciadatv.wordpress.com/2009/02/15/revoltada-lilian-witte-fibe-sai-da-tv-cultura/

  3. Em seu retorno, Marise nos
    Em seu retorno, Marise nos brinda com sua delicadeza e seu bom gosto artístico. Não se vá outra vez, Marise!
    Como na pintura de Jerke que você nos mostra, procure lembrar dos inúmeros caminhos que te conduzem até aqui.
    Observe que a cidade suspensa pende sobre a Terra e que, embora figurando como sendo separada dela, está apoiada sobre frágeis barbantes brancos, os quais, por sua vez, também repousam sobre o planeta.
    Olhe para as casas que parecem se deteriorar. Note que não podemos afirmar se estão se perdendo da cidade ou se estão sendo agregadas a ela. O céu é azul, límpido e não há tempestade. As árvores estão fora do complexo e não estão sendo agitadas por ventania. Não se pode deduzir que um vento esteja esfarelando, como poeira, o lado esquerdo desse medieval complexo urbano. Embora assim pareça. Há sim a urdidura dos fios. Há um tecido sendo tricotado. Os fios entram no tear pela base e pelo portal de entrada da cidade, quando então se tornam uma rodilha em forma de língua achatada, como se fora tricotada.
    Seriam os tolos anciões, Marise, a movimentarem as agulhas? O tear, minha doce, representa as interações sociais? E as pontas das agulhas? Onde estão, minha Deusa?
    A cidade segue a trilha dos fios, que ultrapassam o rio e estão estendidos sobre a terra.
    Minha meiga, sabe você de que matéria eram feitos os fios para os teares na Idade Média e na Renascença? Seriam de ovelhas, tão dóceis quanto você?
    Por fim, minha inspiradora, a contradição que Jerke nos mostra é assoladora. Essa excrescência, como uma infeliz bolha prestes a se estourar, a se desfazer diante da miríade de pontas, está inteiramente apartada da Terra. Ela não pertence à Terra nem a nada que possa prestar a algum tipo de racionalidade. Vaga e perdida, ao sabor de si, não tem porto nem norte. Mas, a Terra está lá representada. Esperando vazia.

    Feliz pelo seu retorno.

    Do seu admirador,
    Sancho Brancaleone

  4. Sancho Brancaleone
    Oberigado
    Sancho Brancaleone
    Oberigado pelas tuas doces palavras. Eu admiro qualquer pintura.Algumas me emocionam ,outras me fazem pensar na vida de quem as pintou.
    Tu descrevestes com maestria e poesia a pintur4a.
    Agora, eu não sei o que acontece comigo ao ver as pinturas de Jacek Yerka.
    Foi paixão a primeira vista. Tenho todas as pinturas dele e cada uma é mais linda que a outra. Tälvez um psicólogo ou psiquiatra (oi Cabocla) explique esta minha atração por este artista. Elas mexem com meu interior e me fazem sonhar . Noi seu surrealismo, elas nos fazem pensar em outros lugares onde exista uma paz eterna.
    Bjs

  5. Oi Nassif
    Quando vi este post
    Oi Nassif
    Quando vi este post colocado aqui no teu blog, me senti perdoada por ti. de verdade. Talvez eu, tenha demorado a me perdoar por toda ingratidão que cometi contigo.
    Beijos

    Marise, para com isso. Quem sou eu para perdoar a quem quer que seja, principalmente a você. Você sempre foi e será bem vinda aqui.

  6. Que show de pintura !
    Que show de pintura ! Conforme os castelos adentram no Brasil os barracos estão se esfacelando. Sinal que a miséria está diminuindo.

  7. Maravilha! A idealização da
    Maravilha! A idealização da cidade e dos homens sobre a terra. Castelos que parecem sólidos desmancham no ar, tal qual nossa arrogância e hubris. A cidade dos homens não passa de uma miragem… longe da natureza mantemos uma vida encastelada, frágil e pobre que se desmancha ao vento.

  8. O link apresentado por Abreu
    O link apresentado por Abreu http://olavosaldanha.wordpress.com/jacek-yerka/ , alías o blog inteiro é belíssimo, foi muito feliz. Que imaginação extraordinária. Os pensadores desta nação, lá onde Cícero teve suas “mãos santas” pregadas, deviam tomar Jacek Yerka como exemplo e direcionar seus extases para a pintura e não para as oratórias feitas ao calor das acusações.

  9. Certamente, se esta obra
    Certamente, se esta obra fosse enviada aos Emirados Árabes, seria vencedora do concurso de arquitetura recente, para um hotel de Dhubai.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador