Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Tudo vale a pena para o resgate de nossa memória musical, por Luciano Hortencio

Tudo vale a pena para o resgate de nossa memória musical

por Luciano Hortencio

Meus amigos já sabem que faço todo e qualquer esforço para o resgate de nossa memória musical, obviamente dentro de minhas limitações. Normalmente no comecinho do dia, ainda semi-desperto, me vem à cabeça velhas melodias ouvidas em criança, tanto ouvidas através de minha mãe, avó, do piano de minha irmã Danielle e do rádio, que passava ligado o dia inteiro.

Para que determinada melodia não seja por mim esquecida, levanto imediatamente e copio o trechinho da música do qual me recordo. Muitas vezes ocorre de uma lembrança minha ser figurinha carimbada no youtube ou nos sites de letras. Tudo ok. Já está registrada e com essa não devo mais me preocupar. Ainda assim tenho em minha memória, aflorando pouco a pouco, inúmeras composições que não constam na internet e que são praticamente desconhecidas pelos que gostam e insistem na preservação de nossa memória musical.

Meu irmão Murilinho, meus amigos Clayrton Weyne, Marcos Costa, a recém falecida amiga Terezinha Catunda e vários outros já me ajudaram bastante nesse trabalho de identificação. Só que não dá pra ficar telefonando a torto e a direito nesse sentido. Tudo demais é veneno. Resolvi publicar os trechos das letras nos grupos Facebook COISAS QUE O TEMPO LEVOU e ARQUIVO CONFRARIA DO CHIADO, conseguindo identificar muita coisa. O problema maior é que fica difícil lembrar de uma melodia tão somente através de trechos de sua letra, por óbvio.

Resolvi, finalmente, perder a vergonha e a gravar e publicar as melodias que consigo relembrar através do youtube. Gravo no celular, transformo para mp3 e as publico sem dó nem piedade. Muita coisa não foi gravada, faz parte do nosso folclore e fica registrada. As que mereceram gravação em disco, na maioria das vezes são reconhecidas, dia mais, dia menos.

Algumas dão maior trabalho. São as regionais e restritas à cidade em que foram gravadas. Essa letra que está na primeira foto venho batalhando com ela há quase três anos. Ninguém conhece. Como fala em Madalena, já hava pedido ao Nirez e publicado no youtube, diversas Madalenas, porém essa não.

Ontem criei coragem e publiquei o que eu sabia ou pensava que sabia. Meu bom amigo Nirez, ao final do dia, identicou a música, retificou sua letra e ainda me enviou o fonograma para ser publicado.

Divido com todos a letra retificada pelo Nirez e o fonograma dele recebido, agora já no youtube.

PS: Por uma feliz coincidência, VERA LÚCIA foi a esposa do Professor Luciano Klein, com quem estudei para prestar os exames de Admissão ao Ginásio.

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZNaefXnfOrM]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=cYtVD4CFmS4

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu caro Luciano, a internet

    Meu caro Luciano, a internet tem dessas coisas: nos traz toneladas de lixo, mas em compensação, basta uma boa soprada e aí a gente encontra o puro ouro. E graças a internet passei a conhecer esse maravilhoso trabalho seu.

    Particularmente satisfeito em dele usufruir. Muito obrigado!

    1. Obrigado, amigo José de Almeida Bispo!

      Triste pelo que lerás abaixo:

      O violão continuará a gemer indefinidamente até quando? 
      O corpo da artista brasileira MARIA D”APPARECIDA não consegue ser serenizado por estar insepulto no IML de Paris desde os primeiros dias de julho, quando faleceu.
      A artista tinha condições financeiras sólidas e há que ser tomada alguma providência, quer por parte da família ou do Consulado Brasileiro em Paris para dar um fim nessa situação absurda para qualquer mortal, quanto mais para uma artista reconhecida internacionalmente, que chegou até a receber comenda do Governo Francês.
      Rogo encarecidamente que essa postagem seja compartilhada em todas as páginas dos componentes e onde quer que seja.
      Sozinhos não temos forças, porém juntos seremos gigantes.
      MARIA D’APPARECIDA MERECE SER SEPULTADA COM DIGNIDADE

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=WkLUBUzyfmQ%5D

  2. Fazendo uma historia

    Que beleza, Luciano. Compartilho do mesmo sentimento do comentario do José Almeida Bispo. Ainda bem que temos muitos galos tecendo manhãs.

    Quero lhe agradecer pela postagem hoje tanto no seu canal do Yotube quanto na pagina Coisas que o tempo levou no Facebook sobre os problemas que temos encontrado para poder sepultar a intérpreta Maria d’Apparecida Marques. A luta aqui esta ferrenha por conta da inércia de quem mais deveria agir e so fica no faz de conta que esta fazendo algo. Como sempre, se não é figurão para babarem em cima, não estão de fato interessados. Esse mundo não muda e esse povo so esta interessado em beber seu uisquinho no aperitivo sem “chateações”.

    [video:https://youtu.be/LRJNcpvyFso%5D

  3. O início da letra da primeira

    O início da letra da primeira hipótese, “não daz assim comogo não” não seria da marchimha “Taí” ?

  4. Isso é que é resgate!!

    Querido amigo Luciano,

    Isso é que é RESGATE!! Maravilha!! PARABÉNS! Amei!

    Agora quanto ao caso de Maria D’Apparecida é de arrepiar! Tenho acompanhado através das postagens do nosso amigo Henrique Marques Porto. Isso é uma vergonha, falta de sensibilidade… e por aí vai!

    Estamos a torcida para que a grande artista consiga descançar em PAZ!!!

    Grande abraço da amiga Laura.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador