“Tô sem água”: Idec recebe denúncias sobre falta de água em São Paulo

Confira os dados parciais da campanha. Os resultados apresentados são basados em relatos enviados até o dia 10/07. Campanha segue até o dia 31 de julho.

Enquanto os órgãos responsáveis afirmam que não há racionamento de água em São Paulo, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) recebe diariamente diversos relatos de falta de água em algumas regiões da cidade ou cidades vizinhas.

Lançado no dia 26/06, o especial “Tô sem água” tem por objetivo reunir estas informações para questionar esses períodos em que a população enfrenta a escassez ou a falta de água, já que o racionamento não foi instituído oficialmente pelo governo.

De acordo com a advogada do Idec, Claudia Almeida, os relatos obtidos através da campanha até agora deixam a população em estado de alerta. “As informações que temos recebido confirmam que a falta de água em São Paulo não é um fato isolado, há um racionamento que vem ocorrendo de forma mascarada. O racionamento deve ser declarado, para que seja feito de forma igualitária  e transparente”, reforça Cláudia.

Até o dia 10/07 foram registrados 178 relatos de falta de água. Na maioria dos casos (74%), a escassez acontece no período noturno, seguido por manhã (16%), durante o dia (13%) e no período da tarde (4%). Além disso, 58% dos participantes percebem comprometimento na qualidade de água.

Já em relação a frequência, 76% dos relatos apontam que falta água todos os dias, pelo menos uma vez ao dia. Em seguida, 14% apontam escassez em mais de uma vez por semana e 4 % mais de uma vez por dia. As pessoas que relataram a falta de água residem nas regiões Oeste (30%), Norte (26%), Sul (17%), Leste (18%) e Grande São Paulo (8%).

Em abril, o Idec se manifestou ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltando que decretar o racionamento seria a medida mais responsável e evitaria o transtorno da falta de água sem aviso. O instituto segue com a campanha até o dia 31/07.

Está faltando água na sua região? Participe da campanha! 

Faça sua parte
Diante da situação crítica, mesmo sem o Governo assumir o racionamento os cidadãos podem contribuir para economia de água, um recurso tão importante para a vida na Terra. Confira algumas dicas do Idec e economize água.

– Utilize aeradores (peneirinhas acopladas na saída de água) nas torneiras;

– Reduza o tempo no banho. Cinco minutos são suficientes! O consumidor pode economizar ainda mais se fechar o registro para se ensaboar;

– Reaproveitamento de água: a água do banho ou da máquina de lavar roupa também pode ser reaproveitada para lavar quintais;

– Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça;

– Adote descarga de caixa acoplada no vaso sanitário (todas fabricadas a partir de 2001 utilizam 6 litros de água). O vaso sanitário com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 15 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros;

– Conserte os vazamentos de água assim que eles forem notados;

– Só ligue a máquina de lavar louça ou a máquina de lavar roupa quando ela estiver cheia;

– Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. No verão, a rega deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã;

– Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água;

– Lave o carro com balde e um pano ao invés de uma mangueira. Se possível, não lave o carro durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Saiba mais

>Você sabe qual o reservatório de água abastece sua região?

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. choque de gestão tucana !

    estou chocado: cadê a água.!

    estou chocado: cadê o viaduto !

    estou chocado: cadê a viga do rodoanel!

    estou chocado : Quê buraco de Metrô é esse !

    estou chocado: Esse cara ainda está no Tribunal deContas de São Paulo!

    Será que depois da seca vem a inundação!

  2. Sempre o cidadão

    Enquanto isso empresas e indústrias seguem esbanjando e desperdiçando

    A cidade de São Paulo só trata 20% do seu esgoto

    30% da água potável se perde nas tubulações e em vazamentos

    Mas quem tem que tomar banho de 5 minutos é sempre o cidadão… qua qua qua

  3. Alckmin

    Caro governador,

    deixe de tampar o sol com a peneira. Seja homem e vá a público reconhecer sua incompetência e divulgue que São Paulo está em racionamento. Sua atitude irresponsável já está totalmente reconhecida.

  4. Faça sua parte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    vote Aukimin45,

    que tem experiência e já é governador por três mandatos,

    e durante os próximos três 

    vai resolver os problemas de falta dágua nesse progressista estado. 

    isso, se sobrar São Paulo.

  5. depois da inundação de

    depois da inundação de incompetencia dos governos tucanos só poderia ocorrer uma espécie de vingança da natureza – chove até no nordeste, mas a seca foi crestar são paulo – e não haverá antonio conselheiro que salve, diria o mais crente.

  6. Duas dúvidas:
    1) Porque a

    Duas dúvidas:

    1) Porque a campanha só vai até 31/07? Isso quer dizer que em 01/08 o GOVERNADOR ALCKMIN, que é o RESPONSÁVEL por esse assunto já terá resolvido tudo então, é isso? (Coloquei algumas palavras em maiúsculas seguindo o padrão que a “grande” mídia usa quando aborda um assunto espinhoso envolvendo um político que não é do PSDB ou do futuro finado DEM).

    2) Essa campanha está tendo divulgação maciça na “grande” mídia ou isso só vale para campanhas do tipo “buracômetro” da Bandnews São Paulo ou “tudo anormal” do SP TV, cujo único foco é na prefeitura de SP?

  7. Será que o Alkimin já

    Será que o Alkimin já conseguiu os pajés graduados em DANÇA DA CHUVA”?  Esse demotucanos são realmente cômicos. Tá hilário ver  esse bastião da  Opus Dei dependendo de Tupã. 

  8. Estão sem água ?
    Bem feito

    Estão sem água ?

    Bem feito !

    Continuem votando no Alkimim/PSDB, que está com mais de 50% de intenção de votos para as próximas eleições.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador