Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
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Curta da Semana: “La Boca Del León”, o primeiro exorcismo telefônico do cinema

Por Wilson Ferreira

É possível um ato de exorcismo através do telefone? É o que os personagens do curta espanhol “La Boca Del Léon” (2013) tentarão desesperadamente confirmar: seguir as instruções de um padre exorcista através de um smartphone, que ao mesmo tempo registra as imagens dos momentos de terror em longos planos sequências. Inteiramente produzido através de um IPhone, o curta é interessante não apenas por trazer para o universo dos curta-metragens o subgênero “found-footage” de “Bruxa de Blair” e “Atividade Paranormal” – é também um exemplo da mudança da representação do Mal no cinema atual: a maldade agora é um fenômeno de natureza viral e epidemiológica.

Filmes como A Bruxa de Blair, REC e Atividade Paranormal tornaram o subgênero de filme de terror chamado “found-footage” um formato popular nos últimos anos. A tradução desse subgênero para os curtas parece ser uma questão de tempo. E o diretor espanhol Alfonso Garcia parece estar na direção certa com o curta La Boca Del León que auto declara-se “o primeiro exorcismo por telefone”.

Dada a limitação de tempo de um curta, La Boca Del León não tem pretensão de convencer sobre a “autenticidade” com uma história de fundo. A fotografia em IPhone dá a sensação amadora necessária para tornar o curta um suposto vídeo sobre um episódio real que foi encontrado e revelado agora para o público.

O curta foi criado especialmente para a sessão Phonoetastic do Festival Internacional de Sitges, dedicada exclusivamente a produções gravadas com smartphones. Garcia introduz o protagonista Sr. Montalvo com um enquadramento ao melhor estilo Bruxa de Blair. É um homem perturbado que desesperadamente pede ajuda para alguém do outro lado do telefone. Parece que estamos em algum ritual ocultista que saiu fora do controle e acompanhamos a alma assombrada do Sr. Montalvo através das lentes móveis do smartphone.

 

Baseado em pesquisas pessoais feitas pelo diretor e o roteirista Vicente Rubio sobre exorcismos reais por telefone sob demanda, a filmagem feita exclusivamente com smartphone trouxe alguns problemas de produção como, por exemplo, o superaquecimento que muitas vezes obrigou o diretor a colocar o dispositivo em um freezer para esfriá-lo.

 

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

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