Arte do designer gráfico Robson Parreira
Nozinho Silva foi um cantor que contagiava as platéias e fez muito sucesso no Rádio cearense nos anos 50 e 60. Carnavalesco dos bons, nunca perdeu um carnaval de rua e, quando o sucesso já não o bafejava mais, desfilava todos os anos no corso de Fortaleza portando uma faixa com os dizeres “EU SOU O NOZINHO SILVA” talvez não só para lembrar ao povo, porém a si próprio de seu sucesso como cantor e da efemeridade das coisas da vida.
Hoje está em moda o slogan “Je suis Charlie” em homenagem aos cartunistas franceses assassinados por terroristas. Nozinho já usava o slogan há muito tempo atrás, porém para mostrar quem havia sido e o que era. Não encontrei nenhuma foto do cantor sozinho, porém somente uma em grupo, junto aos poderosos do Rádio cearense.
A fim de individualizá-lo, recorri ao designer gráfico Robson Parreira, que gentilmente elaborou a arte que dá título ao post, enriquecendo sobremaneira essa simples homenagem a um artista também simples e que foi lamentavelmente deixado pra trás. Como bem diz o ditado popular: Bocado comido é bocado esquecido.
Nozinho Silva! Dessa vez o ditado não vai prevalecer! Você não foi esquecido!
NÓS SOMOS NOZINHO SILVA!
PS: Nozinho Silva faleceu no carnaval de 1999, como pediu a DEUS!
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Ao Nozinho como pedia a Deus!
[video:https://www.youtube.com/watch?v=k7TLDU2y6gw%5D
X-Mestre
Não foi por acaso, você conquistou fama por dar nozinho em pingo d’água e chefiar a
Irmandande de Mutantes
A Irmandade de Mutantes, criada por Jack Kirby e Stan Lee, luta contra os X-men por ideais conflitantes.
Magneto – Mística – Mercúrio
Feiticeira Escarlate – Groxo – Dentes de Sabre
Blob – Mestre Mental – Pyro
Dominó – Fanático – Sina
Olimpíadas
O genial Stan Lee
Apresentou uma inusitada sugestão aos responsáveis pelos Jogos Olímpicos.
[video:http://youtu.be/xOWqqJyXm_o width:600 height:450]
Ele propõe banir a luta livre e abrir espaço para a Pole Dance: “É a ginástica mais sexy de todos os tempos… olha que todo mundo adora dançarinas do Pole!”
[video:http://youtu.be/nncKE12Ni4s width:600 height:450]
Justamente quando alquém pode pensar que ele está ficando gagá, ao falar em Pole Dance, ele saca a sua carta da manga: “Deixe-me dizer que, provavelmente, vai ser a mais vista e a mais popular de todos os eventos.
Podemos contar com o precioso apoio do velho Lobo do Mar?
Irmãozinho Prestenção!
Senta e analisa primeiro porque é melhor calar, considerando-se que “até araruta tem seu dia de mingau!”
Eu passei a cutucar, despudoradamente, o grande Mestre da Irmandade, após o lançamento da Enciclopédia dos Jargões Populares, o precioso “Agora eu digo como diz o dito”.
Desdentão o tenor-autor cresceu em assanhamento e começou a mostrar as asinhas, incorporando o malocado espírito de “quem conta um conto aumenta um ponto, mas o dito nunca fica pelo não dito, já que foi dito e da forma como foi”, “pois a linguagem escorreita faria com que o ditado perdesse a graça ou mesmo o sentido da molecagem nela implícita ou explícita”.
Aí, “um tiquinho de gírias cearenses, apelidos, chistes, comparações, quadrinhas jocosas e expressões de duplo sentido foram acrescentados, para dar um temperinho extra para a leitura” do seu precioso libelo sobre os impagáveis ditados populares.
Fiquentão “com a benção de Luciano Hortencio, cabra bom de música e de ditos e, cá pra nós e pro vigário que nos confessa, com predileção por preservar o que de bom existe neste país, a música e seu povo.”
“Salve Luciano Hortencio, colecionador das riquezas deste nosso país!”
Mas, continuo buscando respostas definitivas:
Como um carinha, não tão esperto como ele pensa que é, pode sair lá e São Bernardo das Éguas Russas e se transformar em um arrebicado acadêmico colecionador de chistes sem perder o rebolado?
Continuo prezando pelo seu imenso prestígio, pedindo permisssão para lançar a pergunta:
– Meu Comandante, você não tem medo de, entre os chegados, ficar queimado “na rodinha”?
Fui!
As citações de Lourdes Nassif foram publicadas no dia 25 de janeiro de 2014, neste blog:
https://jornalggn.com.br/noticia/agora-eu-digo-como-foi-dito-o-dito-ditado-por-luciano-hortencio
Respondo com as palavras de minha querida mãe!
Num dou nem o (.) pra cheirar, porque também não é flor!
Fui!
Não resisto e vou contar um causo:
Estávamos em casa conversando quando chega um vizinho, amigo de minha irmã caçula. Mamãe estava com aqueles robezinhos usados pelas senhoras em casa… Tipo um vestido, porém bem simples e confortável.
Ao chegar o César mamãe disse brincando: – César, cuidando pra não ficar brechando meus seios!
Como eu perco um amigo mas não um chiste, saí-me com essa: – Mamãe, se o César lhe desse 500 contos só pra dar uma olhadinha nos seus peitos, a senhora deixava? Fiz a pergunta e fiquei esperando o cagaço que viria!
Mamãe pensou e perguntou: – 500 contos? – Deixava,,,
FUI!
Põe na conta do fim do mês
[video:http://youtu.be/bRVLVloqXz0%5D
Pagou a conta
mesmo com FALTA DE LUZ?
[video:https://www.youtube.com/watch?v=bLCHxS0qIRk%5D
Já era
FÃ DELA
Agora fiquei mais fã dela!
“Ficaremos devendo o teu firme olhar de pouco caso para o que a maioria das pessoas treme de medo.” – Franzé
Muito obrigado!
Presentes de minha amiga Maria Helena Pinheiro Cardoso, desenhados enquanto festejávamos minhas trinta e seis primaveras! Mamãe nunca fumou e nem tomou bebida alcóolica, fazendo honrosas exceções para dois dedos de cerveja, uma vez na vida e outra na morte. Ainda assim participava de todos nossas farras domésticas.
Muito obrigado!
luciano
Que tal essa dança aqui ?
[video:http://youtu.be/y93g7QYRvog%5D
Ví
Totalitarismo
disciplina
organização assustadora
obediência cega
POESIA
POESIA(?)
servidão descerebrada
equilíbrio
anulação do indivíduo
computação gráfica(?)
Um dia a casa cai!!!
Depois de muito pesquisar na internet, depois de pagar a vários detetives, finalmente trouxe para o Jornalggn.com.br a foto de Dom JNS! Tá certo que é uma foto de 40 anos atrás, porém é melhor do que diabo de nada!
.
Ô Bacana
Vá pela sombra!
Vuco-Vuco
Certa vez ouvi do Jornalista Olavo Araújo, que foi dono do famoso e antigo jornal cearense Gazeta de Notícia, que alguém perguntara a um caba o que era vuco-vuco. Resposta na bucha:
Maria em casa é Maroca!
Cotoco de pau é cutruco!
E vuco-vuco é vuco-vuco!
Fui de novo!
Lameiro podre é tijuco
E
Lameiro podre é tijuco
E vuco-vuco é vuco-vuco.
Severino Januário,
Obrigado pelos excelentes comentários!
Abração do luciano
Freud e os chistes
Por Glauber Ataide
Em sua obra The joke and its relation to the unconscious (“Os chistes e a sua relação com o inconsciente”, tradução inglesa do original alemão realizada pela editora Penguin), Freud analisa os chistes (piadas, gracejos), buscando responder questões tais como: o que faz com que uma determinada brincadeira ou piada nos leve ao riso? No que reside a sua graça? Seria na técnica utilizada para formar a piada? Ou no pensamento transmitido por ela?
Ele aponta que tanto a técnica utilizada para a formação de um chiste quanto o pensamento expresso por ele geram satisfação e nos fazem rir. Contudo, rimos ainda com mais intensidade quando há um pensamento sendo expresso pelo chiste (isso é, quando a piada cumpre um propósito ou uma “tendência”).
Para Freud, há dois tipos de piadas: inócuas e tendenciosas. As piadas inócuas são aquelas que nos proporcionam prazer apenas por causa das técnicas utilizadas para formá-la, como os jogos de palavras, representação pelo oposto, condensação, etc. Essas técnicas consistem basicamente nos mesmos processos utilizados pelo censor para gerar o conteúdo manisfesto dos sonhos.
Já as piadas tendenciosas são aquelas que apresentam uma “tendência”. Isso é, elas tendem a cumprir alguma finalidade. E o seu fim último é o mesmo que o dos sonhos: a satisfação de desejos inconscientes.
Elas são, segundo Freud, uma forma de nos libertarmos de nossas inibições para expressar instintos agressivos, sexuais, cinismo, etc. São usadas para que possamos expressar aquilo que, de outra forma, não ganharia expressão a nível consciente.
Podemos perceber como as piadas e “brincadeirinhas” nos livram de nossas inibições ao perceber como rimos, por exemplo, de piadas cujo conteúdo é sexual. Se uma pessoa nos expressa o conteúdo de uma piada sexual sem se valer das técnicas que tornam esse conteúdo uma piada, provavelmente não rimos. Pelo contrário, podemos até sentir a famosa “vergonha alheia”. E achamos a piada tanto melhor quanto mais bem feita for sua elaboração, quanto mais velada for a expressão do seu conteúdo.
Há um exemplo muito interessante que Freud cita em seu livro que ilustra como o chiste livra o seu criador de inibições. É uma piada sobre uma pessoa de classe subalterna que se dirige a um superior e expressa o que não poderia nunca expressar diretamente. Através da piada ele se livra das inibições tanto de atacar a pessoa superior a quem se dirige quanto de expressar conteúdo sexual sobre a mãe deste.
Essa história é a de um rei que passeava por seus domínios, quando encontrou um aldeão que era extremamente parecido consigo mesmo. Ele ficou impressionado com a semelhança física entre eles, e lhe perguntou: “A sua mãe já esteve na corte?”. O aldeão, então, lhe respondeu: “Não, senhor, mas meu pai sim.”.
A pergunta que o rei dirige ao aldeão é extremamente ofensiva, mas este lhe dá o troco na mesma moeda.
Podemos perceber que a fonte de prazer dessa piada não é somente o conteúdo expresso por ela, mas também a técnica utilizada para sua formação. Podemos comprovar isso se expressarmos diretamente o seu pensamento, lhe retirando a sua “roupagem” de piada. A resposta do aldeão, expressa de forma direta, ficaria algo como: “Não, senhor, o seu pai não fez sexo com a minha mãe, mas provavelmente foi meu pai que fez sexo com a sua.”
Apesar da fonte de prazer de uma piada ser tanto o pensamento expresso por ela quanto as técnicas utilizadas para sua formação, Freud diz que não podemos saber qual a proporção de cada uma no resultado final da piada. Isso é, não sabemos se estamos rindo mais da técnica ou do conteúdo. Mas, como já afirmamos, o fato é que tanto a técnica utilizada para a formação de um chiste quanto o pensamento expresso por ele geram satisfação e nos provocam o riso.
http://glauberataide.blogspot.com.br/2007/09/o-que-freud-diz-sobre-as-piadas-todos.html
Como Freud explica o comportamento de Dom JNS,
um BRECHEIRO de marca maior?
[video:https://www.youtube.com/watch?v=KxssWXHgFBg%5D
Eu sabia que ainda iam acabar assim
ML
Quando o Chefe da Irmandade vem com o milho, eu vou com o fubá.
Quando o grande Imãzinho Cearense vem com o fubá, eu já comí o mingau.
NÃO VOU CHORAR!
[video:https://www.youtube.com/watch?v=FPU8yZN-6FA%5D
Fala tôco de penico
Bicudo chôca de pata
Focim duma maritaca
Berro fino de cabrito
Lesado até o infinito
Topeira, trouxo abestado
Galheiro filho de grilo
Trombudo saco furado
Deslambido avexado
Eu cansei de lhe dar bico
Frangote desacochado
Lasquento mau ajambrado
Carrapato de cumbico
Alvoroço de mutuca
Arrenegado da cuca
Não vou fugir do fundurço
Chupo manga enquanto tusso
Meu padim me deu impulso
Puxo tamborete e fole
Que comigo ninguém bole.
Não cavuco no gracejo
Sou formão de sertanejo
Que derruba cabra mole
Nina Araújo e Vera Borato
Bico azedo gasturado
Gabola de pôco dente
Xeleléu bem saliente
Morreu seco e inda não sabe
Palmatória de comadre
Alcoviteiro esquisito
Jagunço de periquito
Guardador de espinhela
Teu falar é u’a esparrela
Tem o nome na polícia
Papudo boa imundícia
Pau chumbado sem a beira
Fuinha pau de moleira
Duro que nem catingueira
Vá cantar noutro terreiro
Que eu aqui cheguei primeiro
Seu xereta apalermado
Tome tento dê de lado
Sou felpa e mandacarú
Sou mais forte do que tu
Onde bato a coisa entorta
Vá dormir noutra taboca
Fio de jaca com jacú
Nina Araújo e Vera Borato
Ô cambará de tapera
Tu tem a fuça de um poste
Cavalgadura de bode
Paiaço couro de asno
Fracote boca de pasmo
Sucuri sem ter o bote
Encosto coice de trote
Ninguém há que lhe comporte
Bufento, bocó e lento
Cuspido só no tormento
Tu é gamela de vento
Quando rinha é só côco
Dê seu rumo, vá, avia
Porque aqui a faca afia
A peleja é desgarrada
Porco sonso ruim de briga
Tu é um poço de intriga
É torto, mouco e enfronhado
Vá carpir pro outro lado
Catoco de pouca sola
Vê se tem quem te consola
Cupinzento nó de urtiga
Balofo, fêi da bexiga!
Nina Araújo e Vera Borato
Vai piolho de uma vaca
Jumento que range e empaca
Pau oco duma aroeira
Molambo pé de touceira
Bafo forte de água rás
Bodega de satanás
Tua cara é fim de roça
Dou–te um croqui e uma coça
Maleita esverdeada
Miado de besta fraca
Cangote véio zebu
Meu gato é melhor que tu
Se arrodeie noutra feira
Manguaceiro de peneira
Tu aqui é um urubu
E eu sou munheca de ouro
Melhor peão de Uruçú
Com dois pio laço o touro
Sem ver risco ou chifrarada
Vai simbora rio de esporo
Minha fama é de umbigada
E não há rima quebrada
Que me tire deste angú
Nina Araújo e Vera Borato
Vai piolho de uma vaca
Jumento que range e empaca
Pau oco duma aroeira
Molambo pé de touceira
Bafo forte de água rás
Bodega de satanás
Tua cara é fim de roça
Dou–te um croqui e uma coça
Maleita esverdeada
Miado de besta fraca
Cangote véio zebu
Meu gato é melhor que tu
Se arrodeie noutra feira
Manguaceiro de peneira
Tu aqui é um urubu
E eu sou munheca de ouro
Melhor peão de Uruçú
Com dois pio laço o touro
Sem ver risco ou chifrarada
Vai simbora rio de esporo
Minha fama é de umbigada
E não há rima quebrada
Que me tire deste angú
Nina Araújo e Vera Borato
Ô pingunço duma figa
Tu é doidim de defunto
Saco de peido profundo
Boi de pescoço engalhado
Entojo sapo avexado
Cobra do meio de brejo
Tua venta é o sacrilégio
Mais feio que caninana
Língua roxa pau de cana
Fio do cão que se arreganha
Trouxa de buxo de banha
Sem freguês pra estropiar
Caritó beiço de imbirra
A desgraça é a tua filha
Vai-te embora e eu fico cá
Que eu sou rabeca de xote
Eu sou mungunzá do norte
Cantador do Ceará
Dê partida velho bode
Por aqui só é quem pode
Vê se arranja outro lugar.
Nina Araújo e Vera Borato
Ô carcunda peçonhento
Catinguento, tripa enchida
Bafo de cobra encardida,
Tu é bicheira no mundo
Jerico do caxaprego,
Zarolho rabo de porca
Ô focinho de uma foca,
Troncho, banda de cambito
Brecheiro de repentista,
Tu é calo de punguista
É pulga em riba de paca,
Pintor de pinta de vaca
Acocorado das vistas
Tem leseira o teu batuque
Pão dormido, pé de estuque,
Vai-te embora, dê sumiço
Que eu assumo o compromisso,
Pois sou guieiro de onça
Pegador de burro chucro
Amigo da ligeireza,
Bom de grito
Sem bambeza e eficiente nos lucro.
Nina Araújo e Vera Borato
Nozinho Silva
Você não resgatou tão somente a figura de um desconhecido Nozinho Silva, como também o nosso orgulho.
Ao amigo Salvador Falcão!
Ivanildo e seu Conjunto interpretando CRIOULA, da autoria do pai de NOZINHO SILVA, o compositor cearense MOREIRA FILHO!
[video:https://www.youtube.com/watch?v=JlHvbIsqVyo%5D
É incrível. a música tem tudo
É incrível. a música tem tudo para ser um chorinho, mas não é. É um xote “puladinho”, e, com meu parco conhecimento, não encontro outra que seja sua semelhante no cancioneiro popular do Brasil. Talvez algumas músicas do gênio absoluto chamado Noca do Acordeon, como o Baião da Saudade, que também teria tudo para ser um choro, mas é um xote, apesar do nome.
Assim ninguém troca as bolas
Tava certo o Nozinho de chegar e se apresentar. Assim não tinha erra nem confusão depois de uns copos 😉
Dom Luc, por esses dias, mais precisamente dia 15/01, tivemos a inauguração da Philarmonique de Paris, arquitetura inspirada em passaros, de Jean Nouvel. Ficou muito bonita. Eu acho.
Tivemos também a inauguração da Fundação Louis-Vuitton. “Uma espaçonave flutuando em meio as arvores”, palavras do arquiteto responsavel Frank Gehry.
E por fim, a inauguração da Fundação Jérôme Seydoux-Pathé (fundadores das salas de cinema Pathé). Como um tatu, assim foi criado o espaço que possui: uma sala de cinema, espaço para os arquivos que nos contam mais de meio século da historia do cinema, espaço para pesquisa e documentação, além de uma galeria para exposição. Tudo isso coube em 16 metros de largura, num pequeno edificio. Renzo Piano fez o milagre!
Filarmônica
Fundação Louis-Vuitton
Frente. Fundação Jérôme Seydoux-Pathé
Fundos
Para Maria Luiza!
Nossa querida CRIOULA!
Soube agora há pouco, através do meu colega Silvério Átalo, que Nozinho Filho era filho do compositor Moreira Filho, compositor de CRIOULA. Aqui vão duas versões para que você saiba que “no Ceará é Assim”.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=4Di7qao97m8%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=2dz4aG2VWrQ%5D
Muito me surprende que
Muito me surprende que Crioula seja uma composição de Moreira Filho, quando tudo indica que seria da autoria do mestre Ivanildo. Inclusive a gravação que se tornou o carro chefe do conjunto do Ivanildo foi Crioula, que fica muito estranha quando tocada sem o solo de seu fantástico saxofone. Quanto ao Nozinho Silva, foi o maior rival do Paulo Cirino (Paulo Cirino e suas pastoras), quando os dois dominavam a faixa mais popularesca dos programas de auditório da Rádio Iracema e da Ceará Rádio Clube. Os dois são igualmente injustiçados, provavelmente sem nenhum registro sonoro de suas passagens pela vida artística de Fortaleza. Do mesmo modo e do mesmo tempo, a grande cantora Fátima Sampaio e grande Luis Irapuã, menos populares e mais sofisticados que Paulo Cirino e Nozinho Silva.
Moreira Filho!
Realmente Ivanildo é a cara de “Crioula”, porém seu autor é Moreira Filho, por sinal cunhado de Nozinho Silva. Não entendi quando você disse que não havia registro sonoro de Nozinho Silva… Aqui trago cinco gravações do Nozinho. Tá certo que não foi gravado comerclamente, porém registros existem.
Quanto ao Paulo Cirino e suas Pastoras, gostaria demais de encontrar ao menos um registro. Umzinho já servia!
Abraços do luciano
[video:https://www.youtube.com/watch?v=67ZxeNCXDVI%5D
LV
Minha querida cunhada, da área contábil da GWU, recém-chegada à Terrinha:
– Você conhece alguém que possa reparar o fecho da minha bolsa – eu gosto muito dela – que o Pedro meu deu no meu aniversário?
– Qual é o defeito dela?
– É aquí… o zíper não desloca pra canto nenhum.
– Vamos levá-la para um sapateiro no meu bairro ‘dar uma olhada’… ele vai dar um jeito…
– Ok!
Na única portinha onde está alojado o profissa dos sapatos, dos couros e dos courinos:
– Meu Rei, esta bolsa está com um defeitinho no zíper…dá prá você quebrar o galho e consertá-la ainda hoje, enquanto dou uma ida na loja de material de construção?
– Você vai ter que deixá-la aquí.
– E amanhã dá pra você olhar?
– Na parte da tarde…
– Então eu virei amanhã.
– Faz o seguinte: deixa ela aquí, que vou olhar pra você.
– Daqui há duas horas eu virei buscá-la. Qual é preço do conserto?
– Seis reais.
– Volto daqui há pouco!
– Que bom Jones, eu não estava querendo deixar a minha bolsa lá naquele lugar.
– No camelódromo tem um monte de bolsas “daquele jeitão”.
– Jones, ela é “Lii Viiton”.
– Mas tem…
(Eu gosto muito dela e ela é minha fã: me deu uma camisa autografada pelo Messi)
Pronto! Tá aqui o rapaz!
Dom JNS!
Minha vó Umbelina Simões, florista de profissa e mulher decidida e sem papas na língua, estava precisando de um ajudante pra fazer os pistilos e principalmente cortar os moldes das rosas, trabalho pra homem porque tem que se usar uma marreta e um cepo. Se você num visualizou, visualisado está.
Pois bem: Minha avó pediu à Eliza baixinha, sua diarista, que trouxesse o José, sobrinho dessa dita cuja e isso lhe foi prometido. Passaram-se alguns dias e nada do José aparecer. Minha avó sempre perguntava: ´Elisa, cadê o José? – Ah! Esqueci de falar com ele. Amanhã eu trago…. E assim passaram-se os dias e a cena sempre se repetindo.
Um belo dia bate Elisa à porta com um caboclão desengonçado e gritou da porta:
– Dona Umbelina! Pronto! Tá aqui o rapaz!
– Elisa! Pronto, que eu não quero mais!
FUI!
O cantor Solteiro
https://jornalggn.com.br/blog/lucianohortencio/o-cantor-solteiro