Jornal GGN – Através do financiamento coletivo, o projeto Energia para África pretende viabilizar cursos sobre biogás na África, mobilizando pessoas sobre os problemas sociais causados pela falta de energia elétrica e térmica em comunidades africanos.
O projeto planeja arrecadar R$ 20 mil para atender 50 líderes comunitários, que poderão aprender a gerar a própria energia a partir de dejetos de animais, produzir biofertilizantes e também fomentar o saneamento básico.
Segundo os idealizadores, umas das inspirações é Bachir Afonso, morador do Parque Nacional das Quirimbas, em Moçambique, onde 95% dos 135 mil habitantes não tem acesso à energia elétrica ou térmica. Bachir veio ao Brasil no ano passado e ficou um mês recebendo treinamento no CIBIogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás) e visitando propriedades rurais no Paraná, que geram energia através do biogás.
Bachir utilizou o conhecimento adquirido no Brasil para produzir biogás e fertilizante para adubar hortas em sua comunidade. A utilização dos resíduos, além de gerar energia, permite reduzir os problemas advindos de formas inadequadas da disposição de resíduos sólidos, como infestação de insetos e roedores e doenças como cólera e malária.
A campanha vai até o final deste mês, e, para ajudar, visite o site www.catarse.me/energytoafrica
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.