Copa do Mundo aumenta produção de TVs no Brasil

Jornal GGN – A produção de eletrodomésticos da linha marrom cresceu 55,3% em janeiro, com relação ao mesmo mês de 2013, segundo o IBGE. O resultado é consequência do aumento na fabricação de televisores, impulsionado pela proximidade do campeonato mundial de futebol. Essa melhora no comportamento da produção de televisores pode ter relação com a Copa do Mundo.

A fabricação de televisores começou a registrar aumento no último trimestre do ano passado. Toda a linha marrom aumentou em 24,8% a produção em relação ao mesmo período de 2013. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) calculou que a produção nacional de eletrodomésticos da linha marrom cresce, em média, 6% no primeiro semestre de cada ano em que há Copa do Mundo, considerando os dados disponíveis desde 2001. “Em ano de Copa, o que puxa esse aumento na produção da linha marrom é televisão”, afirmou o economista Fábio Bentes.

A inflação acumulada desde a última Copa do Mundo, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 23,3%. “Tanto o aparelho de TV quanto o serviço de manutenção ainda ficaram abaixo da inflação no período”, lembrou o economista. “Quando a gente pega o acumulado desde a Copa de 2002, os aparelhos de TV ficaram 63,1% mais baratos, os serviços de manutenção subiram 34%, enquanto o IPCA teve aumento de 105,6%”, acrescentou.

Com informações da Agência Estado

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador