Esparrama lança livro na primeira edição do Papo de Janela

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Autores do conhecido Teatro na Janela do Minhocão, agora mergulham no projeto “Navegar”, tema que da vida ao primeiro livro da trupe

Divulgação - 1º Papo de Janela

Jornal GGN – O Grupo Esparrama irá realizar o 1º Papo de Janela, um encontro de debates sobre infância e cidade com diversos profissionais do cenário, marcado para amanhã, 24 de março. A data também abraça o lançamento do primeiro livro da trupe, uma publicação voltada às crianças sobre o projeto Navegar.

Papo de Janela acontecerá em dois locais de São Paulo. De manhã, no Galpão Folia, com os temas “Infâncias e Democracia” e “Educação Integral e Cidade Educadora”. E, a tarde, na Biblioteca Monteiro Lobato, com os debates “Experiências de Participação Social de Crianças” e “Criação Artística com Crianças”. Convidados fazem parte do bate papo.

Divulgação - Lançamento “Navegações Teatrais Para Pequenos Tripulantes”Durante o encontro na Biblioteca, o Esparrama também lança o livro “Navegações Teatrais Para Pequenos Tripulantes”, obra que propõe aos pequenos um contato com o processo de criação artística, por meio do projeto Navegar, contemplado com a 29ª edição da Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.

“Com ele esperamos, além de fazer um registro histórico deste longo processo, colaborar com uma bibliografia de apoio para os profissionais que ensinam teatro para crianças, um material lúdico que aborda temas relacionados ao fazer teatral de forma apropriada para esta faixa etária”, disse o diretor do Grupo Esparrama, Iarlei Rangel.

“Navegar” nasceu da necessidade do grupo de responder a provocação lançada em sua obra anterior, “Minhoca na Cabeça”. Nesta montagem uma garotinha que veio do interior e precisa vencer seus medos para brincar na cidade grande, ao final convida a todos a desbravarem a cidade. Foi então que surgiu a questão “ é possível uma criança navegar pela cidade nos dias de hoje?”

Para tentar solucionar essa dúvida o grupo realizou expedições por São Paulo. Na primeira experiência, com a orientação da pedagoga Laila Sala, o Projeto Navegar se encontrou com as infâncias da EMEI Gabriel Prestes, da ocupação Lord Palace e do CEU Heliópolis, com a participação de Daniel Viana (poeta), Sissy Eiko (fotógrafa) e Marina Faria (Ilustradora), que fizeram registros poéticos sobre como aquelas crianças pensam, vivem e sentem seus territórios.

Deste material, organizado pelo cenógrafo Jaime Pinheiro, surgiu a exposição interativa “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, que está em cartaz na Funarte, até 25 de março, com entrada gratuita.

Confira a programação:

1º Papo de Janela – Esparramando Infâncias, Cidade, Educação e Arte

Mesa 1 – das 9h às 10h15 – Galpão do Folias – INFÂNCIAS E DEMOCRACIA

-Helena Singer – Doutora em Sociologia e pós-doutorada em Educação. Foi Assessora Especial no MEC , Diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Dep. de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional.
-Laila Sala – Educadora, atualmente coordenadora do núcleo educacional do CEU Heliópolis.

Mesa 2 – das 10:30 às 11:45h – Galpão do Folias – EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS

-Marília de Santis – Gestora do CEU Heliópolis – Profª Arlete Persoli
-Dayane Araújo – Programa Cidades Educadoras – Associação Cidade Escola Aprendiz

Mesa 3 – das 14h às 15:15h – Biblioteca Monteiro Lobato – EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS

-Naime Silva – Psicóloga, professora de infância e formadora de políticas de infâncias em SP.

Mesa 4 – das 15:30 às 16:452h– Biblioteca Monteiro Lobato – EXPERIÊNCIAS DE ESCUTA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA COM CRIANÇAS

-Lígia Campos e Iarlei Rangel – Grupo Esparrama

-Hévelin Gonçalves – Grupo Dá Trabalho, mas é bom, da Ocupação Lord Palace 
– Uxa Xavier – diretora grupo Lagartixa na Janela e membro da CID, Council International Dance / Unesco

Endereços: Galpão do Folias – R. Ana Cintra, 213 – Santa Cecília, São Paulo – SP, 01201-060

Biblioteca Monteiro Lobato – Rua Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01223-011

Entrada Gratuita. Classificação Livre.

 

 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esparrama….

    Usaram da genialidade do Governador Paulo Maluf e replicaram a genialidade. Teatro, Lazer, Cultura no Elevado Costa e Silva. Enquanto uma carreira de medíocres queria implodí-lo. Genialidade e Incompetência se contrapondo num viaduto.  Parabéns Esparrama. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador