Especialista em Comércio Exterior discute mercado para micro e pequenas empresas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Diretor do DEINT da Secretaria do Comércio Exterior, Márcio Luiz de Freitas Naves de Lima, analisará o cenário. Espectadores poderão fazer perguntas e interagir com o tema
 
 
Jornal GGN – Em meio à retração do mercado interno no país, a oportunidade para micro e pequenas empresas são as exportações. Mesmo representando apenas 0,8% do valor total em dólares, essas companhias represam 70% das exportações brasileiras. Por isso, os acordos comerciais negociados com outros países são necessários para facilitar esse nicho de vendas.
 
Além do Mercosul (Mercado Comum do Sul), outros como o SGPC (Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento), SGP (Sistema Geral de Preferências) e Aladi (Associação Latino-Americana de Integração) são acordos importantes para os empresários de micro e pequenos negócios dominarem. 
 
Para esclarecer essas dúvidas, o diretor do Departamento de Negociações Internacionais (DEINT) da Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio, Márcio Luiz de Freitas Naves de Lima, participará do Papo de Negócios, do Sebrae, nesta terça-feira (25). A entrevista será transmitida ao vivo, às 15h, no portal www.sebraemercados.com.br. O espectador pode interagir e fazer perguntas para o entrevistado, com um simples cadastro no gmail.
 
Além dos acordos internacionais, também será discutido o cenário para esse tipo de investimento, levando em consideração as dificuldades da retração, que obteve um acumulado positivo apenas em junho deste ano. As micro e pequenas empresas representam 90% das companhias do país e, ainda que com esforços do governo por meio de facilitações de competitividade no mercado internacional, ainda existem dificuldades para se colocar produtos no exterior – temas que necessitam de abrangência e debate para serem superados.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador