Em breve, você vai beliscar alguém pelo smartphone

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Você belisca a tela, ela belisca de volta. Sem pensar bobagem, seus safadinho.

Muitos dos smartphones atuais utilizam algum grau de interface háptica. WTF? Hein? Aquela tecnologia que faz o aparelho vibrar quando você dá um comando na tela. Atualmente, os sistemas de resposta háptica são muito básicos: ao tocar em uma softkey (tecla virtual), a tela ou todo o celular vibra, simulando um clique num teclado de verdade.

No entanto, se derem certo as pesquisas de Ed Colgate (cuma? sim, é sério, clica lá), professor de engenharia mecânica na universidade de Northwestern, tocar numa tela pode, em um futuro próximo, fazer com você seja cutucado de volta.

A ideia do pesquisador depende da direção em que a tela vibra; atualmente, ela o faz lateralmente, no plano da tela. Colgate (sorria!) criou oscilações verticais, com o objetivo de que o visor vibre para dentro e para fora.

Isso pode modular o contato entre os dedos e a tela, fazendo com que essa extremidade do corpo faça o cérebro acreditar que está tocando uma textura completamente diferente da do vidro. Pequenas oscilações laterais, juntamente com as verticais, poderiam estimular os receptores na ponta dos dedos da mesma maneira que acontece quando a mão toca em algo com profundidade, simulando depressões, buracos e sulcos que aparecem nos teclados físicos. Sim, bem real.

Vicent Hayward, pesquisador do Instituto de de Sistemas Inteligentes e Robótica na Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, testou o protótipo de Colgate em uma conferência na Turquia. No protótipo – que ainda não passa de um pedaço de vidro que vibra com uma amplitude de menos de um micrômetro (é, bem pouco mesmo) – ele afirmou que sentiu “como se a superfície ganhasse vida embaixo dos dedos”. Ele e Colgate concordam que não há barreiras para implementar a tecnologia em uma tela sensível ao toque como essas aí que já usamos.

A ideia de estimular texturas em um celular é cativante: pense não só nas possibilidades de aplicação com Angry Brids, mas também ao realizar o sonho de beliscar alguém através da internet.

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador