Carro movido a oxigênio pode percorrer até 200 quilômetros

Jornal GGN – Uma montadora indiana desenvolveu um protótipo de veículo “sustentável”, movido de forma limpa, que pode percorrer até 200 quilômetros em uma velocidade média de 80 km/h. O veículo é alimentado por ar comprimido. Apesar de não representar um conceito novo, o AIRPod pode ser o primeiro modelo de veículo automotor considerado viável com esse tipo de tecnologia, sob a perspectiva da indústria automobilística.

Segundo a empresa, o veículo – que de tão pequeno e compacto é comparado ao robô R2D2 da franquia “Star Wars” – representa um passo importante para “encorajar” a indústria a investir mais nesse tipo de alimentação veicular: a tecnologia é totalmente limpa, que não causa danos ao meio ambiente, ao contrário dos veículos movidos a derivados de petróleo.

A montadora Tata afirma que o carro tem “praticamente” taxa zero de emissões, e o custo do combustível é de apenas 2,5 centavos de euro por quilômetro rodado. O pequeno carro, que pode acomodar até três pessoas, já é considerado por analistas como “um dos veículos econômica e ambientalmente amigáveis no mundo”. Segundo a empresa, há três possibilidades de recarga do tanque, que pode armazenar cerca de 175 litros de ar comprimido. A primeira é a recarga em casa, com sistemas próprios de abastecimento, enquanto a segunda seria em postos especialmente criados para esse fim. A terceira – e mais interessante – é a recarga automática enquanto o carro está em movimento: um motor elétrico suga o ar do lado de fora para abastecer o tanque.

O preço estimado para o AIRPod é de cerca 7.000 euros. A empresa diz ainda que os baixos custos de fabricação, somados aos baixos custos de abastecimento, podem criar uma indústria mundial que pode mudar o cenário atual das grandes cidades. Além disso, diz a empresa, o veículo facilmente venceria “a maioria dos carros inteligentes do mercado”.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inviável economicamente

    Inviável economicamente falando pelo mesmo motivo que o hidrogênio.

    Não há outro método para obtenção de oxigênio e hidrogênio que nãos eja eletrointensivo.

    Portanto, isso é muito bonito mas, enquanto não descobrirem outro método de obtenção de combiustível, vai continuar a ser apenas isto, interessante.

  2. Pena que não dê mais tempo

    Alguém deveria mudar o título do post. Ar comprimido não é oxigênio.

    Um carro movido a oxigênio seria perigosíssimo. Gás altamente oxidante, reponsável por muita explosões ou queimaduras quando em contato com material orgânico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador